Curicica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Curicica
  Bairro do Brasil  
Praça Delfos (Praça B) em Curicica a noite
Praça Delfos (Praça B) em Curicica a noite
Praça Delfos (Praça B) em Curicica a noite
Localização
Distrito Barra e Jacarepaguá
Município Rio de Janeiro
História
Criado em 23 de julho de 1981
Características geográficas
Área total 333,96 ha (em 2003)
População total 31 189 (em 2 010)[1] hab.
 • IDH 0,828[2](em 2000)
Outras informações
Domicílios 11 397 (em 2010)
Limites Barra da Tijuca, Taquara, Camorim e Jacarepaguá (bairros do Rio de Janeiro)
Subprefeitura Barra e Jacarepaguá

Curicica é um bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Faz limite com os bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Camorim e Taquara.[3]

No bairro, está localizada a quadra da escola de samba GRES União do Parque Curicica, que representa Curicica no carnaval carioca.

É o bairro onde está localizado parte dos Estúdios Globo, o condomínio Cidade Jardim, e a TransOlímpica.

O bairro foi amplamente citado na novela Totalmente Demais (telenovela) da Rede Globo sendo local de residência de vários personagens em 2016 e também foi citada de forma humorística como "Avenida Curicica" no programa As Aventuras do Didi de Renato Aragão.

Curicica foi vizinha dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 na Barra da Tijuca e é vizinha próxima do Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,828, o 71º melhor do município do Rio de Janeiro.[2] É, atualmente, um bairro de maioria classe média e classe baixa. Também há discussões dos limites de Curicica como a discussão da localização do Condomínio Rio 2 fazer parte de Curicica ou da Barra da Tijuca e também a discussão se o Parque Olímpico do Rio faz parte de Curicica, Barra da Tijuca ou Jacarepaguá.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Curicica" é uma palavra oriunda da língua tupi, onde significa "chegada de pinheiro", através da junção dos termos curi ("pinheiro")[4] e syk ("chegar").[5]

História[editar | editar código-fonte]

Corruptela de YA-CURY-YCICA, “A Árvore que Baba”, da família das palmáceas, o nome Curicica designou antiga estrada de Jacarepaguá que dava acesso a baixada fronteiriça ao Morro Dois Irmãos, pela estrada de Guaratiba (atual Estrada dos Bandeirantes).

Existe uma referência à região atual de Curicica num requerimento feito por Gonçalo Correia de Sá por volta do ano de 1622 à Francisco Fajardo, o então governador do Rio de Janeiro. Nela é possível ler o trecho: "(...) começando do dito rio onde fabrica o engenho o que houver de terra até a serra da Curicica, que são dois morros divididos em cima um do outro (...)".[6] Acredita-se que esta é uma referência ao Morro Dois Irmãos.[carece de fontes?]

A área é remanescente de antigos engenhos de cana-de-açúcar, cuja urbanização se deu em 1957, com a implantação do grande loteamento Parque Curicica, de propriedade da Companhia Imobiliária Curicica Limitada, situado entre as estradas dos Bandeirantes, do Calmette, da Curicica, Rua André Rocha e o Rio Guerenguê.

O topônimo Jacarepaguá deriva-se de três palavras do tupi-guarani: yakare (jacaré), upa (lagoa) e guá (baixa) - “a baixa lagoa dos jacarés”. Na época do descobrimento e da colonização, as lagoas da Baixada de Jacarepaguá eram repletas de jacarés, daí o nome.

O bairro se notabiliza pela instalação da cidade cenográfica da Central Globo de Produção, da Rede Globo, conhecida como Projac.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons