Velma Dinkley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Velma Dinkley
Personagem ficcional de Scooby-Doo
Ficheiro:Velma Dinkley.png
Criado(a) por Iwao Takamoto
Interpretado(a) por Linda Cardellini
Voz Estados Unidos Mindy Cohn
Dobragem por Portugal Leonor Alcácer
Portugal Érica Mota (Voz Atual)
Dublagem por Brasil Nair Amorim (Voz Clássica)
Brasil Carmem Sheila
Brasil Miriam Ficher
Brasil Mariana Torres
Brasil Fernanda Baronne (atual)
Descrição ficcional
Nome completo Velma Dace Dinkley
Sexo Feminino
Origem San Jose, Califórnia
 Estados Unidos
Morada Circle Drive 316, Vilalegal
 Estados Unidos
Espécie Humano
Cabelo Curto, liso e castanho escuro
Olhos Castanhos
Especialidade(s) Descobrir mistérios
Características 1,63 de altura
54 kg de peso
Afiliações Mistério S/A
Scooby Doo
Família Dale dinkley (pai)
Angie Dinkley (mãe)
Amigo(s) Fred Jones
Salsicha Rogers
Scooby-Doo
Daphne Blake
Inimigo(s) Monstros

Velma Dace Dinkley, ou simplesmente Velma, é uma personagem da franquia americana de séries animadas Scooby-Doo.[1] A série possui como principais personagens: Daphne Blake, Fred Jones, Velma Dinkley, Salsicha Rogers e Scooby-Doo q ue fazem parte da Mistério Sociedade Anóôima (Mistério S/A.) , ue tem como objetivo investigar casos misteriosos e prender vilões e "monstros".

Aparentemente, é comum a parte onde Fred manda todos se separarem e procurarem pistas.[2][3] Com a separação, Salsicha e Scooby vão com Velma, que, apesar de demonstrar muita inteligência, perde seus óculos e cai nas armações dos dois. Desde 2002, a personagem é dublada por Mindy Cohn nos Estados Unidos. No Brasil, é dublada por Nair Amorim na maioria das produções.

Sobre a personagem[editar | editar código-fonte]

A personagem é retratada como uma jovem extremamente inteligente. É devido a esse aspecto que Velma geralmente é a única a decifrar as pistas e, assim, solucionar o mistério (às vezes com a ajuda de Fred).

Sendo uma garota que sofre de miopia, Velma tem uma visão muito limitada sem seus óculos e tende a perdê-los acidentalmente no decorrer dos episódios.

Quando Scooby e/ou até mesmo Salsicha estão com medo de se voluntariar em uma missão, é Velma que, muitas vezes, lhes oferece os chamados "Biscoitos Scooby" ou caramelos como uma tentativa de suborno.

Seu traje clássico consiste em uma mini-saia avermelhada com pregas marrons, sapatos de fivela vermelhos com meias laranjas, um suéter de gola alta da mesma cor de suas meias e um par de óculos quadrados "fundo-de-garrafa".

Seus principais bordões são:"Meus óculos, eu não enxergo sem meus óculos!", "Gente!" e "Parem já com isso seus covardes!", entre outros.

Em Scooby-Doo: Mistério S/A, Velma tem um sufocante caso amoroso com Salsicha e mostra ciúmes da amizade dele com Scooby-Doo, pois acha que Salsicha passa muito tempo ao lado do cachorro e não dá atenção suficiente para ela.

Em uma de suas frases, Velma deixa claro sentir ciúmes: "Ou o Scooby ou eu. E não vou admitir ser trocada por um cachorro!" Além disso, ela já ditou, em alguns episódios, exigências para que Salsicha mude por ela, deixando até de dizer um de seus bordões ("Puxa") e deixar de usar a sua típica calça marrom, que, segundo Velma, é usada por Salsicha desde a oitava série.

Família e parentes[editar | editar código-fonte]

Parentes de Velma apresentados durante a série, incluem:

  • Angie e Dale Dinkley: pais de Velma.
  • Tia Thelma: um bióloga marinha.
  • Prima Thelma: estuda tumbas egípcias.
  • Dave Walton: tio.
  • Tio John: um arqueologista que gosta de investigar estruturas e cavernas antigas.
  • Tio Cosmo: outro arqueologista.
  • Tio Elmo: um médico.
  • Tia Meg: é casada com Tio Evan.
  • Tio Evan: é casado com Tia Meg.
  • Marcy: prima de Velma, a filha de Meg e Evan. Nasceu no Dia das Bruxas. Ela criou robôs espantalhos para assustar as pessoas e arruinar o Dia das Bruxas pois ela queria que todos celebrassem seu aniversário.
  • Madelyn: irmã mais nova de Velma.

Relações[editar | editar código-fonte]

Embora Velma teve um relacionamento nas telinhas uma vez (Patrick no filme Scooby Doo 2: Monstros à Solta), ela teve vários interesses em vários programas:

Um possível interesse amoroso com o príncipe Omar em Scooby Doo! Em Cadê a Minha Múmia.

Até Scooby Doo Baía Crista, nem Velma, nem Salsicha demonstram sentimentos amorosos além de amizade. Embora os dois muitas vezes dancem juntos.

Dubladoras[editar | editar código-fonte]

Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Authors, Various (15 de junho de 2013). «D20 Girls Magazine – Summer 2013». Le Nurd Mystique LLC. Consultado em 22 de dezembro de 2016 – via Google Books 
  2. Dresner, Lisa M. (27 de novembro de 2006). The Female Investigator in Literature, Film, and Popular Culture. [S.l.]: McFarland. ISBN 9780786426546. Consultado em 21 de dezembro de 2016 – via Google Books 
  3. Ventura, Varla (1 de janeiro de 1998). Sheroes: Bold, Brash, and Absolutely Unabashed Superwomen from Susan B. Anthony to Xena. [S.l.]: Conari Press. ISBN 9781609252021. Consultado em 21 de dezembro de 2016 – via Google Books 
Ícone de esboço Este artigo sobre Scooby Doo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.