Portal:Bonito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal de Bonito

Bonito é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul. É a principal cidade da região da Planalto da Bodoquena (popularmente conhecido como Serra da Bodoquena) e a Depressão do Miranda, a 350m de altitude. A cidade está em meio a um dos vales desse planalto, cuja rocha predominante é o calcário. Entre tais rochas, há espaços, dos quais chamamos de grutas ou cavernas. Assim, no Planalto da Bodoquena devem existir mais de cem cavernas. No subsolo do município há rochas que acumulam água, proveniente da chuva, formando assim o lençol freático. A água atravessa rupturas de algumas partes de rochas calcárias, recolhendo seus minerais. Pólo do ecoturismo em nível mundial, suas principais atrações são as paisagens naturais, os rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. É a principal atividade da região há muito tempo, além de estar em constante evolução buscando a interferência mínima na natureza. Bonito reúne um conjunto de equipes, empresas, ONGs e órgãos governamentais que buscam organizar e coordenar o ecoturismo, visando sempre a sustentabilidade local e a conservação da natureza. A cidade também influencia os municípios vizinhos, influenciando na forma de incentivar o turismo pantaneiro.


Saiba mais...
História




O núcleo habitacional que se transformaria na sede do Município de Bonito, iniciou-se em terras da Fazenda Rincão Bonito, que possuía uma área de 10 léguas e meia e foi adquirida do Sr. Euzébio pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, que aí se aportara em 1869.
A Lei Estadual nº 693, de 11 de junho de 1915, cria inicialmente o Distrito de Paz de Bonito, com área desmembrada do Município de Miranda e a este subordinado administrativamente. Pela Lei Estadual nº 145, de 2 de outubro de 1948, eleva-o a categoria de Município.

Saiba mais...
Você sabia…




...que em Bonito os rios são transparentes? Muitas pessoas atribuem isso a conservação ambiental proveniente da pouca ocupação humana. Mas o motivo real para os rios locais terem águas cristalinas está na geologia: na região há muitas rochas, principálmente o calcário, cuja procedência vem do fundo do mar.
...que em Bonito a água que sai das torneiras é salobra? Existe inclusive um rio na região chamado Rio Salobra.
Artigo em destaque




Gruta do Lago Azul: foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, sendo inscrita em três dos quatro livros do Tombo, o etnográfico, paisagístico e arqueológico. Vale também dizer que a Gruta do Lago Azul possui uma trilha em forma de escada bem rústica, sendo comparável a descer um prédio de doze andares e, depois subir. Então é melhor dizer que não é recomendável para pessoas com problemas cardíacos.



Saiba mais...
Imagem em destaque





Cachoeira da Estância Mimosa



Bonito no Commons
Bonitense em destaque




Laudelino Barros, conhecido como Lino Barros (Bonito, 29 de junho de 1976) é um pugilista brasileiro. É peso cruzador, atleta do Sport Club Corinthians Paulista, atual campeão latino americano pela World Boxing Organization (WBO) e possui um cartel de 39 lutas, 37 vitórias - sendo 31 por nocaute (KO) - e apenas duas derrotas. Atualmente é o 9º colocado no ranking mundial e primeiro no ranking da América Latina.

Saiba mais...
Território




  • Sua altitude média é de 315 metros com solo plano.
  • Divide-se em 4 distritos incluindo a sede.
  • Possui um aeroporto regional com voos regulares.
  • Destaca-se por ser um importante pólo econômico do estado com destaque para o turismo.