Freddy Krueger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Freddy Krueger
Personagem de A Nightmare on Elm Street
Informações gerais
Primeira aparição A Nightmare on Elm Street (1984)
Última aparição A Nightmare on Elm Street (2010)
Criado por Wes Craven
Interpretado por Robert Englund
Jackie Earle Haley
Informações pessoais
Nome original Frederick Charles Krueger
Pseudônimos Freddy Krueger
Nascimento 2 de Setembro de 1938
Morte Em Freddy vs. Jason (2003)
Residência Elm Street
Características físicas
Espécie Humano / Demônio dos Sonhos
Sexo Masculino
Família e relacionamentos
Família Amanda Krueger (Mãe Falecida)

Maggie Burroughs/Katherine Krueger (filha) Loreta Krueger (esposa falecida) Underwood (padrasto)

Informações profissionais
Poderes Imortalidade; capacidade de penetrar em sonhos; Atributos físicos super-humanos; fator de cura acelerado, teletransporte, capacidade de mutacionar nos sonhos das vítimas.
Inimigos Jason Voorhees, Nancy Thompson e Ash J. Willians
Aparições
Filme(s) A Nightmare on Elm Street

A Nightmare on Elm Street 2: Freddy's Revenge
A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors
A Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master
A Nightmare on Elm Street 5: The Dream Child
Freddy's Dead: The Final Nightmare
Wes Craven's New Nightmare
Freddy vs. Jason
A Nightmare on Elm Street (2010)

Freddy Krueger é um personagem fictício da série de filmes de terror A Nightmare on Elm Street (no Brasil, A Hora do Pesadelo; em Portugal, Pesadelo em Elm Street). Freddy é um assassino[1] de crianças da fictícia Springwood, Ohio, que após ser queimado por pais vingativos passa a atacar adolescentes em seus sonhos, matando-as no mundo real por tabela. O facto de ter o poder de controlar os sonhos das pessoas e matá-las durante o sono, valeu-lhe as alcunhas de "Lorde dos Pesadelos" e "Senhor dos Sonhos". Robert Englund foi o intérprete original de Freddy, participando de sete filmes mais um crossover com Jason Voorhees da série Sexta-Feira 13. Em um remake do filme original lançado em 2010, Freddy é interpretado por Jackie Earle Haley. Freddy também aparece como um personagem jogável no jogo Mortal Kombat (2011) e em Dead by daylight.

Biografia do personagem[editar | editar código-fonte]

Origem[editar | editar código-fonte]

Frederick Charles Krueger, nascido em Springwood, Ohio em 2 de Setembro de 1938, é fruto de um estupro coletivo ocorrido num velho manicômio da Rua Elm, quando a freira Amanda Krueger foi trancada junto com cem internos por dias. Durante toda a sua vida, ele foi capaz de se lembrar dos gritos de sua mãe. Amanda imediatamente pôs o filho para adoção, e alguns anos depois, Freddy foi adotado por um velho alcoviteiro, Sr. Underwood, que viu utilidade no menino como atração de bêbados curiosos na pequena e imunda rua, repleta de prostitutas e drogados. O jovem apanhava constantemente do padrasto, que o tratava como um nada, tirando sangue e deixando-o cheio de marcas roxas pelo corpo. Após uma surra, em que quase foi morto, o jovem Freddy matou Underwood com uma lâmina - a mesma que Freddy usava para se cortar, devido ao abuso do padrasto e dos colegas.

Ficou da adolescência até a idade adulta perambulando pela cidade como um vagabundo, até num dia em que dormia sob uma ponte, algumas crianças vieram até ele atraídas por curiosidade. Nesse meio tempo, Freddy acordou e as assustou, que saíram correndo, exceto um garoto que caiu e machucou a cabeça. Freddy de alguma forma ficou excitado em ver o garoto coberto de sangue e despertou nele algo que não sentia há anos quando ele próprio se cortava quando jovem.

