Senador Camará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Senador Camará
  Bairro do Brasil  
Localização
Distrito Grande Bangu
Município Rio de Janeiro
História
Criado em 23 de julho de 1981
Características geográficas
Área total 1723,59 ha (em 2003)
População total 105 515 (em 2 010)[1] hab.
 • IDH 0,768 (em 2000)[2]
Outras informações
Domicílios 37 457 (em 2010)
Limites Senador Vasconcelos, Vila Kennedy, Campo Grande,
Vargem Grande, Jacarepaguá,
Realengo, Bangu e Santíssimo[3]
Subprefeitura Grande Bangu

Senador Camará é um populoso bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Faz limites com os bairros de Senador Vasconcelos, Campo Grande, Realengo, Bangu, Santíssimo e Vila Kennedy e é cortado pelo Ramal de Santa Cruz da SuperVia.[3]

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M)[editar | editar código-fonte]

O IDH-M é um índice composto por três indicadores de desenvolvimento humano:

  • Longevidade - Vida longa e saudável.
  • Educação - Acesso ao conhecimento.
  • Renda - Padrão de vida.

Critérios[editar | editar código-fonte]

O índice varia de zero até 1, sendo considerado:

  • baixo - Entre 0 e 0,499.
  • médio - De 0,500 a 0,799.
  • elevado - Igual ou acima de a 0,800.
Bairro ou grupo de bairros Esperança de vida ao nascer (em anos) Taxa de alfabe-tização de adultos (%) Taxa bruta de frequência escolar (%) Renda per capita (em R$ de 2000) Índice de Longe-vidade Índice de Educação Índice de Renda Índice de Desenvol-vimento Humano
IDH-L IDH-E IDH-R IDH
105 Senador Camará 67,39 93,63 83,67 251,09 0,707 0,903 0,695 0,768

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizado em 2013.

História[editar | editar código-fonte]

Com 105.515 habitantes - a população masculina representa 50.422 habitantes, enquanto a população feminina, 55.093 habilitantes (segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - Censo Demográfico 2010) distribuídas numa área de 1.723,59 ha.

A origem do nome se deve a estação ferroviária fundada em 1923 que atende o bairro e leva o nome de Estação Senador Camará, em homenagem ao Senador Otacílio de Carvalho Camará, que foi Senador da República entre 1919 e 1920.

O bairro é divido pela linha ferroviária do Ramal de Santa Cruz, atualmente operado pela empresa Supervia. No lado esquerdo da linha ferroviária, no sentido para Santa Cruz, o bairro é cortado pela Avenida Santa Cruz, onde está localizada a favela do Sapo, esta avenida faz a ligação entre os bairros de Realengo e Senador Vasconcelos.

No lado direito, o bairro é cortado pela Estrada do Taquaral e também pela Rua Coronel Tamarindo, que começa em Padre Miguel, atravessa o bairro de Bangu e termina no próprio bairro de Senador Camará, onde temos a Favela da Coreia, com altos índices de violência. Em Senador Camará, há o sub-bairro do Jabour, com característica de um bairro de classe media, localizado na parte mista do bairro junto com comércio local, próximo à favela do Rebu. Este bairro empreendido por Abrahão Jabour, recebeu maior investimento e teve em seu lançamento uma maior infraestrutura, o que lhe confere um aspecto melhor que as áreas vizinhas, pois foi idealizado para atender aos militares de Realengo e Vila Militar e demais trabalhadores da Zona Oeste.

Em Senador Camará, estão a Favela do Sapo e o Complexo da Coreia, este formado pela Favela da Coreia, Rebu, Selva de Pedra, Maraca, Chapa Quente, Morro do Céu, Chuchuzal, Mobral, Beira-Rio, Cavalo de Aço, Jacaré, entre outras comunidades.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons