Campinho (bairro do Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Campinho
Campinho.svg
Bairro do Rio de Janeiro Bandeira do Município do Rio de Janeiro.png
Área: 98,45 ha (em 2003)
Fundação: 23 de julho de 1981[1]
IDH: 0,904[2] (em 2000)
Habitantes: 10 156 (em 2010)
Domicílios: 3 821 (em 2010)
Limites: Praça Seca, Vila Valqueire,
Bento Ribeiro, Oswaldo Cruz,
Madureira e Cascadura [3]
Região Administrativa: XV R.A.(Madureira)

Campinho é um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro.

Localiza-se entre os bairros de Praça Seca, Vila Valqueire, Bento Ribeiro, Oswaldo Cruz, Madureira e Cascadura. [4]

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,904, o 24º melhor da cidade do Rio de Janeiro.[5]

Nele nasceram a atriz Fernanda Montenegro e o rapper Xará. No bairro também estão localizadas as escolas de sambas Tradição e União de Jacarepaguá, além dos desfiles das escolas de samba fora do Marquês de Sapucaí.

História[editar | editar código-fonte]

Estr. Intendente Magalhães.

No cruzamento da Estrada Real de Santa Cruz (que são, atualmente,as ruas Intendente Magalhães e Ernani Cardoso) com a Estrada de Jacarepaguá (atual Cândido Benício) e a Estrada de Irajá (atual Domingos Lopes), havia um local onde os viajantes descansavam, próximo a um campo onde havia uma feira de gado - o "Campinho". No século XVIII, foi aberta uma hospedaria que Tiradentes frequentava, quando vinha ao Rio de Janeiro. Nas suas imediações existia pequena fortaleza, onde foi erguida uma capelinha (atual Igreja N.S. da Conceição).

Entre seus antigos moradores, destacavam-se o Capitão José de Couto Menezes e Ludovico Teles Barbosa, cujos descendentes abriram ruas na região. O Barão da Taquara também fez o mesmo no final do século XIX, gerando o atual bairro do Campinho, onde nasceu a atriz Fernanda Montenegro.[6]


Mergulhão do Campinho[editar | editar código-fonte]

O Mergulhão Clara Nunes, também conhecido como Mergulhão do Campinho, é uma passagem subterrânea que passa sob o antigo cruzamento da Estrada Intendente Magalhães, com Ruas Domingos Lopes e Cândido Benício. Foi construído para eliminar o grande fluxo de congestionamento nesta região. Nele, há uma estação da BRT Transcarioca. Constitui-se de três pistas em cada sentido, sendo duas para veículos e uma para o BRT.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]