Marli Bortoletto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde dezembro de 2013) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Marli Bortoletto
Nascimento 16 de janeiro de 1959 (59 anos)
São Bernardo do Campo, SP
Nacionalidade brasileira
Cônjuge Paulo Cavalcante Camargo
Ocupação atriz de teatro
dubladora
diretora de dublagem
Período de atividade 1983-presente
Principais trabalhos

Marli Bortoletto (São Bernardo do Campo, 16 de janeiro de 1959) é atriz de teatro, dubladora e diretora de dublagem, brasileira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Começou sua carreira como atriz de teatro aos 16 anos de idade. Aos 22 anos, entrou para a Maurício de Sousa Produções fazendo a personagem Mônica no teatro. Ela atuava e também dublava a personagem apenas para a versão teatral. Em 1983, Maurício quis substituir a dubladora original da Mônica (a atriz Maria Amélia) e foi assim que Marli Bortoletto se tornou oficialmente a voz da personagem dentuça e este foi seu primeiro trabalho como dubladora. Mônica tem uma papel fundamental na vida da dubladora, pois além de ser seu primeiro, mais duradouro e importante trabalho, também trouxe Paulo Cavalcante, o dublador do personagem Cascão. E com ele, teve sua única filha, Letícia Bortoletto, também atriz e dubladora.

Hoje, ela tem mais de 30 anos de trabalho e é uma das profissionais mais requisitadas do mercado. Já ganhou diversos prêmios e é considerada uma das melhores dubladoras e diretora de dublagem de todos os tempos. Já deu vida à milhares de famosos personagens o que lhe proporcionou ter uma legião de fãs pelo Brasil.

Ainda continua atuando em teatro.

Lista de trabalhos[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Marli Bortoletto: Eternamente Serena». Henshin. Arquivado do original em 21 de agosto de 2006 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) dublador(a), integrado ao projeto sobre dublagem é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.