Freddy começou a trabalhar em uma fábrica, casou-se e teve uma filha. Porém ao mesmo tempo começa a matar crianças, usando um carrinho de sorvete para atraí-las e mais tarde matá-las na sala da caldeira onde trabalha. Em 1976, sua esposa Loretta descobriu instrumentos de tortura no porão de casa (o principal sendo uma luva com lâminas afiadas nos dedos), e viu que seu marido era o "retalhador de Springwood". Freddy estrangulou-a em frente à filha Katherine. A filha delatou-o para as autoridades e Freddy foi preso, mas acabou sendo solto por não terem assinado um mandado de busca.

Aproveitando que estava livre, Freddy decidiu que era hora de deixar a cidade e procurar novas presas, mas os moradores furiosos, conduzidos pelo tenente Thompson e sua esposa Marge, haviam decidido se vingar do cruel assassino. Os Thompsons e os vizinhos da rua Elm colocaram gasolina no local onde Freddy passava suas noites e colocaram fogo. No momento em que estava sendo queimado, Freddy invocou os demônios dos sonhos, três serpentes voadoras que tem o poder de tornar real os pesadelos das vítimas. Freddy pediu imortalidade. Em troca iria ser o maior assassino dos pesadelos.

Série de eventos[editar | editar código-fonte]

Boneco de cera exposto no National Wax Museum Plus,[2] Dublin, Irlanda.

Em A Nightmare on Elm Street (1984), Freddy começa a matar adolescentes da Rua Elm enquanto estes dormem, sendo impedido por Nancy Thompson.

Em A Nightmare on Elm Street 2: Freddy's Revenge (1985), Freddy começa a povoar os pesadelos do adolescente Jesse Walsh, e passa a possuí-lo para cometer seus assassinatos. A namorada de Jesse, Lisa, salva-o.

Em A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors (1987), Freddy começa a matar as crianças da rua Elm, com as poucas sobreviventes indo para um hospício. Nancy percebe que é Freddy, e com a ajuda do Dr. Neil Gordon, ajuda as sobreviventes a descobrirem seus poderes nos sonhos. Nancy é morta por Freddy, mas o grupo liderado por Kristen Parker derrota o assassino.

Em A Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master (1988), Freddy consegue ressuscitar com os pesadelos dos protagonistas do filme anterior, sendo impedido por Alice Johnson, que conseguiu os poderes dos outros "Guerreiros dos Sonhos".

Em A Nightmare on Elm Street 5: The Dream Child (1989), por meio dos pesadelos do feto de Alice, Jacob, Freddy volta a atacar. Orientado pelo espírito de Amanda, Jacob consegue se libertar de Freddy, e Amanda derrota-o.

Em Freddy's Dead: The Final Nightmare (1991), o último sobrevivente de Springwood, John Doe, é usado por Freddy para descobrir o paradeiro de sua filha, agora chamada Maggie Burroughs, que é a chave para Freddy sair de Springwood. Maggie eventualmente mata Freddy, libertando-o dos Demônios dos Sonhos e prendendo Freddy no inferno.

Freddy Krueger no mundo real[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Wes Craven's New Nightmare

Em Wes Craven's New Nightmare (1994), uma entidade maligna que tomou a forma de Freddy - e se lançou no mundo real quando o personagem foi morto no filme anterior - começa a povoar os pesadelos da atriz Heather Langenkamp (Nancy), do ator Robert Englund (Freddy), e do criador da série, Wes Craven, e a partir daí cometer assassinatos em sonhos. Heather e seu filho Dylan se unem para destruir a entidade.

Batalha com Jason Voorhees[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Freddy vs. Jason

Em Freddy vs. Jason (2003), Freddy Krueger e Jason Voorhees estavam no inferno. Para conseguir fazer a população de Springwood voltar a temê-lo e assim ter seus poderes de volta, Freddy toma a forma da mãe de Jason, Pamela Voorhees, e pede para este voltar à Terra e causar mortes em Springwood. Tudo culmina entre uma luta entre Freddy e Jason no acampamento de Crystal Lake, Freddy é morto por Lori (cortou a cabeça dele). No final do filme Jason sai vivo do Lago C.K e levando a cabeça de Freddy, na cena final a cabeça de Freddy dá uma piscadela pra câmera indicando que não morreu pois ambos Freddy e Jason são imortais.

Nova série[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: A Nightmare on Elm Street (2010)

No remake de A Nightmare On Elm Street (2010), os adolescentes começam a ter pesadelos com Freddy e ele começa a matá-los. Eles não sabem quem é Freddy e nem o motivo dele estar "perseguindo" eles nos sonhos (pesadelos). No desenrolar do filme, dois jovens (um deles a protagonista Nancy) descobrem que todos os jovens assassinados e eles têm algo em comum. A conexão é a escola primária onde estudaram quando tinham 5 anos de idade. Freddy era o jardineiro da escola. Naquele período, Freddy molestou as crianças e elas contaram para seus pais que decidiram se vingar. Os pais perseguiram Freddy até uma fábrica onde ele se escondeu em um prédio. Como não conseguiram pegar Freddy, alguns pais decidiram atear fogo no local.

O casal protagonista vai até a antiga escola primária pois acham que lá desvendarão tudo - por um período no filme há uma dúvida se Freddy abusou ou não das crianças. Lá encontram fotos e descobrem que de fato Freddy molestava eles.

Perto do fim do filme Nancy descobre que para poder ferir Freddy é necessário trazê-lo para o mundo real (onde ele não tem controle sobre nada). Nancy Holbrook segura Freddy e é acordada pelo namorado. Eles lutam com Freddy e Nancy o mata cortando sua garganta. Antes de sair do local, ela decide atear fogo na escola. Aparentemente Freddy está morto, mas na última cena do filme Nancy entra em casa com sua mãe e Freddy surge no espelho. Sua mãe é morta por Freddy, porém, não se sabe se o pesadelo é de Nancy ou sua mãe.

Freddy Krueger vira jogo[editar | editar código-fonte]

Freddy Krueger tornou-se personagem jogável disponível por download no game de luta Mortal Kombat (2011), possuindo uma aparência similar à de Jackie Earle Haley no filme de 2010. No jogo ele usa sua tradicional luva de garras em ambas mãos e não somente na mão direita. Na trama do jogo, Shao Kahn começa a roubar as almas do Plano Terreno, irritando Freddy, que consegue as almas de quem ele mata nos sonhos. Freddy ataca Kahn em seus sonhos, e acaba sendo puxado para o mundo real, onde é derrotado pelo imperador de Exoterra. Freddy então equipa-se com luvas com lâminas demoníacas visando matar Kahn e arranjar um caminho de volta para a Terra, com isso tendo meios para atormentar eternamente as almas humanas na Terra.

Além disso, Freddy Krueger é um personagem jogável como assassino no game de terror assimétrico Dead by Daylight. Faz parte de uma DLC paga chamada de "A Nightmare on Elm Street" e é chamado, no jogo, de "O Pesadelo". Freddy passivamente coloca os jogadores no mundo dos sonhos, o que acontece imediatamente caso os ataque. Freddy também possui o poder de criar uma poça dos sonhos, que só pode ser acionada por jogadores que estiverem no estado sonolento. Além disso, pode se teleportar para determinados objetos do mapa através de uma projeção do sono.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Freddy é conhecido pelas frases e diálogos carregados de ironia, trocadilhos e sadismo, como "É melhor você não dormir e dirigir..." no quinto filme para uma vítima que bate uma moto, "Que tal isso de sonho molhado?" para uma vítima sugada para uma cama d'água no quarto filme e "Não grite com o ônibus em movimento!" para John no sexto filme.

Também gosta de cantar uma canção para suas vítimas:

No quinto filme, uma jovem garota canta uma versão ligeiramente diferente da canção dando a entender o seu retorno:

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Devido a um trato com seres sobrenaturais no momento que estava sendo queimado, Freddy Krueger é descrito como um "demônio do sonho" e tem grandes poderes sobrenaturais. Ele é incorpóreo e invisível para todas as pessoas que não estão sonhando; a única maneira de afetar Freddy fisicamente é agarra-lo nos sonhos e traze-lo ao mundo desperto. Freddy tem o principal poder de criar pesadelos, com os quais pode ferir fisicamente e até matar suas vítimas nos sonhos. Dentro dos sonhos ele tem uma gama de poderes que vão de atributos físicos super-humanos, imortalidade, se disfarçar em qualquer pessoa, fator de cura acelerado, teletransporte, transformar objetos do sonho de suas vítimas, capacidade de tornar a si mesmo e/ou qualquer parte do seu corpo em qualquer coisa que ele queira, sua habilidade mais conhecida de ser capaz de afetar suas vítimas em seus sonhos e, " como uma espécie de vodu", deixar marcas e cicatrizes em seus corpos físicos (Ex: uma garota sonha com o Freddy, e este transforma o seu braço em uma cabeça de dragão, e "cospe" fogo nela, no mundo real ela vai pegar fogo!) e também tem o poder de usar coisas (EX:a morte de Spencer onde ele usa um power glove para matar Spencer). Vítimas que tenham sido mortas no sonho tem suas almas absorvidas para dentro de Freddy, com seus rostos se retorcendo no tórax desfigurado do vilão, até que ele seja vencido, de modo que as almas das vítimas se libertam, mas não voltam a vida. Também pode "apagar" da existência pessoas que ele tenha matado (como aconteceu com John, Carlos e Spencer), de modo que ninguém possa lembrar delas, a não ser os que podem controlar seus sonhos.

Fraquezas[editar | editar código-fonte]

Freddy tem 5 fraquezas conhecidas:

  1. Se ele é trazido para o mundo real, os seus poderes gradualmente diminuem ou desaparecem, fazendo-o se tornar mortal. Para trazê-lo para o mundo real, uma pessoa tem de agarrar fisicamente Freddy em seus sonhos e em seguida despertar, o que consiste em uma tarefa difícil (principalmente porque quando Krueger está em um sonho, é muitas vezes escorregadio, além de que geralmente quando uma pessoa sonha com ele ela tem um sono muito mais profundo do que o normal). Krueger é extremamente perigoso; por isso, quando chega suficientemente perto para ser tocado em um sonho, está normalmente prestes a matar sua vítima. Muitas vezes, a pessoa deve estar agarrando Freddy e as pessoas em torno dela a despertaram violentamente, a fim de garantir que ela não morra em poucos segundos. Quando Krueger está no mundo real, ele pode ser morto.
  2. Pessoas capazes de sonho lúcido conseguem controlar seus sonhos e retaliarem os ataques de Freddy à altura.
  3. Uma vez que o receio e o medo das vítimas dão forças a Freddy, pessoas com bravura e a força de vontade podem provar estar sem medo e combatê-lo.
  4. Se as almas capturadas por Freddy conseguirem se despertar, podem destruí-lo por dentro. Sugere-se igualmente ao longo de todos os filmes que Freddy está vulnerável a água benta, devido às evidentes conotações religiosas, e de fogo, sendo este o método original de sua morte. A série Freddy's Nightmares e o filme Pesadelo Final: A Morte de Freddy mostram também que não está em condições de propagação da sua influência fora de Springwood (fato contradito em Freddy vs Jason, no qual mesmo estando fraco, Freddy foi capaz de entrar no sonho de Jason, estando este fora dos limites de Springwood).
  5. Ele tem Medo de Fogo por ter sido queimado vivo como mostrado no primeiro filme e também mostrado em Freddy vs. Jason. Embora não aceitado pelos fãs Freddy Krueger possui um medo, que é mostrado também em Freddy vs Jason, onde na luta final, os 2 sobreviventes acabam ateando fogo na ponte onde Freddy e Jason estão e Freddy fica aflito e com medo obviamente. Sendo assim Jason aproveita a distração para acabar de vez com Freddy krueger.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências na mídia[editar | editar código-fonte]

Fãs fazendo cosplay de Jason e Freddy na Dragon Con (Atlanta, EUA) 2015.
Freddy estilizado como um robô numa fanart ("arte de fã") de 2009.

Freddy Krueger se tornou um ícone entre os fãs de filmes de terror, ele e seus filmes são mencionados em vários filmes e séries na mídia:

  • No filme Transformers, quando o sargento Robert Epps vê a parede arranhada pergunta se o Freddy Krueger está morando por lá.
  • O filme Pânico, mostra uma cena onde o zelador da escola, chamado Freddy (interpretado por Wes Craven), aparece vestido como Freddy Krueger.
  • Uma ilustração de Freddy Krueger aparece em uma edição da Turma da Mônica Jovem quando o Do Contra está explicando sobre os clichês dos filmes de terror.
  • No filme Ted 2, há uma cena onde Mark Wahlberg aparece com um DVD do filme Freddy vs. Jason.
  • Em um episódio de O Incrível Mundo de Gumball, a personagem Carrie aluga um filme de terror chamado Pesadelo em "Elmore" Street, uma referência a A Nightmare on Elm Street.
  • Um episódio do desenho Doug tem o título "O Pesadelo da Rua Jumbo" (Nightmare on Jumbo Street).
  • Em uma publicação da Turma da Mônica, a turma começa a ter sonhos com o Capitão Feio vestido como Freddy. Segundo ele, ele assistiu A Nightmare on Elm Street, e roubou a invenção de Franjinha, um capacete que dava o poder de entrar nos sonhos das pessoas.
  • Em um episódio de O Show dos Looney Tunes, o Pernalonga e o Patolino estão assistindo um filme de terror com um assassino usando as roupas do Freddy Krueger e a máscara do Jason Voorhees.
  • No filme Deadpool, quando Wade Wylson mostra sua face desfigurada ao seu amigo Weasel ele diz que Wade parece o Freddy Krueger.
  • Em um episódio do seriado Todo Mundo Odeia o Chris Chris tem um pesadelo com o personagem Malvo vestido como Freddy Krueger.
  • No segundo episódio do seriado Um Maluco no Pedaço, Will Smith diz que a música de Ashley parece uma trilha sonora do Freddy Krueger matando alguém.
  • No episódio The Best O´Plucky Duck Day de Tiny Toon, quando o Plucky Duck assiste filme de terror é aterrorizado por Eddy Cougar, um tigre que tem a aparência do Freddy Krueger.
  • No desenho Raw Footage, um garoto viciado em sorvete começa a ter pesadelo com o Freddy Casquinha. No episódio Nightmare on Rocky Road que é dublado por Robert Englund.
  • No filme O Professor Aloprado, o aluno Jason ao ver o professor Sherman Klump voltar ao normal após a transformação em Buddy Love, exclama que parece coisa de Freddy Krueger.
  • Na novela Os Mutantes: Caminhos do Coração, há o mutante do mal Pesadelo, personagem de Felipe Adler que foi inspirado em Freddy Krueger que possui o poder de criar pesadelos nas vitimas.
  • Na série de tv Heroes, há um sujeito conhecido como Homem Pesadelo que apareceu na 2ª temporada aterrorizando a mente de uma menina muito similar a Freddy Krueger.
  • No filme O Último Grande Herói, estrelado por Arnold Schwarzenneger, Freddy Krueger é citado no filme pelo vilão Benedict com o objetivo de trazer Freddy Krueger, junto com Hannibal Lecter, Conde Drácula e King Kong como o exercito de vilões, para dominar o mundo real.
  • Na série Scream (baseada nos filmes de Wes Craven) os filmes de A Hora do Pesadelo são muito citados.
  • No tokusatsu japonês Guerreiro Dimensional Spielvan há uma referência à A Nightmare on Elm Street, quando Spielvan fica preso num sonho provocado por um mecanóide Brocker inspirado no Freddy Krueger.
  • Na 6º temporada de Cilada, no episódio "A Adolescente", Bruno cita o nome de Freddy quando um dos adolescentes, conta que baixou um filme de um cara que mata nos sonhos como Krueger. Os adolescentes desconhecem Freddy Krueger.
  • No filme Criaturas 2, o personagem Lee um dos caçadores do Critters tem o poder se transformar em qualquer pessoa que se encontrar no seu caminho, iria se transformar num Freddy Krueger quando dá de cara com cartaz do personagem do filme A Hora do Pesadelo, pois graças ao Charlie MacFadden que convenceu o Lee a se transformar na Roxanne Kernohan.
  • Na série Stranger Things há uma referência à A Hora do Pesadelo quando o monstro Demogorgon aparece nas paredes como Freddy Krueger fazia em alguns filmes.
  • No episódio 20 da nona temporada de Sobrenatural, os irmãos Winchester investigam famílias mafiosas de monstros sendo atacadas por um assassino com lâminas nos dedos, que Dean diz poder ser o Freddy Krueger.
  • No segundo episódio da série de animação adulta Rick e Morty aparece o personagem Scary Terry (Terry Assustador), uma paródia de Freddy Krueger que possui pequenas espadas nos dedos em vez de lâminas e adora dizer "Bitch" ("Otário" em português).
  • No filme Moonlight: Sob a Luz do Luar, Chiron acaba encontrando um grupo de garotos comparando seus pênis e um dos garotos diz que o pênis de um dos garotos parece o Freddy Krueger.
  • No filme Logan, após Wolverine matar um grupo de bandidos, Donald Pierce faz uma "piada" com as mortes, dizendo que os principais suspeitos seriam um tigre pré-histórico ou Freddy Krueger.
  • No Kamen Rider Black RX o episódio 10, o pesadelo assassino a personagem reiko é aterrorizada por um monstro do pesadelo, que se passa como insamu minami no sonho da reiko, faz referência a hora do pesadelo.
  • Na série de tv machine man, o professor k cria uma máquina do pesadelo para aterrorizar as crianças, e o monstro foi derrotado por machine man.
  • No jogo do Batman: Arkham Asylum, Batman é aterrorizado pelo pesadelo do Espantalho e o visual do Espantalho é inspirado no Freddy Krueger, por causa das luvas que em vez de garras, são agulhas de injeção.
  • Na série de tv Sleepy Hollow, tem um demônio do pesadelo chamado Ro'kenhronteys (também conhecido como Sandman), é inspirado nele, mas pune as pessoas que não ajudaram os vizinhos, deixando-os loucos até que se suicidem, por isso Ro'kenhronteys entra em pesadelos jogando areia e hipnotiza a vítima acordada pelo poder dele com olhos totalmente brancos.
  • No jogo Five Nights at Freddy's 4, a versão sonhadora do Freddy Fazbear é baseada no Freddy Krueger devido ao fato de ter garras de mão parecidas, um chapéu semelhante e danos físicos extremos.
  • Kruegger aparece em um episódio do canal de Youtube, Epic Rap Battles of History enfrentando o personagem de história em quadrinhos Wolverine.

Referências

  1. Stuart Fischoff; Alexandra Dimopoulos; FranÇois Nguyen; Leslie Hurry; Rachel Gordon (2003). «The psychological appeal of your favorite movie monsters (abstract)». ISCPubs. Consultado em 9 de janeiro de 2022. Cópia arquivada em 28 de setembro de 2007 
  2. «National Wax Museum Plus». (em inglês). Consultado em 4 de maio de 2020 
  3. «Film Legends Museum». (em inglês). Consultado em 4 de maio de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]