Robert Englund

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde maio de 2015)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Robert Englund
Robert Englund em 2011
Nome completo Robert Barton Englund
Nascimento 6 de junho de 1947 (68 anos)
Glendale, CA
 Estados Unidos
Ocupação Ator, dublador
Atividade 1974 – atualidade
Cônjuge Nancy Booth
IMDb: (inglês)

Robert Barton Englund (Glendale, 6 de junho de 1947) é um ator, dublador, músico e diretor norte-americano.

Sua estréia no cinema foi em Buster and Billie, em 1974, mas só ganhou seu merecido destaque quando protagonizou um dos maiores vilões das telas de cinema: Freddy Krueger na cine-série A Nightmare on Elm Street, um famoso filme da década de 80.

Apesar de toda a fama encarnando um dos maiores vilões do terror, com a face totalmente queimada, resultado de pesado trabalho de maquiagem pois seu personagem havia morrido queimado, Englund aparece de cara limpa em outros filmes de terror, como o Mestre dos Desejos, Python e Lenda Urbana. No sétimo filme da série A Hora do Pesadelo, intitulado o Novo Pesadelo de Wes Craven, Englund também aparece de cara limpa, interpretando a si mesmo.

Até a nova versão de A Hora do Pesadelo, que estreou em 2010, Englund sempre interpretou Freddy na série, ao contrário de outra série famosa da década, a Sexta Feira 13 onde o assassino Jason geralmente era interpretado por dubles diferentes ou atores desconhecidos, por não ter falas. Outro caso de série de terror com o mesmo ator sempre no papel do assassino é a série Brinquedo Assassino, onde Brad Dourif faz a voz do boneco Chuck em todos os filmes. Ele também participa da serie supernatural.

No ano de 2010, fez uma participação especial no décimo sétimo episódio do seriado Bones, exibido pela Fox.

Casou-se com Roxanne Rogers (1986-1988, divorciado) e posteriormente com Nancy Booth.

Englund também fez uma participação especial no jogo Call of Duty: Black Ops, no mapa de expansão Call Of The Dead, fazendo papel dele mesmo.

Atualmente, Robert se prepara para reprisar Freddy Krueger, desta vez na televisão, com Elm Street, série da FX baseada na série de filmes original que está prevista para 2016. Quem também volta á nova série é o produtor // roteirista // diretor Wes Craven. Há boatos de que Heather Langenkamp (Nancy) também volte á série.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

A Hora do Pesadelo[editar | editar código-fonte]

O ator Robert Englund intepretando o seu famoso personagem, Freddy Krueger.

Outros filmes[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Robert Englund
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.