Young Justice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Young Justice
Jovens Justiceiros (PT)
Justiça Jovem (BR)
Título na abertura
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero Ficção de super-herói, ficção de espionagem, drama adolescente
Duração 22 minutos
Criador(es) Greg Weisman
Brandon Vietti
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Estados Unidos Jay Oliva
Estados Unidos Michael Chang
Brasil Marco Ribeiro (dublagem Estúdio Audio News)
Produtor(es) Greg Weisman
Brandon Vietti
Elenco Brasil Lhays Macêdo
Estados Unidos Danica McKellar
(Megan)
--
Brasil Peterson Adriano
Estados Unidos Nolan North
(Superboy)
--
Brasil Fabrício Villa Verde
Estados Unidos Jesse McCartney
(Robin)
--
Brasil Manolo Rey
Estados Unidos Jason Spisak
(Kid Flash)
--
Brasil Paulo Vignolo
Estados Unidos Khary Payton
(Aqualad)
--
Brasil Adriana Torres
Brasil Jullie
Estados Unidos Stephanie Lemelin
(Artemis)
Tema de abertura Young Justice Theme, de Michael McCuistion
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Cartoon Network
--
--
Emissoras lusófonas
Brasil Cartoon Network Brasil
Brasil SBT
Portugal RTP2
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV) (SBT)
Transmissão original 7 de janeiro de 2011 - 16 de março de 2013
Nº de temporadas 2
Nº de episódios 46 (Lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados Liga da Justiça
Liga da Justiça Sem Limites
Superamigos
Jovens Titãs
Batman (série animada de TV)
Batman: Os Bravos e Destemidos

Justiça Jovem (título no Brasil) ou Jovens Justiceiros (título em Portugal) (Young Justice, no original) é uma série estadunidense de desenho animado criada por Greg Weisman e Brandon Vietti para o Cartoon Network. Apesar do título, não é uma adaptação da série de HQ Justiça Jovem de Todd Dezago e Todd Nauck, mas sim uma adaptação de todo o Universo DC com foco nos super-heróis mais jovens. A série mostra o dia-a-dia de heróis e ajudantes adolescentes que são membros de uma equipe de operação secreta chamada Justiça Jovem. A equipe é essencialmente uma versão jovem da famosa equipe adulta, a Liga da Justiça. O cenário principal é o universo fictício da Terra-16, durante um período de tempo em que super-heróis são um fenômeno relativamente recente. A série estreou em 7 de janeiro de 2011 com reapresentação de duas semanas dos dois primeiros episódios, que foram originalmente exibidos como um especial de uma hora de duração em 26 de novembro de 2010. Justiça Jovem estreou em novembro de 2011 no Brasil pelo Cartoon Network Brasil[1] e, em janeiro de 2012, o SBT passou a exibir episódios da série em intervalos irregulares dentro do seu programa infantil "Dia no Parque".[2] Em Portugal, é exibido pela RTP 2 no programa "Zig Zag".[3]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Justiça Jovem centra-se na jornada de um grupo de ajudantes e protegidos de super-heróis tentando mostrar-se eles próprios como heróis, enquanto lidam com problemas típicos da adolescência em suas vidas pessoais.

Sinopse do piloto[editar | editar código-fonte]

Artigo principal: Lista de episódios de Justiça Jovem

A série corresponde ao tempo presente do nosso mundo, um período que Vietti chamou de "uma nova era de heróis".

