Samurai Sentai Shinkenger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Samurai Sentai Shinkenger
Informação geral
Formato Série
Gênero Tokusatsu
Ação
Duração 24-25 minutos
Criador(es) Toei Company
País de origem Japão Japão
Idioma original japonês
Produção
Narrador(es) Hironori Miyata
Elenco Tori Matsuzaka
Hiroki Aiba
Rin Takanashi
Shogo Suzuki
Suzuka Morita
Keisuke Sohma
Tema de abertura "Samurai Sentai Shinkenger" por Psychic Lover
Tema de encerramento "Shirokujimuchū Shinkenger" por Hideaki Takatori
Exibição
Emissora de televisão original Japão TV Asahi
Transmissão original 15 de fevereiro de 20097 de fevereiro de 2010
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 49

Samurai Sentai Shinkenger (侍戦隊シンケンジャー, Samurai Sentai Shinkenjā?, traduzido como Esquadrão Samurai Shinkenger)[1] é a 33º série da franquia Super Sentai[2] que ficou no ar entre 15 de fevereiro de 2009 e 7 de fevereiro de 2010, totalizando 49 episódios. Foi produzida pela Toei Company, e exibida pela TV Asahi no bloco Super Hero Time[3] junto com Kamen Rider Decade e, posteriormente, com Kamen Rider W.

Em 2011 e 2012, o seriado foi adaptado para as duas temporadas de Power Rangers: Samurai, produzido pela Saban Brands.

Foi o primeiro Super Sentai a não ser exibido na Coreia do Sul desde Bakuryuu Sentai Abaranger, sendo substituído por Power Rangers Jungle Force (o nome adotado de Hyakujuu Sentai Gaoranger no país).

História[editar | editar código-fonte]

Há muitos anos, houve uma batalha entre os demônios samurais chamados de Gedoushuu e cinco samurais (um lorde e seus vassalos). Ao final, os cinco samurais do bem conseguiram selar os demônios no Rio Sanzu, através da energia chamada de "Mojikara", prevenindo que os monstros voltassem a invadir o mundo terrestre. Na atualidade, o líder dos Gedoushuu, Doukoku, resolve quebrar o selo e envia Akayashis (monstros malignos) para inundar o mundo dos humanos, para que o barco em que os generais Gedoushuu vivem possa navegar livremente pela Terra. Porém, Takeru Shiba, o 18º descendente do clã Shiba, família de Samurais que luta contra os Gedoushuu há muitos anos, recruta os quatro vassalos descendentes das famílias que serviram a sua no passado. Agora, Takeru, juntamente com seus vassalos Ryuunosuke, Mako, Chiaki e Kotoha, precisam impedir que os Gedoushuu invadam a Terra e dominem-a.

Shinkenger[editar | editar código-fonte]

