Gail Simone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gail Simone
10.9.10GailSimoneByLuigiNovi1.jpg

Gail Simone na New York Comic Con 2010.
Nascimento 29 de julho de 1974
Nacionalidade Americana
Trabalhos de destaque Birds of Prey

Secret Six
Batgirl

Gail Simone (Oregon, 29 de julho de 1974) é uma roteirista de histórias em quadrinhos americana. Mais conhecida por escrever a série da DC Birds of Prey, suas outras obras notáveis incluem Secret Six, Welcome to Tranquility, The All-New Atom, Deadpool e Mulher-Maravilha.

Em 2011, ela se tornou roteirista de Batgirl. Apesar de ter sido demitida do título em dezembro de 2012, pelo editor Brian Cunningham,[1] ela foi recontratada no dia 21 de dezembro, após os fãs terem reagido contra a decisão da DC.

Ela tornou-se roteirista de uma nova série da Red Sonja  em 2013 pela Dynamite Entertainment, e da série Crosswind, em 2017, pela Image Comics.[2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Primeiros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Ex-cabeleireira e estudante de teatro na faculdade,[3][4] Simone tornou-se conhecida pelos fãs por Women in Refrigerators, um site fundado em 1999 por um pequeno grupo de fãs de quadrinhos, incluindo Simone, em resposta a uma cena em Lanterna Verde #54, em que a namorada do personagem-título, Alexandra DeWitt, foi assassinada e seu corpo enfiado em uma geladeira para que o herói o encontrasse. O site foi dedicado a identificar super-heroínas que tivessem sido mortas, estupradas, ou caso contrário, passado por eventos traumáticos como expediente narrativo para um personagem masculino. O site a pôs em contato com muitas pessoas que trabalham na indústria de quadrinhos. Sua coluna  You'll All Be Sorry! foi publicada semanalmente no Comic Book Resources.[5] Os tópicos variavam de resumos satíricos de quadrinhos ("Condensed Comic Classics") a fanfics paródicas.

Simone trabalhou para a Bongo Comics, escrevendo scripts de muitas de suas histórias em quadrinhos baseadas em Os Simpsons. Suas contribuições incluem histórias para Simpsons Comics, uma edição especial de Treehouse of Horror e scripts regulares para Bart Simpson Comics. Simone também escreveu muitas páginas dominicais para a tira de quadrinhos dos Simpsons.

Regular[editar | editar código-fonte]

Simone posando com uma fã  vestida como Caçadora, uma personagem que Simone escreveu em Birds of Prey, na New York Comic Con, 9 de outubro de 2010.

Após seu trabalho em The Simpsons, Simone entrou nos quadrinhos mainstream com uma passagem em Deadpool da Marvel Comics. Quando Deadpool foi cancelado e relançado como Agente X, Simone continuou como roteirista, mas acabou por deixar a série depois de um conflito com o editor da série.[6] Simone voltou a escrever a conclusão do arco para o Agente X, alguns meses após o cancelamento inicial da série.

Após a disputa com a Marvel, Simone mudou-se para a DC Comics, onde ela recebeu o título Birds of Prey em 2003 (começando com a edição #56) com o grupo feminino que consiste em Oráculo, Canário Negro, Caçadora e Lady Falcão Negro.

Simone ficou responsável pela revista Action Comics, após a saída do escritor Chuck Austen, com arte de John Byrne. Simone continuou seus outros projetos, inclusive a série limitada de 2005 Vilões Unidos  - parte do crossover "Crise Infinita" - em que ela revitalizou o personagem Homem-Gato. Ela também escreveu um arco de história em duas edições que incidiu sobre os novos Rapina e Columba para a terceira série dos Novos Titãs , com arte de Rob Liefeld. Enquanto Simone manteve sua postura habitual de entusiasmo, o fandom foi rápido em criticar a arte promocional de Liefeld produzida em conjunto com o anúncio.[7] A polêmica se dirigiu mais a Liefeld de que a Simone, uma situação que Simone reconheceu no quadros de mensagens da DC Comics [8] logo após a primeira edição de Simone/Liefeld chegar às  lojas.

Em 2005, Simone escreveu uma série limitadaspin-off de Vilões Unidos, intitulado Secret Six, o que levou a uma série contínua, que estreou em setembro de 2008 e terminou com o resto dos títulos DC antes do relançamento dos Novos 52, em setembro de 2011.

