Rick and Morty

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rick and Morty
Créditos iniciais do seriado
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero Comédia, Ficção científica, Aventura
Duração 22 min.
Criador(es) Dan Harmon
Justin Roiland
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Pete Michels (supervisor)
Jeff Myers
Bryan Newton
John Rice
Justin Roiland
Stephen Sandoval
Produtor(es) J. Michael Mendel
Kenny Micka (Apenas o piloto)
Produtor(es) executivo(s) Dan Harmon
Justin Roiland
James A. Fino
Joe Russo II
Vozes de Justin Roiland
Chris Parnell
Spencer Grammer
Sarah Chalke
Compositor da música tema Ryan Elder
Empresa(s) de produção Justin Roiland's Solo Vanity
Card Productions
Harmonious Claptrap
Starburns Industries
Williams Street
Exibição
Emissora de televisão original Adult Swim ,Cartoon Network (no bloco do Adult Swim) (EUA)
I.Sat, Netflix, TBS, TruTV (Brasil)
Netflix (Portugal)
Transmissão original 2 de dezembro de 2013 – presente
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 31 (lista de episódios)

Rick and Morty é uma série de animação adulta norte-americana de comédia e ficção científica criada por Justin Roiland e Dan Harmon para o bloco de programação noturno Adult Swim, exibido no canal FOX.

A série estreou em 2 de Dezembro de 2013 e acompanha as perigosas aventuras do cientista alcoólatra Rick e seu neto Morty, que divide seu tempo entre a vida familiar e viagens interdimensionais. Em 2016, suas duas primeiras temporadas foram lançadas na Netflix com a dublagem brasileira realizada pelo estúdio Dubbing Company, de Campinas. Em agosto de 2015, o Adult Swim renovou a série para uma terceira temporada de 10 episódios, que estreou no dia 1 de abril de 2017 com o resto da temporada programada para ir ao ar durante o verão do mesmo ano.[1]

A série se originou de uma paródia animada em curta-metragem do filme Back to the Future criada por Roiland para o festival de cinema Channel 101. A Adult Swim abordou Harmon a respeito de idéias para um programa de televisão, então ele e Roiland desenvolveram o programa com base no curta, substituindo os personagens de Doc com Rick e Marty com Morty.

Enredo

Rick Sanchez é um cientista genial e alcoólatra que foi morar com a família de sua filha (Beth), uma cirurgiã cardíaca de equinos. Ele divide seu tempo entre desenvolver projetos altamente tecnológicos em seu laboratório (garagem da casa de Beth) e levar seu neto de 14 anos Morty em aventuras perigosas e surreais pelo Multiverso. Combinados com tensões preexistentes dentro da família, esses eventos causam ao sensível Morty muita angústia em casa e na escola.

Personagens

Principais

  • Rick Sanchez (Voz original: Justin Roiland / Voz no Brasil: Caio César Oliveira) - Um cientista alcoólatra de 60 anos extremamente inteligente que é capaz de construir máquinas e acessórios tecnológicos que o permitem viajar por diversas dimensões e realidades paralelas. Ele quase nunca pensa nas consequências de suas ações e possui um comportamento excêntrico e um estilo de vida niilista. É pai de Beth, sogro de Jerry e avô de Morty e Summer.
  • Morty Smith (Voz original: Justin Roiland / Voz no Brasil: Renan Alonso) - Neto facilmente influenciável e com dificuldades escolares de 14 anos de Rick, parece ser a quem este demostra maior afeto e expectativa dentro da família, o que faz com que ele sempre acabe por acompanhar Rick em suas aventuras, enquanto descobre o que é o próprio mundo real e reflete sobre a existência das coisas.
  • Jerry Smith (Voz original: Chris Parnell / Voz no Brasil: André Gaiani) - Pai inseguro de Summer e Morty, 35 anos que desaprova fortemente a influência de Rick sobre seu filho. Ele trabalhou em uma agência de publicidade de baixo nível, até que foi demitido por incompetência e agora está desempregado. Tem uma personalidade infantil e impressionável.
  • Beth Smith (née Sanchéz) (Voz original: Sarah Chalke / Voz no Brasil: Raquel Elaine) - É filha de Rick, esposa de Jerry e mãe de Summer e Morty, aos 34. Como seu pai, ela bebe muito e é bastante inteligente, mas ao contrário dele, é sempre responsável. Ela trabalha em um hospital como cirurgiã de cavalos e muitas vezes se arrepende de não ter sido médica. Ela frequentemente tem discussões com seu marido, vendo uma incompatibilidade em ambos.
  • Summer Smith (Voz original: Spencer Grammer / Voz no Brasil: Mariana Pozatto) - Tem 17 anos e é a irmã mais velha de Morty, uma adolescente convencional muitas vezes superficial, que é obcecada por melhorar seu status com seus colegas. Ela ocasionalmente expressa inveja por Morty sempre acompanhar Rick em suas aventuras interdimensionais. Na segunda temporada, ela acompanha Rick e Morty com mais freqüência. Foi revelado que Beth tinha engravidado aos 17, a idade que Summer tinha.

Recorrentes

  • Jessica (Voz original: Kari Wahlgren / Voz no Brasil: Carla Martelli) - Uma menina atraente que frequenta a Harry Herpson High School, mesma escola de Morty e Summer. Morty a ama (embora fique claro na série que boa parte de seu interesse por ela vem de seu corpo), mas ela raramente o reconhece.
  • Mr. Goldenfold (Voz original: Brandon Johnson / Voz no Brasil: Ênio Vivona) - É o professor de matemática de Morty. Ele leva seu trabalho muito a sério, e diversas vezes é visto alto proclamando a importância da matemática para sua classe. Ele também tem uma infinidade de atrações sexuais profundamente reprimidas. Sua esposa o deixou, fato que ele enfrenta indo para uma loja de bebidas chamada Jamba Juice.
  • Gene Vagina (Voz original: Phil Hendrie / Voz no Brasil: Luiz Nunes) - Possui o cargo de diretor da Harry Herpson High School. Ele muitas vezes faz questão de lembrar as pessoas que, apesar de seu sobrenome engraçado, ele é "muito responsável."
  • Brad (Voz original: Echo Kellum/ Voz do Brasil: Renan Villela) - Um estudante em Harry Herpson High School. Ele é um atleta que joga futebol para a escola e namora com Jessica. Ele não aparece na segunda temporada, então presume-se que ele e Jessica se separaram; pelo fato de Jessica ir ao baile com Morty em "Big Trouble in Little Sanchez."
  • Flatulência (Voz original: Jemaine Clement / Voz no Brasil: Tiaggo Guimarães) - Um ser gasoso com a capacidade de ler mentes e alterar a matéria. Sua espécie não tem necessidade de nomes, mas ele passa a se chamar de "Flatulência" depois que Rick se refere a ele como tal. Por insistência de Morty, ele e Rick ajudam Flatulência a voltar para casa, mas o mesmo é morto por Morty, depois que é revelado que sua espécie vê formas de vida baseadas em carbono como uma doença e planeja limpá-las.
  • Gazorpazorpfield e Jon (Voz original: Justin Roiland e Tom Kenny, Voz no Brasil: ??? e Renan Alonso, respectivamente) - Personagens de um programa da TV Gazorpian, Gazorpazorpfield, uma paródia de Garfield. Gazorpazorpfield, sendo um Gazorpian macho, é extremamente agressivo por natureza e é visto abusando verbalmente de seu dono, Jon. Rick afirma que Gazorpazorpfield é dublado por Lorenzo Music (a pessoa que dublou o Garfield na vida real até sua morte), que ainda está vivo no universo em que Gazorpazorpfield aparece, ao mesmo tempo alega que Bill Murray o dubla no filme.

