Kousoku Sentai Turboranger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kousoku Sentai Turboranger
Informação geral
Formato Série
Gênero Tokusatsu
Ação
Fantasia
Duração 24-25 minutos
Criador(es) Toei Company
País de origem Japão Japão
Idioma original japonês
Produção
Narrador(es) Nobuo Tanaka
Elenco Kenta Satou
Fumiaki Ganaha
Keiji Asakura
Junichiro Katagiri
Noriko Kinohara
Tema de abertura "Kousoku Sentai Turboranger" por Kenta Satou
Tema de encerramento "Zigzag Seishun Road" por Kenta Satou
Exibição
Emissora de televisão original Japão TV Asahi
Transmissão original 25 de fevereiro de 19893 de março de 1990
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 50

Kousoku Sentai Turboranger (高速戦隊ターボレンジャー, Kōsoku Sentai Tāborenjā?, traduzido como Esquadrão de Alta Velocidade Turboranger') é a 13ª série da franquia Super Sentai, produzida pela Toei Company entre 3 de Março de 1989 até 23 de Fevereiro de 1990 , sucedendo Liveman e antecedendo Fiveman. Ao todo têm 50 episódios.

Trama[editar | editar código-fonte]

A 20 mil anos atrás, corajosos guerreiros lutaram contra o maligno Império Bohma, que foi derrotado e aprisionado. Porém devido a corrupção dos tempos atuais o Império Bohma consegue escapar de seu aprisionamento. Junto com o Doutor Dazai, Selon, a última das Fadas reuniu cinco estudantes do ginásio para se tornaram os Turborangers e lutar contra Bohma.

Turborangers[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Denominação Arma Mecha
Kenta Satō Riki Honoo Red Turbo GT Sword Turbo GT
Fumiaki Ganaha Daichi Yamagata Black Turbo T Hammer Turbo Truck
Keiya Asakura Youhei Hama Blue Turbo J Gun Turbo Jeep
Junichiro Katagiri Shunsuke Hino Yellow Turbo B Bowgun Turbo Buggy
Noriko Kinohara Haruna Morikawa Pink Turbo W Stick Turbo Wagon

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Riki Honoo/Red Turbo - O corajoso líder da equipe. É o capitão do time de beisebol do colegial e sonha em tornar-se um profissional no esporte. Inicialmente, levava broncas da professora Misa quando tirava notas baixas porque matava aulas só para jogar beisebol. Apesar de ser bastante inquieto, Riki tem um alto senso de justiça e confiança. Sua arma é a Espada G.
  • Daichi Yamagata/Black Turbo - Armado com o Turbo Hammer, é uma pessoa paciente que adora correr. Tem muita preocupação com seus companheiros, mesmo quando teve a iniciativa de concluir o Turbo Rugger. Daichi é de grande confiança o que faz ter um grande apoio pelos companheiros.
  • Youhei Hama/Blue Turbo - Nadador e saltador, sua arma é a J Gun. É bastante brincalhão e mulherengo, sempre estava indo atrás das garotas que avistava.
  • Shunsuke Hino/Yellow Turbo - Ginasta, é o cômico da equipe, sua arma è a B Bowgun. Teve um irmão mais novo chamado Shunji que há muito tempo que foi morto após um atropelamento.
  • Haruna Morikawa/Pink Turbo - A integrante feminina da equipe, é a aluna mais inteligente da escola aonde estuda, sendo bastante popular devido à isso. Sua arma è a W Stick.
  • Kenichi Yamada/Blue Turbo (Temporariamente) - Um colega de colégio dos Turborangers que aparece no episódio 42. O fato de ser nerd, os outros riam dos seus vacilos nos esportes. Durante um ataque de um monstro Bohma, ele consegue roubar os transformadores de Youhei e se transforma em Blue Turbo em busca de coragem para tudo. No fim, ele consegue fazer um ato de ajuda ao criar uma bala especial que explodiu o monstro Bohma quando atirou. No fim, se arrepende e devolve os braceletes de transformação.

Aliados[editar | editar código-fonte]

  • Doutor Dazai - Cientista que inventou o robô dos Turborangers.
  • Seelon, a fada - É a última fada sobrevivente. Só pode ser vista a olho nu pelos Turborangers e o Dr.Dazai consegue vê-la utilizando um dispositivo que ele próprio criou. Mede em torno de 8cm de altura. Aliou-se ao Doutor Dazai para derrotar Bohma. No fim, torna-se uma estrela unindo-se a Lakia.
  • Fera Sagrada Lakia (ep. 1-2, 11, 20) - Uma imensa fera gigante com uma juba branca. É o protetor da Terra. Ele lutou contra Bohma há muito tempo e selou vários monstros em inúmeros lugares. Devido a poluição da Terra, Lakia enfraqueceu-se e deixou todo o seu trabalho para Turborangers.
  • Misa Yamaguchi - A professora dos Turborangers. Bastante gentil, mas não gosta das "gracinhas" que seus alunos fazem algumas vezes. Ela não gosta do Dr. Dazai pelo fato de ela achar que ele atrapalha o seus alunos(Turborangers) na responsabilidade da escola. Considera-se culpada por não ter impedido o abandono da escola de Hikaro Nagareboshi e Sayako Tsukikage. No final, invade o Turbo Builder, dizendo já ter percebido suas identidades, e os incentiva a comparecerem à formatura escolar no dia seguinte.

Inimigos (Cem Tribos Bohma)[editar | editar código-fonte]

  • Grande Imperador Ragorn (1-38, 40, 42, 44-50) - O líder do Império Bohma. É parcialmente imóvel, apenas mexendo a cabeça e os braços e possui quatro braços que se alongam para punir os seus subordinados no caso esses falhassem. É muito cruel e impiedoso com seus surbordinados. Foi colocado numa armadilha por Yamimaru e Kirika para enfrentar Red Turbo que o derrota e após a posse de uma pedra mágica, ele consegue se levantar do trono e torna-se gigante. É derrotado pelo Super Turbo Builder. Retorna como Neoragorn, um ser com pele dourada e totalmente móvel. Inicia o ritual do Dai Fuuin, para invocar de volta 108 bohmajuus, sacrificando os Nagare Bohma. Os Turborangers salvam Yamimaru e Kirika e enfrentam o Fuuin Bohma. Este, ao ser derrotado, usa seu cajado no Dai Fuuin, e NeoRagorn o descobre bem debaixo do Turbo Builder. Os Turborangers invadem o Castelo Bohma e desafiam NeoRagorn. Yamimaru reaparece, dizendo ser ele o único rei dos Bohmas e humanos, mas é derrubado por NeoRagorn. O imperador dos Bohmas é derrotado por Red Turbo e aumenta a si mesmo para um tamanho gigantesco, para destruir o Turbo Builder e liberar o Dai Fuuin, mas é destruído pelo Super Turbo Robo.
  • Doutor Rehda (ep. 1-29) - Gênio místico já idoso a serviço de Bohma. Possui um rosto humano e cabeça de concha. É o braço-direito de Ragorn. Odeia todos os seres humanos, sendo autor de planos que os envolvem. É do tipo de vilão que prefere executar seus planos sem partir para a luta física. Após a morte de Zimba e Jarmin, ele parte para um desafio contra os Turborangers, mas é destruído por Red Turbo. Daí, seu espírito aparece rapidamente rogando praga aos heróis.
  • Zimba (ep. 1-27) - Um guerreiro mascarado que traja uma armadura negra estilo samurai. É perito com espadas. Há muito tempo, foi um ser humano que lutou contra um exército em função do amor por uma princesa que não gostava dele por ser feio. Morre logo e seu espírito sobrecarregado de ódio o faz se transformar em um Bohma. Rivaliza com Riki(Red Turbo) em batalhas. Devido a ira de Ragorn, ele parte para lutar contra os Turborangers, mas é destruído por Red Turbo. Yamimaru o manipula e o transforma em um gigante, confrontando o Turbo Robo. Danifica seriamente o Turbo Truck mas é derrotado pelos canhões da fortaleza Turbobuilder.
  • Princesa Jarmin(ep. 1-28) - Mágica bastante fria a serviço de Bohma que é capaz de se transformar em uma aparência com cabeça no formato de cobra. Utiliza um chicote em batalhas. Após a morte de Zimba, ela parte para lutar contra os Turborangers, invocando um bohmajuu que age como seu guarda-costas, Kuroko Bohma. Usa uma transformação aonde ela e Kuroko Bohma tem cabeças de cobra, mas é destruída por Black Turbo.
  • Furia Voadora Zulten - Criatura gorda que é capaz de se transformam um veículo parecido com um cart de golfe para Jarmin. Seus ataques são Tiro Zulten. Após a morte de seus ex-companheiros Lehda, Jarmin e Zimba, ele começa a aparecer em batalhas com menos frequências, deixando o trabalho para Yamimaru e Kirika. No episódio 36, cria um robô baseado em si mesmo Zulten Metal Type, capaz de dominar e comandar pessoas como se fossem robôs. Covarde, porém ardiloso, finge lealdade aos Nagare Bohma, retornando às ordens de Ragorn quando este se torna NeoRagorn no episódio 45. É morto quando estava pilotando uma nave de combate e foi atingido pelo Turbo Builder. Foi o último dos servos de Ragorn a morrer.
  • Yamimaru (ep. 13-50) - Provavelmente o vilão principal da série. Assume a forma do estudante Hikaru Nagareboshi e se transfere para a mesma escola dos Turboranger. O fato de ser meio humano e meio demônio, ele não foi selado e sim, vagou pela Terra por 20 mil anos para obter o conhecimento de tudo. Utiliza a espada Ryusei Ken. Aparece como um guerreiro poderoso, mais forte do que Zimba e Jarmin. Após a morte dos subordinados de Ragorn, ele encontra Sayako Tsukikage(Kirika), uma Nagare Bohma como ele. Quando em perigo, surge o fio vermelho do destino[1], modificando os poderes deles. Une-se com Kirika, sua armadura muda totalmente e juntos conspiravam a morte de Ragorn. Até que juntos, criam uma armadilha para o vilão Ragon enfrentam Red Turbo sem saída até a morte. Yamimaru toma o poder por pouco tempo até a volta de NeoRagorn. Perde seus poderes no episódio 45, quando seus poderes e os poderes de fada dos Turborangers se anulam mutuamente. No episódio 47, NeoRagorn tenta transformá-lo em Gomogomo Bohma, porém ele se separa do monstro e recupera seus poderes. Durante um duelo contra Red Turbo, ele foi quase morto pelo herói. Yamimaru foge, e retorna para enfrentar NeoRagorn, mas é derrotado. Sozinho no Castelo Bohma, intenciona cair em cima do Turbo Builder. Todos chamam por ele, incluindo Kirika. O fio vermelho do destino que os une reaparece e puxa Yamimaru para fora do castelo, enquanto este é explodido pelo Super Turbo Builder. No fim, consegue voltar a ser humano ao lado de Kirika que terminam juntos pacificamente.
