Podicipedidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPodicipediformes

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Podicipediformes
Família: Podicipedidae
Géneros
Aechmophorus
Podiceps
Podilymbus
Poliocephalus
Rollandia (ave)
Tachybaptus

Podicipedidae é a única família de aves da ordem Podicipediformes, e possui suas 22 espécies de mergulhões, também conhecidos como somormujo ou zampulhões, distribuídas por 6 géneros. O grupo está presente em todos os continentes, excepto nas regiões polares e a maioria das ilhas oceânicas. Os mergulhões são aves de médio porte, sobretudo aquáticas que habitam zonas de água doce como estuários, lagos e rios.

A plumagem é geralmente castanha ou cinzenta, sendo a zona ventral mais clara. O dimorfismo sexual, se presente, ocorre apenas na época de reprodução. O pescoço é alongado e termina numa cabeça arredondada com bico curto, por vezes encurvado. O corpo é estreito, com as patas localizadas quase na zona terminal, uma adaptação à natação e ao mergulho que torna estas aves bastantes desajeitadas em terra. As asas são curtas mas fortes e permitem voo durante longas distâncias; algumas espécies são migratórias.

Os mergulhões alimentam-se de peixes, insectos, moluscos e crustáceos, que caçam durante os mergulhos. São sobretudo aves solitárias mas formam casais durante a época de reprodução ou grandes grupos nas alturas de migração.

As posturas, com 3 a 9 ovos, são feitas em ninhos isolados, construídos na água em montes de lama ou zonas de vegetação aquática densa. Os juvenis chocam prontos para nadar e são cuidados por ambos os pais, que por vezes os transportam no dorso.

Os primeiros fósseis de podicipediformes surgem no Miocénico.

Géneros[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Maclean, G.L., 1993. Robert’s Birds of Southern Africa. 6th Edition. John Voelcker Bird Book Fund
  • «Animal Diversity Web» 
  • Votto, A. P.; Gomes Jr., A.P; Bugoni, L. , Pereira Jr., J. Sazonalidade da Avifauna no Campus Carreiros da Fundação Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Edição eletrônica. Estud. Biol.v. 28 N. 62, p 45-55, jan-mar 2006


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies