Kevin Conroy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kevin Conroy
Kevin Conroy
Conroy em 2021
Nascimento 30 de novembro de 1955
Westbury, Nova Iorque
Nacionalidade norte-americano
Morte 10 de novembro de 2022 (66 anos)
Cidade de Nova Iorque
Educação Juilliard School
Ocupação Ator
Atividade 1978–2022

Kevin Conroy (30 de Novembro de 195510 de novembro de 2022) foi um ator e dublador norte-americano, provavelmente mais conhecido por ter sido o responsável pela voz inglesa do personagem Batman em dezenas de séries e filmes de animação.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Westbury, no estado de Nova Iorque, Kevin mudou-se para Westport, Connecticut, quando tinha aproximadamente onze anos de idade. Em 1973, já com dezessete anos, ele mudou-se para Nova Iorque e começou a estudar na divisão de drama da Escola Julliard, onde foi aluno do ator John Houseman. Em 1978, depois de se formar, ele fez uma turnê com o grupo "The Acting Company" de Houseman, e, em 1979, participou de uma turnê nacional com o grupo "Deathtrap".

Em 1980, Conroy decidiu ingressar no mercado televisivo e se mudou para a Califórnia e logo conseguiu um papel na soap opera Another World. Entretanto, ele logo voltou ao teatro associando-se ao Old Globe Theatre de San Diego e interpretou papéis em peças como Hamlet e Sonho de uma Noite de Verão. De 1980 a 1985, ele atuou em várias produções contemporâneas e de época, incluindo Eastern Standard e Lolita na Broadway. Conroy é respeitado por interpretar principalmente personagens de obras de Shakespeare e, em 1984, interpretou Hamlet no New York Shakespeare Festival.

Kevin retornou à televisão no telefilme Covernant e conseguiu um papel em outra soap opera, Search for Tomorrow. Em 1987, ele se tornaria um membro regular do elenco da série O'Hara e posteriormente de Tour of Duty, entre os anos de 1987 e 1988, antes de co-estrelar outros seriados. Entre as participações especiais do seu currículo constam aparições em Cheers, Dynasty e Matlock.

A partir de 1992, Conroy tornaria-se mais conhecido por dar voz ao Batman de Batman: The Animated Series. Ele também dublaria o personagem em outras séries como The New Batman Adventures, Batman Beyond, Justice League, Justice League Unlimited, Superman: The Animated Series, Static Shock e The Zeta Project, bem como em filmes como Batman: Mask of the Phantasm, Batman & Mr. Freeze: SubZero, Batman Beyond: Return of the Joker, Batman: Mystery of the Batwoman. Incluindo cada atuação de Conroy como Batman, ele interpretou o Cavaleiro das Trevas mais vezes que Christian Bale, George Clooney, Val Kilmer, Michael Keaton e Adam West juntos.

Seus hobbies incluiam viajar, correr, andar de bicicleta e pintar. Em seu tempo livre, ele também fazia trabalhos voluntários. Conroy tinha dois irmãos e uma irmã. Era abertamente homossexual e já trabalhou na DC Pride, lançada em 2022.[1]

O ator morreu em 10 de novembro de 2022, aos 66 anos, no Hospital Mount Sinai em Nova Iorque, de câncer no intestino.[2][3]

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.