Outro trabalho de Simone inclui uma passagem no título do Superman Action Comics, uma breve passagem em The Legion, uma série  limitada em quadrinhos da DC Comics Rose & Thorn, e uma revitalização de Gen13 daWildstorm. Para a Oni Press, Simone escreveu Killer Princesses com a co-criadora e artista Lea HernandezGus Beezer Marvel Comics.

Simone também escreveu uma série de Átomo, com base em ideias de Grant Morrison e arte de John Byrne e, mais tarde, Mike Norton. Outro trabalho inclui uma série Gen13 e um projeto autoral sobre uma comunidade para super-heróis aposentados de Welcome to Tranquility, da Wildstorm. Simone também foi colaboradora de Comic Book Tattoo, de Tori Amos.

Em 12 de abril de 2007, a DC anunciou que Simone iria ser a nova roteirista regular do terceiro volume da Mulher Maravilha,  primeira previsto para começar com a edição de número #13 mas mais tarde mudando para #14.[9][10] Simone é notável por ser a roteirista mulher há mais tempo a escrever Mulher-Maravilha, muitas vezes, erroneamente, creditada como a primeira mulher a escrever a personagem, quando ela foi, na verdade, precedida por Mindy Newell, Trina Robbins e Jodi Picoult. No início de 2010, ela foi nomeada como roteirista de Birds of Prey, sob o banner "O Dia mais Claro".[11][12]

Simone foi substituída em Mulher Maravilha por J. Michael Strazcynski, logo após o título ser renumerado para a edição 600, mas continuou a escrever os títulos Birds of Prey e Secret Six. Uma segunda série limitada de Welcome to Tranquility  também foi publicada em 2010.[13][14] Em junho de 2011, foi anunciado que Simone iria colaborar com o co-roteirista Ethan Van Sciver em uma série renovada do personagem Nuclear (Firestorm)  estrelada por Ronnie Raymond e Jason Rusch[15] e que sua série contínua Secret Six tinha sido cancelada.[16] posteriormente, Ela deixou Birds of Prey, e foi sucedida por Duane Swierczynski. Simone deixou The Fury of Firestorm na edição #6 (fevereiro de 2012).[17]

Em 2011, Simone contribuiu com Power Within, um quadrinho financiado pelo Kickstarter que se concentra no bullying adolescente.[18] Nesse mesmo ano, como parte da Iniciativa  da DC Comics Novos 52 , Simone escreveu o novo título da Batgirl  estrelado por Barbara Gordon.[19] O primeiro número da série foi publicado em setembro de 2011, no qual, Simone apresentou uma personagem chamada Alysia Yeoh, que mais tarde foi revelada ser transgênero, o primeiro grande personagem transgênero escrito em um contexto contemporâneo num quadrinho mainstream.[20]

Em novembro de 2012, vários veículos de imprensa noticiaram que seu acordo de exclusividade com a DC estava chegando ao fim, que ela estava deixando o título Batgirl, e possivelmente, a DC.[21] Em 9 de dezembro de 2012, Simone revelou que sua saída não foi voluntária, e que ela tinha sido demitida de Batgirl na quarta-feira anterior pelo  novo editor do título, Brian Cunningham.[22] Em  21 de dezembro, Simone estava de volta a escrever Batgirl.[23]

Em fevereiro de 2013, a DC anunciou The Movement, uma nova série por Simone e pelo artista Freddie Williams II, que Simone chamou de "um título sobre poder — quem o detém, quem o utiliza, quem sofre com seu abuso."[24] No mês seguinte, Simone começou a escrever uma nova série contínua de Red Sonja  de Dynamite.[25] A primeira edição foi lançada em julho de 2013. Nesse mesmo ano, Simone foi listado em primeiro lugar na lista da IGN de "Melhores Tuiteiros dos Quadrinhos" pelo  "entusiasmo e empenho" de seus posts no Twitter.[26]

A partir de 2014 a 2015, Simone escreveu a série de Lara Croft Tomb Raider para a Dark Horse Comics. A série é ambientada na continuidade do reboot do video game de 2013 e se passa entre o jogo e a sua sequência Rise of the Tomb Raider.

