Curicica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Curicica
—  Bairro do Brasil  —
Praça Delfos (Praça B) em Curicica a noite
Praça Delfos (Praça B) em Curicica a noite
Distrito Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá
Município Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Criado em 23 de julho de 1981
Área
 - Total 333,96 ha (em 2003)
População
 - Total 31 189 (em 2 010)[1]
 - IDH 0,828[2](em 2000)
Domicílios 11 397 (em 2010)
Limites Barra da Tijuca, Taquara, Camorim e Jacarepaguá (bairros do Rio de Janeiro)
Subprefeitura Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá
Fonte: Não disponível

Curicica é um bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Faz limite com os bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Camorim e Taquara.[3]

No bairro, está localizada a quadra da escola de samba GRES União do Parque Curicica, que representa Curicica no carnaval carioca.

É o bairro onde está localizado parte dos Estúdios Globo, o condomínio Cidade Jardim, e a Transolimpica.

O bairro foi amplamente citado na novela Totalmente Demais (telenovela) da Rede Globo sendo local de residência de vários personagens em 2016 e também foi citada de forma humorística como "Avenida Curicica" no programa As Aventuras do Didi de Renato Aragão.

Curicica foi vizinha dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 na Barra da Tijuca e é vizinha próxima do Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,828, o 71º melhor da cidade do Rio de Janeiro.[2]. É, atualmente, um bairro de maioria classe média. Também há discussões dos limites de Curicica como a discussão da localização do Condomínio Rio 2 fazer parte de Curicica ou da Barra da Tijuca e também a discussão se o Parque Olímpico do Rio faz parte de Curicica, Barra da Tijuca ou Jacarepaguá.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Curicica" é uma palavra oriunda da língua tupi, onde significa "chegada de pinheiro", através da junção dos termos curi ("pinheiro")[4] e syk ("chegar")[5].

História[editar | editar código-fonte]

Corruptela de YA-CURY-YCICA, “A Árvore que Baba”, da família das palmáceas, o nome Curicica designou antiga estrada de Jacarepaguá que dava acesso a baixada fronteiriça ao morro Dois Irmãos, pela estrada de Guaratiba (atual Estrada dos Bandeirantes).

Em correspondência sobre limites da sua sesmaria de Jacarepaguá ao então governador do Rio de Janeiro Francisco Fajardo, datada de 31 de Março de 1622, Gonçalo Correia de Sá faz referência à atual região de Curicica. Em certo trecho, diz o missivista: “...Serra da Curicica, que são dois morros divididos em cima um do outro...”. Não há dúvida que ele estava se referindo ao Morro dos Dois Irmãos.

No sopé do morro, foi instalado o hospital para tratamento da tuberculose, hoje hospital Raphael de Paula e Souza. As obras do Conjunto Sanatorial de Curicica foram feitas de 1949 a 1951 pelo então diretor do Serviço Nacional de Tuberculose, Professor Rafael de Paula Souza. Foi inaugurado em 2 de janeiro de 1952 pelo Presidente Getúlio Vargas. Em 1979, o hospital deixou de ser exclusivo para tuberculosos, passando a atender outras doenças. Os primeiros moradores do bairro de Curicica frequentavam as missas dominicais na capela Nossa Senhora da Saúde, localizada dentro do hospital. Em 1964, o padre italiano Rino Contard (1917-1994) assumiu o cargo de capelão do hospital. Em 1968, ele conseguiu com a Imobiliária Curicica o terreno, onde hoje se ergue a Igreja Nossa Senhora da Saúde.

A área é remanescente de antigos engenhos de cana-de-açúcar, cuja urbanização se deu em 1957, com a implantação do grande loteamento Parque Curicica, de propriedade da Companhia Imobiliária Curicica Limitada, situado entre as estradas dos Bandeirantes, do Calmette, da Curicica, Rua André Rocha e o Rio Guerenguê.

O topônimo Jacarepaguá deriva-se de três palavras do tupi-guarani: yakare (jacaré), upa (lagoa) e guá (baixa) - “a baixa lagoa dos jacarés”. Na época do descobrimento e da colonização, as lagoas da Baixada de Jacarepaguá eram repletas de jacarés, daí o nome.

O bairro se notabiliza pela instalação da cidade cenográfica da Central Globo de Produção, da Rede Globo, conhecida como Projac.

Vale de Jacarepaguá

História de Jacarepaguá
Área original


Subprefeitura
Região Administrativa (16ª R.A.)
R.A. exclusiva de Cidade de Deus


Bairros Atuais:
Anil
Camorim
Cidade de Deus
Curicica
Freguesia
Gardênia Azul
Jacarepaguá
Pechincha
Praça Seca
Tanque
Taquara

Lazer[editar | editar código-fonte]

Em Curicica se localizam quatro praças. Sua principal referência; a praça Delfos, é conhecida popularmente como Praça B, sendo considerada a área central do bairro. Foi reformada recentemente pelo ex prefeito da cidade César Maia. Esta praça conta com campo semi-profissional de saibro, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de praia, playground infantil e pequenos jardins.Também é nessa praça que se localiza o único posto policial de Curicica, que se encontra desativado por tempo indeterminado.

A praça do CIEP fica localizada à Rua João Bruno Lobo, ao lado do CIEP Rubens Paiva. É dotada de um campo semiprofissional de futebol de saibro, um parquinho infantil e uma quadra de vôlei de praia. Por sua vez, a praça do Campinho de Areia, de tamanho menor, possui um campo semi-profissional também do material saibro e um pequeno parquinho infantil. É assim intitulada por ter um dos melhores campinhos de areia mais bem cuidados do bairro.

A praça da Silveira se situa próxima à localidade denominada Dois Irmãos. Tem um campo semi-profissional de saibro, uma quadra de basquete e vôlei, um parque infantil, a maior ciclovia do bairro, uma pista de corrida e uma arena de pequena mais conhecida como "cebolão". A praça é assim chamada porque ao lado dessa escola fica a E.M. Silveira Sampaio, famosa por suas modalidades esportivas.

A Praça dos Pais, também conhecida como Pracinha dos Pais, foi inaugurada por César Maia em 2002. Possui uma quadra, brinquedos e mesas ao redor da praça.

Já outra bastante conhecida no bairro é a Praça Adão Pereira Nunes também conhecida como Praça da Lincoln (pela presença da Escola Municipal Lincoln Bicalho Roque). Nos finais de semana a praça é bastante movimentada por adultos, adolescentes e crianças.

Esporte[editar | editar código-fonte]

Estádio Eustáquio Marques.

Na rua André Rocha, 5.201, se localiza o estádio Eustáquio Marques, hoje arrendado ao Esporte Clube Marinho, que abriga jogos profissionais do estado do Rio de Janeiro.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

O bairro sedia grandes mercados como o Supermercado Costa Azul, Supermercado Mundial e o Supermercado Atacadão todos localizados na Estrada dos Bandeirantes.

Possui Pizzarias, pastelarias, hamburguerias, sorveterias e restaurantes. Uma das lojas mais famosas de Curicica é o Big Pastel que atualmente vende pizzas, sorvetes, açaí e sua marca famosa: pastéis grandes.

Possui também pequenas lanchonetes e pequenos restaurantes. No âmbito das pizzas, a pizzaria mais famosa do bairro é a Bambini localizada ao lado da Praça da Lincoln bastante movimentada nos finais de semana.

No início da Rua Iperó próximo ao Largo da Preguiça encontra-se a Taberna da Preguiça.

No âmbito de gelados se situa no bairro a famosa Sorveteira Normando próxima a Praça B. Possui também pequenas lojinhas que vende açaí e sorvetes.

Curicica também é servida por restaurantes e lojas de bairros em seu entorno como Taquara e Barra da Tijuca.

Construção[editar | editar código-fonte]

Curicica possui também lojas focadas na área de construção como o Forte Curicica e a Cabral Vacani e também a Torre do Céu.

Vestuário[editar | editar código-fonte]

O bairro contém pequenas e médias lojas de vestuário tanto infantis como adulto. Existem também muitos bazares.

Farmácia[editar | editar código-fonte]

O bairro é servido por muitas farmácias médias e pequenas. No início da Rua Juranda e no início da Rua Iperó é possível encontrar duas farmácias bastante conhecidas no bairro.

Economia[editar | editar código-fonte]

Na área economica, Curicica possui apenas uma Lotérica da Caixa Econômica Federal. Bancos e pequenas agências bancárias são encontradas apenas no seu bairro vizinho Taquara.

