Hawaii Five-0

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura pelo seriado original, consulte Hawaii Five-O
Gnome globe current event.svg
Este artigo ou seção se refere ou tem relação com uma série televisiva em exibição.
A informação apresentada pode mudar com frequência. Não adicione especulações, nem texto sem referência a fontes confiáveis. (Editado pela última vez em 11 de dezembro de 2017.)
TV Future Icon.svg
Hawaii Five-0
Hawai: Força Especial (PT)
Havaí 5.0 (BR)
Hawaii five-o1.png
Informação geral
Formato Série
Duração 45 Minutos (Aproximadamente)
Criador(es) Leonard Freeman
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Peter Lenkov
Produtor(es) Peter Lenkov
Alex Kurtzman
Roberto Orcic
Elenco Alex O’Loughlin
Scott Caan
Daniel Dae Kim
Grace Park
Masi Oka
Teila Tuli
Mark Dacascos
Jorge García
Teilor Grubbs

Chi McBride
Michelle Borth

Tema de abertura Hawaii Five-0 Theme, Morton Stevens
Exibição
Emissora de televisão original Estados Unidos CBS
Brasil AXN
Brasil ID - Investigação Discovery
Brasil RedeTV!
Portugal FOX
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original Estados Unidos 20 de Setembro de 2010-presente
N.º de temporadas 8
N.º de episódios 177 Lista de episódios
Cronologia
Programas relacionados Hawaii Five-O (Primeira versão do seriado)
NCIS: Los Angeles

Hawaii Five-0 (no Brasil, Havaí 5.0 e em Portugal intitulado Hawaii: Força Especial, é exibida no Brasil pelo canal ID, RedeTV! e AXN em Portugal é transmitida na TVI (aos sábados) e na FOX Portugal ( de segunda a sexta) é um seriado de televisão estadunidense exibido pela CBS a partir de setembro de 2010, um drama policial que é refilmagem da série homônima exibida originalmente pela emissora entre 1968 e 1980; seu título, no entanto, tem um zero no lugar da letra O. Como a versão original, sua trama mostra uma unidade policial de elite montada para combater o crime no estado do Havaí, que foi o quinquagésimo a ser incorporado à confederação. A primeira temporada da série exibida no Brasil foi feita pela Rede Globo e logo depois a RedeTV! adquiriu os direitos autorais de exibição.

É protagonizada pelo ator Alex O’Loughlin, que interpreta o comandante Steve McGarrett, chefe da força-especial 5-0 e marinheiro da SEAL, que presta contas diretamente aos governadores da ilha. Entre os outros membros da equipe estão o detetive vindo de Nova Jersey, Danny Williams (Scott Caan), tenente Chin Ho Kelly (Daniel Dae Kim), oficial Kono Kalakaua (Grace Park) e o médico legista Dr. Max Bergman (Masi Oka).

Grace Park, a Boomer de Battlestar Galactica, novamente assume um personagem anteriormente interpretado por um homem. Ela é a detetive Kono Kalakaua, personagem anteriormente interpretado por Zulu, já falecido. O roteirista é Peter Lenkov, de C.S.I.: Nova York, e a produção é da dupla Roberto Orci e Alex Kurtzman, de Fringe e Alias.

Mais tarde a equipe recebe a adição de Chi McBride como o capitão Lou Grover, inicialmente desafeto de McGarrett mas que ao longo do tempo se torna parceiro e integrante do 5.0 e de Jorge Garcia que faz o especialista em tecnologia Jerry Ortega.

Assim como na serie original, o personagem Steve Mcgarret usa a frase "Book'em Danno" (ficha-o Danno) todas as vezes que prendem algum suspeito.

Em julho de 2010, o seriado ganhou um painel no Comic-Con e obteve muita procura dos fãs, especialmente por conta dos atores egressos de seriados de sucesso recente. A produção prometeu manter as características do seriado original e dar mais espaço para os personagens secundários como o de Grace Park. A sala do evento ficou lotada, provando que, mesmo antes de estrear, o remake já possuía um bom público.

Em 11 de maio de 2015 (2015-05-11) a CBS Renovou a Série para sua 6ª Temporada.[1]