  • Kirika (27, 30-50) - Um ser metade humano, metade demônio violento. Era Sayako Tsukikage até os 18 anos, daí descobre que foi criada por um casal de monstros, os Mamorigami Bohma(em japonês, deuses protetores). No entando, Yamimaru a incentiva transformar-se em uma guerreira fria e cruel. Quando seus poderes se complementam, Kirika e Yamimaru são unidos pelo lendário fio vermelho do destino, e suas roupas se tornam vermelhas. No episódio 43, o espírito do monstro Omamori faz com que Kirika descubra ser uma escolhido entre os Nagare e consegue se fundir com o monstro Yoroi Bohma se tornando a indestrutível Yoroi Kirika, mas ela volta ao normal, quando Red Turbo a golpeia com sua própria espada. Perde seus poderes junto com Yamimaru e os Turborangers, e foi resgatada por um misterioso homem velho, que se dizia Nagare Bohma igual a eles, mas era Kimen Bohma, seu verdadeiro pai. NeoRagorn tentou transformá-la num outro Gomogomo Bohma, sendo impedido pelo medalhão do Kimen Bohma. Após a morte de seu pai, ela se arrepende dos atos e tentou evitar Yamimaru de matar Red Turbo. No fim, termina junto com Yamimaru pacificamente. Sua espada é a Gekkou Ken, e seus ataques são Gekkou Beam, Scarlet Beam.
  • Yamikumo (ep. 14-29, 48) - A aranha de estimação de Yamimaru que o serviu de protetor durante os 20 mil anos. Pode criar armas através de suas teias para Yamimaru. No fim, Kirika o transforma no Yamikumo Bohma que é destruído pelo Turbo Rugger.
  • Dragas (31-49) - Um monstro Bohma na forma de dragão e guardião de um portal dimensional. Foi libertado por Yamimaru e Kirika. No fim, se suicida para destruir o monstro Fuiin Bohma.
  • Feras Demoniacas Violentas(BohmaJuu) - São Monstros Bohma normalmente maus e utilizados em batalhas. A maioria foram selados, enquanto outros mantinham-se escondidos em algum lugar. Cada servo aumenta o monstro de sua forma. Lehda utiliza sua flauta que causa dores nos ouvidos dos Turborangers. Zimba ergue o braço com a mão aberta, disparando um raio no céu e cria um tornado. Jarmin cospe uma serpente de fogo pela boca. Zulten utiliza sua corneta para fazê-los crescerem. Yamimaru primeiro utiliza sua aranha Yamikumo que cria um raio de crescimento, e depois, passa a utilizar a energia da pedra em seu capacete. Kirika utiliza seu anel gigante com laminas que giram e emite um raio que aumenta o tamanho dos monstro. Por último, Ragorn utiliza um raio para crescerem. Poucos são neutros ou pacíficos(como Arakure Bohma(12), Ma Henma(18), Ma Hyonma(18), Soumou Bohma (20), Suzunari Bohma(26) e Kimen Bohma(46), mas são forçados pelos vilões a lutarem contra os heróis.
  • Iwagami Bohma(2)
  • Nejikure Bohma(3)
  • Dango Bohma(4)
  • Jashin Bohma e Jashin Bohma Junior (Kousoku Sentai Turboranger the Movie)
  • Minokasa Bohma (5)
  • Peropero Bohma (6)
  • Agito Bohma (7)
  • Yashiki Bohma (8)
  • Toritsuki Bohma (9 e 34)
  • Oni Bohma, Aka Oni e Ao Oni (10)
  • Tameiki Bohma (11)
  • Dogū Bohma (13 e 34)
  • Darumaotoshi Bohma(14 e 34)
  • Kobu Bohma (15)
  • Dororo Bohma (16)
  • Kaseki Bohma (17)
  • Gokuaku Bohma/ Ma Enma e Ma Hyouma (18)
  • Moodoku Bohma (19)
  • Resa Bohma/ Racer Bohma (21)
  • Yurei Bohma (22)
  • Yashinomi Bohma (23)
  • Inugami Bohma (24)
  • Fujimi Bohma (25)
  • Kuroko Bohma (28)
  • Chomajin Bohma (29)
  • Omamori Bohma (30, 43)
  • Kagami Bohma (31)
  • Noppera Bohma (32)
  • Shigoki Bohma (33)
  • Shinigami Bohma (34)
  • Kioku Bohma (35)
  • Jigoku Bohma (37)
  • Ehon Bohma (39)
  • Wataridori Nagare Bohma/ Oyakusha Bohma (40)
  • Debiru Bohma (41)
  • Gunman Bohma (42)
  • Yoroi Bohma (43)
  • Hanko Bohma (44)
  • Hitotsume Bohma(45)
  • Dragra Bohma(46)
  • Gomogomo Bohma(Monstro parasita que possuiu Yamimaru, depois Zulten, e por último, um soldado Wular) (47)
  • Yamikumo Bohma(48)
  • Fuuin Bohma (49)
  • Wu e Lar (3-6, 11, 15, 22, 25, 38-39, 48-49) - Os capitães de pele vermelha dos Wulars armados com foices.
  • Wulars - Soldados do Império Bohma armados com machados. Parecem uma mistura de palhaços com homens da caverna.

Outros[editar | editar código-fonte]

  • Arakure Bohma (ep. 11) - Um bom monstro que foi amigo de Lakia. Foi controlado por Zulten para lutar contra Turboranger, mas torna-se uma estrela ao lado de Lakia.
  • Ma Hyonma (ep. 18) - É um monstro de gelo que cansou-se de fazer o mal. Porém, ele e seu irmão Henma de fogo foram forçado por Jarmin a lutarem contra os heróis, tornando-se Gokuaku Bohma. Ao serem derrotados, ambos voltam às suas formas originais e se tornam flores.
  • Mika Yamaguchi (ep. 36) - É a irmã mais nova de Misa. Conseguiu descobrir a identidade dos Turboranger e consegue enfrentar a situação que estava tendo quando sua irmã foi enfeitiçada por um monstro Bohma. No fim, ela agradece tudo a Pink Turbo e não comenta sobre a identidade verdadeira dos heróis a sua irmã.
  • Kimen Bohma (ep. 46-47) - Um idoso que encontra Sayoko e Hikaru feridos e os acolhem, sendo conhecido como Kashim. Daí, ele e os outros são perseguidos pelos Turboranger. Consegue salvar Yamimaru de um monstro Bohma, o deixando enfraquecido. Quando Sayoko e Hikaru voltam a ser Nagare Bohma, Yamimaru fere Kashim. Ele volta a ser Kimen Bohma e assume ser o pai de Kirika. Morre, deixando Red Turbo muito furioso.

Equipamentos[2][editar | editar código-fonte]

Mach Turbos

São as motos dos Turbo Rangers

Turboattacker

Um buggy super equipado que pertence a Red Turbo.

Turbolaser

Pode ser usado na forma de arma ou de espada. Combinando-se os disparos num mesmo ponto, os Turborangers usam o ataque finalizador Plasma Shoot.

V Turbo Bazooka

Arma que passou a ser utilizada após Yamimaru se mostrar mais poderoso que o Plasma Shoot.

GT Sword

A espada de Red Turbo. Seu ataque finalizador é GT Crash.

T Hammer

A Marreta de Black Turbo. Seu ataque finalizador é Hammer Wave.

J Gun

A arma de Blue Turbo. Combinada com o Turbolaser, formam a J Machine Gun

B Bowgun

A Besta utilizada por Yellow Turbo.

W Stick

Um bastão usado por Pink Turbo. Seu golpe é o Stick Boomerang.

Mechas[editar | editar código-fonte]

Base[editar | editar código-fonte]

Turbobuilder

Base dos Turbo Rangers que guarda todos os outros Mechas. TurboBuilder também pode operar em seu modo robô mesmo sem se unir a Super Turbo Robo, tal como ocorreu em sua primeira aparição na série, mas desta forma fica limitado a atacar apenas com os diversos lasers armados em seu corpo. No final, descobre-se que o Dr Dazai a construiu de propósito em cima do Dai Fuuin, para evitar que fosse liberado. Diferentemente de outros mecha-bases, este é capaz de se locomover tanto em modo base como em modo mecha (Habilidade não presente em mechas-base posteriores, como Max Magna de Fiveman) e mesmo de escavar o chão para chegar ao local de combate (Habilidade que nem mesmo o mais recente mecha-base, DekabaseRobo, possui). Isto chega a ser uma das contradições da série: Como um mecha-base como TurboBuilder chega a ser capaz de escavar o chão para ir em combate mesmo sem nem estar no modo robô, enquanto que o Super Turbo Robo é incapaz de andar, mesmo durante a formação de Super TurboBuilder, onde é "absorvido" pela própria base?

Turbo Machines[editar | editar código-fonte]

Turbo GT

Um carro esporte que pertence a Red Turbo.

Turbo Truck

Um caminhão que pertence a Black Turbo.

Turbo Jeep

Um super jipe que pertence a Blue Turbo.

Turbo Buggy

Um gigantesco Buggy que pertence a Yellow Turbo

Turbo Wagon

Uma van que pertence a Pink Turbo.

Rugger Fighter

Uma gigantesca nave que pode se transformar no robô gigante Turborugger. Seu nome e sua aparência remetem a um jogador de rugby.

Robôs[editar | editar código-fonte]

Robô Mecha
Turbo Robô Turbo GT, Turbo Truck, Turbo Jeep, Turbo Buggy e Turbo Wagon
Turborugger Rugger Fighter
Super Turbo Robô Turbo GT, Turbo Truck, Turbo Jeep, Turbo Buggy, Turbo Wagon e Rugger Fighter
Super Turbobuilder Turbo GT, Turbo Truck, Turbo Jeep, Turbo Buggy, Turbo Wagon, Rugger Fighter e Turbobuilder
Turbo Robô

Formado pela união de Turbo GT (Red), Turbo Truck (Black), Turbo Jeep (Blue), Turbo Buggy (Yellow) e Turbo Wagon (Pink). Suas armas são High Speed Sword, Turbo Crash, Turbo Cannons e o Turbo Punch.

Turbo Rugger

É a forma robô do Rugger Fighter. Suas armas são Battleball, Screw Rugger Kick e Big Rugger Guns

Super Turbo Robô

Formado pela união do Turborobo e Turbo Rugger . A sobrecarga de peso decorrente desta união, devido ao fato de que Turbo Rugger fica quase completamente montado "em cima" de TurboRobo, é tal que Super Turbo Robo é incapaz de andar, embora possa mexer os braços. Destrói os monstros com seu ataque definitivo, Super Mirage Beam.

Super Turbobuilder

O maior e mais poderoso robô dos Turbo Rangers. É formado pela união da base Turbobuilder e do Super Turbo Robo . Sua arma principal é o Super Turbo Builder Beam. TurboBuilder também pode operar em seu modo robô mesmo sem se unir a Super Turbo Robo, tal como ocorreu em sua primeira aparição na série.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco: Dublê[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Kenta Satou, o Red Turbo, também canta a música de abertura do seriado, tornando-se o segundo líder vermelho (depois de Daisuke Shima em Choujuu Sentai Liveman, no ano anterior) a interpretar o tema de abertura de uma série Super Sentai. Três anos mais tarde, em 1992, ele cantaria também a música de abertura de Kyoryu Sentai Zyuranger.
  • Turboranger foi apresentado como o 11º Super Sentai no especial de 10 anos da série Super Sentai (com Battle Fever J sendo originalmente designado como a primeira série do gênero). No entanto, em 1995, Himitsu Sentai Goranger e JAKQ Dengekitai se tornaram oficialmente parte da franquia; Tornando Turboranger o 13º Sentai.
  • É a primeira série onde os protagonistas são adolescentes estudantes do ensino médio, ao invés de adultos
  • No episódio 26 da série, Jun Fujimaki, que havia interpretado o Sargento Ibuki em Changeman, aparece interpretando o doutor do hospital onde Riki fica internado.
  • Suzunari Bohma foi dublada por Rica Matsumoto. E sua forma humana, Hiromi Yuhara, que interpretou Yuki (Episódio 43 de Choujuu Sentai Liveman), Shizuko Mabuki (Episódio 16 de Choujin Sentai Jetman) e Princesa Multiwa (forma humana)em Chouriki Sentai Ohranger.
  • Rica Matsumoto também dublou Omamori Bohma, a guardiã de Kirika.
  • Turboranger foi a primeira série super sentai a não ter uma fortaleza voadora para transporte dos componentes do robô. Também foi a primeira a ter uma base que se transforma em robô.
  • Turbo GT pode virar as rodas e voar, parecido com o Delorean na cena final do filme do filme De Volta Para o Futuro e no filme De Volta Para o Futuro 2, que também foi exibido nos cinemas em 1989.
  • A série em si, começou como fraca inicialmente sendo clichê, mas aos poucos foi melhorando o roteiro, principalmente após a introdução de Kirika (ep 28), no qual Yamimaru torna-se o principal vilão.
  • Masako Morishita, que interpreta Kirika, em 1993 interpretou a heroína Kujaku em Dairanger.
  • Sem falar por ser a única até agora em que há vários monstros que não são totalmente maus, no total 6.
  • Turboranger chegou a ser anunciado para exibição no Brasil, mas infelizmente isso não aconteceu (ver adiante).
  • A partir do episódio 32, a série passou a ser transmitida na sexta-feira, às 17:30 (JST).
  • Ryo Narushima (成嶋 涼 Narushima Ryō) (Keiko Hayase), que interpretou a irmã da professora Yamaguchi, no ano seguinte, estrelaria Fiveman, como FiveYellow, e em 1994, seria a Ninja Sakura do quinteto Hana no Kunoichi em Kakuranger
  • Oficialmente, é o primeiro Sentai da Era Heisei.
  • 14 anos depois desde o primeiro Super Sentai Himitsu Sentai Goranger, Turboranger utiliza pela segunda vez por mais de anos o seu nome sufixo -ranger.

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Número Nome do episódio Monstro(s) do episódio e suas aparências físicas Protagonistas ou Foco do Episódio
00 O Grande Encontro, de 10 Sentai: contando com você! Turboranger Exército Bohma Turborangers e Sentais Veteranos (Battle Fever J, Denzimen, Sun Vulcan, Goggle V, Dynamen, Biomen, Changemen, Flashmen, Maskmen e Livemen)
01 Já viram a Fada? Iwagami Bohma(rochas) Turborangers
02 Castelo Bohma, a maldição de 20 mil anos! Nejikure Bohma Turborangers
03 Os estrondos humanos Dango! Dango Bohma Riki(Red Turbo)
04 Fujam! A cidade Samurai Minokasa Bohma Daichi(Black Turbo)
05 Os viscosos Bohma Zumbis Peropero Bohma e Bohma Zumbis Haruna(Pink Turbo), Hiroshi, Misa, Avô e Dr. Lehda
06 Monstro Bohma engolindo namorados! Agito Bohma(cobra) Riki(Red Turbo), Kouichi e Zimba
07 A casa de Jarmin que voa pelo céu Yashiki Bohma(casa) Youhei(Blue Turbo). Risa Sawamatsu e Jarmin
08 O Desejo da flauta demoníaca Toritsuki Bohma Shunsuke(Yellow Turbo), Yumi e Zulten
09 A Boneca do demônio Oni Bohma(demônio), Ogro Vermelho e Ogro Azul Youhei(Blue Turbo), Daisuke, cavalo Kuro, Zimba e Zulten
10 Ruja, estrada Wular! Wular Bohma Riki(Red Turbo) e Masaya
11 Bohmajuu que virou estrela Arakure Bohma Riki(Red Turbo) e Zulten
12 Uma Armadilha para a bruxa Tameiki Bohma(bruxa) Haruna(Pink Turbo) e Jarmin
13 O Aluno transferido Dogu Bohma (Dogu) Turborangers e Yamimaru
14 Na Mira de Yamimaru! Daruma Bohma (Daruma) Youhei(Blue Turbo), Shunsuke (Yellow Turbo) e Yamimaru
15 Atire, V Turbo Bazuca! Kobu Bohma Turborangers e Yamimaru
16 A Professora voltou a ser criança Dororo Bohma Youhei(Blue Turbo), Misa e Zulten
17 5 Minutos de transformação Kaseki Bohma(fóssil de dinossauro) Daichi(Black Turbo) e Yamimaru
18 O Choque dos Ma Kyodai Ma Henma(fogo), Ma Hyonma(gelo)/Gokuaku(fogo/gelo:fusão dos dois monstros) Shunsuke(Yellow Turbo) e Jarmin
19 Império Bohma e Haruna Mooduko Bohma(escorpião) Haruna(Pink Turbo) e Zulten
20 O Jogo de Dosukoi Soumou bohma(lutador de sumô) Daichi(Black Turbo) e Misa
21 A Juventude Resa bohma(esqueleto guerreiro) Riki(Red Turbo), Misa e Yamimaru
22 Cheio de Fantasmas Yuurei Bohma(fantasma) Shunsuke(Yellow Turbo), Haruna(Pink Turbo), Hanako e Zulten
23 O Mar de verão do medo Yashinomi Bohma(árvore) Turborangers
24 Cachorro Lutador Inugami Bohma(cão) Haruna(Pink Turbo), Zimba e Garoto-cão
25 Riki! Uma situação desesperada Fujimi Bohma(cavaleiro) Riki(Red Turbo) e Yamimaru
26 Rin, a garota Bohma Suzunari Bohma (sino) Youhei(Blue Turbo) e Jarmin
27 Falha na Fusão do Robô Zimba Riki(Red Turbo) e Zimba
28 Depressa, ao novo Robô! Kuroko Bohma(cobra) Daichi(Black Turbo) e Jarmin
29 O fim de Lehda Chou Majin Bohma Riki(Red Turbo), Dr. Dazai e Dr. Lehda
30 A Guerreira Kirika Omamori Bohma e Skull Bohmas Riki(Red Turbo) e Jarmin
31 O Grande Pássaro Maligno Kagami Bohma(espelho) Riki(Red Turbo), Yamimaru, Kirika e Dragas
32 Roube o rosto de Youhei! Noppera Bohma Youhei(Blue Turbo), Yamimaru, Kirika e Kuwata
33 O Truque de Zulten Shigoki Bohma Zulten, Yamimaru e Kirika
34 A Espada que chama o amor Shinigami Bohma(morte) Daichi(Black Turbo), Yamimaru, Kirika e Yukari
35 Lembrança do Destino... Kioku Bohma Shunsuke(Yellow Turbo) e Kirika
36 A Misteriosa Garota Kung Fu Zulten Metal-Type Haruna(Pink Turbo) e Mika
37 A Pintura que suga as pessoas Jigoku Bohma(demônio) Shunsuke(Yellow Turbo)
38 O Fim de Ragon Imperador Ragon Riki(Red Turbo)Yamimaru, Kirika e Ragon
39 Andem, crianças de Shikoku Ehon Bohma(livro) Youhei(Blue Turbo)
40 Eu sou a Estrela! Oyakushi Bohma Daichi(Black Turbo)
41 Aniversário Assustador Debiru Bohma(morcego) Riki(Red Turbo) e Sealon
42 O Sexto Guerreiro Gunman Bohma(atirador) Youhei(Blue Turbo) e Kenichi(Blue Turbo)
43 A Lenda do Nagare Bohma Yoroi Bohma(armadura) Riki(Red Turbo) e Kirika
44 O Garoto da Magia Hanko Bohma(elefante/carimbo) Youhei(Blue turbo) e Tatsuo
45 A Vingança de Ragon Hitotsume Bohma Haruna(Pink Turbo), Yamimaru e Kirika
46 SOS, impossível se transformar! Dragra Bohma(monstro criado a partir de Dragras) Sealon e Zulten
47 O Segredo de Nagare Bohma Gomogomo Bohma(vulcão) Yamimaru, Kirika e Kashin/Kimen Bohma
48 A Bela Kirika Yamikumo Bohma(aranha) Riki(Red Turbo), Yamimaru e Kirika
49 O Dai Fuui medonho Fuuin Bohma(dragão) Riki(Red Turbo), Yamimaru e Kirika
50 A Formatura da Juventude NeoRagon Yamimaru, Kirika e NeoRagon

Exibição em Portugal[editar | editar código-fonte]

Turboranger foi traduzido e legendado por Maria Teresa Eiró e foi transmitido na estação pública de televisão em 1992.

Quase exibição no Brasil[editar | editar código-fonte]

Segundo Toshihiko Egashira, antigo proprietário da Everest Vídeo, em meados dos anos 1990 Turboranger já estava licenciado para ser exibido no Brasil, junto com Liveman e Dragon Ball. Nessa mesma época chegaram a aparecer kits para colorir e outras bugigangas com a marca da série. Porém a essa altura o gênero tokusatsu já se encontrava combalido no Brasil e nenhuma emissora se interessou em exibir a série. Assim a série, como a grande maioria das séries Super Sentai, continuam inéditas no Brasil.

Precedido por
Liveman
Super Sentai
19891990
Sucedido por
Fiveman
  1. http://www.cacadoresdelendas.com.br/japao/akai-ito-o-fio-vermelho-destino/
  2. http://supersentai.com/database/1989_turboranger/arsenal.htm