Outros meios de comunicação[editar | editar código-fonte]

Simone escreveu o episódio de Liga da Justiça Sem Limites "Double Date", que apresenta Questão, Caçadora, Arqueiro Verde e Canário Negro em uma aventura romântica com tons de vingança e inveja. Originalmente, Simone escreveu o episódio para a Batgirl Barbara Gordon. Depois de Gordon se lesionar enquanto trabalhava em um caso, Batman proíbe-a de continuar. Ela contacta Canário Negro e a Caçadora para concluir o caso. Nenhuma heroína encontra Gordon em pessoa. Devido os direitos de animação para a personagem Batgirl estarem interditados no momento, Simone substituiu Batgirl pelo Arqueiro Verde e Questão. Simone afirmou que ela estava interessada em trabalhar na animação novamente, tendo em mente uma história com a Rainha das Fábulas  que ela achou que ficaria bem animada.[27]

Ela também escreveu um episódio de 2010 de Batman: The Brave and the Bold intitulado "The Mask of Matches Malone", estrrelando Canário Negro  e Caçadora das Aves de Rapina, enquanto elas tentam lembrar Matches Malone de que ele é o Batman.

Em agosto de 2007, Simone criou e escreveu um episódio de Revisioned: Tomb Raider da GameTap, intitulado "Pre-Teen Raider".[28]

Prêmios e reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Simone tem sido notada como sendo uma das mulheres mais influentes na indústria de quadrinhos.[29] Seu blog, Women in Refrigerators, é conhecido por aumentar a conscientização de como as mulheres são representadas nos quadrinhos. Simone afirmou que o blog não foi criado para condenar a indústria pelo seu uso de mulheres, mas para sensibilizar a tendência de personagens femininas serem utilizadas como meros dispositivos para avançar o enredo.[30] Simone afirmou que a maioria das personagens femininas são voltadas ao público masculino através da hiperssexualização e defende a criação de personagens femininas que sejam equivalentes aos personagens masculinos, uma prática em que Simone é reconhecida por se envolver.

Em 2009, foi convidada para o Hall da Fama das Mulheres Quadrinistas Friends of Lulu.[31]

Em 2010 e 2012, Simone foi indicada ao GLAAD Media Award como Destaque em Quadrinhos, pelo seu trabalho em Secret Six.[32]

Em julho de 2014, Simone foi premiada com o primeiro True Believers Comic Award for Roll of Honor/Comic Excellence na London Film and Comic-Con  [33]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Killer Princesses #1-3 (with Lea Hernandez, Oni Press, December 2001 - April 2003) collected as:
  • Deadpool #65-69 (Marvel Comics, May - September 2002)
  • Agent X #1-7, 13-15 (Marvel Comics, September 2002 - March 2003 & November - December 2003)
  • Marvelous Adventures of Gus Beezer (Marvel Comics)
    • Spider-Man (with Jason Lethcoe, May 2003)[34]
    • Hulk (with Jason Lethcoe, May 2003)[35]
    • X-Men (with Jason Lethcoe, May 2003)[36]
    • Spider-Man (with Guihiru, February 2004)[37]
  • Rose and Thorn #1-6 (with Adriana da Silva Melo, DC Comics, February - July 2004)
  • Action Comics #827-831 & 833-835 (with John Byrne, DC Comics, July - November 2005 & January - March 2006) collected as:
  • Villains United #1-6 (with Dale Eaglesham, DC Comics, July - December 2005) collected as:
  • Secret Six #1-6 (with Brad Walker, DC Comics, July 2006 - January 2007) collected as:
  • Birds of Prey #56-90, 92-108 (DC Comics, August 2003 - July 2007) collected as:
    • Of Like Minds (with Ed Benes, collects Birds of Prey #56-61, 144 pages, March 2004, ISBNISBN 1-4012-0192-X1-4012-0192-X)[39]
    • Sensei & Student (with Ed Benes, collects Birds of Prey #62-68, 168 pages, February 2005, ISBNISBN 1-4012-0434-11-4012-0434-1)[40]
    • Between Dark & Dawn (with Ed Benes, collects Birds of Prey #69-75, 176 pages, March 2006, ISBNISBN 1-4012-0940-81-4012-0940-8)[41]
    • The Battle Within (with Joe Bennett and Ed Benes, collects Birds of Prey #76-85, 240 pages, October 2006, ISBNISBN 1-4012-1096-11-4012-1096-1)[42]
    • Perfect Pitch (with Joe Bennett and Paulo Siqueira, collects Birds of Prey #86-90 and #92-95, 224 pages, February 2007, ISBNISBN 1-4012-1191-71-4012-1191-7)[43]
    • Blood and Circuits (with Nicola Scott, Paulo Siqueira and James Raiz, collects Birds of Prey #96-103, 208 pages, August 2007, ISBNISBN 1-4012-1371-51-4012-1371-5)[44]
    • Dead of Winter (with Nicola Scott, collects Birds of Prey #104-108, 128 pages, February 2008, ISBNISBN 1-4012-1641-21-4012-1641-2)[45]
  • Welcome to Tranquility #1-12 (with Neil Googe, Wildstorm, February 2007 - January 2008) collected as:
    • Volume 1 (collects Welcome to Tranquility #1-6, 160 pages, December 2007, ISBNISBN 1-4012-1516-51-4012-1516-5)[46]
    • Volume 2 (collects Welcome to Tranquility #7-12, 144 pages, May 2008, ISBNISBN 1-4012-1773-71-4012-1773-7)[47]
  • The All-New Atom #1-15, 17-18, 20 (DC Comics, September 2006 - April 2008) collected as:
    • My Life in Miniature (collects The All New Atom #1-6, 160 pages, ISBNISBN 1-4012-1325-11-4012-1325-1)
    • Future/Past (collects The All New Atom #7-11, 128 pages, ISBNISBN 1-4012-1568-81-4012-1568-8)
    • The Hunt For Ray Palmer (collects The All New Atom #12-16, 128 pages, ISBNISBN 978-1-4012-1782-2978-1-4012-1782-2)
    • Small Wonder (collects The All New Atom #17-18 and #20-25, 198 pages, ISBNISBN 978-1-4012-1996-3978-1-4012-1996-3)
  • JLA: Classified 2004 (DC Comics, January 2008) collected as:
    • The Hypothetical Woman (with Jose Luis Garcia-Lopez, Klaus Janson, and Sean Phllips, collects JLA: Classified #16-21, January 2006 - May 2006, ~134 pages,[48] softcover, January 2008, ISBNISBN 14012162931401216293[49])
  • Wonder Woman vol. 3 #14-44 & vol. 1 #600 (DC Comics, January 2008 - July 2010) collected as:
    • The Circle (with Terry Dodson, collects Wonder Woman #14-19, January - June 2008, 144 pages, hardcover, November 2008, ISBNISBN 1-4012-1932-21-4012-1932-2;[50] trade paperback, September 2009, ISBNISBN 1-4012-2011-81-4012-2011-8[51])
    • Ends of the Earth (with Aaron Lopresti, collects Wonder Woman #20-25, July - December 2008, 144 pages, hardcover, March 2009, ISBNISBN 1-4012-2136-X1-4012-2136-X)[52]
    • Rise of the Olympian (with Aaron Lopresti, collects Wonder Woman #26-33, January - August 2009, 208 pages, November 2009, ISBNISBN 1-4012-2513-61-4012-2513-6) [53]
    • Warkiller (with Aaron Lopresti, collects Wonder Woman #34-39, September 2009 - February 2010, 144 pages, May 2010, ISBNISBN 1-4012-2779-11-4012-2779-1)[54]
    • Contagion (with Aaron Lopresti, Chris Batista, and Nicola Scott, collects Wonder Woman #40-44, March 2010 - July 2010, 128 pages, October 2010, ISBNISBN 1-4012-2920-41-4012-2920-4)[55]
  • Secret Six #1-14, 16-36, DC Comics, September 2008 - August 2011) collected as:
    • Unhinged (with Nicola Scott and Doug Hazlewood, collects Secret Six #1-7, 144 pages, August 2009, ISBNISBN 1-4012-2327-31-4012-2327-3)
    • Depths (with Nicola Scott and Carlos Rodriguez, collects Secret Six #8-14, 168 pages, April 2010, ISBNISBN 1-4012-2599-31-4012-2599-3)
    • Danse Macabre (with Jim Calafiore, Peter Nguyen and Doug Hazlewood, collects Secret Six #15-18 and Suicide Squad #67, written by John Ostrander, 128 pages, October 2010, ISBNISBN 1-4012-2904-21-4012-2904-2)
    • Cat's in the Cradle (with Jim Calafiore, R.B. Silva and Alexandre Palamaro, collects Secret Six #19-24, 144 pages, January 2011, ISBNISBN 1-4012-3021-01-4012-3021-0[56])
    • The Reptile Brain (with Jim Calafiore and Pete Woods, collects Secret Six #25-29 and Action Comics #896, written by Paul Cornell, 144 pages, May 2011, ISBNISBN 1-4012-3166-71-4012-3166-7[57])
    • The Darkest House (with Jim Calafiore, Matthew Clark and Ron Randall, collects Secret Six #30-36 and Doom Patrol #19, written by Keith Giffen, 176 pages, January 2012, ISBNISBN 14012336271401233627[58])
  • Birds of Prey vol. 2, #1-13 (DC Comics, July 2010 - August 2011) collected as:
    • End Run (with Ed Benes, Adriana Melo, and Alvin Lee, collects Birds of Prey #1-6, July 2010 - January 2011, 160 pages, hardcover, May 2011, ISBNISBN 1-4012-3131-41-4012-3131-4;[59])
    • The Death of Oracle (with Ardian Syaf, Guillem March, Inaki Miranda, Pere Perez, Jesus Saiz, collects Birds of Prey #7-13, February - August 2011, 200 pages, hardcover, October 2011, ISBNISBN 1-4012-3275-21-4012-3275-2[60])
  • Welcome to Tranquility: One Foot in the Grave #1-6 (with Horacio Dominguez, Wildstorm, September 2010 - February 2011) collected as:
    • Welcome To Tranquility: One Foot in the Grave (collects Welcome to Tranquility: One Foot in the Grave #1-6, 144 pages, July 2011, ISBNISBN 1-4012-3175-61-4012-3175-6[61])
  • Batgirl 2011 volumes 1-5, #1-34 (DC Comics, July 2012 - December 2014) collected as:
    • The Darkest Reflection (with Ardian Syaf and Vicente Cifuentes, collects Batgirl (The New 52) #1-6, September 2011 - February 2012, 144 pages, hardcover, July 2012, ISBNISBN 14012381491401238149[62])
    • Knightfall Descends (with Ardian Syaf and Ed Benes, collects Batgirl (The New 52) #7-13 and 0, March 2012 - October 2012, 192 pages, hardcover, February 2013, ISBNISBN 14012381651401238165[63])
    • Death of the Family (with Admira Wijayadi, Vicente Cifuentes, Mark Irwin, Johnathan Glapion, Julius Gopez, Greg Capullo, Daniel Sampere, Ed Benes, Scott Snyder, and Ray Fawkes; collects Batgirl (The New 52) #14-19 and Annual #1, Batman #17, and Young Romance #1; November 2012 - Apr 2013, 224 pages, hardcover, October 2013, ISBNISBN 14012425961401242596[64])
    • Wanted (with Derlis Santacruz, Fernando Pasarin, and Daniel Sampere; collected as Batgirl (The New 52) #20-26[65] and Batman: The Dark Knight #23.1; May 2013 - December 2013, 192 pages, hardcover, May 2014, ISBNISBN 140124629X140124629X[66])
    • Deadline (with Marguerite Bennet, Jonathan Glapion, Fernando Pasarin, and Robert Gill; collects Batgirl (The New 52) #27-34 and Annual #2, January 2014 - August 2014, 256 pages, hardcover, December 2014, ISBNISBN 14012504161401250416[67])
  • Red Sonja Vol 2[68] volumes 1-3, #0-18 (Dynamite Entertainment, February 2014 - October 2014) collected as:
    • Queen of the Plagues (with Walter Geovani, Adriano Lucas, and Simon Bowland, collects Red Sonja Vol 2 #1-6, July 2013 - December 2013, 180 pages, softcover, February 2014, ISBNISBN 16069048171606904817[69])
    • Art of Blood and Fire (with Walter Geovani, collects Red Sonja Vol 2 #7-12 and 0, January 2014 - June 2014, 176 pages, softcover, October 2014, ISBNISBN 978-1606905296978-1606905296[70])
    • The Forgiving of Monsters (with Walter Geovani, collects Red Sonja Vol 2 #13-18, July 2014 - May 2015, 160 pages, softcover, Unpublished, ISBNISBN 16069060111606906011[71])
  • Legends of Red Sonja volume 1, #1-5 (Dynamite Entertainment, August 2014) collected as:
    • Legends of Red Sonja (anthology, collects Legends of Red Sonja #1-5, November 2013 - March 2014, 152 pages, softcover, August 2014, ISBNISBN 978-1606905258978-1606905258[72])
  • Leaving Megalopolis (with Jim Calafiore, 2014, Dark Horse Comics, ISBNISBN 978-1-61655-559-7978-1-61655-559-7.)
  • Clean Room (ongoing series, from December 2015)

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. «Wired: Gail Simone Tossed Off Batgirl Via Email» 
  2. «Crosswind #1 | Releases | Image Comics». Image Comics 
  3. "Passing the Tiara: Who Should Play the Next Wonder Woman" Arquivado em 2013-09-25 no Wayback Machine.. UGO.com. October 5, 2010.
  4. Housel, Rebecca (March 3, 2013). "Gail Simone!" Dr. Rebecca Housel.
  5. The 'You'll All Be Sorry!' archives, Comic Book Resources
  6. «The Gail Simone Dialogues». Consultado em 16 de setembro de 2018. Arquivado do original em 22 de abril de 2009 
  7. Newsarama[ligação inativa]
  8. DC Comics message boards Arquivado em outubro 17, 2005[Erro data trocada], no Wayback Machine.[Erro data trocada], no Wayback Machine.
  9. «Gail Simon Named New Wonder Woman Writer». Consultado em 16 de setembro de 2018. Arquivado do original em 15 de abril de 2007 
  10. «Simon's Wonder Woman Debut Pushed Back a Month». Consultado em 16 de setembro de 2018. Arquivado do original em 27 de agosto de 2007 
  11. «DCU in 2010: Welcome Back the Birds of Prey». The Source. Consultado em 16 de setembro de 2018. Arquivado do original em 21 de julho de 2011 
  12. «Gail Simone Returns to 'Birds of Prey' in 2010 -- EXCLUSIVE». Consultado em 16 de setembro de 2018. Arquivado do original em 16 de janeiro de 2010 
  13. «Gail Simone leaves "Wonder Woman"» 
  14. «Gail Simone on leaving Wonder Woman and returning to Birds of Prey» 
  15. Hyde, David (June 2, 2011). "The New Justice". DC Comics.
  16. «Gail Simone confirms that Secret Six will end with issue #36» 
  17. «Comics Alliance: DC Shakeup: Gail Simone Off 'Firestorm,' Tom DeFalco on 'Legion Lost', Cornell Off 'Stormwatch'». Consultado em 16 de setembro de 2018. Arquivado do original em 5 de setembro de 2012 
  18. Pirshafiey, Nicole (May 20, 2011). "The Power Within: Anti-Bullying Comic Book Raising Funds To Spread Positive Message". GLAAD.
  19. Meylikhov, Matthew (June 6, 2011). "DC Confirm the Women of Gotham" Arquivado em 2011-08-20 no Wayback Machine.. Multiversity Comics.
  20. Kane, Matt (April 10, 2013). "'Batgirl' Comic Introduces Transgender Character". GLAAD.
  21. «Bleeding Cool: Will Gail Simone Leave Batgirl? DC Creative Changes In The Next Few Months» 
  22. «Gail Simone Fired from Batgirl». IGN 
  23. «Gail Simone Back on Batgirl: Writer announces she's back on the book.» 
  24. «DC Announces 'The Green Team' and 'The Movement'» [ligação inativa] 
  25. http://www.comicvine.com/articles/eccc-13-gail-simone-to-write-new-red-sonja-ongoing/1100-146141/
  26. «The Best Tweeters in Comics» 
  27. «Double Date» 
  28. «Pre-Teen Raider: Interview With Writer Gail Simone» 
  29. Maggs, Sam (March 7, 2013). "Ladies Make Comics Too: Gail Simone". Dork Shelf.
  30. Meyer, Jim "Women in Comics- Gail Simone Interview". PREVIEWS.
  31. "2009 Female Comic Creator's Hall Of Fame Inductee: Gail Simone". Friends of Lulu. 2009. Retrieved April 26, 2014.
  32. Wheeler, Andrew (January 19, 2012). "GLAAD Announces Nominees for Outstanding Comic Book 2011" Arquivado em 2014-04-29 no Wayback Machine.. Comics Alliance.
  33. Melrose, Kevin (July 14, 2014). "True Believers Comic Awards announce 2014 winners"Comic Book Resources.
  34. "Marvelous Adventures of Gus Beezer: Spider-Man (2003) #1". Marvel Comics. Accessed 15 Aug 15.
  35. "Marvelous Adventures of Gus Beezer: Hulk". Marvel Comics. Accessed 15 Aug 15.
  36. "Marvelous Adventures of Gus Beezer: X-Men". Marvel Comics. Accessed 15 Aug 15.
