Curicica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Curicica
Curicica
Bairro do Rio de Janeiro Bandeira do Município do Rio de Janeiro.png
Área: 333,96 ha (em 2003)
Fundação: 23 de julho de 1981
IDH: 0,828[1] (em 2000)
Habitantes: 31 189 (em 2010)[2]
Domicílios: 11 397 (em 2010)
Limites: Jacarepaguá e Taquara[3]
Região Administrativa: XVI R.A.(Jacarepaguá)

Curicica é um bairro de classe média baixa e classe média da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Faz limite com os bairros de Jacarepaguá e Taquara.[4]

No bairro, está localizada a quadra da escola de samba GRES União do Parque Curicica, que representa Curicica no carnaval carioca.

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,828, o 71º melhor da cidade do Rio de Janeiro.[5]

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Curicica" é uma palavra oriunda da língua tupi, onde significa "chegada de pinheiro", através da junção dos termos curi ("pinheiro")[6] e syk ("chegar")[7] .

História[editar | editar código-fonte]

Corruptela de YA-CURY-YCICA, “A Árvore que Baba”, da família das palmáceas, o nome Curicica designou antiga estrada de Jacarepaguá que dava acesso a baixada fronteiriça ao morro Dois Irmãos, limitada pela estrada de Guaratiba (atual Bandeirantes). No sopé do morro, foi instalado o hospital para tratamento da tuberculose, hoje hospital Raphael de Paula e Souza. As obras do Conjunto Sanatorial de Curicica foram feitas de 1949 a 1951 pelo então diretor do Serviço Nacional de Tuberculose, Professor Rafael de Paula Souza. Foi inaugurado em 2 de janeiro de 1952 pelo Presidente Getúlio Vargas. Em 1979, o hospital deixou de ser exclusivo para tuberculosos, passando a atender outras doenças. Os primeiros moradores do bairro de Curicica freqüentavam as missas dominicais na capela Nossa Senhora da Saúde, localizada dentro do hospital. Em 1964, o padre italiano Rino Contard (1917-1994) assumiu o cargo de capelão do hospital. Em 1968, ele conseguiu com a Imobiliária Curicica o terreno, onde hoje se ergue a Igreja Nossa Senhora da Saúde.

A área é remanescente de antigos engenhos de cana-de-açúcar, cuja urbanização se deu em 1957, com a implantação do grande loteamento Parque Curicica, de propriedade da Companhia Imobiliária Curicica Limitada, situado entre as estradas dos Bandeirantes, do Calmete, da Curicica, Rua André Rocha e o Rio Guerenguê.

O bairro se notabiliza pela instalação da cidade cenográfica da Central Globo de Produção, da Rede Globo, conhecida como Projac e pela instalação da cidade cenográfica da TV Record Rio de Janeiro, a RecNov.

Vale de Jacarepaguá
Estrada de Jacarepaguá.jpg

História de Jacarepaguá
Área original


Subprefeitura
Região Administrativa (16ª R.A.)
R.A. exclusiva de Cidade de Deus


Bairros Atuais:
Anil
Camorim
Cidade de Deus
Curicica
Freguesia
Gardênia Azul
Jacarepaguá
Pechincha
Praça Seca
Tanque
Taquara

Em Curicica se localizam quatro praças. Sua principal referência; a praça Delfos, é conhecida popularmente como Praça B, sendo considerada a área central do bairro. Foi reformada recentemente pelo prefeito da cidade César Maia. Esta praça conta com campo semi-profissional de saibro, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de praia, playground infantil e pequenos jardins.Também é nessa praça que se localiza o único posto policial de Curicica, que se encontra desativado por tempo indeterminado.

A praça do CIEP fica localizada à Rua João Bruno Lobo, ao lado do CIEP Rubens Paiva. É dotada de um campo semiprofissional de futebol de saibro, um parquinho infantil e uma quadra de vôlei de praia. Por sua vez, a praça do Campinho de Areia, de tamanho menor, possui um campo semi-profissional também do material saibro e um pequeno parquinho infantil. É assim intitulada por ter um dos melhores campinhos de areia mais bem cuidados do bairro.

A praça da Silveira se situa próxima à localidade denominada Dois Irmãos. Tem um campo semi-profissional de saibro, uma quadra de basquete e vôlei, um parque infantil, a maior ciclovia do bairro, uma pista de corrida e uma arena de pequena mais conhecida como "cebolão". A praça é assim chamada porque ao lado dessa escola fica a E.M. Silveira Sampaio, famosa por suas modalidades esportivas.

Estádio Eustáquio Marques.

Na rua André Rocha, 5.201, se localiza o estádio Eustáquio Marques, hoje arrendado ao Esporte Clube Marinho, que abriga jogos profissionais do estado do Rio de Janeiro.

No bairro há quatro escolas, distribuídas. A Escola Municipal Alina de Britto fica na Estrada dos Bandeirantes. Era originalmente uma praça: a Praça do Bandolim. É uma escola de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. É tida como uma das escolas-modelo da cidade do Rio de Janeiro. Dotada de uma quadra poliesportiva e um parque infantil, é a mais conhecida de Curicica.

Já o CIEP 321 Dr. Ulysses Guimarães se localiza ao final da Rua da Tangerina, mais precisamente na rua da Reverência. De estilo arquitetônico e conhecido como Brizolão, é uma escola de Ensino Médio dotada de uma quadra poliesportiva coberta, uma biblioteca e uma quadra de Vôlei externa que é muito utilizada nos finais de semana pelos populares como centro de lazer, sendo por isso elogiada pelos alunos. Está situada em um terreno que outrora era um campo de futebol e que durante à noite servia de estacionamento para veículos ocupados por casais enamorados.

Por seu turno, o CIEP Rubens Paiva, sito na Rua João Bruno Lobo, é dotado de uma quadra poliesportiva coberta e uma biblioteca. Também no estilo arquitetônico de Brizolão, é o centro de Curicica do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos).

Comunidades[editar | editar código-fonte]

O bairro de Curicica possui algumas comunidades importantes para o desenvolvimento do sub-bairro: Parque Dois Irmãos, Vila União, Vila Calmete, Village Campo da Paz, Partido Alto na Rua Cel William, onde estava sendo construído uma creche, foi vendido pelo presidente da comunidade para terceiros e lá instalado uma casa e um salão de festas (ESPERANÇA), Comunidade Pitimbú e Communidade da Antiga creche da Curicica.

Destaque[editar | editar código-fonte]

A Escola Municipal Silveira Sampaio tem obtido boa atuação nos jogos estudantis na VII CRE, no JEEP e no Intercolegial. Aparece também nas Olimpíadas de Matemática como vencedora.

Em matéria de linhas de ônibus, o bairro conta com diversas, tais quais:

Também é muito movimentada por vans de transporte alternativo.

Regionais

  • Faz parte da XVI Região Administrativa (R.A.) - Jacarepaguá - do município do Rio de Janeiro.
  • Faz parte da 7ª CRE (Coordenadoria Regional de Ensino) do município do Rio de Janeiro.

Mídia

  • há uma tevê comunitária (TV POP COM) uma agência de notícias (Agência CTV News) e uma rádio evangélica (Nova Sião FM).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]