Kamen Rider (1971)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kamen Rider
仮面ライダー
Kamen Raidā
Kamen Rider (1971)
Informação geral
Formato série
Género Tokusatsu
Duração 24 minutos (aproximadamente)
Criador(es) Shotaro Ishinomori
Elenco Hiroshi Fujioka
Takeshi Sasaki
Akiji Kobayashi
Gorō Naya
País de origem Japão Japão
Idioma original japonês
Episódios 98
Produção
Produtor(es) Toei Company
Ishimori Productions
Narrador(es) Shinji Nakae
Tema de abertura "Let's Go! Rider Kick!" (Hiroshi Fujioka/Masato Shimon)
"Rider Action" (Masato Shimon)
Tema de encerramento "Kamen Rider no Uta"
"Rider Action"
"Lonely Kamen Rider"
Exibição
Transmissão original 3 de abril de 197110 de fevereiro de 1973
Cronologia
Kamen Rider V3

Kamen Rider (仮面ライダー Kamen Raidā?) é uma série de televisão japonesa, do gênero tokusatsu, criada em 1971 pelo já falecido mangaka Shotaro Ishinomori e produzida pela Toei Company. Tendo ao todo 98 episódios, durou quase dois anos no ar: de 3 de abril de 1971 a 10 de fevereiro de 1973[1][2][3]. A série deu origem à franquia Kamen Rider, uma das mais populares franquias do gênero tokusatsu, além de uma adaptação em mangá.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Takeshi Hongo, um estudante universitário de ciências e piloto de motociclismo, é sequestrado pela organização terrorista Shocker, com o intuito de transformá-lo num soldado cibernético. Antes da operação ser concluída e de sua memória ser apagada, Hongo consegue escapar e passa a combater Shocker, adotando o nome Kamen Rider. Posteriormente, o fotógrafo free-lancer Hayato Ichimonji também é capturado e transformado num ciborgue idêntico a Hongo, para eliminar o traidor. Hongo, no entanto, salva Ichimonji antes dele ser submetido a uma lavagem cerebral e Ichimonji passa a ocupar o lugar de Hongo como Kamen Rider, já que Hongo deixa o Japão para combater os agentes da Shocker em outras partes do mundo.

Mais tarde, com a volta de Hongo ao Japão, este passa a ser conhecido como Kamen Rider número 1, e Ichimonji, Kamen Rider número 2. É a vez de Ichimonji deixar o Japão para combater uma outra organização, Geldan. Quando Shocker e Geldan se fundem num único grupo, Gel-Shocker, Rider 2 retorna para ajudar Rider 1 a desmantelar a nova organização[1][2][4][5].

Kamen Riders[editar | editar código-fonte]

  • Takeshi Hongo / Kamen Rider 1 (本郷 猛 / 仮面ライダー1号 Hongō Takeshi / Kamen Raidā Ichigō?): Foi o protagonista do episódio 1 ao 13, porém nas gravações do episódio 14, seu intérprete, Hiroshi Fujioka, sofreu um acidente de moto e teve uma perna quase dilacerada[5]. Foi substituído por Takeshi Sasaki, que interpretou um novo personagem: Hayato Ichimonji/Kamen Rider 2. Para explicar a ausência de Hongo, foi dito que ele deixou o Japão para lutar contra os agentes da organização Shocker no estrangeiro. Tempos depois, Hiroshi já estava apto a voltar às gravações, fazendo então participações nos episódios 41, 49, 51 e 52 (este último marcava a saída de Nigou). Ichigou "reassumiu" no episódio 53 até o último (98), em que os dois Riders lutavam contra Gel Shocker na batalha final[4][6].
  • Hayato Ichimonji / Kamen Rider 2 (一文字 隼人 / 仮面ライダー2号 Ichimonji Hayato / Kamen Raidā Nigō?): Foi o protagonista da série do episódio 14 ao 52, substituindo Ichigou, cujo ator havia sofrido um acidente. No episódio 53, sai da série para lutar na Europa e América do Sul, aperfeiçoando suas técnicas de luta e ganhando uma nova forma. Teve participações nos episódios 72, 73, 93, 94 e no episódio final (98) para lutar ao lado de Ichigou na derradeira batalha contra Gel Shocker[4][6].

Vilões[7][editar | editar código-fonte]

Shocker[editar | editar código-fonte]

  • Grande Líder da Shocker (ショッカー首領 Shokkā Shuryō?)
  • Coronel Zol/Homem Lobo (ゾル大佐/狼男 Zoru Taisa/Ōkami Otoko?, 26-39)
  • Doutor Shinigami/Ikadevil (死神博士/イカデビル Shinigami Hakase/Ikadebiru?, 40-68)
  • Embaixador do Inferno/Garagaranda (地獄大使/ガラガランダ Jigoku Taishi/Garagaranda?, 53-79)
  • Monstros da Shocker (ショッカー怪人 Shokkā Kaijin?)
  • Soldados da Shocker (ショッカー戦闘員 Shokkā Sentōin?)

Gel-Shocker[editar | editar código-fonte]

  • Grande Líder da Gel-Shocker (ゲルショッカー首領 Geru-Shokkā Shuryō?)
  • General Black/Hirucamaleão (ブラック将軍/ヒルカメレオン Burakku Shōgun/Hirukamereon?, 80-98)
  • Shocker Riders (ショッカーライダー Shokkā Raidā?, 91-94)
  • Monstros da Gel-Shocker (ゲルショッカー怪人 Geru-Shokkā Kaijin?)
  • Soldados da Gel-Shocker (ゲルショッカー戦闘員 Geru-Shokkā Sentōin?)

Legado[editar | editar código-fonte]

Kamen Rider deu origem à franquia de tokusatsus Kamen Rider que, apesar das mudanças de heróis, temas, tom e efeitos especiais ao longo dos anos, segue muitas das ideias e conceitos apresentados pela primeira vez na série[8].

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Raphael Martins. «Tudo o que você precisa saber sobre Kamen Rider». Legião dos Heróis. Consultado em 25 de agosto de 2020 
  2. a b Kyle Anderson. «What You Need to Know About KAMEN RIDER» (em inglês). Nerdist. Consultado em 28 de agosto de 2020 
  3. SunglassPri. «So You Want To Watch Kamen Rider...» (em inglês). Capesandcoolscarves.wordpress.com. Consultado em 28 de agosto de 2020 
  4. a b c Igadevil. «Kamen Rider 1» (em inglês). Igadevil.com. Consultado em 28 de agosto de 2020 
  5. a b Henshin Hall of Fame. «Kamen Rider» (em inglês). Consultado em 29 de agosto de 2020. Cópia arquivada em 9 de maio de 2008 
  6. a b «Kamen Rider» (em inglês). Kamen-Rider.com. Consultado em 3 de setembro de 2020 
  7. «Kamen Rider - Cast» (em inglês). Kamen-Rider.com. Consultado em 3 de setembro de 2020 
  8. Vigília Nerd. «Especial Kamen Rider – Parte 1». Consultado em 19 de agosto de 2020. Na história, vemos pela primeira uma premissa que irá se repetir ao longo das outras séries da Era Showa: um humano é raptado por uma organização para se transformar em uma ciborgue mutante, mas escapa antes de sofrer lavagem cerebral. Após isso, ele enfrenta os culpados utilizando os mesmos poderes que recebe deles. 
Precedido por
nenhum
Kamen Rider
1971 – 1973
Sucedido por
V3