Tanque (bairro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Largo do Tanque redireciona para este artigo. Para a localidade soteropolitana, veja Largo do Tanque (Salvador).
Largo do Tanque
Bairro do Tanque.JPG
Bairro do Rio de Janeiro Bandeira do Município do Rio de Janeiro.png
Área: 556,80 ha (em 2003)
Fundação: 23 de julho de 1981
IDH: 0,831[1](em 2000)
Habitantes: 37 856 (em 2010)[2]
Domicílios: 13 955 (em 2010)
Limites: Taquara, Pechincha, Freguesia,
Quintino Bocaiúva, Praça Seca,
Vila Valqueire e Jardim Sulacap[3]
Subprefeitura: Barra e Jacarepaguá[4]
Região Administrativa: XVI R.A.(Jacarepaguá)

O Tanque é um bairro do subúrbio carioca localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Faz limite com os bairros da Taquara, Pechincha, Freguesia, Quintino Bocaiúva, Praça Seca, Vila Valqueire e Jardim Sulacap[5]. No bairro, está localizada a quadra da escola de samba Renascer de Jacarepaguá, maior representante da região de Jacarepaguá no carnaval carioca. O Center Shopping Rio está localizado no bairro, porém esse também é associado ao bairro do Pechincha.

Seu índice de desenvolvimento humano (IDH), no ano 2000, era de 0,831, o 69º melhor da cidade do Rio de Janeiro.[6]

História[editar | editar código-fonte]

O Largo do Tanque surgiu no final do século XIX, quando havia grande circulação de bondes com tração animal pela região. O local fazia parte do trajeto entre a Porta d'Água, na Freguesia e a Taquara. Por isso, em 1875, foi construído um grande reservatório de água para cavalos e burros matarem a sede. Desde então, passou a ser chamado de Largo do Tanque. Possui ligação direta com a Freguesia através da Estrada do Camatiá no final na Estrada da Covanca. Possui ruas importantes como Estrada do Cafundá e Estrada do Catonho, que liga o Tanque a Jardim Sulacap, um pequeno trecho da Rua Cândido Benício ligando o bairro à Praça Seca e Avenida Geremário Dantas que faz a ligação do bairro com a Freguesia.

Faz parte da XVI Região Administrativa - Jacarepaguá - do município do Rio de Janeiro, da qual também fazem parte:

A denominação; delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985.

Transporte[editar | editar código-fonte]

Você Pode Chegar Pelo Corredor BRT Transcarioca (Estação Tanque Expresso e Parador), e Pelo Terminal Mestre Candeia.Lá é o Ponto Final do: 878 Tanque - Barra da Tijuca (Via Rio das Pedras), 882A Tanque - Alvorada (Via Freguesia), 565 Tanque - Gávea (Via Alvorada), 932A Tanque - Gardênia Azul (Via Pau Ferro) 610A Tanque - Del Castilho, Shopping Nova América (Via Linha Amarela).


Outras Linhas Também Passam Lá Por Exemplo:

338 Taquara - Candelária (Via Linha Amarela), 341 Taquara - Candelária (Via Maracanã), LECD23 - Madureira Shopping - Freguesia Jacarepaguá (Hospital Cardoso Fontes), 601 Taquara - Praça Saens Peña ( Via Tanque).

Ônibus Embarcados Apenas no Largo do Tanque:

561 e 561L Freguesia Jacarepaguá - Duque de Caxias, 562 Estrada do Pau-Ferro - Duque de Caxias (Via Rocha Miranda), 306 Praça Seca - Castelo (Via Menezes Cortes), 331 Praça Seca - Castelo (Via Linha Amarela).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Regiões administrativas do Rio de Janeiro

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]