Versão cover

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Versão cover, ou simplesmente cover, é uma regravação de uma canção previamente gravada.

Muitos músicos tocam covers como forma de tributo a quem a gravou pela primeira vez. Outros formam as chamadas bandas covers, que além de tocarem as músicas, usam roupas e se apresentam da mesma forma que o original.

Com o aparecimento do YouTube é cada vez mais normal encontrar varias versões covers de muitas músicas originais. Estes artistas que inicialmente são desconhecidos fazem covers para tentar ter um reconhecimento na área da música e iniciar uma carreira musical.

Já são vários os artistas que tem uma carreira a solo e que se iniciaram no YouTube. Ailee, Ana Free e Boyce Avenue são alguns dos casos existe outros espalhados pelo mundo fora.

Versões[editar | editar código-fonte]

Um cover pode ser feito ao vivo ou gravado em estúdio. No primeiro caso, a lei de direitos autoriais aconselha a menção ao nome do compositor/artista original no momento da execução. Caso a música seja lançada em algum suporte musical é necessária a autorização do compositor e parte das vendas do título é destinado ao seu autor.

É comum que as versões regravadas apresentem diferentes arranjos em relação à versão original, como também, em alguns casos, alguma mudança sutil na letra da música. Mas também há casos em que nem a melodia é mantida, como, por exemplo, no cover the "Fell in Love with a Girl", canção da banda americana White Stripes regravada pela cantora inglesa Joss Stone como "Fell in Love with a Boy". É comum, aliás, regravações feitas por vozes femininas de músicas cantadas originalmente por vozes masculinas, ou vice-versa.

Álbuns de covers[editar | editar código-fonte]

Postscript-viewer-blue.svgVer também a categoria: Álbuns de regravações

Vários artistas gravaram álbuns somente de versões.

Artistas de reinvenções cover[editar | editar código-fonte]

Há artistas que baseiam sua carreira em covers, como Danni Carlos e Emmerson Nogueira. Porém, outros reinventam as canções, geralmente com viés cômico.


Referências