Ator / Atriz Personagem Denominação Origami Kanji
Tori Matsuzaka Takeru Shiba Shinken Red Shishi Orgami, Tora Origami, Kyoryu Origami e Ushi Origami 火 (Fogo)
Runa Natsui Kaoru Shiba Shinken Red Female 火 (Fogo)
Hiroki Aiba Ryunosuke Ikenami Shinken Blue Ryu Origami e Kajiki Origami 水 (Água)
Rin Takanashi Mako Shiraishi Shinken Pink Kame Origami 天 (Céu)
Shogo Suzuki Chiaki Tani Shinken Green Kuma Origami e Kabuto Origami 木 (Madeira)
Suzuka Morita Kotoha Hanaori Shinken Yellow Saru Origami 土 (Terra)
Keisuke Sohma Genta Umemori Shinken Gold Ika Origami e Ebi Origami 光 (Luz)
Takeru Shiba/Shinken Red (志葉 丈瑠/シンケンレッド, Shiba Takeru/Shinken Reddo?)
Líder da equipe, é o 18º descendente do clã Shiba, destinado a proteger o mundo humano dos Gedoushuu. É um lobo solitário. Manipula o kanji do fogo. Sangue-frio e muito corajoso, Takeru é notavelmente o mais forte dos Shinkenger, muitas vezes salvando seus vassalos em batalha. Sua pose de líder seco e sem emoções esconde seu jeito mais extrovertido e risonho.
  • Sua arma individual é a Rekka Daizantou (烈火 大斬刀, Rekka Daizantō?, "Grande Espada Fatiadora Flamejante"), e seus Origami são o Shishi Origami (獅子折神, Shishi Origami?, "Origami Leão") e Tora Origami (虎折神, Tora Origami?, "Origami Tigre").
Ryuunosuke Ikenami/Shinken Blue (池波 流ノ介/シンケンブルー, Ikenami Ryūnosuke/Shinken Burū?)
Samurai que manipula o kanji da água, mulherengo, Ryuunosuke vem de uma família que serve aos Shiba desde seus primórdios, o que lhe obriga sempre a servir seu mestre, apesar de seu maior sonho é se tornar um ator de kabuki. Leal ao seu lorde, é o segundo mais forte dos Shinkenger, quase equiparando-se a Takeru em termos de força. Geralmente é atrapalhado e se mete em confusões.
  • Sua arma individual é a Water Arrow (ウォーターアロー, Wōtā Arō?, "Flecha de Água") e seus Origami são os Ryuu Origami (龍折神, Ryuu Origami?, "Origami Dragão") e Kajiki Origami (梶木折神, Kajiki Origami?, "Origami Peixe-Espada").
Mako Shiraishi/Shinken Pink (白石 茉子/シンケンピンク, Shiraishi Mako/Shinken Pinku?)
Manipulando o kanji do céu, Mako é bonita, graciosa e madura, além de possuir jeito com crianças. É a "mãe" do grupo, aconselhando e sempre procurando ajudar os outros integrantes. Sua maior frustração é não arranjar um marido, já que sabe limpar, cozinhar (ou nem tanto, neste caso) e cuidar de crianças pequenas, sem nunca ter encontrado nenhum homem que a quisesse desposar.
  • Sua arma individual é o Heaven Fan (ヘブンファン, Hebun Fan?, "Leque dos Céus") e seu Origami é o Kame Origami (亀折神, Kame Origami?, "Origami Tartaruga").
Chiaki Tani/Shinken Green (谷 千明/シンケングリーン, Tani Chiaki/Shinken Gurīn?)
Samurai que manipula o kanji da árvore, Chiaki é rebelde e indisciplinado, não aceitando o fato de ter que servir a um lorde incondicionalmente. Está se rivalizando com Takeru. Entra em atrito constantemente com os demais integrantes (principalmente Ryuunosuke) por seu caráter aventureiro e imaturo. Porém, é honesto e alegre, nunca se negando a ajudar quem quer que seja.
  • Sua arma individual é o Wood Spear (ウッドスピア, Uddo Supia?, "Lança de Madeira") e seus Origami são o Kuma Origami (熊折神, Kuma Origami?, "Origami Urso") e Kabuto Origami (兜折神, Kabuto Origami?, "Origami Besouro-Rinoceronte").
Kotoha Hanaori/Shinken Yellow (花織 ことは/シンケンイエロー, Hanaori Kotoha/Shinken Ierō?)
Manipulando o kanji da terra, Kotoha trabalhava como uma artesã de bambus quando sua irmã mais velha, Mitsuba, que seria vassala dos Shiba, adoeceu e ela teve que assumir seu lugar. Apesar de muito frágil e tímida, Kotoha é humilde e obstinada, quase sempre fazendo esforços para tornar-se uma verdadeira samurai.
  • Sua arma individual é o Land Slicer (ランドスライサー, Rando Suraisā?, "Fatiador de Terra") e seu Origami é o Saru Origami (猿折神, Saru Origami?, "Origami Macaco").
Genta Umemori/Shinken Gold (梅盛 源太/シンケンゴールド, Umemori Genta/Shinken Gōrudo?)
Vendedor ambulante de sushi e amigo de infância de Takeru, fugiu para procurar seu pai, que havia sumido. Antes de fugir, Takeru lhe deu o disco Ika (lula), que possibilitou a Genta criar mojikara eletrônico ("Denshi Mojikara") para ajudá-lo a se tornar um samurai. Retorna posteriormente como o guerreiro dourado dos Shinkenger. Sua personalidade é o oposto de Takeru, sendo brincalhão e escandaloso.
  • Sua arma é a Espada-Calculadora Lancinante Sakana-maru (斬撃勘定刀サカナマル, Zangeki Kanjōtō Sakanamaru?, sakana significando "peixe") e seus Origami são os Ika Origami (烏賊折神, Ika Origami?, "Origami Lula", apelidado por ele de "Ika-chan") e o Ebi Origami (海老折神, Ebi Origami?, "Origami Camarão", ao qual Genta chama "Ebizou")
Kaoru Shiba/Shinken Red (志葉 薫/姫シンケンレッド, Shiba Kaoru/Hime Shinken Reddo?)
A verdadeira 18ª líder do clã Shiba, foi mantida oculta desde a infância, quando seu pai, o Shinken Red anterior, morreu selando Doukoku. Takeru, desde então, tem agido como um líder-títere, liderando a equipe no lugar de Kaoru enquanto ela trabalhava em aperfeiçoar o selo que deteria Doukoku de uma vez por todas. É sempre muito quieta e reservada, mas é bastante grata aos Shinkengers pelo progresso que fizeram impedindo Doukoku até então. Por ter os mesmos poderes de Takeru, controla as mesmas armas que ele. Ao final da série, ela decide adotar Takeru, tornando-o oficialmente o 19º líder do clã Shiba.

Aliados[editar | editar código-fonte]

Hikoma Kusakabe (日下部 彦馬, Kusakabe Hikoma?)
O samurai, "Ji" que criou Shinken Red.Quando ele descobriu que o Gedoushu está revivendo, ele chamou 4 vassalos para se juntar a Shiba como Shinkenger. O time o apelidou de "Ji".
Kurokos (黒子, Kuroko?)
Misteriosos homens que realizam tarefas diárias ao redor da base dos Shinkengers, sem mostrar seus rostos. Chefiados pelo Ji, são indispensáveis ao grupo, por manter a ordem em casa enquanto o grupo vai a combate.
DaiGoyou (秘伝提灯ダイゴヨウ, Hiden Chōchin Daigoyō?)
Robô baseado em uma lanterna japonesa, serve de ajudante no Sushi Gold. Foi criado por Genta inicialmente para substituí-lo quando ele sentiu que não poderia mais integrar a equipe devido ao medo de sushi que adquirira temporariamente por causa de um Gedoushu (pois o dispositivo de transformação de Genta, quando usado, lembra um pedaço de sushi). Mesmo depois que Genta superou esse medo, DaiGoyou continuou integrando a equipe, como um membro de apoio que pode ser usado como escudo pelo ShinkenGold, além de vir com um par de jitte (bastões curtos), como os policiais do Japão feudal. DaiGoyou também pode atirar discos e ele pode crescer com o mesmo simbolo que fazem os origamis crescerem.

Arsenal[editar | editar código-fonte]

  • Shodo Phone (ショドウフォン, Shodō Fon?): Tem dois modos , o modo celular para comunicação e convocar armas e o outro shodo uma espécie de pincel que desenham seu símbolo e se transformam.
  • Sushi Changer (スシチェンジャー, Sushi Chenjā?): Tem dois modos , o modo celular para comunicação e convocar armas e o outro sushi que coloca o sushi disk no modo change no topo seu símbolo. É o transformador do Shinken Gold.
  • Rekka Daizantou (烈火大斬刀, Rekka Daizantō?): Arma individual do Shinken Red. Tem forma de uma espada gigante.
  • Water Arrow (ウォーターアロー, Wōtā Arō?): Arma individual do Shinken Blue. Tem forma de um arco.
  • Heaven Fan (ヘブンファン, Hebun Fan?): Arma individual da Shinken Pink. Tem forma de um leque.
  • Wood Spear (ウッドスピア, Uddo Supia?): Arma individual do Shinken Green. Tem forma de lança
  • Land Slicer (ランドスライサー, Rando Suraisā?): Arma individual da Shinken Yellow. Tem forma de shuriken
  • Sakanamaru (サカナマル, Sakanamaru?): Arma individual do Shinken Gold.
  • Shinkenmaru (シンケンマル, Shinkenmaru?): São katanas individuais.
  • Hiden Disk (秘伝ディスク, Hiden Disuku?): Cinto que armazena os discos e as espadas.
  • Kyoryumaru: o modo espada do Kyoryu Origami, pode ficar gigante e ser usada pelo ShinkenOh
  • Mougyu Bazooka: Bazuca ligada ao Ushi Origami, quando conectada a Shinkenmaru, forma a Super Mougyu Bazooka.

Origamis e Combinações[4][editar | editar código-fonte]

São pequenos objetos com formas poligonais, que tem consciência própria e agem como protetores dos shinkengers. Quando invocados, tornam-se gigantes para se combinarem.Todos os origamis vem com um disco de controle.

  • Shishi: O leão vermelho, forma o torso e a cabeça do ShinkenOh
  • Ryu: O dragão azul, forma a perna direita e seus chifres formam o elmo samurai do ShinkenOh. Pode se combinar também com DaiGoyou.
  • Kuma: O urso verde, forma a perna esquerda.Pode se combinar também com DaiGoyou.
  • Saru: O macaco amarelo, forma o braço direito.Pode se combinar também com DaiGoyou.
  • Kame: A tartaruga rosa, forma o braço esquerdo.Pode se combinar também com DaiGoyou.
  • ShinkenOh[5]: a combinação dos cinco origamis iniciais, tem a forma de um robô samurai.
  • Kabuto: O besouro laranja, se separa em um elmo e ombreiras, formando o Kabuto ShinkenOh.
  • Kajiki: O peixe-espada ciano, vivia selvagem no oceano, até ser pescado e domado por Shinken Blue. Forma o Kajiki ShinkenOh, com um elmo, e uma espada dupla.
  • Tora: O tigre branco, possui garras em forma de brocas. Foi controlado pelo ayakashi Hitodama, até Takeru recuperar o controle. Forma o Tora ShinkenOh, com um elmo e as brocas nos ombros.
  • DaiTenku: a combinação de Kabuto, Tora e Kajiki, com forma de uma ave. Junto com ShinkenOh, forma o Tenku ShinkenOh
  • Ika: A lula lilás, foi dada de presente por Takeru ao seu amigo de infância Genta. É um grande companheiro de Genta, que o chama de Ika-chan, e pode se combinar, formando Ika ShinkenOh, com um escudo e uma espada. Foi roubada por Daiki Kaito, o Kamen Rider Diend, no final do episódio 20, e devolvida quando o Kamen Rider Gedou foi destruído, e Genta pegou o Diendrive, exigindo a troca.
  • Ebi: a lagosta, foi construído pelo mojikara de Genta, e apelidado Ebizou. Na forma DaikaiOh, possui quatro modos de batalha, de acordo com os pontos cardeais, usando diferentes máscaras e as garras. Combinado com Ika Origami, forma Ika DaikaiOh. Pode se combinar com ShinkenOh formando o Daikai ShinkenOh.[6]
  • IkaTenku Buster: Ika combinado com DaiTenku, na forma de um canhão, usado por Daikai ShinkenOh[7]
  • Ushi: o touro que reboca uma carruagem, e que tem metralhadoras embutidas nas costas. Ficou adormecido durante muito tempo por possuir muito mojikara e ser agressivo, até ser domado por ShinkenRed. Forma o MogyuDaiOh[8], armado com bazucas, e quando combinado com os demais, forma o Samurai Ha Oh.
  • Samurai Ha Oh: A maior de todas as combinações, juntando MogyuDaiOh com Daikai ShinkenOh. Na derrota final de Akumaru, combina-se também com o Kyoryu Origami.
  • Kyoryu: um dinossauro carmesim. Fica a maior parte do tempo na forma de Kyoryumaru, podendo se esticar longas distâncias. Quando utilizado, o ranger usa o modo Kyoryu, com uma longa capa vermelha. Pode também se tornar gigante e combinar com ShinkenOh, gerando um elmo para o mesmo, e ser usado como espada. Aparece no filme Tenkawame no Tatakai, enquanto oficialmente na série, é usado no episódio 31 em diante.

Vilões[editar | editar código-fonte]

Gedoushu (外道衆, Gedōshū?)[9]: Seres de um mundo paralelo, entre o mundo dos humanos e o mundo dos mortos, que assumem a forma das criaturas marinhas. Um grupo infame, consistindo dos soldados Nanashi, soldados Ayakashi e 3 excecutivos. Seu propósito é comandar este mundo e intenrromper a paz da humanidade. Atacando a humanidade, eles podem trazer mais do seu tipo para o mundo, e começar a comandá-lo em um ritmo bem mais rápido.

Nanashi Renchuu (ナナシ連中, Nanashi Renjū?)[10]
Os asseclas do Gedoushu. Há um grupo de Nanashi conhecido como Onanashi Renchuu (大ナナシ連中, Ōnanashi Renjū?), que podem naturalmente nascer gigantes.
Doukoku Chimatsuri (血祭 ドウコク, Chimatsuri Dōkoku?)[11]
Chefe e general do Gedoushu. Um ser que às vezes fica com raiva e insatisfação sem motivo nenhum, sendo cruel até com os seus companheiros. Beber saquê às vezes faz sua raiva parar. No passado, foi parcialmente selado pelo 17º ShinkenRed, e impossibilitado de se afastar do rio Sanzu, sob risco de intensa desidratação. No episódio 42, escapa pela primeira vez, e conserta o Samisen de Dayu com uma escama de sua pele. Mesmo desidratado, quase destrói os Shinkengers. Shitari então o mergulha nas profundezas do rio Sanzu para se recuperar. Nos episódios finais, com o transbordamento do rio, Doukoku vem para o mundo humano e se inicia a luta final.
Shitari (骨のシタリ, Hone no Shitari?)[12]
Cria estratégias para o Gedoushu a fim de saber se o homem está apto ao desafio. Na verdade, a humanidade é meramente um projeto de pesquisa para ele. Sobrevive à batalha final e retorna em Tensou Sentai Goseiger X Shinkenger: Epic on Ginmaku, se aliando a Chimatsuri no Buredoran. É destruído pelos Gokaiger, em sua aparição no mesmo filme.
Dayu Usukawa (薄皮 太夫, Usukawa Dayū?)[13]
Uma assistente do Gedoushu, é a única com quem Doukoku é um pouco gentil. Gosta de colecionar coisas bonitas porque ela é bonita. Toca o Samisen de vez em quando, mas nunca é boa tocando-o. Quando ela destrói o Samisen, toda a dor e sofrimento acumulados por séculos se dirigem para o fundo do rio Sanzu, curando o corpo petrificado de Doukoku, permitindo a ele escapar e transbordar as águas do rio. Por fim, sacrifica sua essência para tornar Doukoku imune ao selamento de Kaoru Shiba.
Juzo Fuwa (腑破 十臓, Fuwa Jūzō?)[14]
Se torna num Gedounin, metade Gendoshu e metade humano, e também trava uma dura luta contra Takeru Shiba, Shinken Red. Ele primeiramente é derrotado, mas teve sua espada Uramasa destruída. Depois de ter sua espada Uramasa restaurada por Ukamaro, ele desafia Takeru mais uma vez, mas este acaba sendo morto por Ryuunosuke, Shiken Blue, se libertando de sua maldição.

Ayakashi (アヤカシ, Ayakashi?)[15]: Velhos espíritos que às vezes tomam estas formas horríveis por viverem habitando nas profundezas do rio Sanzu. Cada Ayakashi tem 2 conjuntos de olhos, que podem ser usados para fazê-los crescer maiores. Isto pode ser feito, desde que o monstro tenha sido destruído.

Akumaro Sujigarano (筋殻 アクマロ, Sujigarano Akumaro?)[16]
Um perigoso Gedoushu, que age por conta própria pelas costas de Doukoku. Ele forjou a espada Uramasa e o Samisen de Dayu. Consegue invocar gedoushus leais a ele e Kirigamis, monstros de papel picotado. Durante 200 anos, planejou fazer um Urami Gandou Gaeshi: usar o gedounin Juzo e sua Uramasa para partir a Terra e o submundo do rio Sanzu ao meio e colidir as dimensões, transformando-as no Jigoku (Inferno), correndo o risco de que os mundos desapareçam. Porém Juzo não realiza seu desejo e o golpeia com a Uramasa ao invés disso. Foi derrotado pela então mais forte "Samurai Gattai": Samurai Ha-Oh junto com o Kyoryu Origami, pelo golpe Dai Samurai Giri.
Manpuku Aburame
um Kusare Gedoushu, uma versão podre dos Ayakashi, muito mais poderosos. Vilão principal do filme Tenkawame no Tatakai. Foi derrotado pelo Kyoryuu ShinkenOh
Kagekamuro (カゲカムロ, Kagekamuro?)[17]
O primeiro Ayakashi. É derrotado em batalha por Shinken Red, Kagekamuro ressuscita ao se tornar gigante, sendo destruído pelos Origamis.
Ootsumuji (オオツムジ, Ōtsumuji?)
O segundo Ayakashi. Foi destruído por Shinken-Oh.
Rokuroneri
Namiayashi
Yanasudare
Zuboshimeshi
Yamiororo
Hitomidama
Okakurage
Ushirobushi
Nakinakite
Hachochin
Narisumashi[18]
Marigomori
Isagitsune
Hyakuyappa
Oinogare
Utakasane
Chinomanako
Ayakashi que roubou o Diendrive do Kamen Rider Diend, tornando-se assim, um kamen rider monstruoso. Derrotado por um duplo Rekka Daizantou, feito por ShinkenRed e Kamen Rider Decade, simultaneamente.
Sasamatage
Urawadachi
Gozunagumo
Yumebakura
Abekonbe
Dokurobou[19]
Kugutsukai
Azemidoro
um Kuzare Ayakashi que sobreviveu. Derrotado pelo Kyoryuu ShinkenRed.
Happouzu
Futagawara
Sogizarai
Mochibetori
Ikusazure
Sunasusuri
Tsubotoguro
Yomotsugari
Oborojime
Um ayakashi feito de fumaça,que ganhou uma terceira vida, pelo sacrifício de força vital de Shitari.

Episódios[editar | editar código-fonte]

  • Ato 1: A Galante Aparição dos Cinco Samurais (伊達姿五侍, Date Sugata Go Samurai)
  • Ato 2: União Garantida da Elite (極付粋合体, Kiwametsuki Ikina Gattai)
  • Ato 3: Tecnica de Retração de Braço (腕退治腕比, Udetaiji Udekarabe)
  • Ato 4: Lágrimas Noturnas de Um Coração Feminino (夜話情涙川, Yo Hanasake Namidagawa)
  • Ato 5: Kabuto Origami (兜折神, Kabuto Origami)
  • Ato 6: O Rei da Ofensa (悪口王, Waruguchiō)
  • Ato 7: Pescando um Kajiki (舵木一本釣, Kajiki Ippontsuri)
  • Ato 8: O Desaparecimento das Noivas (花嫁神隠, Hanayome Kamikakushi)
  • Ato 9: A Rebelião do Tigre (虎反抗期, Tora no Hankōki)
  • Ato 10: A Grande Combinação Celestial (大天空合体, Dai Tenkū Gattai)
  • Ato 11: Confronto Triplo (三巴大騒動, Mitsudomoe Ōsōdō)
  • Ato 12: A Primeira Super Combinação Samurai da História (史上初超侍合体 ,Shijō Hatsu Chō Samurai Gattai)
  • Ato 13: Choros Pesados (重泣声, Omoi Nakigoe)
  • Ato 14: O Samurai Estrangeiro (異国侍, Ikoku no Samurai)
  • Ato 15: Falso x Verdadeiro - O Grande Confronto (偽物本物大捕物, Nisemono Honmono Ōtorimono)
  • Ato 16: A Força dos Kurokos (黒子力, Kuroko no Chikara)
  • Ato 17: O Samurai do Sushi (寿司侍, Sushi Samurai)
  • Ato 18: Promovido a Samurai (侍襲名, Samurai Shūmei)
  • Ato 19: Aprendendo a Postura Samurai (侍心手習中, Samuraigokoro Tenaraichū)
  • Ato 20: A Transformação do Ebi Origami (海老折神変化, Ebi Origami Henge)
  • Ato 21: Tal Pai, Tal Filho (親子熊, Oyakoguma)
  • Ato 22: Lorde Mordomo (殿執事, Tono Shitsuji)
  • Ato 23: Gedoushuu Fora de Controle (暴走外道衆, Bōsō Gedōshū)
  • Ato 24: A Verdadeira Combinação Samurai (真侍合体, Shin Samurai Gattai)
  • Ato 25: O Mundo dos Sonhos (夢世界, Yume Sekai)
  • Ato 26: A Primeira Batalha Decisiva (決戦大一番, Kessen Ōichiban)
  • Ato 27: Vidas Trocadas (入替人生, Irekae Jinsei)
  • Ato 28: O Samurai Lanterna de Papel (提灯侍, Chōchin Samurai)
  • Ato 29: A Lanterna de Papel Fugitiva (家出提灯, Iede Chōchin)
  • Ato 30: Escola de Marionetes (操学園, Ayatsuri Gakuen)
  • Ato 31: Kyouryuu Origami (恐竜折神, Kyōryū Origami ("Origami Dinossauro"))
  • Ato 32: Ushi Origami (牛折神, Ushi Origami ("Origami Touro"))
  • Ato 33: O Grande Rei Touro (猛牛大王, Mōgyūdaiō)
  • Ato 34: Coração de Pai, Coração de Filha (親心娘心, Oyagokoro Musumegokoro)
  • Ato 35: Onze Origamis, Combinação Completa (十一折神全合体, Jūichi Origami Zen Gattai)
  • Ato 36: O Samurai do Curry (加哩侍, Karē Samurai)
  • Ato 37: A Batalha Épica Grudenta (接着大作戦, Secchaku Daisakusen)
  • Ato 38: Confronto com a Milícia (対決鉄砲隊, Taiketsu Teppōtai)
  • Ato 39: A Mais Urgente das Emergências (救急緊急大至急, Kyūkyū Kinkyū Daishikyū)
  • Ato 40: O General Entra em Combate (御大将出陣, Ontaishō Shutsujin)
  • Ato 41: Palavras de Incentivo (贈言葉, Okuru Kotoba)
  • Ato 42: Uma Ambição de 200 Anos (二百年野望, Nihyakunen no Yabō)
  • Ato 43: Um Último Golpe de Espada (最後一太刀, Saigo no Hitotachi)
  • Ato 44: A 18ª líder do Clã Shiba (志葉家十八代目当主, Shiba-ke Jūhachidaime Tōshu)
  • Ato 45: O Impostor (影武者, Kagemusha)
  • Ato 46: O Grande Desafio Violento (激突大勝負, Gekitotsu Ōshōbu)
  • Ato 47: Laços (絆, Kizuna)
  • Ato 48: A Última Grande Batalha Decisiva (最後大決戦, Saigo no Daikessen)
  • Ato 49: Esquadrão Samurai Para Sempre (侍戦隊永遠, Samurai Sentai Eien ni) (final)

Filmes[editar | editar código-fonte]

  • Tenkawame no Tatakai: Depois de três longos dias e noites de batalha contra as forças de Manpuku Aburame, os Shinkengers tem de chegar a um templo, em pleno acampamento inimigo, e recuperar um origami perdido, capaz de por fim a esta longa batalha: Kyoryuu Origami.
  • Shinkenger X Go Onger: GinmakuBang!: Os shinkengers enfrentam soldados e membros do grupo Gaiark, liderados pelo Presidente Gaiark da Poluição Batcheed, e recebendo a ajuda de Sousuke, o Go On Red. Logo de início, se estranham, dado o jeito despreocupado de lutar de Go On Red. Batcheed se alia a Doukoku para usar a água vermelha do rio Sanzu como combustível da fábrica de poluição que ele construiu na Lua. Os shinkengers devem encontrar os demais Go Ongers perdidos em vários mundos para se unirem contra os inimigos. Em um dado momento, Daigoyou presencia a aparição de um novo grupo de heróis: os Goseiger, que impedem que Akumaru, Dayu e Jozou interfiram na luta dos demais rangers contra Batcheed.
  • Goseiger X Shinkenger: Epic on Ginmaku: Takeru é controlado pelo vilão Chimatsuri no Buredoran, que se aliou a Shitari, para destruir a Terra e o Mundo Gosei. Os Goseiger devem encontrar os demais Shinkengers, e encontrar uma forma de se fortalecerem combinando os poderes Mojikara com as técnicas Tensou, para libertarem Takeru. De início, membros como Ryuunosuke não confiam nos anjos Gosei, mas ao verem a determinação de Alata, os protegendo de uma explosão causada por Takeru, decidem ajudar. Durante a luta DaiGoyou novamente presencia a aparição de um grupo de heróis: os Gokaiger, que destroem Shitari e suas tropas.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Samurai Sentai Shinkenger é o primeiro super sentai a ter um red feminino e também a ter uma mulher como o líder do grupo durante alguns episódios.
  • Mitsuru Karahashi, ator que interpreta Juzo, também viveu o Orphenoch, Naoya Kaidoude em Kamen Rider 555.
  • Kanji Tsuda que aparece na série como o Pai de Takeru, interpretou Daisuke Okubo, o Chefe de Shinji Kido em Kamen Rider Ryuki.
  • Em uma passagem de Shinkenger, esse foi o primeiro sentai a ter Kamen Rider, Decade, Diend e Kuuga.
  • Em uma passagem de Kamen Rider Decade, um dos monstros rouba a arma de Diend e se transforma em Kamen Rider Gedou.
  • Masaya Matsukaze que interpreta o 17º Shinken Red (líder do clã Shiba e Pai de Kaoru) no episódio 45, foi Shun Namiki/Mega Blue em Megaranger, e fez uma participação especial no episódio 26 de Hurricaneger, como o Artista de TV, a terceira identidade de Shurikenger.
  • Esse é um dos Sentais com a maior combinação de Mechas (Kyoryu SamuraihaOh), (Shihi+kuma+ryu+saru+kame+kabuto+tora+kajiki+ebi+ika+ushi+kyoryu origamis), empatando em números somente com o Engine-Oh G12 de Go-onger.
  • Kaoru surge no filme Tensou Sentai Goseiger X Shinkenger : Epic on Ginmaku, para criar uma carta de invocação de fogo para Alata, para ele libertar Takeru do controle de Chimatsuri no Buredoran. Em Gokaiger, Kaoru faz uma aparição na série. Depois de conhecer os Gokaiger, ela concede seu poder a Joe, braço direito de Marvelous. No filme Go-Busters X Gokaiger, ela entrega uma mensagem do passado para os Go-Busters.
  • Genta e Chiaki fazem aparições no filme Kaizoku Sentai Gokaiger X Goseiger: Super Sentai 199 Grand Hero Battle.
  • Kotoha Hanaori faz uma aparição no filme Kamen Rider VS Super Sentai VS Uchuu Keiji: Super Hero Taisen Z, para liberar a transformação de Geki. Curiosamente, a mesma atriz interpreta Shelly, a parceira de Geki.
  • No primeiro episódio desse Sentai, Chiaki Tani o Shinken Green joga o jogo Tekken 6 de arcade com seus amigos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Takeru Shiba/Shinken Red: Tori Matsuzaka
  • Ryunosuke Ikenami/Shinken Blue: Hiroki Aiba
  • Mako Shiraishi/Shinken Pink: Rin Takanashi
  • Chiaki Tani/Shinken Green: Shogo Suzuki
  • Kotoha Hanaori/Shinken Yellow: Suzuka Morita
  • Genta Umemori/Shinken Gold: Keisuke Sohma
  • Hikoma Kusakabe: Gorou Ibuki
  • Kaoru Shiba/Shinken Red Female: Runa Natsui
  • Toshizo Tanba: Kazuyuki Matsuzawa
  • Juzo Fuwa: Mitsuru Karahashi
  • Doukoku Chimatsuri: Rintaro Nishi (Voz)
  • Dayu Usukawa: Romi Paku (Voz)
  • Shitari: Chō (Voz)
  • Akumaro Sujigarano: Ryo Horikawa (Voz)
  • DaiGoyou: Koichi Tochika (Voz)
  • Narrador, Sushi Changer, Inromaru: Hironori Miyata

Dublês[editar | editar código-fonte]

  • Shinken Red, Shinken-Oh: Hirofumi Fukazawa
  • Shinken Blue: Yoshifumi Oshikawa
  • Shinken Pink: Hitomi Sanae
  • Shinken Green: Yasuhiro Takeuchi
  • Shinken Yellow: Miwa Hashiguchi
  • Shinken Gold: Jiro Okamoto
  • Doukoku Chimatsuri: Hideaki Kusaka
  • Shitari: Yuuchi Hachisuka
  • Dayu Usukawa: Masaru Obayashi
  • Juzo Fuwa: Riichi Seike

Músicas[editar | editar código-fonte]

Abertura

  • "Samurai Sentai Shinkenger" (侍戦隊シンケンジャー, Samurai Sentai Shinkenjā?)
  • Letra: Shoko Fujibayashi
  • Composição: YOFFY
  • Arranjo: Project.R (Kenichiro Oishi & Psychic Lover)
  • Artista: Psychic Lover (Project.R)

Encerramentos

  • "Shirokujimuchu Shinkenger" (四六時夢中 シンケンジャー, Shirokujimuchū Shinkenjā?)
  • Letra: Shoko Fujibayashi
  • Composição: Hideaki Takatori
  • Arranjo: Project.R (Hiroaki Kagoshima)
  • Artista: Hideaki Takatori (Project.R)
  • Instrumentos: Zetki
  • Episódios: 1-20, 29-48
  • "Shirokujimuchu Shinkenger ~Ginmakuban~" (四六時夢中 シンケンジャー~銀幕版~, Shirokujimuchū Shinkenjā ~Ginmakuban~?)
  • Letra: Shoko Fujibayashi
  • Composição: Hideaki Takatori
  • Arranjo: Project.R (Hiroaki Kagoshima)
  • Artista: Tori Matsuzaka, Hiroki Aiba, Rin Takanashi, Shogo Suzuki, Suzuka Morita, Keisuke Sohma & Hideaki Takatori
  • Episódios: 21-28

Referências

Precedido por
Go-Onger
Super Sentai
20092010
Sucedido por
Goseiger