Mergulhão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Este artigo é sobre Urbanismo, se procura sobre o animal, consulte Podicipedidae

Mergulhão é o nome de um tipo de intervenção urbanística feita com o objetivo de melhorar a paisagem urbana e beneficiar o escoamento do tráfego de veículos automotores.

Mergulhões são uma espécie de túnel que passa por baixo das ruas, liberando espaço para praças e o tráfego de pessoas por cima delas. Há mergulhões ou projetos de construções atualmente em diversas cidades do Brasil[1][2] e do mundo.

Um dos mergulhões mais famosos do Brasil foi o Túnel Engenheiro Carlos Marques Pamplona, construído sob a Praça XV de Novembro durante a década de 1990. Em 2008, ainda na campanha, o prefeito eleito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, prometeu a criação de mergulhões ao longo da via férrea da Supervia[3], reafirmando essa proposta duas semanas após a eleição[4].

Em São Paulo, também se tem discutido a criação de um mergulhão que eliminaria o transporte de cargas na superfície da cidade [5].

Referências

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.