Scooby-Doo! Mystery Incorporated

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Scooby-Doo! Mystery Incorporated
Scooby-Doo: Mistérios S.A. (PT)
Scooby-Doo! Mistério S/A (BR)
Informação geral
Formato Série
Duração 22 min.
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Mitch Watson
Spike Brandt
Tony Cervone
Elenco Frank Welker
Matthew Lillard
Grey DeLisle
Mindy Cohn
Exibição
Emissora de televisão original Cartoon Network
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 12 de julho de 20105 de abril de 2013
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 52 (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados Scooby-Doo, Where Are You!

Scooby-Doo! Mystery Incorporated (no Brasil Scooby-Doo! Mistério, S/A. também conhecido como Scooby-Doo! Mystery, Inc) é a décima primeira encarnação da franquia animada de sucesso Scooby-Doo criada pela Hanna-Barbera, sendo a primeira encarnação à não ser exibida no tradicional, sábado de manhã. A série é produzida pela Warner Bros. Animation e exibida pelo Cartoon Network, tendo estreado nos Estados Unidos no dia 5 de abril de 2010. A série, foi realizada até 5 de abril de 2013, com duas temporadas e cinqüenta e dois episódios, com um total de vinte e seis episódios por temporada.

Scooby-Doo! Mystery Incorporated retorna para os primeiros dias de Scooby e sua turma, quando eles ainda estão resolvendo mistérios em sua cidade natal, fazendo muitas referências a versões anteriores da franquia, não menos importante, entre eles muitos casos e criaturas a partir do original Scooby-Doo, Where Are You!. Episódio por episódio, a série tem uma abordagem aos clássicos elementos da série, com a tecnologia cada vez mais modernas, habilidades e cenários tornando-se a história de cada vilão. Contrastando fortemente com isso, no entanto, são expostos dois elementos novos que nunca foram usadas em uma série da franquia antes: uma série de formato contínuo de histórias com muitos elementos de enredo com bases escuras que são tratadas com seriedade quase totalmente, e o drama do relacionamento contínuo entre os personagens.

A série elabora extensa homenagem ao gênero horror, com base em muitas obras de cinema, televisão e literatura em ambas as formas paródicas à série, desde clássicos filmes de terror como A Nightmare on Elm Street, filmes modernos, tais como Jogos Mortais, a série de televisão Twin Peaks, e as obras de H. P. Lovecraft. Em particular, na segunda temporada, o arco central da história evolui para pesadamente o uso da mitologia Babilônia, explorando o babilônico Anunnaki, e modernos pseudo-científicos conceitos de Nibiru, e os escritores de Zecharia Sitchin. Outros personagens da Hanna-Barbera, ocasionalmente servem de atração especial, incluindo Capitão Caverna, Jabberjaw, Speed Buggy, The Funky Phantom, Blue Falcon e Dynomutt, e muitos outros.

Como foi o caso com as três parcelas anteriores da franquia, Mistério S/A redesenha os personagens principais, desta vez em um look retrô que os devolve a seus trajes originais de 1969, com algumas pequenas mudanças (como Velma agora usando arcos em seu cabelo). A série também é a estréia de Matthew Lillard dublando a voz de Salsicha Rogers, depois que ele interpretou o personagem em dois filmes live-action, Scooby-Doo (2002) e Scooby-Doo 2: Monsters Unleashed (2004). Casey Kasem, a voz original do personagem, agora dubla o pai do mesmo.

Em Portugal a série foi emitida na RTP2 (temporada 1) e no Cartoon Network (temporada 2).

Sinopse[editar | editar código-fonte]

1° temporada[editar | editar código-fonte]

Fred Jones Jr., Daphne Blake, Velma Dinkley, Norville "Salsicha" Rogers e Scooby-Doo é um time de adolescentes solucionadores de mistérios que vivem na pequena cidade de Baía Cristal, o auto-proclamado "lugar mais aterrorizado da terra". A trama longa a história de estranhos desaparecimentos, de aparições de fantasmas e monstros da cidade formam a base para a sua próspera indústria turística e, como tal, os adultos da cidade (o principal deles sendo o pai de "Fred" o prefeito) sendo que ele não está feliz que as crianças estão derrubando tudo os acontecimentos sobrenaturais que trazem tanto turismo para a cidade.

Além dos casos tradicionais, que eles sempre resolvem, a equipe encontra-se a ser empurrado para a descoberta de um segredo obscuro que se esconde no passado de Baía Cristal. Seguindo pistas enigmáticas de um mistério, mandadas por um homem sem rosto conhecido apenas como "Sr. E", o grupo descobre a lenda de um amaldiçoado tesouro, a história secreta da fundação da família Darrow de Crystal Cove, e o misterioso desaparecimento sem solução de quatro jovens e seu animal de estimação que formavam a Mistério S/A Original. Apesar dos mistérios, no entanto, são os envolvimentos românticos puxando as crianças para além: Shaggy encontra-se incapaz de colocar o seu novo romance com Velma à frente de sua amizade de longa data com Scooby-Doo, enquanto Daphne faz de tudo para que Fred note ela, sendo que este é obcecado apenas por armadilhas, no entando ele também se esforça para perceber que ele sente sentimentos também.

Anjinha revela que seu verdadeiro nome é Cassidy Williams e é um membro da Mistério S.A Original e também é revelado que o Feio de Baia Cristal é o Prefeito Jones que revela que não é o verdadeiro pai de Fred e disse que veio a Baia Crista quando soube do tesouro amaldiçoado e tentou pegar o pedaço disco planisférico e revela que Judy Reeves e Brad Chiles são os verdadeiros pais do Fred e este sai para procura-los.

2° temporada[editar | editar código-fonte]

O retorno da Mistério S/A Original para Baía Cristal começa uma corrida entre os dois grupos para localizar as peças de um disco alquímico enigmático o "disco planisférico", que irá apontar o caminho para o tesouro amaldiçoado por baixo da cidade. Como as peças estão reunidas, fica evidente que esses dois grupos não são os únicos times do mistério solucionadores que viveram em Baía Cristal: muitos grupos semelhantes, sempre composta por quatro pessoas e um animal, existiram, e o segredo por trás entre sua secular ligação irá revelar a verdade por trás da maldição de Baía Cristal. O destino de ambos a amizade do grupo e todos da própria realidade está na balança enquanto as forças extra dimensionais se reúnem em preparação e o tempo de Nibiru se aproxima. Depois dos eventos do último episódio da série, a Mistésio S.A decide desvendar mistérios e capturar monstros que são pessoas disfarçadas tanto na Bahia Cristal, quanto em vários muitos lugares do mundo em Be Cool, Scooby-Doo! e Salsicha e Scooby-Doo ficam mais cômicos do que ficaram em O Que Há de Novo, Scooby-Doo? na sequência desse desenho.

Episódios[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada de Scooby-Doo! Mystery Incorporated ocorreu por vinte e seis episódios entre 2010 e 2011,[1] com uma paragem desconhecida para a exibição dos episódios após treze episódios. O primeiro episódio da temporada estreou como um sneak peek em 5 de abril de 2010, e re-exibida em 12 de julho de 2010 no Cartoon Network, juntamente com os próximos doze episódios nos Estados Unidos. A série continuou no ar no Teletoon do Canadá depois de treze episódios.[2] Os treze episódios restantes, apelidado como uma segunda temporada pelo Cartoon Network, começou a ser exibida em 3 de maio de 2011 até 26 de julho de 2011.

Durante o hiato o primeiro episódio da segunda temporada estreou 30 de março de 2012 no Cartoon Network[3] e foi ao ar no Boomerang do Reino Unido em 2 de junho de 2012, com mais quatro episódios de sua estreia até 6 de junho de 2012. O site oficial da Warner Bros anunciou que a segunda temporada iria começar a ser exibida no Cartoon Network em maio de 2012, mas foi adiada para 30 de julho de 2012 nos Estados Unidos.[4] Os primeiros quinze episódios foram ao ar durante a semana, depois de 30 de julho de 2012,[5] até 17 de agosto de 2012.[6] O show foi em outro hiato, até 25 de março de 2013, quando os restantes episódios da segunda temporada entrou no ar nos Estados Unidos e concluiu em 5 de abril de 2013.[7][8] Cada episódio da série é chamado de "capítulo" em linha comparando com a história global do show.

Elenco de dublagem[editar | editar código-fonte]

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Secundário[editar | editar código-fonte]

Elenco brasileiro[editar | editar código-fonte]

A partir do episódio 40, foram trocadas as vozes de Scooby-Doo, Salsicha, Velma e Daphne, respectivamente por Reginaldo Primo, Mckeidy Lisita, Fernanda Baronne e Flávia Saddy. A razão dessa mudança teria sido um pedido da Warner pra tirarem todas as vozes antigas que já vinham dublando essa série nova, no que foi prontamente atendida pela Cine Vídeo, responsável pela versão brasileira da animação.[9]

Elenco português[editar | editar código-fonte]

Personagem Actor/Actriz
Fred Jones Romeu Vala
Velma Dinkley Érica Mota
Daphne Blake Sandra de Castro
Shaggy Rogers Tiago Retrê
Scooby-Doo Rui de Sá
Sr. E Guilherme Macedo
Professor Pericles Tiago Retrê
Angel Dynamite /Cassidy Williams Carla Carreiro Mendes
Sheriff Stone Guilherme Macedo
Marcy Fleach Carla Carreiro Mendes
Mayor Nettles Carla Carreiro Mendes

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Scooby-Doo: Mystery... Episodes». TV Guide. Consultado em 11 de junho de 2011 
  2. «Scooby-Doo: Mystery... Episodes». Big Cartoon Database. Consultado em 1 de junho de 2012 
  3. «Scooby-Doo! Mystery Incorporated - 'The Night the Clown Cried' Episode Info - MSN TV». Tv.msn.com. 30 de março de 2012. Consultado em 31 de maio de 2012 
  4. «Scooby Doo: Mystery Incorporated Episode Guide 2012 Season 2 - The Night the Clown Cried, Episode 1». TVGuide.com. Consultado em 5 de abril de 2013 
  5. «Scooby-Doo! Mystery Incorporated: The Complete Second Season». Amazon.com. Consultado em 27 de agosto de 2012 
  6. «Scooby-Doo! Mystery Incorporated - 'Theater of the Doomed' Episode Info - MSN TV». Tv.msn.com. 17 de agosto de 2012. Consultado em 5 de abril de 2013 
  7. «Scooby-Doo! Mystery Incorporated - 'Through the Curtain' Episode Info - MSN TV». Tv.msn.com. 17 de agosto de 2012. Consultado em 5 de abril de 2013 
  8. «Scooby-Doo! Mystery Incorporated - 'Come Undone' Episode Info - MSN TV». Tv.msn.com. 17 de agosto de 2012. Consultado em 5 de abril de 2013 
  9. «Mudaram as vozes do Scooby-Doo». Consultado em 26 de Março de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.