Tom & Jerry Kids

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tom & Jerry Kids
Os Garotos Tom e Jerry (PT)
As aventuras dos filhos de Tom & Jerry (BR)
Informação geral
Formato
Duração 21 minutos (3 curtas de 7 minutos)
País de origem Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Don Lusk
Paul Sommer
Carl Urbano
Oscar Dufau (1ª temporada)
Robert Alvarez (temporadas 1 e 3–4)
Jay Sarbry (temoradas 3 e 4)
Ray Patterson (supervisão)
Produtor(es) executivo(s) William Hanna
Joseph Barbera
Paul Sabella {1ª temporada)
Produtor(es) Co-executivos Kay Wright (temporadas 3 e 4)
Editor(es) Gil Iverson
Tim Iverson
Pat Foley (1ª temporada)
Tom Gleason (temporadas 3 e 4)
Tema de encerramento Gary Lionelli (temporadas 2 e 4)
Compositor da música tema Tom Worrall
Empresa(s) de produção Hanna-Barbera
Turner Entertainment
Exibição
Emissora de televisão original Estados Unidos Fox
Brasil SBT
Portugal RTP1
Portugal Fox
Formato de áudio Estéreo
Transmissão original 7 de setembro de 1990 – 10 de dezembro de 1993
N.º de episódios 65 (195 segmentos)
Cronologia
Último
The Tom and Jerry Comedy Show
Droopy, Master Detective
Tom and Jerry Tales
Próximo
Programas relacionados Tom and Jerry

Tom & Jerry Kids é uma série de animação produzida na década de 90 baseada nos desenhos animados de Tom e Jerry. Nesta série os dois são adaptados para aparências mais infantis similar ao que ocorreu em Flintstones Kids, O Pequeno Scooby-Doo e Muppet Babies. Além deles também são exibidos desenhos protagonizados por outros personagens como Spike, Droopy, McWolf e Blast-Off Buzzard.


No Brasil o desenho foi mais conhecido pelas suas reprises no SBT, principalmente através dos programas Carrossel Animado e Sábado Animado, juntamente os curtas clássicos.

História[editar | editar código-fonte]

A série foi uma co-produção da Hanna-Barbera e da Turner Entertainment Co. (que tinha comprado a franquia Tom e Jerry da Metro-Goldwyn-Mayer em 1986).[1] a controladora Turner Broadcasting System iria comprar os estúdios Hanna-Barbera no final de 1991, começando com a terceira temporada.[2] Talvez as diferenças mais notáveis dos curtas clássicos são aparências e idade da dupla. Tom & Jerry Kids foi um dos últimos desenhos animados para as manhãs de sábado da Hanna-Barbera antes de deslocar o foco para a produção de programas especificamente para o Cartoon Network.


Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Tom - Adaptado como um filhote ele continua a sofrer perseguindo o Jerry, embora muitas vezes aparente não ter motivos para capturá-lo já que sua dona não está presente nesta versão. Ele usa um boné vermelho com uma linha azul vertical no centro.
  • Jerry - Também adaptado como um filhote, na maioria das vezes é o protagonista das histórias ou então vítima dos tormentos de Tom, mas em alguns casos também já foi antagonista. Ele usa uma gravata borboleta vermelha.
  • Spike - Ao contrário de Tom e Jerry ele estranhamente permanece sendo adulto. Frequentemente é acompanhado de seu filho Tyke que muitas vezes chega a convencer o pai a fazer boas ações. Ele e Tyke tem seus próprios segmentos na série.
  • Tyke - O filho de Spike que possui a mesma idade de Tom e Jerry filhotes. Ao contrário das animações anteriores nesta série Tyke fala e demonstra ser mais experto que o seu pai.
  • Droopy - Um cachorro cabisbaixo que também estrela seu próprio segmento. Nesta série ele tem um filho chamado Dripple extremamente idêntico ao pai e juntos eles resolvem casos frequentemente frustando os planos do criminoso McWolf. Ele também encanta a dama Sra. Vavoom mesmo com sua personalidade calma. Na dublagem antiga seu nome era Mingau.
  • Dripple - O filho de Droopy. Praticamente uma cópia do pai, é calmo e fala pouco. Sempre ajuda seu pai a resolver os casos contra McWolf.
  • McWolf ou McLobo - Um lobo criminoso que é o principal inimigo do Droopy. Ele sempre é atormentado pelo cão e se rende no final dos episódios.[3][4]Ele sente uma atração pela Sra. Vavoom, mas nunca consegue conquistá-la. Na dublagem antiga seu nome era Bocoió.
  • Sra. Vavoom - Baseada na Red das animações clássicas do Droopy criadas por Tex Avery, ela é uma mulher humana com uma bela e sedutora aparência. Ela parece gostar do Droopy, mas não liga pras afeições do McWolf.
  • Cal Calabouço - Um gato trapaceiro que trabalha como apresentador de diversos programas de tv. Muitas vezes ele tenta abusar de Tom para conseguir seu ibope.

Referências

  1. Ann F. Howey, Stephen Ray Reimer (2006). A Bibliography of Modern Arthuriana (1500-2000) Boydell & Brewer [S.l.] p. 526. ISBN 9781843840688. 
  2. Company News; Turner buys remaining 50% stake in Hanna-Barbera
  3. Hal Erickson (2005). Television cartoon shows: an illustrated encyclopedia, 1949 through 2003 McFarland & Company [S.l.] p. 289. ISBN 9780786422555. 
  4. Karl F. Cohen (2013). Forbidden Animation: Censored Cartoons and Blacklisted Animators in America McFarland [S.l.] p. 38. ISBN 9781476607252.