Portal:Cidade do Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal da cidade do Rio de Janeiro
Título a ser usado para criar uma ligação interna é Portal:Cidade do Rio de Janeiro.
(Atualizar Conteúdos)
Bem-vindo ao Portal da cidade do
Cristo RedentorMaracanãCopacabanaPanorâmica da cidade
Hoje é domingo, 24 de janeiro de 2021.
Categoria | Imagens
Comentários na página de discussão.
 ver · editar Rio de Janeiro
Bandeira do Município do Rio de Janeiro.
Bandeira do Município do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no sudeste do país. Cidade brasileira mais conhecida no exterior e maior rota do turismo internacional no Brasil, funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente. É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor (uma das sete maravilhas do mundo moderno), as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o Estádio Olímpico João Havelange, a floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, a ilha de Paquetá, o Réveillon de Copacabana e o Carnaval.

Representa o segundo maior produto interno bruto do país (e o 30º maior do mundo), estimado em cerca de 127 bilhões de reais (IBGE/2006), e é sede das duas maiores empresas brasileiras – a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, as Organizações Globo. (leia mais...)


-> http://www.oriodejaneiro.com.br

 ver · editar Artigo destacado aleatório
Estádio Jornalista Mário Filho.

Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, o popular Maraca ("semelhante a um chocalho" em tupi-guarani, devido ao som de pássaros que viviam por ali), é um estádio de futebol localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol, Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira.

Ao longo do tempo, no entanto, o estádio passou a assumir caráter de espaço multiuso ao receber outros eventos como espetáculos e partidas de outros esportes, como o voleibol em uma oportunidade. Após diversas obras de modernização, a capacidade atual do estádio é de 82 238 espectadores, sendo o maior estádio do Brasil.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...


 ver · editar Categorias
 ver · editar Artigos relacionados
 ver · editar Sabia que...
 ver · editar Imagem aleatória
 ver · editar Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a cidade do Rio de Janeiro na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Portais relacionados
Bandeira do estado do Rio de Janeiro.svg
Brazil Region Sudeste.svg
BRAlogo1.png
LocationAmericas.png
Rio de Janeiro Região Sudeste do Brasil Brasil América
 ver · editar Rio de Janeiro no...
 ver · editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página