Idiomas[editar | editar código-fonte]

Na Rua André Rocha, próximo ao Largo da Preguiça, Curicica possui uma unidade de ensino de idiomas,a Yes! Idiomas Curicica.

Já na Estrada dos Bandeirantes, 8591 Loja 1016, o bairro conta com uma unidade de ensino da Fundação Richard Hugh Fisk mais conhecida como Fisk.

Religião[editar | editar código-fonte]

No bairro há muitas igrejas protestantes. Um exemplo é a Igreja Evangélica Nova Vida na Rua Iperó. Outros exemplos são a Assembleia de Deus Mananciais de Vida na Rua Calmon e a Igreja Batista Parque Curicica na Rua Juranda. Na rua General Silvio Pereira da Silva há a Igreja Adventista do Sétimo Dia também bem popular na região com trabalhos missionários na região através dos Aventureiros e Desbravadores que realizam trabalhos com crianças de 6 a 9 anos e de 10 a 15 anos respectivamente.

Também possui igrejas católicas como a Paróquia Nossa Senhora das Graças na Rua Guaravera e a Paróquia Nossa Senhora da Saúde na Rua General Olivio Uzeda, 231.

Também há no bairro vários terreiros e também o Salão do Reino das Testemunhas de Jeová na Rua Guaravera.

Educação[editar | editar código-fonte]

No bairro há outras escolas, distribuídas. A Escola Municipal Alina de Britto fica na Estrada dos Bandeirantes. Era originalmente uma praça: a Praça do Bandolim. É uma escola de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. É tida como uma das escolas-modelo da cidade do Rio de Janeiro. Dotada de uma quadra poliesportiva e um parque infantil, é a mais conhecida de Curicica.

O CIEP Doutor Joaquim Pimenta, uma escola também de Ensino Fundamental localizada na Rua Vila Aurora serve do 5º ao 9º ano. Conta com uma quadra poliesportiva, um auditório e biblioteca.

A Escola Municipal Lincoln Bicalho Roque, reconstruída pelo ex-prefeito Eduardo Paes e concluída e inaugurada pelo prefeito Marcelo Crivella em 2017 serve também o Ensino Fundamental para o bairro.

Inauguração da Escola com o Prefeito do Rio Marcelo Crivella e o ex-secretário Índio da Costa .

Já o CIEP 321 Dr. Ulysses Guimarães se localiza ao final da Rua da Tangerina, mais precisamente na rua da Reverência. De estilo arquitetônico e conhecido como Brizolão, é uma escola de Ensino Médio dotada de uma quadra poliesportiva coberta, uma biblioteca e uma quadra de Vôlei externa que é muito utilizada nos finais de semana pelos populares como centro de lazer, sendo por isso elogiada pelos alunos. Está situada em um terreno que outrora era um campo de futebol e que durante à noite servia de estacionamento para veículos ocupados por casais enamorados.

Por seu turno, o CIEP Rubens Paiva, sito na Rua João Bruno Lobo, é dotado de uma quadra poliesportiva coberta e uma biblioteca. Também no estilo arquitetônico de Brizolão, é o centro de Curicica do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos).

A Escola Municipal Silveira Sampaio tem obtido boa atuação nos jogos estudantis na VII CRE, no JEEP e no Intercolegial. Aparece também nas Olimpíadas de Matemática como vencedora.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Na área da saúde, o bairro é servido pelo Hospital Municipal Raphael de Paula Souza localizado na Estrada de Curicica onde também possui a Clínica da Família.


Está localizado também no bairro na Estrada de Curicica o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF) da Fiocruz.

Criado em 1984 pela Campanha Nacional Contra a Tuberculose (CNCT), é a instituição nacional de referência do SUS para tuberculose e outras pneumopatias, destacando-se como órgão de apoio às ações nacionais em saúde pública. Hoje, pertence à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

Sua missão é atuar na área de pneumologia sanitária, em especial no controle da tuberculose e outras micobacterioses, para desenvolver, monitorar e avaliar ações, políticas, normas e estratégias, apoiando estados e municípios. Além disso, desenvolver, avaliar e disseminar conhecimentos por meio da formação, atualização e treinamento de profissionais para o Sistema Único de Saúde.

