Vila Kennedy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vila Kennedy.

Vila Kennedy é um bairro oficial da cidade do Rio de Janeiro, que oficialmente faz parte de Bangu. Devido a circunstâncias históricas e culturais localizado às margens da avenida Brasil no bairro de Bangu no Rio de Janeiro.

História[editar | editar código-fonte]

No dia 20 de janeiro de 1964, dia de são Sebastião, foi inaugurada a Vila Kennedy pelo Governador do Estado Carlos Lacerda.

Nome assim colocado em homenagem ao Presidente Kennedy. Foram construídas 5.054 unidades habitacionais, as ruas tem nome de países africanos  e músicos.

A área onde foi construída a Vila Kennedy era rural, à margem da Avenida Brasil, trecho antigamente denominado avenida das bandeiras . Uma localidade muito distante, isso dificultou muito a vida das pessoas que vieram morar no bairro. http://www.vilakennedy.com.br/index.htm 

No fim da década de 1960, um embaixador estadunidense doou ao bairro uma réplica da Estátua da Liberdade, produzida com níquel pelo criador da estátua original em Nova Iorque, o escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi.

A verba usada para erguer as casas populares da Vila Kennedy veio da Aliança para o Progresso, programa criado pelo então presidente americano John Kennedy. Daí o nome da vila, que a princípio se chamaria Vila Progresso e que acabou por receber seu nome atual como forma de homenagear o presidente Kennedy, falecido em 1963, um ano antes da inauguração da vila.

Inicialmente a Vila recebeu os moradores da extinta Favela do Esqueleto, onde foi erguida a Universidade do Estado da Guanabara, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, no bairro do Maracanã e os moradores do Morro do Pasmado, no bairro de Botafogo, além dos moradores da favela da praia do Pinto, na Lagoa e os da favela de Ramos. [1]

No que tange à cultura, na Vila Kennedy estão localizados o Teatro Mário Lago (na rua Jayme Redondo) e a Escola de Samba Unidos da Vila Kennedy, além de vários outros pontos culturais como ongs e atores locais.

Referências

  1. Raimundo Ferreira, para Vila Kennedy On-Line. «História do bairro». Consultado em 31 de janeiro de 2009. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.