Kamen Rider Black RX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Kamen Rider Black RX
Kamen Rider Black RX (BR)
Informação geral
Formato série
Gênero Tokusatsu
Ação Ficção Científica
Duração 24-25 minutos
Criador(es) Shotaro Ishinomori
Toei Company
País de origem Japão Japão
Idioma original japonês
Produção
Narrador(es) Issei Masamune
Elenco Tetsuo Kurata
Makoto Sumikawa
Rikiya Koyama
Tema de abertura "Kamen Rider Black RX" por Takayuki Miyauchi
Tema de encerramento "Dareka ga Kimi o Aishiteru" por Takayuki Miyauchi
Exibição
Emissora original Japão MBS
Japão TBS
Transmissão original 23 de outubro de 198824 de setembro de 1989
Temporadas 1
Episódios 47
Cronologia
Kamen Rider Black
Shin Kamen Rider

Kamen Rider Black RX (仮面ライダーBLACK RX, Kamen Raidā Burakku Aaru Ekkusu?), é uma série de televisão japonesa do gênero Tokusatsu pertencente à franquia Kamen Rider. Produzida pela Toei Company em associação com a Ishinomori Productions, foi exibida originalmente entre 23 de outubro de 1988 até 24 de setembro de 1989 pelos canais japoneses MBS e TBS. No Brasil, foi exibida pela extinta Rede Manchete[1], a partir de 24 de julho de 1995. A série é uma continuação direta de Black Kamen Rider.[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

Após os eventos de Black Kamen Rider, Issamu Minami (Kotaro Minami na versão original) é acolhido pela família Sahara e reconstrói sua vida como piloto de helicóptero. Investigando o aparecimento de misteriosas estacas pela cidade de Tóquio, Issamu encontra três monstros Skarma, que conseguem impedir sua transformação em Black Kamen Rider. Issamu é capturado e levado à base do Império Crisis, onde seu comandante, General Jark, propõe uma aliança para a dominação da Terra, em troca de multiplicar seus poderes de Kamen Rider. Ao recusar a oferta, Issamu é ferido e jogado ao espaço para morrer. No entanto, a radiação solar, em contato com o King Stone implantado em seu corpo, provoca uma inesperada mutação e Issamu cai na Terra renascido como Kamen Rider Black RX, o Filho do Sol (Taiyō no Kō Kamen Raidā Burakku Aaru Ekkusu), e inicia sua luta contra a invasão Crisis.[2][3][4][5]

Personagens[5][editar | editar código-fonte]

Heróis e Aliados[editar | editar código-fonte]

  • Issamu Minami (Kotaro Minami, no original) / Kamen Rider Black RX: Após o trágico desfecho de Black Kamen Rider, é acolhido pela família Sahara e passa a ter aulas de voo de helicóptero com o Sr. Sahara. Ao ter o King Stone em contato com a energia solar sofre uma mutação, transformando-se em Kamen Rider Black RX, que lutará contra a dominação do Império Crisis. Possui o golpe RX Kick (Chute RX), e elimina os inimigos com a espada laser Revolcane (Metalion na dublagem brasileira). No decorrer da série, RX ganha ainda duas formas alternativas: Robô Rider e Bio Rider.
  • Reiko Shiratori: Fotógrafa namorada de Issamu. Pouco se sabe sobre seu passado e sua vida pessoal. Ela já aparece na história como parceira de trabalho de Issamu e a única coisa que pode-se supor é que ela tem algum parentesco com os Sahara, pois já morava com eles e conheceu Issamu quando ele foi morar lá. Passa parte da história sendo alvo dos planos de Crises sem saber que RX na verdade é Issamu. No final da série RX revela sua verdadeira identidade a ela e Reiko então passa a praticar artes marciais e entra na luta contra Crises ao lado do herói.
  • Joe Kazumi: um ciborgue controlado por Crisis que se volta contra o Império ajudando RX, o qual adota como "irmão", sempre referindo-se a Issamu como "mano". Ele passa um tempo afastado na história por ficar ferido num combate contra Bosgan no episódio 26. Depois retorna no episódio 37. Daí volta a ajudar RX na luta contra Crisis.
  • Kyoko Matoba: garota esper que consegue controlar a água. Quer vingar a morte de seus pais (ep. 29) ajudando Issamu/Kamen Rider Black RX contra Crisis. Se torna a principal aliada de Issamu ao longo da série, conseguindo durante as batalhas ser mais eficiente que Reiko e Joe e se tornando entre os aliados a mais perigosa contra os inimigos. Ela também sabe manejar arco e flecha, arma com qual já salvou tanto ela mesma quanto RX de situações extremamente perigosas. (eps. 38-47).
  • Shigero - filho de Sahara, é um dos principais personagens da série pois está sempre envolvido nos episódios, tem seus pais mortos no penúltimo episódio da série pelo diabólico General Jark na sua segunda forma Jack Middler. Comilão e divertido, é responsável pelos momentos de descontração na série.
  • Hitomi - irmã de Shigeru, é raptada por Mariebaron (num arco de 4 episódios) para se transformar na temível Princesa Garonia do imperador Crisis. Foi no decorrer desses episódios onde RX descobriu suas duas formas alternativas.
  • Nobuhiko Akizuki / Shadow Moon: irmão adotivo de Issamu e arqui-vilão da série Kamen Rider Black. Retorna em 3 episódios: no primeiro aparecendo no fim do episódio 21, depois aparece desafiando RX no episódio 22, e morre definitivamente no episódio 27, quando perde o duelo contra RX. Antes de morrer recupera a memória, e ainda salva duas crianças. Shadow Moon também retorna em outras séries e filmes da franquia Kamen Rider aparecendo no especial Kamen Rider World onde enfrenta Kamen Rider J e Kamen Rider ZO; tem ainda uma pequena aparição em Kamen Rider Decade e no primeiro filme da série intitulado: Kamen Rider Decade: Gekijouban! All Riders Vs. DaiShocker, como chefe da organização DaiShocker, onde ganha a capacidade de assumir a forma humana, Nobuhiko Tsukikage.
  • 10 Kamen Riders Seniores: os Riders que antecederam Issamu Minami (Ichigou Número 1), Nigou (número 2), V3, Riderman, X, Amazon, Stronger, Super-1, ZX e SkyRider) aparecem nos episódios 44 a 47 para ajudar RX a derrotar Crisis.
  • Shunkichi e Utako: são os pais de Shigero e Hitomi. Acolheram Issamu para morar em sua residência e trabalhar para eles na Linha Aérea Sahara, pois o próprio os considera como tios. Ficam a maior parte da série sem saber a identidade secreta de Issamu. São mortos pelo General Jark no episódio 46.
  • Goro: um chefe de cozinha que trabalha para a Linha Aérea Sahara. Atrapalhado e pouco inteligente, também é um alívio cômico na trama, tal como Shigero. A ator que faz o personagem é filho do criador da Franquia dos Kamen Riders, Shotaro Ishinomori.
  • Nanako: a garçonete que trabalha com Goro.
  • Kengo e Saburo: Amigos de Shigero e Hitomi. A últma aparição dos dois, deu-se até o episódio 36.
  • Hayato Hayami: um policial que perseguia RX até o episódio 12. Até hoje não se sabe o motivo do tal personagem ter deixado a série.
  • Yuko: ajuda Issamu na luta contra Crisis no episódio 31 e 32. Segundo ela, ela e seu namorado tinham chaves crisianas sem se tocar que Crisis viriam atrás. Com seu namorado morto, ela tenta decifrar o segredo das chaves, mas sem querer acaba abrindo o portal que faria outros crisianos virem para a Terra. Percebendo de seu plano, ela e RX conseguem fechar o portal e destruir as chaves. Durante algum tempo, ela é cuidada por Mika, uma amiga de Yuko e resolve permanecer lá. Maribaron restaura o poder das chaves e usa Mika para reabrir o portal, mas graças a Yuko, consegue mais uma vez frustrar os planos de Crisis.

Império Crisis[editar | editar código-fonte]

  • Imperador Crisis (ep.42,46-47): Líder supremo do império. Tem a forma de uma cabeça gigante. No último episódio, sabendo do iminente fim, tenta subornar Issamu/RX com uma espécie de função de Imperador Terrestre, que foi recusada pelo herói, que o destrói bravamente durante o confronto final da série.
  • General Jark (ep.01-46): Um dos principais vilões da série e líder militar de Crisis. No episódio 46, após a morte de seus generais, sentiu-se sem forças e pede poderes ao imperador, que o transforma no monstruoso Jark Midler (Jark Midora no original japonês), sem a consciência de si mesmo, sob controle do Imperador e Dasmader. Nem isso o impede de ser destruído no mesmo episódio por RX, uma vez que foi o responsável pela morte do casal Sahara. Mesmo assim, no momento em que estava morrendo, ele volta à sua forma original e roga pragas a RX sobre a força do Imperador Crisis.
  • Bruxa Marie Baron (ep.01-47): Oficial do Estado-Maior de Crisis, é a mais leal ao General Jark, já que torna-se como seu braço-direito. Fora a magia, sua única arma é a pena dourada que usa em seu capacete. No último episódio ela é liquidada pelo Imperador Crisis por se revoltar conta a tática do chefe supremo de Crisis de chantagear Issamu/RX.
  • Almirante Bosgan (ep.1-44): Comandante Naval de Crisis. Arrogante, traiçoeiro e inescrupuloso, aspirava secretamente ao posto ocupado pelo General Jark na hierarquia de Crisis e aliou-se ao Inspetor Dasmader no decorrer da série. Foi destruído magnificamente por RX em um duelo no episódio 44 (Kamen Riders! Todos Juntos na Luta).
  • Técnico Gatezon (ep.1-43): Comandante dos Robôs Kaima. Mesmo sendo mais quieto em comparação aos outros oficias, ele mostra-se bem frio. Armado com uma pistola a laser e possui uma motocicleta. Morre juntamente com o Monstro Robô Hellgaden quando ambos empregaram um ataque suicida na tentativa de destruir o King Stone de RX, que escapou por muito pouco da morte certeira.
  • Gadorian (ep.1-42): Comandante dos Animais Kaima. Capaz de se locomover no ar, dando saltos ou pulos e soltar raios de sua testa. Morre na tentativa desesperada de liquidar RX transferindo sua energia vital para o Monstro Gadridon, o qual o herói também liquidou logo depois.
  • Princesa Garonia (ep.14): Aparece somente no episódio intitulado (O Rapto de Hitomi) devido ao defeito na instabilidade dos equipamentos da Nave Forte Crisis ela acaba morrendo sob os cuidados de Marie Baron, que decide raptar algumas garotas para substituir a falecida princesa.
  • Doutor Muron (ep.14): Aparece apenas no episódio intitulado (O Rapto de Hitomi) ele é um auxiliar de Marie Baron que estava cuidando do progresso da Princesa Garonia, mas devido ao defeito dos equipamentos ele não consegue mantê-la viva, e desobedecendo as ordens de Marie Baron ele informa ao General Jark sobre ocorrido.
  • Agente da Comunidade Camila (ep.24): Aparece somente no episódio intitulado (Meu Pai é o Drácula!) ele é um residente Crisiano da Comunidade Camila, que era controlado por Gadorian através do Monstro Kaima Lickpack, ele foi transformado num vampiro por Lickpack, o plano é fazer com que os homens sirvam de alimento, Kamen Rider descobre a estratégia e derrota o Monstro Kaima Lickpack e liberta esse Agente da influencia de Kaima.
  • Inspetor Dasmader (ep.28-47): Surge mais ou menos no meio da temporada dizendo-se enviado pelo Imperador Crisis para supervisionar a missão. Rivalizava com Mariebaron pela afeição ao Imperador e principalmente com o General Jark pela liderança militar de Crisis. No início age como um vilão comum, mas ao longo da história vai se mostrando bem mais perigoso que os demais. Frio e traiçoeiro, não hesita em castigar ou mesmo matar aqueles crisianos que falham na missão de derrotar RX. Porém, no último episódio, é revelado que Dasmader é na verdade o próprio Imperador Crisis e principal vilão da série. Tudo aquilo tinha sido um disfarce pra cobrar seus subordinados. Fato que Mariebaron já havia suspeitado em alguns momentos. O vilão é destruído por RX durante a batalha final da série.
  • Robô Secretário Chackram (ep.01-47): Aparece várias vezes. Ele é pequeno e usa sempre um escudo em seu braço direito. Funciona principalmente como o mensageiro da Base Crisis. No último capítulo, é destruído por RX antes da luta final contra Dasmader e Crisis.
  • Medusa dos Cem Olhos (ep.41): Tem sua aparição somente no episódio intitulado (O Terror da Medusa dos 100 Olhos) ela é avó da Marie Baron e também é a grande mestra dos monstros kaima, foi convocada para combater o Kamen Rider e foi derrotada por ele.
  • Monstros Kaima (ep.01-45): Servem ao Imperador Crisis e tentam destruir RX, mas acabam sendo mortos pelo mesmo. Os monstros de Bosgan são denominados como Guerreiros; Os monstros de Mariebaron são Feiticeiros; os monstros de Gatezon são Robôs e por último, os de Gadorian são mutantes criados por ele mesmo.
  • Chaps (ep.01-47): Soldados que servem de ajuda nos planos e são saco de pancada de RX (como manda a tradição tokusatsu). Possuem variadas cores como: cinza, marrom e preto.
  • Grandailas (ep 44-45): Foi um androide criado por Crises próximo dos último capítulos da temporada. Foi de longe o inimigo mais poderoso que apareceu na série tanto em Black quanto em RX. Seus poderes chegavam superar os de Shadow Moon, e sendo o único vilão na série a resistir ao ataque de Metallion. Para derrotá-lo RX foi obrigado a dar um ataque suicida se explodindo junto ao inimigo fazendo todos pensarem que ele estava morto, mas RX sobrevive, retornando algum tempo depois e a partir dai inicia o plano final para derrotar Crises.

Outros[editar | editar código-fonte]

  • Dr. World (ep. 3): Um dos crisianos escravizados pelo Monstro Gainagiskan. Ele entrega para Issamu um disquete contendo instruções para criar o Ridron.
  • Yusuke Morita (ep. 7): Um amigo de infância de Issamu. É um grande técnico de computação que possuía um projeto que fez Crisis irem em busca de tomá-lo.
  • Tomoko Kishida (ep. 8): Uma garota mestiça de humana com crisiana. Ela possuía uma inteligência fora do normal.
  • Gall (ep. 12): Esse Crisiano foi pertencente a um Grupo de Resistência. Ajuda RX na luta com o Monstro Cerebron, mas é morto por Mariebaron.
  • Kirara (ep. 13): Uma garota que, junto de seu pai estão fugindo do Império Crisis. Foi controlada pelo monstro Flamegrame para capturar o Cristal G, que com ele pode criar um conversor Dimensional. Kengo, o amigo de Shigero, se apaixonou por ela.
  • Celia (ep. 21): Uma guerrilheira que pertence a um Grupo Anti-Crisis. Alguns anos antes, Joe e ela tiveram um relacionamento amoroso. Ao vir para a Terra, ela havia sido controlada pelo monstro BangGong. No fim, ela volta ao normal e viaja para o exterior.
  • Masao (ep. 23): um garoto que sofria valentanismo porque tirava notas baixas na escola. Ao encontrar um mini computador que faz as criaturas transformarem em outras, transforma-se em gorila.
  • Muto (ep. 24): um habitante da Comunidade Camila que anos atrás a mando de Crisis, vem espionar a Terra. Daí casa-se com uma humana e têm um filho chamado Hakiyo. Ele é controlado pelo monstro LiquiPark, que o transforma em vampiro. Daí no fim, RX destrói o monstro e ele volta a uma vida normal junto com seu filho.
  • Kyoko Akizuki (ep. 22): Irmã adotiva de Issamu. Aparece em um pequeno flashback no epísódio da volta de Shadow Moon. Mesmo sendo junto com Issamu a protagonista da temporada anterior e com toda sua importância na história, seu destino não é mostrado em RX e estranhamente ela nem é citada durante toda a temporada, sendo essa sua única aparição.


Habilidades de RX[editar | editar código-fonte]

Acessórios, golpes, armas e veículos
  • Acrobatter - É a versão revivida de Battle Hopper, a moto orgânica construída originalmente pelos Gorgom em Black Kamen Rider Também ao ser banhada com os poderes da luz do sol se transforma em Acrobatter, agora sendo capaz de falar fluentemente e ganha os poderes de detectar monstros e objetos até debaixo da terra. Assim como RX, também tem a habilidade assumir outras duas formas, como Roboizer (Robo Rider) e Iron Snake/Macjabber (Bio Rider)
  • Ridron - É o super carro de RX, construído por Issamu com base no projeto contido no disquete entregue a ele pelo Prof. Walter no mundo Kaima do Império Crisis, mesmo depois de construído não se movia, porém ao ser levado ao fundo do mar na gruta milagrosa do monstro Baleia, a mesma gruta onde Issamu ressuscitou em Black Kamen Rider, Ridron ganha vida própria sendo altamente inteligente assim como Acrobatter, capaz de atingir uma velocidade de 1500 km por hora. Pode andar tanto na terra quanto na água, além de poder viajar para outras dimensões. Dotado de alta tecnologia, possui duas mandíbulas que servem tanto para perfurar o solo quanto para atacar os monstros do Império Crisis.
  • King Stone - a pedra do poder implantada no corpo de RX pelos Gorgom, durante os eventos de Black Kamen Rider. Após contato com a luz solar, tornou-se senciente e passa a orientar Issamu.
  • Raio King Stone (King Stone Flash, na versão original) (40-42) - é uma energia que RX emite de seu cinto para afugentar ou aturdir seus inimigos, utilizados contra os Chaps e contra um dos monstros de Gadorian.
  • Metallion (Revolcane na versão original) - é a espada que RX tira de seu King Stone. Coberta pela energia solar concentrada no King Stone de RX semelhante aos sabres de luz da franquia hollywoodiana Star Wars. Ela é a principal arma do Herói é com ela que RX destrói a maioria dos seus inimigos...
  • Macro Visor (Macro Hyōji no original) - RX usa essa habilidade para encontrar a fraqueza de seu oponente, igualmente usado para ver objetos ou povos escondidos atrás de alguns obstáculos.
  • Salto RX (RX Jump, na versão original) - RX dá um salto no ar, apenas na versão japonesa.
  • Chute RX (RX Kick, na versão original) - evolução do Rider Kick (Golpe Louva-a-Deus na dublagem brasileira de Black Kamen Rider), agora sendo executado com os dois pés. Similar ao Shadow Kick de Shadow Moon.
  • Rider Sensor - É utilizado por RX através de suas antenas, assim podendo localizar objetos, ou criaturas em movimento. Funciona como um radar.
  • Chute Duplo (Double Kick) - Chute dado por RX e Black, versão alternativa trazida por Diend na luta contra Apollo Geist no episódio 27 de Kamen Rider Decade.
  • Chute Quadruplo - Chute dado pelas versões de Issamu num especial de RX.
  • Robô Punch - Apenas para Robô Rider, na forma de Robô Rider, Robô Rider concentra sua energia para dar um só soco, mas apenas em ambientes com temperaturas de alto calor.
  • Max Sabre (Bio Blade) - Espada que RX utiliza quando transformado em Bio Rider. Seu poder de corte é mais forte que de Metallion.
  • Voltick ou Galaxy Shooter (Tiro Vórtex) - arma laser usada por RX na forma de Robô Rider. Tem alto poder ofensivo.


Formas alternativas de RX
  • RX Robô Rider: com um corpo de grande resistência e quase indestrutível, o Robô Rider foi uma metamorfose que RX sofreu enquanto procurava Hitomi, sequestrada por Crisis. Na forma de Robô Rider, Acrobatter se transforma em Roboiser. Ele se auto-denomina como o Príncipe da Tristeza (Kanashimi no Oji) ou Príncipe das Chamas (Honō no Oji). Embora tenha habilidade limitada, possuí uma força fora do comum.
  • RX Bio Rider: outra forma alternativa de RX, descoberta logo depois de Robô Rider. Extremamente útil em situações de infiltrações secretas e espionagem, e de perigo impossíveis de escapar por suas outras formas inclucive de explosões eminentes o tornando quase imortal. Sua espada é o Max Sabre (Bio Blade). Na forma de Bio Rider, Acrobatter se transforma em Iron Snake (Mach Jabber). Ele se auto-denomina como o Príncipe da Íra (Icari no Oji).

Lista de episódios[5][editar | editar código-fonte]

Número do episódio Título do episódio Inimigo(s) do episódio Protagonistas ou Foco dos Episódios
01 RX, O Filho do Sol! Monstros Feiticeiros Kaima Skarma Issamu Minami (Kamen Rider Black RX)
02 O Renascer de RX! Monstro Robô Kaima Kublican e Monstros Feiticeiros Kaima Skarma Issamu Minami (Kamen Rider Black RX)
03 RX Contra o Cavaleiro do Vento Monstro Guerreiro Kaima Gainagiskan Issamu Minami (Kamen Rider Black RX), Reiko Shiratori, Doutor World, Shigeru e seus amigos
04 Raidron, O Carro da Luz Monstro Robô Kaima Gangaden Issamu Minami (Kamen Rider Black RX)
05 Uma Armadilha na Gruta Monstro Guerreiro Kaima Gainagamus Issamu Minami (Kamen Rider Black RX), professor Yushiro, Reiko Shiratori, Shigeru e seus amigos
06 A Bagunça do Monstro Extraterrestre Monstro Kaima Kurukuruten Issamu Minami (Kamen Rider Black RX) e Shigeru
07 S.O.S. Laços de Amizade! Monstro Feiticeiro Kaima Budin Issamu Minami (Kamen Rider Black RX) e Yusuke Morita
08 O Segredo de Papai e Mamãe Monstro Kaima Gainamite Issamu Minami (Kamen Rider Black RX) e Tomoko Kishida
09 A Magia de Maribaron Monstro Kaima Attipetti e Gadorian Issamu Minami (Kamen Rider Black RX) e Shizuka
10 O Ataque dos Clones Monstro Kaima Dogumaroguma Issamu Minami (Kamen Rider Black RX) e Shigeru
11 A Revolta do Ferro-Velho Monstro Robô Kaima Skraid Issamu Minami (Kamen Rider Black RX) e Massaki
12 Pesadelo Assassino Monstro Feiticeiro Kaima Cerebron Issamu Minami (Kamen Rider Black RX) e Reiko Shiratori
13 A Garota de Kaima Monstro Kaima Flamegrame Issamu Minami (Kamen Rider Black RX), Shigeru, Kengo e Kirara
14 O Rapto de Hitomi Monstro Robô Kaima Desgaron e Maribaron Issamu Minami (Kamen Rider Black RX) e Hitomi
15 O Nascimento de RoboRider Monstro Robô Kaima Desgaron e Monstros Robô Kaima Triplon 1, 2 e 3 Issamu Minami (Transforma-se em RoboRider) e Hitomi
16 A Princesa do Vale dos Milagres Monstro Robô Kaima Necksticker Issamu Minami (RoboRider), Joe Kazumi e Hitomi
17 BioRider Monstro Robô Kaima Triplon 1, 2 , 3 Issamu Minami (Transforma-se BioRider), Hitomi(na forma da princesa Garúnia), Joe Kazumi e Shigeru
18 Um Voo Para a Morte Monstro Kaima Musarabisara/Bicho-Esquilo Issamu Minami (Kamen Rider Black RX), Joe Kazumi, Shigeru e amigos
19 O Terrível Sol Artificial Robô Kaima Kroizer Issamu Minami (RoboRider), Doutor Ahara, Reiko Shiratori, Keiko e Shiniti
20 O Monstro Que Come Banana Monstro Feiticeiro Kaima Biaco Issamu Minami (BioRider), Joe Kazumi, Shigeru e Saburo
21 Entre o Amor e a Amizade Monstro Kaima Bang Gong Issamu Minami (BioRider), Joe Kazumi e Celia
22 Shadow Moon Monstro mutante Antronto e Shadow moon Issamu Minami (Kamen Rider Black RX, RoboRider e BioRider)
23 RX Virou Porco! Monstro Guerreiro Kaima Gainabrás Issamu Minami (Kamen Rider Black RX), Joe Kazumi e Masao
24 Meu Pai é o Drácula! Monstro Kaima Lickpack Issamu Minami (Kamen Rider Black RX), Joe Kazumi, Hakyo e seu pai Muto
25 As Noivas de Escorpião Monstro Guerreiro Kaima Gainakamakil e Bosgan Issamu Minami (Kamen Rider Black RX), Joe Kazumi e Reiko Shiratori
26 Bosgan Contra-Ataca Monstro Kaima Gainagingam e Bosgan Issamu Minami (Kamen Rider Black RX e BioRider), Joe Kazumi, Shigeru e Hitomi
27 O Grande Contra-Ataque! O Retorno do Príncipe das Sombras! Monstro Kaima Mattbott e Shadow Moon (morre) Issamu Minami (Kamen Rider Black RX e RoboRider), Hiroshi e Akemi
28 Os Representantes de Sua Majestade, O Imperador Monstro Kaima Gimeragomera e Dasmader(sua aparição) Issamu Minami (Kamen Rider Black RX), Reiko Shiratori, Yukio e sua família
29 Um Planeta Sem Água Monstro Kaima Mundegande Issamu Minami (Kamen Rider Black RX e BioRider), Reiko Shiratori e Kyoko Matoba
30 Um Deserto em Tóquio Monstro Robô Kaima Metal Heavy e Mariebaron Issamu Minami (Kamen Rider Black RX), Reiko Shiratori e Kyoko Matoba
31 A Mulher Que Esteve em Kaima Robô Kaima Elegtron e Gatezon Issamu Minami (Kamen Rider Black RX e RoboRider) e Yuko
32 O Céu do Amor e da Esperança Monstro Kaima Kanima Issamu Minami (Kamen Rider Black RX), Yuko e Mika
33 O Duelo na Ponte Monstro Kaima Gazla Gizla Issamu Minami (Kamen Rider Black RX e BioRider) e Reiko Shiratori
34 Operação Nave-Mãe Shikoku Monstro Robô Kaima Shlaidin Issamu Minami (Kamen Rider Black RX e RoboRider), Reiko Shiratori, Ossamu e seu pai Sr. Kujo
35 Issamu Minami Procurado Pela Polícia! Monstro Feiticeiro Kaima Vírus-K Issamu Minami (Kamen Rider Black RX e BioRider)
36 Quem é o Meu Herói? Monstro Kaima Barun Borun Issamu Minami (Kamen Rider Black RX e BioRider), Sawada, Shigeru e seus amigos
37 O Ataque dos Monstros Ninja Monstro Guerreiro Kaima Gainaninja Issamu Minami (Kamen Rider Black RX e BioRider), Joe Kazumi e Reiko Shiratori
38 O Império Subterrâneo Monstro Feiticeiro Kaima Tenku e Maribaron Issamu Minami (Kamen Rider Black RX e RoboRider), Joe Kazumi e Kyoko Matoba
39 O Grande Prêmio dos Mini 4WD Robô Kaima Spindler Issamu Minami (Kamen Rider Black RX e BioRider), Shigeru, Kyoko Matoba, Joe Kazumi e Reiko Shiratori
40 Armadilha no Condomínio dos Fantasmas! Monstro Guerreiro Kaima Gainajagran e Dasmader Issamu Minami (Kamen Rider Black RX e BioRider) e Kyoko Matoba
41 O Terror da Medusa dos 100 Olhos Monstro Feiticeiro Kaima Meduza dos 100 Olhos Issamu Minami (Kamen Rider Black RX), Kyoko Matoba, Joe Kazumi e Reiko Shiratori
42 A Expulsão dos 4 Comandantes Monstro Kaima Gatridon e Gadorian Issamu Minami (Kamen Rider Black RX), Joe Kazumi e Reiko Shiratori
43 A Derrota de RX Monstro Robô Kaima Hellgadem e Gatezon Issamu Minami (Kamen Rider Black RX e BioRider), Kyoko Matoba, Joe Kazumi e Reiko Shiratori
44 Kamen Riders: Todos Juntos na Luta! Super Guerreiro Kaima Grandailas e Bosgan Issamu Minami (Kamen Rider Black RX), Kyoko Matoba, Joe Kazumi, Reiko Shiratori + 10 Kamen Riders
45 O Falso Fim de RX Super Gurreiro Kaima Grandailas e Monstros Fantasmas Issamu Minami (Kamen Rider Black RX e BioRider), Kyoko Matoba, Joe Kazumi, Reiko Shiratori, Goro + 10 Kamen Riders
46 O Ataque dos Kamen Riders General Jark transformado em Jark Middler Issamu Minami (Kamen Rider Black RX, RoboRider e BioRider), Shigeru, Hitomi + 10 Kamen Riders
47 A Luz do Amanhã Maribaron, Dasmader - Imperador Crisis Issamu Minami (Kamen Rider Black RX, RoboRider e BioRider)
Filme Kamen Rider Black RX: Stay In The World[nota 1] Império Gorgom e Crisis (sem lutas diretas) e vários Monstros Kaima Issamu Minami, Kamen Rider Black, Kamen Rider Black RX, Bio Rider e Robo Rider

Notas

  1. Não exibido no Brasil.

Filme: Kamen Rider Black RX: Stay In The World[editar | editar código-fonte]

Foi um episódio especial lançado durante a temporada de RX e exibido em 3D no cinema japonês. Esse episódio se passa cronologicamente entre os episódios 25 e 26. Nele o General Jark cria um plano de jogar Issamu de volta em um passado paralelo onde ele tem que enfrentar os Gorgom novamente. Esse especial é bastante lembrado pois nele ocorre uma cena onde RX se divide em quatro: RX, Black, Bio Rider e Robô Rider e todos lutam juntos contra os vilões durante essa batalha.

Elenco[6][editar | editar código-fonte]

Atores japoneses[editar | editar código-fonte]

  • Issamu Minami: Tetsuo Kurata
  • Reiko Shiratori: Makoto Sumikawa
  • Joe Kazumi: Rikiya Koyama
  • Kyoko Matoba: Megumi Ueno
  • Shigeru Sahara: Takeshi Inoue
  • Hitomi Sahara: Shoko Imura
  • Shunkichi Sahara: Makoto Akatsuka
  • Utako Sahara: Eri Tsuruma
  • Goro: Jo Onodera
  • General Jark: Toshimichi Takahashi
  • Bosgan: Yoshikatsu fujiki
  • Marie Baron: Atsuko Takahata
  • Gatezon: Takayuki Kitamura

Trilha Sonora[7][editar | editar código-fonte]

Abertura

  • "Kamen Rider Black RX" (仮面ライダーBLACK RX, Kamen Raidā Burakku Āru Ekkusu)
  • Letra: Chinfa Kan
  • Composição & Arranjo: Eiji Kawamura
  • Artista: Takayuki Miyauchi

Encerramento

  • "Dareka ga Kimi o Aishiteru" (誰かが君を愛してる?, "Someone Loves You")
  • Letra: Chinfa Kan
  • Composição: Tetsuji Hayashi
  • Arranjo: Eiji Kawamura
  • Artista: Takayuki Miyauchi

Sabanização[editar | editar código-fonte]

Em 1995 a empresa estadunidense Saban Entertainment, após as experiências com Power Rangers e VR Troopers, criou uma série utilizando-se do material dos Kamen Riders, em especial de Kamen Rider Black RX[1]. Seu nome era Masked Rider. Na americanização, Issamu Minami virou Dex Stuart, um ser do planeta Edenoi, que apareceu em um episódio da terceira temporada de Power Rangers. Além de RX, a série também usou material de Kamen Rider ZO e Kamen Rider J. Como procedimento padrão da Saban, os nomes dos vilões e habilidades do herói foram todos alterados.[5] Segue abaixo uma lista com todas as mudanças de nome do original para a sabanização.

Lista de mudanças de nome[editar | editar código-fonte]

Acessórios, golpes, armas e veículos[editar | editar código-fonte]

  • Acrobatter - Chopper
  • Roboizer - Chopper Super Moto Ouro
  • Iron Snake - Chopper Super Moto Azul (que de azul não tem nada)
  • Ridron - Magnum
  • King Stone - Hecto Fase/Hecto Acelerador
  • Metallion (Revolcane) - Eletro Sabire
  • Tiro Vortex - Hecto Raio
  • Max Sabre (Bio Blade) - Sabre Azul
  • Chute RX - Chute Rider
  • Espada Solar - Sabre do Sol
  • Poder Solar - Golpe do Sol

Transformações[editar | editar código-fonte]

  • BioRider - Super Azul
  • RoboRider - Super Ouro
  • RX Poder Solar - RX The Sun (Luz Solar)

Vilões[editar | editar código-fonte]

  • Forte Crisis - Base Aranha
  • General Jark - Conde Dregon
  • Mariebaron - Nefária
  • Bosgan - Dupla Face
  • Gatezon - Ciclóptero
  • Gadorian - Gork
  • Shadow Moon - RoboRider

Referências

  1. a b c Fábio Garcia. «Além de Jaspion: como é a exibição de séries tokusatsu no Japão atualmente». https://www.omelete.com.br. Consultado em 21 de julho de 2020 
  2. a b IMDB. «Kamen Rider Black RX». https://www.imdb.com (em inglês). Consultado em 12 de julho de 2020 
  3. César Filho. «Nostalgia: Kamen Rider Black RX estreava há 20 anos no Brasil». http://daileon-blog.blogspot.com. Consultado em 12 de julho de 2020 
  4. Toei Company Ltd. «Kamen Rider Series». https://www.toei.co.jp (em inglês). Consultado em 12 de julho de 2020 
  5. a b c d Larc Yasha. «Kamen Rider Black RX». https://www.jbox.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  6. IMDB. «Kamen Rider Black RX: Cast». https://www.imdb.com (em inglês). Consultado em 12 de julho de 2020 
  7. IMDB. «Kamen Rider Black RX: Soundtrack». https://www.imdb.com (em inglês). Consultado em 12 de julho de 2020