Jockey Club Brasileiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista aérea do Jockey Clube Brasileiro

O Jockey Club Brasileiro foi fundado em 1932, com a junção dos dois clubes promotores de corridas de cavalos do Rio de Janeiro, o Derby Club e o Jockey Club. Seu primeiro presidente foi o Dr. Lineu de Paula Machado, grande entusiasta e promotor do turfe no Rio de Janeiro.

A reunião inaugural do JCB foi realizada em 29 de maio do ano de sua fundação, no recém-construído Hipódromo da Gávea. Antigamente chamado de Hipódromo Brasileiro, sua pista e tribunas foram inaugurado seis anos antes da fusão dos dois clubes, em julho de 1926.

Em 1933, no dia 6 de agosto, foi realizado o primeiro Grande Prêmio Brasil. O vencedor do páreo foi o tordilho “Mossoró” que, segundo se conta, quase foi levado no colo pela multidão presente no hipódromo, que vibrava com a vitória do animal. Desde então, o GP Brasil tem sido a mais expressiva prova do turfe nacional, sendo reconhecida mundialmente.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.