Phasianidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPhasianidae
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae
Géneros
Ver texto

Phasianidae é uma família de aves galliformes de corpo robusto, pernas e asas curtas. O grupo é bastante variado e inclui, por exemplo, galinha, codorna, pavão, faisão, perdiz, tetraz e o peru. A família é grande e inclui 184 espécies divididas em 54 gêneros[1]. É comumente dividida em duas subfamílias: a Phasianinae e a Perdicinae. No entanto, agora se sabe que esse tratamento é parafilético e evidências mais recentes apoiam que sua divisão se dê em três subfamílias: Rollulinae, Phasianinae e Pavoninae. Algumas vezes algumas outras famílias e aves são tratadas como parte dessa família, por exemplo, na União Americana de Ornitologia incluem os Tetraonidae, Numididae e Meleagrididae como subfamílias incluidas em Phasianidae.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Os fasianídeos são aves terrestres. Elas pesam geralmente entre 43g (no caso da Codorna rei) até 6kg (no caso do Pavão-azul. Se incluirmos os perus (que geralmente é classificado em uma família separada) e considerarmos que um peru selvagem pesado pode chegar a pesar 17kg, este seria a ave mais pesada. O comprimento nesta família taxonômica pode variar de 12,5 cm na codorna rei até 300 cm no pavão verde(se considerarmos sua cauda), assim, eles superam até mesmo os verdadeiros papagaios em diversidade de comprimento dentro de uma família de pássaros.[2][3] São geralmente rechonchudos, com asas largas e relativamente curtas e pernas poderosas. Muitos têm um esporão em cada perna, principalmente galos, faisões, perus e pavões. Em outros, como codornizes e perdizes, as esporas se reduziram a quase nada. Outros chegam a ter duas esporas em cada perna, como os Francolins e o Faisão-eperonier.

Dimorfismo sexual[editar | editar código-fonte]

Geralmente, o dimorfismo sexual é grande nas aves maiores, com os machos sendo maiores que as fêmeas. Os machos das espécies galiformes maiores costumam ostentar uma plumagem de cores vivas, bem como ornamentos faciais, como pentes, barbelas e/ou cristas.

Gêneros[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Phasianidae
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. https://www.worldbirdnames.org/bow/pheasants/
  2. Harper, D. 1986. Pet Birds for Home and Garden. London: Salamander Books Ltd.
  3. https://archive.org/details/handbookofbirdso0001unse/page/434/mode/2up