Fanart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Fanart ou fan art é uma obra de arte baseada em um personagem, fantasia, item ou obra notoriamente conhecida, que foi criada por fãs. O termo pode ser aplicado tanto à arte feita por fãs de personagens de determinado(s) livro(s), como também arte derivada de mídias visuais, como quadrinhos, filmes e/ou Video games. Geralmente se refere a obras de arte de artistas amadores ou artistas não pagos por seu trabalho. É um trabalho feito por fãs de sua própria imaginação sobre a obra original.

Terminologia[editar | editar código-fonte]

O termo tem origem da língua inglesa onde "fan" significa "fã[1] " em português; e "art" à "arte", composição artística (desenho, ilustração, pintura). Essa expressão é frequentemente usada ao se falar de desenhos de anime ou mangá.

Copyright[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos as obras do tipo "FanArt" ou "Fan Art" são consideradas obras derivadas da obra original e cabe ao autor da obra original tomar decisões, bem como deter o monopólio dos direitos sobre a obra, em acordo com a Legislação Vigente[2] [3] .

Mas por outro lado, a Lei Americana permite que em casos de exceção, justificados judicialmente possam fazer uso destes direitos em obras "Fan Art", mesmo não sendo o autor e/ou detentor dos direitos da obra original.

No Brasil ainda se discute uma reforma na Lei de Direitos Autorais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. "" (em pt). Wikipédia, a enciclopédia livre.
  2. "Title 17 of the United States Code" (em en). Wikipedia, the free encyclopedia.
  3. "Copyright Act of 1976" (em en). Wikipedia, the free encyclopedia.