Em 25 de março de 2016 (2016-03-25) a CBS Renovou a Série para sua 7ª Temporada.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Participante
Principal Recorrente/convidado(a)
Personagem Ator Dublagem Brasil Posição Atribuição Temporadas
1 2 3 4 5 6 7
Steven J. "Steve" McGarrett Alex O’Loughlin Duda Ribeiro Comandante, USNR Força Especial Five-0
Daniel "Danny" (ou "Danno") Williams Scott Caan Fernando Lopes Detetive, Polícia
Chin Ho Kelly Daniel Dae Kim Jorge Lucas Tenente-Detetive, Polícia
Kona "Kono" Kalakaua Grace Park Iara Riça Oficial, Polícia
Dr. Max Bergman Masi Oka José Leonardo Médico Legista Cidade de Honolulu
Catherine Rollins Michelle Borth Evie Saide Tenente, USNR Marinha, Força Especial Five-0
Louis "Lou" Grover Kenneth "Chi" McBride Jorge Vasconcellos Capitão da SWAT Dpto. de Polícia de Honolulu, Força Especial Five-0
Jerry Ortega Jorge Garcia Igor Lott Consultor Especial Força Especial Five-0
Lori Weston Lauren German Fernanda Baronne Agente Especial do DHS Força Especial Five-0(episódios 5-16)
  • Steve McGarrett (Alex O’Loughlin), líder da força-tarefa. É um ex-militar de elite que não segue condutas policiais-padrão. Ele se integrou à equipe para poder investigar a morte do pai. Presta contas somente à governadora(1ª temporada) e ao governador(2ª e 3ª temporadas).
  • Danny"Danno" Williams (Scott Caan), parceiro e amigo de Steve. É um detetive do continente que nunca se adaptou à vida no Havaí. Segue à risca os procedimentos policiais e mostra um lado humano como contraponto à truculência de Steve.
  • Chin Ho Kelly (Daniel Dae Kim), um ex-policial acusado de aceitar suborno. É mal visto por toda a polícia devido às acusações sofridas, cessa após ser inocentado, mas possui muita experiência policial e absoluta confiança de Steve. Foi promovido a Tenente durante a série.
  • Kono Kalakaua (Grace Park), ex-surfista profissional e prima de Chin Ho Kelly. Teve que abandonar o surfe por causa de lesão no joelho e se reinventou como policial. É a novata do grupo.
  • Max Bergman (Masi Oka), trabalha com a força-tarefa 5-0 como médico legista.
  • Lori Weston (Lauren German), entrou na equipe para monitorar a força-tarefa. Após não conseguir monitorá-la e fazer parte dela, é forçada a sair ao falhar em seu propósito inicial.
  • Catherine Rollins (Michelle Borth), é uma tenente da marinha e a namorada de Steve, frequentemente ajuda a Five-0 a resolver seus casos. Na terceira temporada desempenha um papel importante ajudando Steve a proteger sua mãe, Doris, já que a segurança dela está em jogo por causa de Wo Fat. A partir da quarta temporada após se aposentar da Marinha, passa a integrar a equipe da Five-0.
  • Louis "Lou" Grover (Kenneth "Chi" McBride), é o capitão da SWAT, tem alguns problemas com Steve de início, trabalha com a Five-0 a partir da 4ª Temporada. Parece esconder um segredo.
  • Doris McGarrett (Christine Lahti), mãe de Steve e Mary McGarrett. É uma ex-agente da CIA, forjou a própria morte, segundo ela para proteger seus filhos. Aparente ter muitos segredos e mistérios por resolver.
  • Kamekona (Taylor Wiley), principal informante e amigo dos membros da força-tarefa 5-0. Procura a todo momento se promover economicamente e empresarialmente.Já esteve preso.
  • Adam Noshimuri (Ian Anthony Dale), é filho de um ex-líder da Yakuza assassinado por Wo Fat. Procura regularizar seus negócios no Havaí e encontrar o assassino de seu pai. Também é marido de Kono.
  • Pat Jamenson (Jean Smart), governadora do Havaí. Criou a força-tarefa para se promover politicamente.
  • Victor Hesse (James Masters), o vilão inicial da história; sequestra e mata o pai de Steve. É um terrorista internacional e está ligado à Yakuza.
  • Wot Fat (Mark Dacascos), principal vilão da história do seriado. É o líder da Yakuza e procura pela pessoa que matou seu pai, pessoa essa conhecida como "Shelburne".
  • Sang Min (Will Yun Lee), é responsável pela entrada ilegal de pessoas no estado do Havaí. Também é, por medo, informante da equipe 5-0.

Numero de Temporadas

Receptividade[editar | editar código-fonte]

O novo seriado recebeu críticas positivas,[2] mas os comentaristas acreditam que há muito a fazer para manter o programa no ar, especialmente por ser exibido num canal grande e num horário competitivo. Além disso, outros seriados foram ambientados no Havaí, sugerindo que esse conceito já está um pouco desgastado. O episódio de estreia foi assistido[3] por 14,20 milhões de estadunidenses, o que é excelente pelos padrões da TV naquele país.

O episódio 12 encerrou o ano de 2010 com excelente audiência, mais de onze milhões de telespectadores, um pouco acima da média da temporada.[4] O último episódio da primeira temporada, em maio de 2011, teve mais de dez milhões de telespectadores, mantendo a excelente média da série, que está renovada para a segunda temporada.[5] Em um ranking semanal do final de temporada das séries, Havaí 50 aparece entre os Top 25 para todas as idades, com dez milhões de telespectadores, sendo portanto um dos programas mais vistos na semana.[6]

Referências

  1. Goldberg, Lesley (May 11, 2015). "CBS Renews Good Wife, Person of Interest, Odd Couple, 12 More as CSI Plots Endgame". The Hollywood Reporter. Retrieved May 11, 2015.
  2. Hawaii Five-0: Season 1 (em inglês). Metacritic, acessado em 24 de setembro de 2010.
  3. CBS Entertainment Releases (em inglês). Portal CBS, acessado em 24 de setembro de 2010.
  4. TV By Numbers (em inglês). Acessado em 18 de dezembro de 2010
  5. Monday Final Ratings (em inglês). TV By Numbers, acessado em 18 de maio de 2011
  6. TV Ratings Broadcast Top 25 (em inglês). TV By Numbers, acessado em 18 de maio de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal: