Portal:Porto Velho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal de Porto Velho
Título a ser usado para criar uma ligação interna é Portal:Porto Velho.
Brasão de Porto Velho.svg
Bandeira de Porto Velho.svg

Portal de Porto Velho

Porto Velho é um município brasileiro e a capital do estado de Rondônia. Com uma população de 519 531 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2018), é o município mais populoso de Rondônia e o quarto mais populoso da Região Norte, atrás apenas de Manaus, Belém e Ananindeua. Entre todos os municípios brasileiros é o 41° mais populoso, figurando no mesmo ano como a 21ª capital estadual do país com mais habitantes. É a capital brasileira com maior área territorial, com mais de 34 mil km² (mais extenso que a Bélgica e Israel), sendo também o mais populoso município fronteiriço do Brasil. Ao lado de Teresina, é uma capital estadual que faz limite com município de outro estado. Porto Velho é, ainda, a única capital estadual brasileira que faz fronteira com outro país, sendo este a Bolívia. Situado na margem à leste do Rio Madeira, na Região Norte do Brasil, Porto Velho foi fundado pela empresa americana Madeira Mamoré Railway Company em 4 de julho de 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, comandada pelo magnata norte-americano Percival Farquhar.



Crystal 128 forward.png
Saiba mais...
Brazil Rondonia Porto Velho location map.svg
História


Desde meados do século XIX, nos primeiros movimentos para construir uma ferrovia que possibilitasse superar o trecho encachoeirado do rio Madeira (cerca de 380 km) e dar vazão à borracha produzida na Bolívia e na região de Guajará Mirim, a localidade escolhida para construção do porto onde o caucho seria transbordado para os navios seguindo então para a Europa e os EUA, foi Santo Antônio do Madeira, província de Mato Grosso. Em 15 de janeiro de 1873, o Imperador Pedro II assinou o Decreto-lei n.º 5.024, autorizando navios mercantes de todas as nações subirem o Rio Madeira. Foi a partir daí que Porto Velho foi criada por desbravadores por volta de 1907, durante a construção da E.F. Madeira- Mamoré, nas barrancas da margem direita do rio Madeira, o maior afluente da margem direita do rio Amazonas. Após a conclusão da obra da EFMM em 1912 e a retirada dos operários, a população local era de cerca de 1.000 almas. Então, o maior de todos os bairros era onde moravam os barbadianos (Barbadoes Town) construído em área de concessão da ferrovia. Com o tempo passou a abrigar moradores das mais de duas dezenas de nacionalidades de trabalhadores que para cá acorreram. Essas frágeis e quase insalubres aglomerações, associadas às construções da Madeira-Mamoré foram a origem da cidade de Porto Velho, criada em 2 de outubro de 1914.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...
Você sabia…


...que o município faz parte de uma região metropolitana?
...que possui a maior área entre as capitais brasileiras?
Artigo em destaque…


Rio Madeira Aerotáxi, ou Rima, é uma empresa rondoniense que opera na modalidade táxi aéreo transportando cargas e passageiros nos Estados de Rondônia, Acre e Amazonas. A Rima nasceu em 21 de novembro de 2001, com o objetivo de atender a região norte do país, especificamente a Amazônia Ocidental, com sua base em principal em Porto Velho, base secundária em Rio Branco e escritórios para atendimento em Lábrea, Feijó e Tarauca.

Em abril de 2015 consegue aprovação junto a Agência Nacional de Aviação Civil para operar no trecho Cacoal/Porto Velho/Cacoal e Porto Velho/Labrea/Porto Velho diariamente, com aeronaves Cessna 208

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...
Imagem em destaque…


Porto Velho 1 09072007.jpg

Vista aérea da capital de Rondônia, às margens do Rio Madeira.



Commons-logo.svg
Porto Velho no Commons