O piloto foi ao ar um mês antes da estreia da série normal e introduziu quatro personagens: Robin, Aqualad, Kid Flash e Ricardito, deixando claro seu desejo explícito por maior reconhecimento e respeito, ou seja, uma promoção de ajudantes para super-heróis de pleno direito. Contrariados com a oposição de seus respectivos mentores na Liga da Justiça, Batman, Aquaman, Flash e Arqueiro Verde, os protegidos reagem de diferentes maneiras. Ricardito se demite do seu posto de ajudante de Arqueiro Verde e começa a se chamar de Arqueiro Vermelho. Os outros procuram persuadir seus mentores de seu valor assumindo secretamente uma missão da Liga da Justiça para investigar a sede do Cadmus. Durante sua infiltração no prédio, os três descobrem um clone do Superman, chamado Superboy. Após a descoberta, a equipe descobre que o Cadmus está criando armas vivas chamadas de Genomorfos. O foco do filme é a essa revelação da origem do Superboy e como isso se relaciona com um misterioso grupo de pessoas chamado A Luz. No fim, Robin, Aqualad, Kid Flash e Superboy negociam com Batman a criação de uma equipe de operações secretas como um mecanismo prático para a Liga da Justiça, cujo estatuto de celebridade inviabiliza o sigilo de algumas missões. Após debater com seus colegas, Batman estabelece a Justiça Jovem em uma caverna secreta de uma ilha isolada, onde os adolescentes são treinados e orientados. Miss Marte faz uma aparição no final do filme e junta-se à equipe como quinto membro.

Continuidade[editar | editar código-fonte]

Apesar de Justiça Jovem seguir um roteiro consideravelmente diferente daquele do Universo DC principal, Weisman afirmou que o programa cobre seus estágios iniciais. A Terra-16 foi escolhida pela DC Entertainment para essa produção porque estava bastante inexplorada, liberando a série e sua franquia de restrições de continuidade estabelecidas por um ou outro conjunto do Universo DC principal ou outros mundos no Multiverso.

Existem diferenças cruciais na composição da equipe na série Justiça Jovem em relação a equipe mostrada nos quadrinhos de mesmo nome. Dick Grayson e Wally West foram escolhidos no lugar de Tim Drake e Bart Allen, o Impulso. Miss Marte, que era originalmente uma marciana branca nos quadrinhos, foi adicionada porque a data de sua chegada à Terra ainda poderia caber no conceito inicial do Universo DC. Aqualad, ao contrário de Robin, é estabelecido desde o início como o líder da equipe. Além disso, o Aqualad apresentado na série é um personagem totalmente novo criado por Weisman e Vietti, com Bourassa responsável pelo desenho do personagem original. Arrowette foi substituída por Artemis por causa do desejo dos produtores em se concentrar nas histórias desta última. Algumas das idades dos personagens em Justiça Jovem "foram alteradas das de suas versões originais; no entanto, o espírito e a intenção dos personagens seriam mantidos".

Personagens que fazem parte da trama dos quadrinhos também aparecerão eventualmente na série, entre eles Garth, a primeira encarnação de Aqualad, que mais tarde torna-se o segundo Tempest na DC Comics (o primeiro foi Joshua Clay); Arrowette, a arqueira da equipe na série em HQ de Justiça Jovem; e Moça-Maravilha, cuja aparição, por questões judiciais, foi originalmente vetada, e, atualmente, está liberada para uso. Na série, Garth é introduzido como o melhor amigo de Aqualad / Kaldur'ahm.

No primeiros episódios, vê-se claramente a intenção dos roteiristas de explicitar, através de diversas missões, a evolução do caráter dos heróis e o fortalecimento dos elos da equipe. Essa união é notória no episódio em que todos perdem as lembranças de seus últimos seis meses, como consequência do confronto com Psimon, vilão com grande poder telepático que manipula suas memórias. Contando com a ajuda esporádica do Arqueiro Vermelho, a Justiça Jovem torna-se uma ferramenta eficaz contra a criminalidade da Terra-16.

