Avenida Atlântica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura pelo logradouro situado na cidade de São Paulo, veja Avenida Atlântica (São Paulo).
Avenida Atlântica
Avenida Atlântica
Tipo boulevard
Geografia
Coordenadas 22° 58' 8.8" S 43° 10' 50.5" O
Mapa
Localização Rio de Janeiro - Brasil
Homenageado Oceano Atlântico

A Avenida Atlântica é um dos principais logradouros da cidade do Rio de Janeiro. A avenida une o bairro do Leme ao de Copacabana, margeando as praias de ambos, banhadas pelo Oceano Atlântico.[1]

A Avenida Atlântica começa na Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme e termina no Posto 6, na Praça Coronel Eugênio Franco, em Copacabana.

O icônico Calçadão da Praia de Copacabana.

Sua construção foi iniciada em 1905, durante a gestão de Pereira Passos como prefeito, sendo inaugurada em 1906, na administração de Souza Aguiar.

No início da década de 1970, durante o governo de Negrão de Lima, a Avenida Atlântica foi duplicada, ganhando o calçadão central com mosaicos de pedras portuguesas, em pedro, branco e vermelho, para representar as etnias que formaram o Brasil, desenhados por Roberto Burle Marx. Em 1975, foram erguidos os novos postos de salvamento. Em 1988, a areia ganhou coqueiros. Em 1992, o estacionamento ao lado da praia deu lugar a uma ciclovia. Em 2005, com o projeto Rio Orla, a avenida ganhou novos quiosques.[2]

Na avenida moravam ou moram o jornalista Assis Chateaubriand, os políticos Fernando Collor, Juscelino Kubitschek e Leonel Brizola, o arquiteto Oscar Niemeyer, os cantores Dorival Caymmi, Gilberto Gil[3] e Henri Salvador, o ex-técnico e ex-jogador de futebol Telê Santana, a novelista Glória Perez, a cantora Elza Soares, o escritor Paulo Coelho, o poeta Waldo Motta, o professor e escritor Jorge Rios, diversos empresários, o cineasta Ipojuca Pontes, o diretor global Jorge Fernando, a atriz Maitê Proença[4], dentre outras personalidades e empreendedores.

Dentre seus edifícios mais famosos, além do celebrado Copacabana Palace, estão o Edifício Machado de Assis, o Regina Feigl, Edifício Chopin e o neoclássico Edifício Lellis, mais antigo prédio residencial da avenida.

Eventos[editar | editar código-fonte]

Avenida Atlântica, Rio de Janeiro.

A Avenida Atlântica pode ser considerada como a "avenida dos eventos" na cidade do Rio de Janeiro. É nela que ocorre a maior festa de Réveillon do Brasil, onde aproximadamente 2 milhões de pessoas comemoram todos os anos a chegada do ano-novo. Além disto, é constantemente palco de eventos esportivos como maratonas e campeonatos de esportes como skate, vôlei de praia e futebol de praia. Shows musicais de bandas e astros internacionais famosos como os Rolling Stones também são uma constante na Avenida Atlântica.

Referências

  1. «Orla na História: Avenida Atlântica – Orla Rio». Consultado em 19 de dezembro de 2021 
  2. Acervo O Globo. «Nos anos 70, Avenida Atlântica é duplicada e ganha novo visual». Consultado em 17 de junho de 2019 
  3. «Veja fotos do novo apartamento de Gilberto e Flora Gil em Copacabana». Metrópoles. 3 de março de 2021. Consultado em 19 de dezembro de 2021 
  4. «Da Redação - Edifício Chopin se torna influenciador de marca de cerveja». amauryjr.blog.bol.uol.com.br. Consultado em 19 de dezembro de 2021 

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Avenida Atlântica

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.