Portal:Dourados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Brasao Dourados MatoGrossodoSul Brasil.svg Portal de Dourados BandeiraDourados.png

Com 210 mil habitantes(Fonte IBGE 2014), Dourados é a segunda cidade do Estado de Mato Grosso do Sul em importância e pólo geo-econômico e social de uma região com quase 1 milhão de pessoas, incluindo parte do Paraguai. Fundada em 1935, seu nome vem da primeira metade do século XIX, onde formou-se o núcleo populacional de São João Batista de Dourados, nome que tomou o povoado por ser próximo ao rio Dourados.


Crystal 128 forward.png
Saiba mais...
História




As terras do atual município de Dourados eram habitadas por indígenas da etnia Guarani, Kaiowá e Ñandeva (seus descendentes podem ser encontrados na reserva indígena localizada próximo ao perímetro urbano de Dourados). Em 1870, com o término da Guerra do Paraguai, iniciou-se um povoamento mais efetivo nessa região, que foi percorrida também pelos espanhóis e bandeirantes em busca de riquezas naturais. Nessa época o povoado não tinha importância significativa, sendo apenas um ponto de encontro onde as pessoas se reúnem em razão do comércio que se desenvolve, ou pelas festas religiosas.

Em 1884, formou-se o povoado de São João Batista de Dourados, próximo ao Rio Dourados. Pela da Lei nº 658, de 1914, Dourados é elevado a distrito do município de Ponta Porã, e sua abrangência incluía os dois distritos policiais existentes na época (que foram criados em 1910). Foi aí que surgiu o Distrito de Paz. A vila se desenvolvia quando, pelo decreto estadual de nº 30 de 20 de dezembro de 1935, foi oficialmente criado o município de Dourados, desmembrado de Ponta Porã.

Em 13 de setembro de 1943 foi criado o Território Federal de Ponta Porã pelo presidente Getúlio Vargas, que abrangia os municípios de Dourados, Porto Murtinho, Miranda, Nioaque, Bela Vista, Ponta Porã, Maracaju e Bonito (sendo Ponta Porã sua capital). Este durou apenas três anos (1943 a 1946). Em 7 de janeiro de 1947 é reintroduzido ao estado de Mato Grosso. Em 1977 foi criado o estado de Mato Grosso do Sul e Campo Grande foi escolhida a capital do novo estado, o que fortaleceu mais a importância de Dourados.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...
Curiosidade




  • A cidade possui uma relação muito intensa com o vizinho Paraguai e está a pouco mais de 100 km da fronteira, sendo um forte fator de união étnica e cultural entre a cidade e o país vizinho. Em razão disso, 30% dos habitantes de Dourados tem algum laço familiar paraguaio.
  • O município de Dourados já foi bem maior que hoje. Quando foi criado, o município de Dourados ocupava quase todo o extremo sul de Mato Grosso e se estendia até a divisa com o estado do Paraná.
  • Dourados é a única cidade do estado e da região Centro-Oeste (e uma das poucas no Brasil) a ser sede de uma universidade estadual e outra federal. Na cidade estão sediadas as universidades Estadual de MS e Federal da Grande Dourados.
Artigos em destaque




Shopping Avenida Center: é o maior shopping center da cidade de Dourados. Sendo o primeiro centro de compras do interior de MS, foi fundado em junho de 2006. Tendo um projeto arquitetônico arrojado, busca o máximo em funcionalidade e beleza, estando entre o luxo e a simplicidade e privilegia a circulação em função do conceito oval, evitando cantos ou pontos menos visíveis. Totaliza 191 lojas.


Estádio Fredis Saldivar: conhecido também como Douradão, é administrado pelo governo do estado e pela prefeitura de Dourados. Seu nome é uma homenagem à Fredis Saldivar, que doou o terreno onde o estádio foi construído. É o maior estádio do interior de MS e o 2º maior só atrás do Morenão, em Campo Grande. Inaugurado em 1986, o jogo inaugural foi em 12 de abril desse mesmo ano, quando o Ubiratan de Dourados venceu o Mixto de Cuiabá por 4-2. O primeiro gol foi marcado por Ademir Patrício do Ubiratan. A maior lotação do estádio está atualmente em 18.780, em um jogo ocorrido em 17 de julho de 1988 quando Ubiratan e Operário de Campo Grande empataram em 1-1.


Teatro Municipal de Dourados: tem a capacidade para 420 lugares. Serve para atividades culturais como dança e teatro. Possui som, iluminação, ar condicionado, banheiros masculino e feminino e boca de cena com oito metros de altura, dez metros de largura e doze metros de profundidade. Está localizado na Av. Presidente Vargas.
Douradense em destaque




Lucas Pezzini Leiva (Dourados, 9 de Janeiro de 1987) é um futebolista brasileiro e atua como meio-campo. Jogador de boa marcação e técnica, Lucas é considerado pela imprensa esportiva um volante moderno, se impondo bem defensivamente e avançando ao ataque e fazendo gols e assistências. Chegou as categorias de base do Grêmio em 2002, onde ficou até 2007. Foi contratado pelo Liverpool FC em 10 de maio de 2007, sendo que na época foi a tranferência mais cara do futebol gaúcho (9 milhões de Euros). De acordo com o site do Grêmio, parte desse valor ficou com o jogador que possui 20% de seu passe.


Crystal 128 forward.png
Mais personalidades...
Imagens em destaque




Commons-logo.svg
Commons
Subdivisões




MatoGrossodoSul Municip Dourados.svg


Bairros
AdelinoAdelinoÁgua BoaAimoréAlbaAlhambraAlmeidaAltos da Monte AlegreAltos da PaineiraAltos do IndaiáAlvoradaAmaralAméricaAparecidaApuenaAracyArapongasAuroraAydeBaráBarrosBelaBrasíliaCachoeirinhaCampo DouradoCanaã CachoeirinhaCanaã ICanaã IICanaã IIICanaã IVCanaã VCaramuruCarismaCentroChácara FloraChácara CalifórniaCidade ÁureaClímaxCohab IIColibriContinentalCoronel Francisco AlvesDelfusEldoradoErondina IErondina IIEsperançaEstadosEuropaFaculdadeFigueiraFlamboyantFlórida IFlórida IIGirassolGuaicurusGuanabaraGuaraniGuarujáHelenaHildaHiran MatosIcassatiIndependênciaIndustrialIpirangaItáliaIsidro PedrosoJardim BRJardim CentralJardim PaulistaJardim São PedroJardim TropicalJoão Paulo IIJóquei ClubeLaranja DoceLesteLiliLondinaLondrinaMaipúManoel RasselenMarabáMaracanãMárciaMaríliaMaringáMartinsMaryMato GrossoMatosMaxwellMelloMonte AlegreMonte LíbanoMorada do SaltoMuracaniMutirão da MoradaNossa Senhora de FátimaNanáNorteNova EsperançaNovo HorizonteOlindaOuro VerdePanambi VeráParque AlvoradaParque das Nações IParque das Nações IIParque do Lago IParque do Lago IIParque do JequitibáParque dos Beija-FloresParque dos CoqueirosParque Nova DouradosParte ChácaraPilauPiratiningaPlanaltoPonte BrancaPortal de DouradosProgressoRealRigottiRosaRui BarbosaSanta BrígidaSanta ClaraSanta FelicidadeSanta HermíniaSanta MariaSanta RitaSantanaSanto AndréSão BrásSão CristóvãoSão JorgeSão LuizSanta CatarinaSulmatTonani ITonani IIUbiratanUniversitárioValériaViegasVieiraVila CorumbáVila CuiabáVila ÍndioVila PopularVista AlegreZeina
Distritos
GuaçuIndápolisFormosaItaumMacaúbaPanambiPicadinhaVila São PedroVila Vargas