Colégio (bairro do Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Colégio
Colégio.svg
Bairro do Rio de Janeiro Bandeira do Município do Rio de Janeiro.png
Área: 226,11 ha (em 2003)
Fundação: 23 de julho de 1981
IDH: 0,762[1] (em 2000)
Habitantes: 29 245 (em 2010)[2]
Domicílios: 10 083 (em 2010)
Limites: Irajá, Rocha Miranda e Coelho Neto[3]
Região Administrativa: XIV Região administrativa (Irajá)

Colégio é um pequeno bairro de classe média da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Faz parte da XIV Região administrativa (Irajá) da cidade do Rio de Janeiro juntamente com os bairros de Irajá, Vicente de Carvalho, Vila Kosmos, Vila da Penha, Vista Alegre. Sendo um importante Bairro Carioca devido as nobres terras que serviram de rota para a Familia Real.

Faz divisa com Irajá, Rocha Miranda e Coelho Neto.[4]

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,762, o 48º colocado entre 126 regiões analisadas na cidade do Rio de Janeiro.[5]

Características[editar | editar código-fonte]

Vista do bairro de Colégio.

O bairro mescla características tanto de um bairro industrial, quanto residencial. Localizado entre Irajá, Coelho Neto, Vaz Lobo, Rocha Miranda e Turiaçu. Suas principais ruas são a Av.Pastor Martin Luther King Junior (antiga Av. Automóvel Clube), Estrada do Barro Vermelho, Estrada do Colégio, Rua Toriba, Rua Caiuá e Rua Guiraréia.

Ao contrário do que muitos pensam, não possui comunidades carentes em seu território, devido a um motivo básico: as comunidades adjacentes Para Paz (Para Pedro) e Jorge Turco (Morro da Caixa D'Água) e morro do Faz Quem Quer (Serra do Sossego) começaram ao redor de outros bairros como Irajá e Coelho Neto.

Apesar dos problemas característicos de um bairro carioca, como a insegurança, o bairro de Colégio possui condução farta, estação de metrô da linha 2 (antiga E. F. Rio D'Ouro) a linha de transporte alternativo na praça de Colégio, fábricas de grande porte (Teadit, Vulcan, Ciba, Koleta), escolas e centro educacionais (Escola Municipal Amapá, Escola Municipal Luís de Camões, Escola Municipal Paula Fonseca, Colégio Recrearte, Colégio Euclides da Cunha, Escola Adventista, Centro Educacional Crescer, Centro Educacional Mar Azul), pequeno comércio local e a Paróquia São Miguel Arcanjo que também é o padroeiro do bairro, a Igreja Batista da Paz, a Igreja Adventista, o Centro Espírita A Caminho da Luz e como opção de lazer e entretenimento temos o Colégio Futebol Clube, fundado em 1917 e o Studio de Danças Ra'idah, fundado em 2008. ONG Coletivo Briza uma organização sem fins lucrativos que conta com o apoio de outros setores da sociedade (como empresas públicas e/ou privadas e/ou voluntários) para disseminar suas inovações sociais no Esporte, cultura, educação e lazer. Utilizamos o esporte como ferramenta de transformação social para contribuir para a formação social, educacional e cultural de crianças, adolescentes e adultos para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades. Desenvolvemos atividades relacionadas ao esporte, principalmente Skate, para inserir os jovens e a comunidade em espaços de convivência social harmônica. Disseminamos inovações no esporte apresentando como forma de inclusão social, a ONG foi fundada em 2003.

O medalhista olímpico Robson Caetano cresceu na localidade conhecida como "Sangue Areia".

O bairro foi escolhido para sediar o 41º Batalhão de Polícia Militar que se localiza na avenida Pastor Martin Luther King Júnior nos limites com o bairro de Coelho Neto. A inauguração da estação do metrô do Colégio em 1998, tornou o bairro conhecido não só na zona norte mas também na zona sul principalmente.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]