Engenho de Dentro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura canção de Jorge Ben lançada em 1993, veja Engenho de Dentro (canção).
Engenho de Dentro
Engenho de Dentro 2008 1.JPG
Bairro do Rio de Janeiro Bandeira do Município do Rio de Janeiro.png
Área: 392,04 ha (em 2003)
Fundação: 23 de julho de 1981
IDH: 0,857[1] (em 2000)
Habitantes: 45.540 (em 2010)[2]
Domicílios: 18.381 (em 2010)
Limites: Água Santa, Encantado, Abolição,
Pilares, Inhaúma, Cachambi,
Todos os Santos, Méier,
Lins de Vasconcelos[3]
Subprefeitura: Zona Norte
Região Administrativa: XIII R.A. (Grande Méier)

Engenho de Dentro é um bairro de classe média da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Apesar de não ser um dos bairros mais populosos do município, é um dos mais notáveis devido a sua extensão geográfica delimitar-se com diversos bairros do Grande Méier e também com a Floresta da Tijuca. No bairro, que é cortado pela Avenida Governador Carlos Lacerda, está tradicionalmente situado os museus do Trem e das Imagens do Inconsciente; e mais recentemente o Stadium Rio onde ocorreram as competições de atletismo e futebol nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e pôs definitivamente o bairro no mapa turístico da cidade. É também cortado pela Estrada de Ferro Central do Brasil sendo dividido nas partes leste e oeste, e tem seus limites demarcados pelos bairros de Abolição, Água Santa, Cachambi, Encantado, Inhaúma, Lins de Vasconcelos, Méier, Pilares e Todos os Santos.[3]

História[editar | editar código-fonte]

A sua origem remonta à época colonial, quando suas terras sediavam um engenho de açúcar que lhe deu o nome.

Desenvolveu-se, na segunda metade do século XIX, a partir da implantação da antiga Estrada de Ferro Pedro II (Estrada de Ferro Central do Brasil). Após a Proclamação da República do Brasil, foi erguido um galpão de pintura de carros que daria origem ao atual Museu do Trem.

Características[editar | editar código-fonte]

Engenho de Dentro.
Stadium Rio


É um dos que formam a região do Grande Méier. As ruas Adolfo Bergamini e Borja Reis são duas das principais ruas comerciais do bairro.

O Engenho de Dentro, é provavelmente um o bairro mais heterogêneo da oitava região administrativa. Também possui algumas favelas desde a classe média baixa até alguns casarões e edifício recentes da classe média alta. Possui um índice de desenvolvimento humano de 0,857, ocupando a posição 48 entre 126 bairros da cidade analisados. Quanto ao índice de Desenvolvimento Social, o bairro fica na posição 58 entre 158 analisados, com 0,610.[4]

O bairro conta, para o lazer, com o Estádio Nilton Santos, com a pista para bicicletas e caminhada que cerca o estádio e com as Praças Rio Grande do Norte, Amambaí e Itapevi. Ao final dos Jogos Pan-Americanos de 2007, a prefeitura cedeu o estádio para o Botafogo de Futebol e Regatas. A função de sede do atletismo se repetirá nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Nas proximidades, o bairro conta com o Norte Shopping. Além do Museu do Trem, o bairro também conta com o Museu de Imagens do Inconsciente, localizado no Instituto Nise da Silveira. Foi no Engenho de Dentro que foi inaugurado, em 1994, o primeiro Manuel & Juaquim da cidade, famoso bar de inspiração portuguesa, na Rua Pernambuco[5] .

Conta com importantes unidades de saúde, tanto públicas como particulares. Dentre as unidades privadas, despontam os hospitais NorteCor e Memorial Fuad Chidid. As unidades públicas de importância são o Hospital Psiquiátrico e a Unidade de Pronto de Atendimento - UPA (ambos localizados no complexo do Instituto Nise da Silveira) e o Centro de Saúde Milton Fontes Magarão. A unidade de Engenho de Dentro do Serviço Social do Comércio foi a primeira unidade do Serviço Social do Comércio a ser inaugurada no estado do Rio de Janeiro, em 1947. Com ações nas áreas de cultura, educação social, esporte, lazer, saúde e turismo social, visa desenvolver as potencialidades do ser humano, contribuindo para a formação e desenvolvimento da cidadania e a promoção do bem-estar social.

O bairro faz parte da XIII Região Administrativa da cidade. Os bairros integrantes desta região administrativa são justamente os nove bairros que limitam-se com o Engenho de Dentro além de Jacaré e Piedade.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Engenho de Dentro