Emmerson Nogueira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emmerson Nogueira
Emmerson se apresenta em Brasília.
Informação geral
Nome completo Emmerson Oliveira Nogueira
Nascimento 23 de setembro de 1972 (45 anos)
Origem São João Nepomuceno, MG
País  Brasil
Gênero(s) rock
pop rock
acústico
Período em atividade 2001 – presente
Gravadora(s) Sony Music
Página oficial Site oficial Estúdio Versão Acústica

Emmerson Oliveira Nogueira (Belo Horizonte, 23 de setembro de 1972) é um cantor, violonista, compositor e produtor musical brasileiro. Tornou-se conhecido internacionalmente pelo seu projeto Versão Acústica, que reúne releituras de clássicos do rock internacional.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Mineiro, residente em São João Nepomuceno, nasceu em Belo Horizonte quando seus pais estavam morando na capital. Voltou para São João Nepomuceno com poucos dias de vida, naturalizando-se são-joanense.

Começou a se envolver com a música aos 14 anos de idade.[1] Na mesma época, chegou a tentar carreira de desenhista, mas desistiu quando percebeu que queria mesmo a música.[1] Participou de vários festivais em parceria com compositores de sua cidade e região, vencendo muitos deles, com destaque para duas edições do Canta Minas, promovido pela Rede Globo Minas, em 1994 com a música "Mar de Mariana" de Pedro Paulo Mendes[2], e em 1995 com a música "Fim de Todas Canções" de própria autoria. Em 2000, mudou-se para o Rio de Janeiro e assinou contrato com a editora Sony Music Publishing para trabalhar, inicialmente, como compositor.

Em 2001, Emmerson Nogueira lançou seu primeiro CD pela gravadora Sony Music com o projeto Versão Acústica. O primeiro CD contou com releituras de artistas consagrados do Rock Internacional, como Supertramp, Pink Floyd, The Police, Eric Clapton e Joe Cocker, e atingiu a vendagem de mais de 100.000 cópias em alguns meses após o lançamento. Seguiu em frente com o projeto e lançou, até o ano de 2010, outros nove CDs e também dois DVD's pela Sony Music, todos contemplados com Disco de Ouro e alguns também com Disco de Platina. Em 2008, Emmerson construiu o Estúdio Versão Acústica, e em 2012, em parceria com a Sony Music Brasil, criou a Versão Acústica Records[3][4]. Em 2014, lançou seu primeiro CD autoral, também pela gravadora Sony Music, com músicas de própria autoria e do compositor são-joanense Paulinho Cri (1954 - 2012)[5], a quem Emmerson dedica o trabalho.

Em 2015, após seis anos do lançamento do último título do série, lançou o CD Versão Acústica 5, cujo repertório foi pensado a partir de sugestões do público em uma campanha no Facebook.[6]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

  • (2005) Box Versão Acústica

DVDs[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Miguel, Juan (28 de Julho de 2014). «Cantor Emmerson Nogueira revela detalhes de sua carreira e diz que já tentou ser desenhista». Diário 24 Horas. Consultado em 6 de Setembro de 2014 
  2. «Prefeitura Municipal de Juiz de Fora». pjf.mg.gov.br. Consultado em 17 de agosto de 2013 
  3. «A ABRAMUS». abramus.org.br. Consultado em 26 de outubro de 2013 
  4. «A Sony Music Brasil». sonymusicbrasil.tumblr.com. Consultado em 26 de outubro de 2013 
  5. «Adeus, Paulinho Cri Cri». transamericasjn.com.br. Consultado em 6 de setembro de 2013 
  6. «Entrevistamos Emmerson Nogueira, que está lançando álbum novo; confira». Cifraclub 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.