Teen Titans (série animada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados para titã, veja Titã (desambiguação).
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela Banda Desenhada/História em Quadrinhos, veja Novos Titãs.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Teen Titans
Os Teen Titans (PT)
Os Jovens Titãs/Teen Titans (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero Animação
Comédia
Ação
Duração Aprox. 22 minutos
Criador(es) Sam Register
Glen Murakami
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Elenco Greg Cipes
Tara Strong
Scott Menville
Hynden Walch
Exibição
Transmissão original 3 de Maio de 200216 de Janeiro de 2005
N.º de temporadas 5
N.º de episódios 65 (lista de episódios)
Cronologia
Último
Teen Titans Go! (série animada)
Próximo

Teen Titans (no Brasil, Os Jovens Titãs) é uma série de animação norte-americana criada por Sam Register e Glen Murakami, produzida pela Warner Bros. Pictures.

Estreou no Cartoon Network norte-americano em 3 de Maio de 2002. Seu último episódio, Things Change foi ao ar no dia 16 de Janeiro de 2005, tendo durado 5 temporadas e 65 episódios.

No Brasil, a série foi transmitida pelo Cartoon Network Brasil de 2004 a 2008 e também pelo SBT. A DC Comics lançou um uma série de histórias em quadrinhos inspirado pelo desenho, intitulado Teen Titans Go!, publicado no Brasil pela Panini Comics na revista Jovens Titãs e em edições encadernadas pela Abril Jovem.[1]

Em Portugal a série estreou no Cartoon Network Portugal de seguida no Biggs e até 2014 na RTP2.

Em 2013, ganhou uma série animada spin-off chamada Teen Titans Go! (Os Jovens Titãs em Ação no Brasil).[2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: começo contém revelações sobre o enredo.

O desenho é baseado no famoso time de super-heróis adolescentes da DC Comics, os Novos Titãs (Teen Titans, no original), com destaque para as histórias publicadas nos anos 80 por Marv Wolfman e George Perez.

Embora a trama gire em torno dos personagens principais Robin, Estelar, Mutano, Ciborgue e Ravena, vários outros titãs - como Terra e Aqualad - já tiveram participações especiais em determinados episódios.

O traço da série é fortemente influenciado pela estética dos animês japoneses, sendo considerado um Pseudo-anime (Murikanime, no original), motivo esse do grande sucesso que a série atingiu. Apesar disso, seus episódios tendem a serem fiéis as graphic novels originais. Um outro fato que aproxima a série ainda mais da categoria de animê é a abertura de mesmo nome da série, feita pela banda japonesa Puffy AmiYumi. A segunda temporada, inclusive, foi uma adaptação da história O Contrato de Judas, um dos mais célebres arcos de histórias do grupo.

Nem sempre os episódios tem uma ligação com a trama central, cada temporada da série se destacou pelo foco numa única grande trama, permitindo assim, um maior desenvolvimento dos personagens.

A primeira temporada introduz Slade (no Brasil mais conhecido por Exterminador), vilão que se tornaria o grande arqui-rival de Robin e dos Titãs. A segunda adapta a história O Contrato de Judas, introduzindo a personagem Terra, que entra para a equipe apenas para trair seus companheiros a favor de Slade, exatamente como nos quadrinhos e depois virar pedra. A terceira temporada trata, entre outros temas, do Irmão Sangue, arqui-inimigo de Ciborgue, dá indícios da possível relação amorosa entre Beast Boy e Raven, e termina com a criação dos Titãs da Costa Leste. A quarta, por sua vez, se foca em Trigon (também conhecido como Scathe), a encarnação do mal e pai da Raven. A quinta e última temporada se foca na Irmandade Negra, inimigos mortais da Patrulha do Destino, antiga equipe do Beast Boy.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Equipe Principal[editar | editar código-fonte]

  • Robin ': Lider dos Titãs, bastante agil e habilidoso, é o unico que não tem super-poderes, mas possui um equipamento com armas de combate contra o crime, e habilidades de artes marciais incriveis. Quando está em missão, ele é um lider muito sério, responsavel e tatico, que sempre está disposto a ajudar os seus amigos, pois sabem que como eles podem ter superpoderes, eles acabam tendo pontos fracos, o que faz eles serem mais humanos que o Robin. Mas apesar de levar sempre a sério as suas missões, ele demonstra ter um lado de um rapaz extrovertido e brincalhão que adora comer pizza e jogar video-games com os amigos. Ele demonstra ser apaixonado pela Estelar, mas não consegue admitir, mas os dois começam a namorar a partir do filme "Missão em Tokyo". Na primeira temporada, ele foi o protagonista principal, onde ele enfrenta o seu arqui-inimigo, Slade que manipulou o Robin, fazendo ele se voltar contra os amigos, mas ele conseguiu se libertar e derrotou o seu inimigo. O seu outro rival é o Red X, que na verdade, foi um disfarce que o Robin usou pra se infiltrar na base do Slade, mas depois surge um outro jovem criminoso que rouba o traje se tornando o atual Red X. Durante a série, a sua identidade era um mistério, já que ele só foi chamado de Robin, e ninguem tinha certeza se ele era o Dick Grayson, Jason Todd ou Tim Drake, apesar do seu visual lembrar mais o Tim Drake, as relações que ele tem com a Estelar e um episódio em que ele aparece no futuro como Asa Noturna, foi comprovado que ele é o Dick Grayson. Dublado por Manolo Ray.
  • Cyborg : Segundo em comando dos Titãs. Muito forte e atlético, é metade humano e metade robô. Seus braços mêcanicos se transformam em canhões biônicos e ele possui uma indestrutividade, mas ele também é o gênio da equipe, já que entende tudo sobre tecnologia e mêcanica, foi ele que contruiu o carro titã e a nave titã. Costuma ser o membro mais temperamental e esquentado da equipe, chegando a se irritar com facilidade com os outros, especialmente o Robin, mas apesar disso, tem um grande coração. Na terceira temporada, ele tem mais destaque onde ele enfrenta o Irmão-sangue que sabia da técnologia e dos segredos do Cyborg e durante o tempo, o Cyborg fez parte da equipe dos Titãs do Oeste com o Aqualad, Ricardito, Abelha, Mas y Menos, onde eles sofreram uma lavagem cerebral e atacam o Cyborg, mas com a ajuda dos Titãs, eles salvam os Titãs do Oeste e Cyborg consegue derrotar o Irmão-sangue. Dublado por Eduardo Borgerth.
  • Mutano : É o mais jovem da equipe, e a sua pele e cabelo são verdes. Bastante agil e rapido no gatilho, costuma ser o mais engraçadinho dos Titãs, contando piadas até nos bons e maus momentos. Ele tem o poder de se transformar em qualquer animal que quiser, como leão, falcão, dinossauro e até um gorila, sendo a sua transformação favorita. Na segunda temporada ele se apaixona por Terra, que se infiltrou nos Titãs para querer derrota-los, revelando que trabalhava para o Slade. Isso abalou o Mutano, pois ele gostava muito da Terra. Na quinta temporada, foi revelado que antes do Mutano entrar para os Titãs, ele fazia parte da Patrulha do Destino que enfrentava o inimigo principal: A Irmandade Negra. No ultimo episódio da série, o Mutano se encontra com a Terra, só que ela era uma menina diferente, uma colegial sem poderes e sem memória que não se lembra de nada, nem do Mutano. Mutano costuma contar piada para todos os seus amigos, apesar da Ravena não curtir as piadas dele, eles demonstrar ter um certo entrosamento. Dublado por Charles Emmanuel.
  • Raven: Ravena é a filha do demónio Trigon e de uma humana Arella. É uma garota feiticeira que costuma se esconder através do capuz, pois não sabe demonstrar emoções e afetos. Bastante solitária e anti-social, não é chegada em diversões como os seus amigos, e ela é a unica que não ri das piadas do Mutano, chegando a se irritar com as palhaçadas dele, mas ela não o odeia, já que demonstra sentir alguma coisa por ele secretamente, apesar dela não admitir. Teve um episódio que no quarto obscuro da Ravena, ela se encontra em uma dimensões onde varias Ravenas são dividas, a Ravena Rosa é a alegria, a Ravena Cinza é a tristeza e insegurança, a Ravena Verde e´a corajosa. Na quarta temporada, a profecia do fim do mundo que estava selada no seu corpo é cumprida e seu pai Trigon ressurge atacando os humanos. Ravena se sacrifica pra salvar os seus amigos, e acaba renascendo como a Ravena Branca, temporariamente, onde ela enfim derrota Trigon e salva a terra. Suas palavras magicas são sempre: "Azarath, Metrion, Zinthos!" Dublada por Mariana Torres.
  • Estelar: Ela veio de outro planeta, Tamarin, sendo uma princessa tamariana. É a mais poderosa, sendo capaz de voar e disparar rajadas verdes pelas mãos e olhos. Mas mesmo sendo a mais poderosa, ela também é mais carinhosa, gentil e ingenua dos Titãs, sendo que é muito raro ela se irritar com facilidade. Ela é apaixonada pelo Robin, mas os dois só começam a namorar no filme "Missão em Tokyo". Ela possui uma irmã gêmea mais velha chamada Estrela Negra que é o oposto da Estelar, sendo malvada, egoista e fria, fazendo de tudo para se livrar da Estelar e assumir o futuro trono de Tamarin. Dublada por Luisa Palomanes

Outros Titãs[editar | editar código-fonte]

  • Terra : Ela foi introduzida na segunda temporada, onde ela encontra os Titãs e se alia a eles. Terra ainda não sabia controlar os seus poderes muito bem, que é de mover rochas e terremotos, por isso que ela não podia contar para os Titãs. Começou tendo uma relação amorosa com o Mutano, que era apaixonado por ela. Quando Terra retornou, ela agora começou a fazer parte dos Titãs, onde ela não foi muito bem aceita pela Ravena a principio, e logo depois, foi revelado que a Tera era nada mais, nada menos que a espiã do Slade, se infiltrando na base dos Titãs, para descobrir os seus pontos fracos, para ajudar o Slade a derrotar os Titãs, porem depois ela se arrepende do que fez e se sacrifica junto com o Slade, ao ser coberta por lava, se convertendo em uma estátua. Na quinta temporada, ela reaparece, como uma colegial timida e sem poderes e lembranças dos Titãs, especialmente do Mutano, na qual ninguem sabe como ela voltou a vida.
  • Kid Flash : Ele reaparece na quinta temporada dos Titãs, em um episódio, onde os principais estavam ausentes, dando foco ao H.I.V.E., ele começa a ter um relacionamento amoroso com a Jinx, tentando convencer a ela, de que ela não precisa ser uma vilã, já que a Jinx nem sabe qual é o seu caminho certo.
  • Titãs do Oeste
    • Aqualad : Ele aparece no episódio "No Fundo do Mar", onde ele se oferece para ajudar os Titãs a capturar o vilão Tridente. Ele e Mutano começaram não se dando muito bem no começo, mas depois, eles ficam amigos. Na terceira temporada, ele junto com o Ricardito, Abelha, Mas y Menos, formam os Titãs do Oeste. Seu visual no desenho, ele usa um uniforme parecido com a sua versão adulta, Tempest, só que a cor é azul, ao invés de vermelha, e ele tem cabelos compridos, e seus olhos são pretos e grandes.
    • Ricardito : Ele aparece no episódio "O Vencedor Leva Tudo", onde ele e Robin se enfrentam em um torneio entre os heróis e o Gizmo. Ele acaba perdendo para o Robin e é capturado pelo Mestre dos Jogos, mas Robin salva os seus companheiros e com isso, Robin e Ricardito ficam amigos. Na terceira temporada, ele junto com o Aqualad, Abelha, Mas y Menos, formam os Titãs do Oeste. Seu visual é uma mistura de Arsenal com o Robin, sendo o mais descolado.
    • Abelha : Ela aparece na terceira temporada dos Titãs, onde ela finge ser a aluna do Irmão-sangue para poder se infiltrar e sabotar os planos dele. No começo, ela não se dava bem com o Cyborg, mas os dois começam a trabalhar em equipe e se tornam amigos. Ela lidera os Titãs do Oeste, formado pelo Aqualad, Ricardito, Mas y Menos, e temporariamente, deu o seu posto de lider para o Cyborg. Ela ganhou um visual mais jovem, e sem a mascara.
    • Mas y Menos : São irmãos gemêos que possui o poder da velocidade, desde que estejam juntos. São baixinhos, parecem até crianças, e eles falam com um sotaque espanhol, o que irrita o Ricardito. Eles se dão muito bem, mas quando se apaixonam pela Estelar, eles brigam.

Vilões[editar | editar código-fonte]

  • Slade : Slade é o vilão principal da série, nas duas primeiras temporadas. Na primeira, ele era um homem misterioso que contratava vilões como Jinx, Gizmo, Mamute, Cinderblock e Plasmus para acabar com os Titãs, logo depois ele se alia ao Red X, que na verdade era só um disfarce do Robin para ele descobrir quem era o Slade. Depois disso, Slade infecta os amigos do Robin e o força a trabalhar para ele, para salvar os seus amigos, e o Robin relutantemente, se torna aprendiz do Slade, mas depois se arrependeu e acaba se infectando para se libertar do controle do Slade que após ser derrotado, jurou que ia voltar. Na segunta temporada, ele recrutou uma nova aprendiz chamada Terra, fazendo ela se infiltrar na base dos Titãs para acabar com eles. Porem Terra se arrepende se sacrifica junto com o Slade. Na terceira temporada, o Robin mantem a mascara quebrada do Slade como lembrança, mas por causa disso, o Robin começa a ser amaldiçoado pelo Slade que só aparecia na mente do Robin, no momento da escuridão, mas o Robin conseguiu se recuperar depois, já que o Slade só retornaria na quarta temporada, sendo revivido por Trigon, o pai de Ravena, dando a ele, poderes sobrenaturais, ficando muito mais forte que antes. Mas após a profecia do fim do mundo ter se comprido, Trigon remove os poderes do Slade, lhe traindo e temporariamente, Slade se une aos Titãs para se vingar de Trigon, fazendo com que tudo voltasse a ser como era antes. Na quinta temporada, Slade só reaparece no ultimo episódio, sendo só um robô espião.
  • Trigon : Ele é o pai da Ravena, um demônio cruel e sem piedade, onde só a sua voz aparece em um episódio da primeria temporada, "Nunca mais", onde ele possui o lado agressivo da Ravena, mas depois ele tem a sua aparição oficial na quarta temporada, onde ele ataca a terra, fazendo a sua filha se aliar a ele, e ao Slade, a quem o Trigon revive e depois o abandona. Mas depois que a Ravena renasceu como a Ravena Branca, seu poder de luz, acabou com o Trigon, aprisionando ele no submundo, para sempre.
  • Irmão-Sangue : Ele aparece na terceira temporada, sendo o vilão principal que manipula jovens com super-poderes, para fazer o que bem entende com eles. Ele descobre todo o segredo robótico do Cyborg, e acaba de se tornar meio homem e meio robô também, só que com uma armadura metalica e vermelha. Acaba de ser derrotado pelo Cyborg no final.
  • Irmandade Negra : É um grupo de vilões e inimigos da Patrula do Destino (a antiga equipe do Mutano), que é formada por Cérebro, Madame Rouge, General Immortus e Monsier Mallah. Eles também recrutaram varios vilões que os Titãs enfretaram no passado.
  • H.I.V.E. : É uma equipe de vilões adolescentes que começaram a trabalhar para o Slade, mas depois, eles passam a ser individuais.
    • Gizmo ou Chip : É um mini-gênio, baixinho e careca que adora chamar os seus inimigos de perdedores, ou patetas e ele tem um pavio muito curto. Seu maior rival é o Cyborg. Ele possui equipamentos tecnologicos e explosivos. Nos quadrinhos, ele usava capuz e tinha barba, no desenho, ele aparece mais novinho.
    • Mamute : É um grandalhão forte, porem não é muito racional. Costuma falar menos e agir mais.
    • Jinx : É uma garota feiticeira e gótica que usa rosa e lilas. Tem poder de magia elétrica e sempre causa destruição e azar por onde passa. Na quinta temporada, ela ainda não tinha certeza se podia ser uma heróina ou uma vilã, até conhecer o Kid Flash que ajudou ela a tomar uma decisão.
  • Estrela Negra : É a irmã gêmea mais velha da Estelar, mas é bem diferente, ela tem cabelo preto, uma pele mais clara e só se importa com ela mesma, sendo capaz de prejudicar a sua própria irmã caçula pra tomar o lugar dela como a princesa de Tamarin. Ela só apareceu em dois episódios: 'Irmãs" e "O Prometido"
  • Red X : Robin usou como disfarce no episódio "Mascara" pra poder se infiltrar na base do Slade e enfrenta-lo. Depois que todos descobriram que o Robin era Red X, ele achou que seria melhor nunca mais usar esse traje, pra recuperar a confiança dos seus amigos. Na terceira temporada, surgiu um novo Red X que passa a ser o rival do Robin e ocasionalmente até o ajuda em alguns casos, se tornando um anti-herói. Alguns fãs acreditam que Red X seja Jason Todd, pela sua atitude.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Personagem Estados Unidos Estados Unidos (original) Brasil Brasil  Portugal
Robin / Asa Noturna (alternativo) (BR / PT) Scott Menville Manolo Rey Peter Michael (1.ª Temporada)

Tiago Caetano (2 - 4.ª Temporada)

Estelar (BR)

Starfire (PT)

Hynden Walch Luisa Palomanes Carmen Santos (1.ª Temporada)

Bárbara Lourenço (2 - 4.ª Temporada)

Mutano (BR)

Beast Boy (PT)

Greg Cipes Charles Emmanuel André Maia (1.ª Temporada)

Vítor Emanuel (2 - 4.ª Temporada)

Ciborgue (BR)

Cyborg (PT)

Khary Payton Eduardo Borgeth Carlos Freixo (1.ª Temporada)

Quimbé (2 - 4.ª Temporada)

Ravena (BR)

Raven (PT)

Tara Strong Mariana Torres Rita Salgueiro (1.ª Temporada)

Ana Vieira (2 - 4.ª Temporada)

Terra (BR / PT) Ashley Johnson Lina Mendes Ana Vieira
Slade (BR/PT) Ron Perlman Ricardo Schnetzer José Jorge Duarte (1.ª Temporada)

José Martins (2 - 4.ª Temporada)

Kidflash (BR/PT) Michael Rosenbaum Jorge Lucas
Trovão (BR)

Thunder (PT)

S. Scott Bullock Márcio Seixas
Relâmpago (BR)

Lightning (PT)

Quinton Flynn Phillipe Maia
Tramm (BR/PT) Dave Coulier

Dee Bradley Baker (Chamando todos os Titãs)

Guilherme Briggs
Abelha (BR)

Bumblebee (PT)

T'Keyah Crystal Keymáh Fernanda Crispim
Ricardito (BR)

Speddy (PT)

Mike Erwin Reinaldo Buzzoni
Aqualad (BR/PT) Will Wheaton Sérgio Cantú Renato Godinho
Mas y Menos (BR/PT) Freddy Rodriguez Duda Espinoza
Pantha (BR/PT) Diane Delano Nádia Carvalho
Gnu (BR)

Wildebesst (PT)

Dee Bradley Baker André Belizar
Hot Spot (BR/PT) Bumper Robinson José Leonardo
Arauto (BR)

Herald (PT)

Khary Payton Marcos Souza
Mento (BR/PT) Xander Berkeley Duda Ribeiro
Mulher Elástica (BR)

Elastic Girl (PT)

Tara Strong Izabel Lira
Homem-Negativo (BR)

Negative-Man (PT)

Judge Reinhold Paulo Vignolo
Homem=Robo (BR)

Robot-Man (PT)

Peter Onorati Marco Antônio Costa
Arella (BR/PT) Virgina Madsen Sheila Dorfman
Galfore (BR/PT) Alan Shearman Márcio Seixas
Val-Yor (BR/PT) Stephen Root Élcio Romar
Irmão Sangue (BR)

Brother Blood (PT)

John DiMaggio Júlio Chaves
Trigon (BR/PT) Kevin Michael Richardson

Keith Szarabajka (Para Nunca Mais)

Maurício Berger
Cérebro (BR)

Brain (PT)

Gleen Shadix Marcelo Torreão
Madame Rouge (BR/PT) Hynden Walch Mabel Cezar
Monsieur Mallah (BR/PT) Gleen Shadix Jorge Vasconcellos
General Immortus (PT/BR) Xander Bekeley Pietro Mário
Cinderblock (BR/PT) Dee Bradley Baker Ronaldo Júlio
Plasmus (BR/PT) Dee Bradley Baker Ronaldo Júlio
Jinx (PT/BR) Lauren Tom (Para a maioria dos episódios)

Tara Strong (Para Titãs Juntos)

Fabíola Giardino
Chip (BR)

Gizmo (PT)

Lauren Tom (Para a maioria dos episódios)

Tara Strong (Para Titãs Juntos)

Caio César
Mamute (BR)

Mammoth (PT)

Kevin Michael Richardson Luiz Carlos Persy
See-More (PT/BR) Kevin Michael Richardson Ronalth Abreu
Billy Numeroso (BR)

Billy Numerous (PT)

Jason Marsden Philippe Maia
Doutor Luz (BR)

Doctor Light (PT)

Rodger Bumpass Samir Murad
Rei das Marionetes (BR)

Puppet King (PT)

Tracy Walter Clécio Souto
Mamae-Mae-Eye (BR)

Mother Mae-Eye (PT)

Billie Hayes Selma Lopes Barbara Lourenço (2ª Dublagem)
Maluco do Controle (BR)

Control Freak (PT)

Alexander Polinsky Nizo Neto (1.ª voz)
Alexandre Moreno (2.ª voz)
Adonis (BR/PT) Greg Cipes

Dee Bradley Baker (era Fera)

Sérgio Muniz
Atlas (BR/PT) Keith David Bruno Rocha
Spike (PT/BR) John DiMaggio Ricardo Juarez
Estrela Negra (BR)

Blackfire (PT)

Hynden Walch Adriana Torres Rita Salgueiro (1.ª Temporada)
Johnny Rancid (BR/PT) Henry Rollins Jorge Destez
Fang (PT/BR) Will Friedle Felipe Drummond
Le Blanc (PT/BR) Dee Bradley Baker Samir Murad
Malchior (PT/BR) Greg Ellis Ricardo Juarez
Mad Mod (BR)

Mod o Louco (PT)

Malcolm McDowell José Santa Cruz
Mumbo Jumbo (BR/PT) Tom Kenny Márcio Simões
Professor Chang (BR/PT) James Hong Isaac Schneider
Foguete Punk (BR)

Punk Rocket (PT)

Greg Ellis
Mestre dos Jogos (BR)

Master of Games (PT)

Jim Cummings Luiz Carlos Persy
Soto (BR/PT) Dee Bradley Baker José Luiz Barbeito
Warp (BR/PT) Xander Berkeley

Kunihiko Yasui

Márcio Simões
Tridente (BR)

Trident (PT)

Clancy Brown Luiz Feier Motta
Mariposa (BR)

Killer Moth (PT)

Thomas Haden Church

Marc Woorden

Waldyr Sant'anna
Reparo (BR)

Fixit (PT)

Tom Kenny Duda Ribeiro
Kitten (BR/PT) Tara Strong Karina Fonseca

Nota: a 5.ª Temporada não foi realizada em Portugal devido a ser recente na altura da compra da série.

Especiais[editar | editar código-fonte]

No. na
série
No Título original Título em Português Brasileiro
Título em Português Europeu
12-13 12-13 "Apprentice" Aprendiz O Aprendiz
25-26 12-13 "Aftershock" Após o Tremor Réplica
38-39 12-13 "Titans East" Os Titãs da Costa Leste Teen Titans Este
50-51-52 11-12-13 "The end" O Fim O Fim
53-54 01-02 "Homecoming" A Volta Para Casa
63-64 11-12 "Calling All Titans/Titans Together" Chamando todos os titãs/Titãs Juntos

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Carlos Costa sobre release (23 de agosto de 2011). «Novas HQs com super-heróis DC pela Abril». HQManiacs. 
  2. Leonardo Vicente Di Sessa (29 de setembro de 2014). «Primeiro DVD de Os Jovens Titãs em Ação». HQManiacs. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Teen Titans (série animada)