Versão Brasileira[editar | editar código-fonte]

A versão brasileira de Justiça Jovem foi produzida em 2011 pelo Estúdio Audio News, no Rio de Janeiro. O trabalho foi dirigido por Marco Ribeiro, que comandou algumas dezenas de profissionais brasileiros bastante conhecidos entre os fãs de filmes e desenhos dublados.[4]

Heróis[editar | editar código-fonte]

Justiça Jovem[editar | editar código-fonte]

Personagem

Descrição

Poderes / Habilidades

Aqualad
Jackson Hyde / Kaldur'ahm
(dublado por Paulo Vignolo)

Na primeira temporada, Kaldur'Ahm (ou Kaldur), originário de Atlantis é o habilidoso líder da equipe com apenas 16 anos. Foi treinado em táticas de ataque e defesa por seu amigo, tutor e Rei Orin, o Aquaman, e por sua Rainha Mera, que o iniciou nas Artes Místicas Atlantes. Tem comportamento sereno e é bastante compreensivo e amigável com a equipe. Alguns de seus poderes são canalizados por tatuagens que tem nos braços, produtos de uma mescla de magia e ciência atlantes.

  • Superforça - tem força sobre-humana e pode desferir golpes poderosos;
  • Respiração subaquática - assim como todo atlante, usa suas guelras para respirar sob a água;
  • Nado em alta velocidade - é capaz de se locomover rapidamente na água;
  • Alta resistência - é capaz de resistir a fortes choques e a grandes pressões subaquáticas;
  • Hidrocinese e Forja elétrica - através de suas tatuagens místicas em forma de enguia, Kaldur é capaz de controlar e moldar quaisquer líquidos de acordo com sua vontade, podendo transformá-los temporariamente em objetos sólidos, e pode também gerar cargas elétricas, que podem ser descarregadas na água ou diretamente em seus oponentes.
Robin / Asa Noturna
Dick Grayson
(dublado por Fabrício Villa Verde enquanto Robin e Sérgio Cantú como Asa Noturna)

Na primeira temporada, Dick é o Robin e, com apenas 13 anos, é o mais experiente membro da equipe no combate ao crime. Não possui superpoderes, mas sua experiência no circo e seu aprendizado com o Batman fez com que desenvolvesse habilidades mentais e motoras ao máximo.

Com personalidade irreverente pode, frequentemente, ser ouvido gargalhando durante seus combates ou enquanto está à espreita de algum vilão.

Foi proibido pelo Batman de revelar sua identidade secreta aos membros da equipe, à exceção do Kid Flash, que já o conhecia anteriormente.

Na segunda temporada, Dick assume a liderança da equipe, quando adota a identidade de Asa Noturna, passando o "cargo" de Robin a Tim Drake.

  • Superagilidade - Robin é um notável acrobata e consegue mover-se com extrema rapidez e habilidade, podendo inclusive desviar-se de balas;
  • Memória fotográfica - é capaz de armazenar e processar grandes quantidades de informação em sua mente, elevando sua capacidade de aprendizagem a níveis impressionantes;
  • Compreensão geométrica perfeita - apresenta percepção geométrica e espacial únicas, sendo capaz de analisar todos os ângulos de quaisquer superfícies e explorar suas possibilidades de uso, podendo fazer, por exemplo, um objeto ricochetear por várias vezes até atingir o alvo.
  • Vasto conhecimento tecnológico - domina qualquer tipo de tecnologia e é um gênio da informática, notadamente a Ciência da Computação, o que mostra-se bastante útil em quase todas as missões da equipe.
Superboy
Connor Kent / Kon-El
(dublado por Peterson Adriano)

Superboy é bastante explosivo em seu temperamento e tem sérias dificuldades com interações interpessoais. Quando usa implantes fornecidos por Lex Luthor seus poderes igualam-se aos do Superman.

  • Superforça - por ainda ser jovem e um clone em desenvolvimento, sua força é menor que a do Superman. Essa condição desagrada ao personagem, que, por essa razão, já se mostrou enraivecido em diversos momentos na série. Porém, segundo seus criadores, Superboy atingirá pleno desenvolvimento com cerca de 2 anos de idade.
  • Visão de raio X - habilidade de enxergar através de objetos sólidos.
  • Supersalto - para compensar sua incapacidade de voar como o Superman, Superboy usa a superforça de suas pernas para pular distâncias bastante longas, que facilmente ultrapassam a altura de edifícios.
Kid Flash
Wally West
(dublado por Manolo Rey)

Wally West é competitivo e impulsivo por natureza, além de ser um prodígio da ciência. Aprendeu a usar sua supervelocidade com Barry Allen, marido de sua tia Iris West, e é um dos poucos a saber que Barry e Flash são a mesma pessoa.

  • Supervelocidade - habilidade de se mover depressa, correndo em velocidade supersônica.
Miss Marte
Megan Morse / M'gann M'orzz
(dublada por Lhays Macêdo)

Sobrinha de J'onn J'onzz, o Caçador Marciano, Megan Morse tem uma personalidade doce e efervescente, mas vive intensos conflitos internos por esconder segredos de seu passado.

  • Telepatia - capacidade de ler mentes alheias e nelas projetar seus próprios pensamentos.
  • Transmutação - habilidade de mudar as características físicas e se transformar em outra pessoa, animal, ou criatura, chegando a níveis celulares, como mudança do tipo sanguíneo.
  • Telecinese - capacidade de mover objetos sem tocá-los fisicamente.
  • Manipulação de memória - habilidade de manipular a memória de seres vivos, chegando ao ponto de fazê-las esquecer tudo ou parte de suas memórias, dar mais importância a algumas memórias, ou criar memórias falsas.
  • Invisibilidade - capacidade de ficar invisível a olho nu, podendo camuflar seu corpo em qualquer lugar.
  • Voo - capacidade de flutuar pelos ares, podendo voar como bem entender e quando quiser.
Artemis
Artemis Crock
(dublada por Adriana Torres)

Artemis Crock é excepcional arqueira e excelente lutadora. Ela é irmã de Jade Nguyen (ou Lince) e filha de Lawrence Crusher Crock, o Mestre dos Esportes e de Paula Brooks, a Tigresa.

  • Arqueria avançada - Artemis apresenta maestria no uso de arco e flecha e pode rapidamente analisar cenários complexos para fazer disparos perfeitos e quase sempre acertar o alvo.
  • Superagilidade - possui a capacidade de se mover rapidamente, podendo desviar-se de balas ou agarrar objetos antes que caiam no chão.
  • Super-habilidade de luta - foi treinada para ter habilidades extraordinárias de luta mano-a-mano e com uso de armas.
  • Grande perícia em caçar e rastrear - apresenta sentidos apurados para auxiliá-la na procura de seus inimigos.
Zatanna
Zatanna Zatara
(dublada por Mariana Torres)

Filha de Zatara, o Zatara, Zatanna tem uma personalidade decidida e sábia, e é aprendiz de magia, embora seja excelente feiticeira.

  • Magia - capacidade de fazer feitiços (como fogo).
  • Levitação - capacidade de levitar.
Rocket
Raquel Ervin
(dublada por Evie Saide)

Ajudante e parceira do herói Icon.

  • Voo - capacidade de voar encoberta por uma aura roxa;
  • Bolha de energia - capacidade de criar bolhas azuis de energia cinética.

Liga da Justiça[editar | editar código-fonte]

Aliados[editar | editar código-fonte]

Vilões[editar | editar código-fonte]


Associações de vilões[editar | editar código-fonte]

Ao longo dos episódios, os jovens heróis enfrentaram alguns agrupamentos de malfeitores que tinham a intensão de destruí-los e provocar o caos.

A Luz[editar | editar código-fonte]
Liga das Sombras[editar | editar código-fonte]
Projeto Cadmus[editar | editar código-fonte]
Outros grupos inimigos[editar | editar código-fonte]

Outras personagens[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Artigo principal: Lista de episódios de Justiça Jovem
Temporadas Episódios Exibição original Lançamento de DVD e Blu-ray
Estreia de temporada Final de temporada Região 1 Região 2 Região 4
1 26 7 de janeiro de 2011 TBA Vol. 1 19 de julho de 2011 Vol. 1 Vol. 1
Vol. 2 25 de outubro de 2011 Vol. 2 Vol. 2
Vol. 3 21 de fevereiro de 2012 Vol. 3 Vol. 3
2 20 2012 TBA N/A N/A N/A

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências