Lins de Vasconcelos (bairro do Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Lins de Vasconcelos
Bairro do Rio de Janeiro Bandeira do Município do Rio de Janeiro.png
Lins de Vasconcelos.svg
Área 266,92 ha (em 2003)
Fundação 23 de julho de 1981
IDH 0,859[1](em 2000)
Habitantes 37 487 (em 2010)[2]
Domicílios 13 336 (em 2010)
Limites Engenho de Dentro, Méier,
Engenho Novo,Grajaú e
Jacarepaguá[3]
Distrito Méier
Subprefeitura Zona Norte
Região Administrativa Méier

Lins de Vasconcelos é um bairro da Zona Norte do município do Rio de Janeiro.

Faz limite com os bairros Méier, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Grajaú e Jacarepaguá.[4]

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,859, o 44º melhor do município do Rio de Janeiro.[5]

Faz parte do Grande Méier. No bairro encontra o Hospital Naval Marcílio Dias, a maternidade pública Carmela Dutra e as escolas de samba Lins Imperial e Unidos do Cabuçu. Foi nesse bairro que nasceu o escritor Carlos Heitor Cony e o ator Hugo Carvana e morou na adolescência o cantor e compositor Roberto Carlos.

Sua principal via de acesso é a rua Lins de Vasconcelos, que se inicia na rua 24 de Maio e seu término é nas esquinas das ruas Pedro de Carvalho e Nossa Senhora da Guia.

É um bairro tipicamente residencial do subúrbio carioca. É servido pelas linhas de ônibus 232 (Lins x Praça Quinze), 606 (Rodoviária x Engenho de Dentro), 651 (Méier x Cascadura - Via Arquias Cordeiro) e 652 (Méier x Cascadura - Via Lins), sendo que, no período do verão, também é servido por uma linha em direção à praia do Leme, o SE 232.

Possui um sub-bairro: Boca do Mato, que se localiza no fim das ruas Aquidabã e Maranhão.[6] Nesse local se encontra o Colégio Estadual Antônio Houaiss, onde a maioria dos jovens da área estudam, no Ensino Médio. Também é cercado por diversas favelas em suas encostas, sendo que já foram catalogadas mais de 12 comunidades. As favelas mais conhecidas são: Barro Preto, Barro Vermelho, Encontro, Bacia, Amor, Árvore Seca, Cachoeirinha, Cachoeira Grande e Gambá.

O bairro possui uma comunidade modelo, a Barreira do Lins, localizada numa rua pequena, a Antenor Nascentes. Trata-se de um conjunto habitacional de apartamentos da CEHAB. Há uma creche modelo também: a Creche Odetinha Vidal de Oliveira. Não podendo ser esquecida a Rua Mar de Espanha, rua fechada por portão automático, arborizada e tranquila, parece um local longe da violência e da perturbação urbana.

Foi agraciado com o Projeto Rio Cidade da prefeitura da Municipal do Rio de Janeiro, através de emenda ao orçamento, onde estão sendo reformada toda a Rua Lins de Vasconcelos, com galerias de águas pluviais, nova iluminação, asfaltamento diferenciado, reforma de calçadas com piso intertravado, e aligação das galerias de águas pluviais com o Rio Jacaré, obra espetacular para os moradores do Lins de Vasconcelos, as intervenções vão desde a Rua Vinte e Quatro de Maio, até a Rua Aquidabã com Pedro de Carvalho.

Bairros vizinhos[editar | editar código-fonte]

Dados[editar | editar código-fonte]

O bairro de Lins de Vasconcelos faz parte da região administrativa de Méier. Os bairros integrantes da região administrativa são: Abolição, Água Santa, Cachambi, Encantado, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Jacaré, Lins de Vasconcelos, Méier, Piedade, Pilares, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier e Todos os Santos.

Limites[editar | editar código-fonte]

Delimitação do bairro Lins de Vasconcelos, Código 062, segundo o Decreto No 5.280 de 23 de agosto de 1985.[7]Do entroncamento da Rua Vinte e Quatro de Maio com a Rua Lins de Vasconcelos, seguindo por esta (incluída) até a Rua Azamor; por esta (incluída) até a Rua Joaquim Méier; por esta (incluída) até a Rua Carolina Santos; por esta (incluída) até a Rua Aquidabã; por esta (incluída) até o seu final; Rua Maranhão (incluída) até o seu final; daí, subindo em linha reta a vertente até o ponto de cota 362m; daí, pela cumeada da Serra dos Pretos Forros, passando pelo ponto de cota 404m, até o ponto de cota 338m; deste ponto, descendo e subindo os espigões, passando pelo entroncamento da Avenida Menezes Côrtes com a Rua Orós (incluída) e pelos pontos de cota 314m, 292m e 338m, até o ponto de cota 346m; daí, descendo a vertente em linha reta, até o final da Rua Sargento Jupir; por esta (excluída) até a Rua Dona Francisca (incluída); Rua Cabuçu (incluída); Rua Maria Antônia (excluída); Rua General Belegarde (excluída e excluindo a Rua Jaú); Rua Allan Kardec (excluída); Rua Vinte e Quatro de Maio (excluída) ao ponto de partida.

Filhos Ilustres[editar | editar código-fonte]

Mussum - Comediante e músico(m. 1994)

Hugo Carvana - Ator e diretor de cinema(m. 2014)

Yoná Magalhães - Consagrada atriz brasileira(m. 2015)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]