As tecnologias aplicadas pelo CRPHF envolvem estreita cooperação com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, universidades e outras instituições de pesquisa e ensino, bem como parcerias, intercâmbios e interações com organismos internacionais, como a Organização Pan-Americana de Saúde, a Organização Mundial de Saúde e a União Internacional Contra a Tuberculose.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Em matéria de linhas de ônibus, o bairro conta com diversas, tais quais:

  • 348 - Riocentro x Candelária (via Linha Amarela) BRS 5
  • 368 - Riocentro x Candelária (via Maracanã) BRS 5
  • 380 - Curicica X Candelária (via Linha Amarela) BRS 5
  • 390 - Curicica X Candelária (via Freguesia) BRS 5
    • SV390 - Curicica X Candelária (via Pau Ferro) BRS 5
  • 611 - Camorim X Del Castilho (Integração Metrô-Ônibus)*
  • 810 - Taquara x Pontal (via Vargem Grande)
  • 861 - Curicica X Rio das Pedras (via Gardênia Azul)
  • 881 - Curicica X Jardim Oceânico
  • 954 - Taquara x Recreio (via Benvindo de Novaes)
  • 963 - Santa Maria x Curicica (via Rio Grande)

BRT do Rio de Janeiro[editar | editar código-fonte]

TransCarioca[editar | editar código-fonte]

O bairro conta conta com três estações pertencentes a TransCarioca sendo:

  • Curicica
  • Praça do Bandolim
  • Pedro Corrêa
  • Arroio Pavuna
  • Vila Sapê - IV Centenário

Por este corredor, no Sentido Madureira, é possível chegar ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) na Ilha do Governador e no Sentido Barra chega ao Terminal Alvorada.

TransOlímpica[editar | editar código-fonte]

E também é cortado pelo Corredor da TransOlímpica possuindo as seguintes estações:

  • Asa Branca
  • Ventura
  • Leila Diniz

O bairro é ligado, pelo transporte público, as Zonas Oeste e Norte da cidade do Rio. Também é muito movimentada por vans de transporte alternativo. Mesmo com muitas linhas, as situações dos ônibus não são boas.

Principais Vias[editar | editar código-fonte]

Sua via mais movimentada é a Rua André Rocha que serve de ligação entre os bairros da Taquara (Rio de Janeiro) e do Camorim. A Rua João Bruno Lobo é outra via importante sendo a Rua Iperó uma das ligações mais importantes à rua. A Rua Juranda é uma das via alternativas sendo a principal delas. A Estrada de Curicica e a Estrada do Guerenguê são as duas vias também importantes do bairro.

Sua principal via de ligação à Barra da Tijuca é pela Avenida Salvador Allende. Outros trajetos para chegar ao bairro é pela Estrada Coronel Pedro Corrêa e pela Estrada Arroio Pavuna onde se iniciam na Estrada dos Bandeirantes e terminam na Avenida Embaixador Abelardo Bueno.

Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, os moradores de Curicica e de outros bairros da Zona Oeste puderam chegar ao Parque Olímpico da Barra pela TransCarioca que passa pela Estrada Coronel Pedro Corrêa.

O bairro também é cortado pelo Corredor Presidente Tancredo Neves (também TransOlímpica) facilitando e diminuindo o tempo de chegada a bairros como Deodoro (bairro do Rio de Janeiro), Magalhães Bastos e também a famosa Avenida Brasil (Rio de Janeiro)

Regionais Administração[editar | editar código-fonte]

  • Faz parte da XVI Região Administrativa (R.A.) - Jacarepaguá - do município do Rio de Janeiro.
  • Faz parte da 7ª CRE (Coordenadoria Regional de Ensino) do município do Rio de Janeiro.

O bairro é sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego e da Secretaria Municipal de Transportes da cidade do Rio de Janeiro.


Mídia[editar | editar código-fonte]

  • Há uma tevê comunitária (TV POP COM) uma agência de notícias (Agência CTV News) e uma rádio evangélica (Nova Sião FM).
  • Possui dois grandes supermercados : Mundial e Costa Azul. Além de vários outros mercados de pequeno e médio porte.
  • É um dos bairros mais frios do Rio de Janeiro, por conta de sua proximidade com a serra e a Lagoa do Camorim.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons