Engenho de Dentro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Engenho de Dentro
Engenho de Dentro 2008 1.JPG
Bairro do Rio de Janeiro Bandeira do Município do Rio de Janeiro.png
Área: 392,04 ha (em 2003)
Fundação: 23 de julho de 1981
IDH: 0,857[1] (em 2000)
Habitantes: 45.540 (em 2010)[2]
Domicílios: 18.381 (em 2010)
Limites: Água Santa, Encantado, Abolição,
Pilares, Inhaúma, Cachambi,
Todos os Santos, Méier,
Lins de Vasconcelos[3]
Subprefeitura: Zona Norte
Região Administrativa: XIII R.A. (Grande Méier)

Engenho de Dentro é um bairro de classe média da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Apesar de não ser um dos bairros mais populosos do município, é um dos mais notáveis devido a sua extensão geográfica delimitar-se com diversos bairros do Grande Méier e também com a Floresta da Tijuca. No bairro, que é cortado pela Avenida Governador Carlos Lacerda, está tradicionalmente situado os museus do Trem e das Imagens do Inconciente; e mais recentemente o Stadium Rio onde ocorreram as competições de atletismo e futebol nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e pôs definitivamente o bairro no mapa turístico da cidade. É também cortado pela Estrada de Ferro Central do Brasil sendo dividido nas partes leste e oeste, e tem seus limites demarcados pelos bairros de Abolição, Água Santa, Cachambi, Encantado, Inhaúma, Lins de Vasconcelos, Méier, Pilares e Todos os Santos. [4]

História[editar | editar código-fonte]

A sua origem remonta à época colonial, quando suas terras sediavam um engenho de açúcar que lhe deu o nome.

Desenvolveu-se, na segunda metade do século XIX, a partir da implantação da antiga Estrada de Ferro Pedro II (Estrada de Ferro Central do Brasil). Após a Proclamação da República do Brasil, foi erguido um galpão de pintura de carros que daria origem ao atual Museu do Trem.

Características[editar | editar código-fonte]

Engenho de Dentro.
Stadium Rio


É um dos que formam a região do Grande Méier. As ruas Adolfo Bergamini e Borja Reis são duas das principais ruas comerciais do bairro.

O Engenho de Dentro, é provavelmente um o bairro mais heterogêneo da oitava região administrativa. Também possui algumas favelas desde a classe média baixa até alguns casarões e edifício recentes da classe média alta. Possui um índice de desenvolvimento humano de 0,857, ocupando a posição 48 entre 126 bairros da cidade analisados.[5] Quanto ao índice de Desenvolvimento Social, o bairro fica na posição 58 entre 158 analisados, com 0,610.[6]

O bairro conta, para o lazer, com o Estádio Nilton Santos, com a pista para bicicletas e caminhada que cerca o estádio e com as Praças Rio Grande do Norte, Amambaí e Itapevi. Ao final dos Jogos Pan-Americanos de 2007, a prefeitura cedeu o estádio para o Botafogo de Futebol e Regatas. A função de sede do atletismo se repetirá nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Nas proximidades, o bairro conta com o Norte Shopping. Além do Museu do Trem, o bairro também conta com o Museu de Imagens do Inconsciente, localizado no Instituto Nise da Silveira. Foi no Engenho de Dentro que foi inaugurado, em 1994, o primeiro Manuel & Juaquim da cidade, famoso bar de inspiração portuguesa, na Rua Pernambuco[7] .

Conta com importantes unidades de saúde, tanto públicas como particulares. Dentre as unidades privadas, despontam os hospitais NorteCor e Memorial Fuad Chidid. As unidades públicas de importância são o Hospital Psiquiátrico e a Unidade de Pronto de Atendimento - UPA (ambos localizados no complexo do Instituto Nise da Silveira) e o Centro de Saúde Milton Fontes Magarão. A unidade de Engenho de Dentro do Serviço Social do Comércio foi a primeira unidade do Serviço Social do Comércio a ser inaugurada no estado do Rio de Janeiro, em 1947. Com ações nas áreas de cultura, educação social, esporte, lazer, saúde e turismo social, visa desenvolver as potencialidades do ser humano, contribuindo para a formação e desenvolvimento da cidadania e a promoção do bem-estar social.

O bairro faz parte da XIII Região Administrativa da cidade. Os bairros integrantes desta região administrativa são justamente os nove bairros que limitam-se com o Engenho de Dentro além de Jacaré e Piedade.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Engenho de Dentro