Homem-Borracha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Homem Borracha


Dados da publicação
Publicado por Quality Comics
DC Comics
Primeira aparição Police Comics #1 (Agosto de 1941)
Criado por Jack Cole
Características do personagem
Alter ego Patrick "Eel" O'Brian
Afiliações F.B.I
Liga da Justiça
All-Star Squadron
Combatentes da Liberdade
Codinomes conhecidos Ralph Johns
Habilidades
  • elasticidade
  • maleabilidade completa
  • imune a telepatia
  • trasnformação elatica
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
Disambig grey.svg Nota: Se procura o personagem publicado pela Marvel Comics, veja Senhor Fantástico. Se procura outro personagem da DC Comics, veja Homem Elástico.

Homem Borracha (Plastic Man) é um personagem de história em quadrinhos (banda desenhada) publicado originalmente pela Quality Comics durante a Era de Ouro dos Quadrinhos. Ele foi criado por Jack Cole e apareceu pela primeira vez em Quality Comics número 1, publicada em agosto de 1941. Ele posteriormente receberia seu próprio título pela Quality, e vários outros mais tarde, quando seus direitos foram adquiridos pela DC Comics.

Origem ficcional[editar | editar código-fonte]

O Homem Borracha era um bandido chamado Patrick "Eel" O'Brian (sendo Eel uma espécie de apelido, pois significa enguia em inglês. Não foi descoberto que seu nome era Patrick até recentemente), até que caiu em um caldeirão de ácido que lhe deu suas super-habilidades. Ele usa óculos escuros e um uniforme amarelo e vermelho, tão flexíveis quanto seu corpo. Qualquer forma que tome, suas cores permanecem as mesmas.

Filiações[editar | editar código-fonte]

O Homem Borracha foi membro da atual formação da Liga da Justiça, mas resolveu deixar a equipe, algum tempo atrás, alegando que gostaria de passar mais tempo com seu filho, Luke McDunagh. Sua situação atual junto a equipe não foi muito bem definida, permancendo um mistério se ele ainda está como membro ativo ou não. Entretanto, é estabelecido em algumas fontes que ele está ativo desde 1941, tendo sido membro do All-Star Squadron e sendo o elo do grupo com o FBI. Isto é, no entanto, amplamente discutido, dado que seu companheiro Woozy Winks, estaria envelhecido hoje. No entanto, como um herói de comédia, não se exige muito dele em questões de continuidade.

Desenhos animados[editar | editar código-fonte]

  • A primeira aparição de Homem Borracha foi na primeira temporada de Super Amigos, no episódio "Professor Goodfellow’s G.E.E.C.". A participação dele se deu da seguinte maneira: ele era o único que conseguiria esticar sua mão dentro dum computador a fim de pegar um rato que estava roendo as fiações. Este computador criado por Prof. Goodfellow controlava diversas máquinas através da cidade. Infelizmente foi a única aparição de Borracha na série.
  • Warner Bros. Animation e Cartoon Network produziram um piloto para um novo desenho de Homem Borracha em 2006, com um estilo de desenho bastante caricato, mas o episódio nunca foi ao ar. Entretanto, o episódio pode ser assistido no Youtube.