Mort Weisinger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mort Weisinger
Nascimento 25 de abril de 1915
Local Cidade de Nova York, Nova York
Morte 7 de maio de 1978 (63 anos)
Local Great Neck
Nacionalidade estadunidense
Área(s) de atuação escritor, editor
Trabalhos de destaque Superman
Prêmios Inkpot Award, 1978

Mortimer Weisinger (Nova Iorque, 15 de abril de 1915[1] - Great Neck, 7 de maio de 1978[2]) foi um autor e editor de história em quadrinhos norte-americano.

Ele é mais conhecido como o editor da série Superman pela DC Comics durante a Era de Prata dos Quadrinhos. Weisinger também foi o co-criador de personagens como Aquaman, Arqueiro Verde e Jay Garrick.

Também foi autor do livro The Contest.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Weisinger nasceu na seção Washington Heights de Nova York, Nova York e foi criado no Bronx, como o filho dos pais Judeus Austríacos. Seu pai era um homem de negócios no comércio de roupas. Aos 13 anos, ele foi apresentado à ficção científica por meio de uma cópia emprestada da edição de agosto de 1928 de [Amazing Stories]] (com Buck Rogers e The Skylark of Space). Em 1930, Weisinger atuou em alguns dos primeiros clubes de fãs e fanzines, incluindo "The Planet". Em 1931, Weisinger organizou uma reunião do pioneiro clube de fãs do SF "The Scienceers", com a participação de um jovem Julius Schwartz, que lembrou que os dois se tornaram "muito amigáveis ​​... [e] se davam bem juntos."[3] Um ano depois, Weisinger, Schwartz e Allen Glasser juntaram-se ao futuro editor profissional [Forrest J. Ackerman]] na fundação de The Traveller Time , que denominaram "Science Revista de fãs da ficção ". A alegação foi mais do que mera bravura juvenil, de acordo com o historiador do SF Sam Moskowitz, que descreveu o zine como o primeiro dedicado inteiramente à ficção científica. Com base nas informações que eles obtiveram ao escrever cartas para as revistas e autores da época, os jovens fãs publicaram entrevistas e artigos curtos de escritores consagrados e, no processo, ganharam maior familiaridade com as personalidades e situações do gênero. naquela época. O primeiro número apresentava "uma biografia de uma página de Edward 'Doc' Smith ... [e] algumas notícias".[3]

Referências

  1. «Social Security Death Index». Ssdi.rootsweb.com. 15 de julho de 2010. Consultado em 26 de dezembro de 2010. Cópia arquivada em 14 de dezembro de 2012  Parâmetro desconhecido |url-status= ignorado (ajuda)
  2. "Biographies," Legion of Super-Heroes Archive, vol. 8 (DC Comics, 1998), ISBN 1-56389-430-0, p. 242.
  3. a b Peel, John, "Julius Schwartz," in Comics Feature (NMP, July/Aug, 1984), pp. 32-41