Dublagem

  • Rick Sanchez - Caio César Oliveira
  • Morty Smith, Jon - Renan Alonso
  • Jerry Smith - André Gaiani
  • Beth Smith - Raquel Elaine
  • Summer Smith - Mariana Pozatto
  • Sr. Goldenfold, Primo Nicky, Mendingo - Ênio Vivona
  • Diretor Vagina - Luiz Nunes
  • Homem Pássaro - Nagib Akim
  • Ice-T - Felipe Vênacio
  • Ethan - Roberto Rodrigues
  • Vozes Adicionais: Amanda Tavares, Beta Cinalli, Carla Martelli, Carloz Magno, Cleber Oliveira, Demetrios Augutus, Digão Vicente, Ênio Vivona, Felipe Dernardi, Felipe Vênacio, Fernanda Ferreira, Fernando Ferraz, Gustavo Martinez, Jéssica Cardia, Jonathan Guedes, Karina Botião, Lúcia Macedo, Luiz Terribele, Mário Spatzani, Mauro Gasperini, Miriam Lins, Monalisa Capella, Nagib Akim, Natália Ruggerio, Rafael Quelle, Rafael Rheda, Raíssa Bueno, Reinaldo Rodriguez, Renan Villela, Rick dos Anjos, Roberto Rodrigues, Rogério Duartti, Sidnei Dias, Tiaggo Guimarães e Vitor Paranhos
  • Estúdio: Dubbing Company, Campinas
  • Tradução: Carlos Freires Jr. - Trëma
  • Mixagem: Marcelo Schulze-Blanck
  • Direção: Renan Alonso
  • Mídia: Netflix

Filosofia

Há uma discussão entre os telespectadores e fãs da série á respeito da filosofia presente em Rick e Morty.[2] O programa mais freqüentemente adota uma perspectiva existencialista. Porém, muitas outras filosofias são referenciadas, como o determinismo, o niilismo e o trabalho de Friedrich Nietzsche, evidentes tanto no comportamento geral de Rick quanto nas numerosas observações de alguns personagens sobre eventos. Um exemplo freqüentemente citado é a visão de Morty no episódio da primeira temporada "Rixty Minutes", onde ele argumenta que Summer não deveria fugir de casa com raiva mesmo depois de ver as realidades alternativas onde seus pais estavam mais felizes sem ela:

Em umas das aventuras, eu e o Rick destruímos o mundo inteiro. Então caímos fora daquela realidade e viemos para essa aqui, porque aqui o mundo não estava destruído e, nessa aqui, estávamos mortos. Então viemos aqui, e nós nos enterramos e pegamos o lugar deles. E todas as manhãs, eu tomo café-da-manhã a vinte metros do meu próprio cadáver apodrecido. [...] Ninguém existe com um propósito, ninguém pertence a nenhum lugar, todos vão morrer. vem assistir TV?

Esta afirmação se assemelha fortemente a uma citação do existencialista francês Jean-Paul Sartre:[3]

Todo o existente nasce sem razão, prolonga-se por fraqueza e morre por encontro imprevisto.

Na Cultura popular

Filmes e televisão

  • A abertura do vigésimo segundo episódio da vigésima sexta temporada de Os Simpsons, chamado "Mathlete's Feat", mostra Morty acidentalmente matando toda a família Simpson após bater com a nave espacial de Rick.[4][5]
  • A rede de restaurantes Fast food Hardee's / Carl's Jr. lançou em 2015 um comercial de televisão onde Rick traz vários hambúrgueres vivos da Hardee's / Carl's Jr. para o quarto de Morty, onde eles correm loucamente e roubam objetos.[6]
  • No primeiro trailer do filme de 2017 Justice League, é mostrado um monitor de computador no apartamento de Barry Allen exibindo um episódio de Rick and Morty.[7]

Referências

  1. {{Citar web|url= http://www.christianpost.com/news/rick-and-morty-season-3-release-date-news-still-no-word-on-launch-schedule-172978/%7Ctítulo= Still No Word on When 'Rick and Morty' Season 3 Will Land|autor= Jessica Ferrera|data= 17 de janeiro de 2017|acessodata= 25 de maio de 2017
  2. «The Sad and Silly World of Rick and Morty - TheHumanist.com». TheHumanist.com (em inglês). 1 de setembro de 2015 
  3. «The Existential Hokiness of Rick & Morty». New Republic (em inglês) 
  4. «The Simpsons: "Mathlete's Feat"». 17 de maio de 2015 
  5. «'The Simpsons': Matt Groening Dissects 'Rick and Morty' Opening Credits Crossover». The Hollywood Reporter (em inglês) 
  6. «Rick and Morty Plug Carl's Jr. and Hardee's in Custom Ads». Animation Magazine (em inglês). 30 de novembro de 2015 
  7. «RICK AND MORTY Has a JUSTICE LEAGUE Cameo | Nerdist». Nerdist (em inglês). 25 de julho de 2016 

Ligações externas