Pac-Man (série animada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pac-Man: Série Animada
Pac-Man (PT)
Pac-Man: O Comilão (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Criador(es) William Hanna e Joseph Barbera
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) George Gordon, Bill Hutten, Bob Hathcock, Carl Urbano, Rudy Zamora, Bob Goe
Produtor(es) William Hanna, Joseph Barbera, Iwao Takamoto, Kay Wright
Exibição
Emissora de televisão original Estados Unidos ABC
Transmissão original 25 de setembro de 1982
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 42

Pac-Man (Pac-Man: O Comilão, na versão brasileira) é uma série animada americana realizada em 1982 por Hanna-Barbera baseada no jogo Pac-Man da Namco (atual Bandai Namco Entertainment). É conhecida por ser a primeira série de animação baseada em um vídeo-game.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A série segue as aventuras do personagem titular Pac-Man (chamado de Comilão na dublagem brasileira), sua esposa Ms. Pac-Man, seu filho Pac-Baby, seu cachorro Chomp-Chomp e seu gato Sour Puss. A família vive na Pac-Land (Comilândia na dublagem brasileira), um lugar cujos habitantes e construções possuem formatos de esferas. Muitos dos episódios giram em torno das batalhas da família Pac contra seus eternos inimigos, os Monstros-Fantasmas: Clyde, Blinky, Inky, Pinky e Sue, liderados pelo perverso Mezmeron, que tem como único objetivo descobrir e se apoderar da floresta secreta de pílulas de força, a fonte de energia de Pac-Man e seu povo. Posteriormente na segunda (e última) temporada é introduzido o primo adolescente de Pac-Man: PJ e também o super-herói Super-Pac.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Pac-Man - O protagonista. Pai de família, nesta série usa um chapéu marrom. Ele protege a Pac-Land dos ataques dos Monstros Fantasmas que querem dominar a Floresta de Pílulas de Força para Mezmeron. É também meio azarado e atrapalhado. É chamado de Comilão na dublagem brasileira.
  • Pepper Pac-Man/Ms. Pac-Man - A esposa de Comilão, nesta série possui um cabelo castanho, usa luvas brancas e possui o laço e as botas rosas. Assim como Pac-Man muitas vezes ela também luta contra os Monstros Fantasmas usando Pílulas de Força. Na dublagem brasileira é chamada de Comilona ou Pacquinha algumas vezes.
  • Pac-Baby - O filho bebê do casal, que nesta série é uma garota. Possui botas e um laço azul, e um rabo de cavalo para cima. Na dublagem brasileira é chamada de Bebê Comilão em alguns episódios.
  • Chomp-Chomp - O cachorro de estimação de Pac-Man. Algumas vezes trapalhão chega a irritar o dono. Nesta série ele é azul e possui o focinho bege. É um personagem exclusivo do desenho, porém foi posteriormente introduzido em jogos futuros da série.
  • Sour Puss - O gato de estimação de Pac-Man. É meio malvado e tenta pregar peças em Chomp-Chomp, porém seus planos sempre fracassam e voltam contra ele mesmo. É laranja com orelhas e listras pretas. É também um personagem exclusivo do desenho.
  • Os Monstros Fastasmas - Os antagonistas da série, servos de Mezmeron. Frequentemente criam planos para atacar Pac-Man e sua família, porém sempre se dão mal. São no total 5 fantasmas: Clyde (o líder laranja), Pinky (o rosa), Inky (o azul abobalhado), Blinky (o vermelho) e Sue (a única garota que é roxa, sendo originada do jogo Ms. Pac-Man). Sempre que são devorados eles soltam seus olhos e retornam para a base de Mezmeron onde se recuperam pegando capas novas para servir de corpos.
  • Mezmeron - O grande vilão do desenho. Ele é um homem humano gigante, careca, de pele bege e encapuzado com um respirador na boca que é mestre dos fantasmas e cria planos para conquistar as pílulas de força e dominar a Pac-Land. Apesar de ser o vilão principal não tem muitas aparições no desenho e raramente é visto saindo de sua base e enfrentando Pac-Man.
  • PJ - Baseado no Pac-Man Jr., nesta série ele é retratado como um primo adolescente do Pac-Man que passa a visitar na casa dele com frequência na segunda temporada. Faz do tipo de um adolescente descolado dos anos 80 que veste jaqueta, possui um topete e dirige uma motocicleta.
  • Super Pac - Um super-herói vindo de um buraco espaço-tempo para a Comilândia na segunda temporada. É super poderoso, porém trapalhão e frequentemente causa estragos com seus poderes acidentalmente. Por conta disso o Pac-Man muitas vezes teme sua visita. Na dublagem brasileira é chamada de Super Comilão.

Transmissão no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil a série foi transmitida inicialmente em 1987 pela Rede Bandeirantes, estreando no programa infantil ZYB Bom, até 1990, e nesta dublagem original Pac-Man foi nomeado como Comilão. Voltou a ser transmitido pela Rede Globo de 1998 até 1999, com nova dublagem. Foi transmitida pela última vez pelo SBT entre 2005 e 2006 na Sessão Desenho, novamente com sua dublagem original.

Transmissão em Portugal[editar | editar código-fonte]

Quem transmitiu a série em Portugal, na TVI em 13 de Outubro de 1995 - 4 de Junho de 2000, mas dublada em português.

Dubladores brasileiros[editar | editar código-fonte]

Ligações[editar | editar código-fonte]