  37. "Marvelous Adventures of Gus Beezer & Spider-Man (2004) #1". Marvel Comics. Accessed 15 Aug 15.
  38. Villains United details Arquivado em 2008-09-13 no Wayback Machine. at DC
  39. Of Like Minds trade details Arquivado em 2009-02-10 no Wayback Machine. at DC
  40. Sensei & Student trade details Arquivado em 2009-02-23 no Wayback Machine. at DC
  41. Between Dark & Dawn trade details Arquivado em 2009-02-26 no Wayback Machine. at DC
  42. The Battle Within trade details Arquivado em 2009-02-10 no Wayback Machine. at DC
  43. Perfect Pitch trade details Arquivado em 2009-02-10 no Wayback Machine. at DC
  44. Blood and Circuits trade details Arquivado em 2009-02-26 no Wayback Machine. at DC
  45. Dead of Winter trade details Arquivado em 2009-02-26 no Wayback Machine. at DC
  46. Welcome to Tranquility Volume 1 trade details at DC
  47. Welcome to Tranquility Volume 2 trade details at DC
  48. Collated from DC Comics data from individual comic book page counts. The graphic novel does not have a page number count in the "Library of Congress Catalog" or "DC Comics page"
  49. "JLA: The Hypothetical Woman", Library of Congress Catalog. DC Comics. Accessed August 15, 2015
  50. The Circle hardcover details Arquivado em 2009-02-26 no Wayback Machine. at DC
  51. The Circle trade details Arquivado em 2009-09-28 no Wayback Machine. at DC
  52. End of the Earth hardcover details Arquivado em fevereiro 23, 2009[Erro data trocada], no Wayback Machine.[Erro data trocada], no Wayback Machine. at DC
  53. Rise of the Olympian trade details Arquivado em 2009-11-06 no Wayback Machine. at DC. Note: Site incorrectly identifies this volume's contents as issues #20-27.
  54. Warkiller trade details Arquivado em 2010-08-10 no Wayback Machine. at DC.
  55. Contagion trade details Arquivado em 2010-12-02 no Wayback Machine. at DC.
  56. Cat's in the Cradle trade details Arquivado em 2011-05-05 no Wayback Machine. at DC
  57. The Reptile Brain trade details Arquivado em 2011-05-11 no Wayback Machine. at DC
  58. The Darkest House trade details Arquivado em 2011-12-10 no Wayback Machine. at DC
  59. "BIRDS OF PREY VOL. 1: ENDRUN" Arquivado em 2011-05-14 no Wayback Machine.. DC Comics. Retrieved September 21, 2013.
  60. The Death of Oracle hardcover details Arquivado em 2011-12-10 no Wayback Machine. at DC
  61. Welcome to Tranquility: One Foot in the Grave trade details Arquivado em 2012-02-06 no Wayback Machine. at DC
  62. "BATGIRL VOL 1: THE DARKEST REFLECTION". DC Comics. Retrieved August 11, 2015.
  63. "BATGIRL VOL 2: KNIGHTFALL DESCENDS". DC Comics. Retrieved August 11, 2015.
  64. "BATGIRL VOL 3: DEATH OF THE FAMILY". DC Comics. Retrieved August 12, 2015.
  65. DC Comics page incorrectly lists this as 19-25, but 19 is included in the previous volume 3 and 26 is included in this volume.
  66. "BATGIRL VOL 4: WANTED". DC Comics. Retrieved August 12, 2015.
  67. "BATGIRL VOL 5: DEADLINE". DC Comics. Retrieved August 12, 2015.
  68. Dynamite Entertainment lists this as Red Sonja Vol 2 on their website.
  69. "RED SONJA VOL. 1: QUEEN OF PLAGUES TPB". Dynamite Entertainment. Retrieved August 13, 2015.
  70. "RED SONJA TP VOL 02 ART OF BLOOD AND FIRE". Dynamite Entertainment. Retrieved August 13, 2015.
  71. "RED SONJA VOL 3 THE FORGIVING OF MONSTERS". Dynamite Entertainment. Retrieved August 13, 2015.
  72. "LEGENDS OF RED SONJA VOL. 1 TPB". Dynamite Entertainment. Retrieved August 13, 2015.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Entrevistas[editar | editar código-fonte]