Scream (série de filmes)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Scream (série de filmes)
Scream
Gritos (PT)
Pânico (BR)
Logo da franquia
 Estados Unidos
1996-2011 •  
Direção Wes Craven
Produção Cathy Konrad
Cary Woods
Wes Craven
Marianne Maddalena
Kevin Williamson
Iya Labunka
Roteiro Kevin Williamson
(1, 2 e 4)
Ehren Kruger
(3)
Elenco Neve Campbell
Courteney Cox
David Arquette
Roger L. Jackson
Jamie Kennedy
Liev Schreiber
Gênero Suspense
Terror
Música Marco Beltrami
Companhia(s) produtora(s) Woods Entertainment
Konrad Pictures
Corvus Corvax
Outerbanks Entertainment
Distribuição Estados Unidos Dimension Films
Brasil Imagem Filmes
Portugal ZON Lusomundo
Lançamento Scream
(20 de dezembro de 1996)
Scream 2
(12 de dezembro de 1997)
Scream 3
(4 de fevereiro de 2000)
Scream 4
(15 de abril de 2011)
Idioma Inglês
Orçamento US$119,000,000
(4 filmes)
Receita US$608,558,434
(4 filmes)

Scream é uma série de filmes americana de suspense e terror criada por Kevin Williamson e Wes Craven. A série é composta por quatro filmes e estrelada por Neve Campbell, Courteney Cox e David Arquette, ela arrecadou mais de 600 milhões de dólares em bilheterias do mundo todo. O primeiro filme foi lançado em 20 de dezembro de 1996, seguido pelo segundo filme em 12 de dezembro de 1997 e pelo terceiro filme em 4 de fevereiro de 2000. O quarto filme foi lançado onze anos depois, em 15 de abril de 2011.

Os filmes seguem a personagem Sidney Prescott (Neve Campbell), uma jovem que se torna vítima de uma sucessão de assassinos que adotam o disfarce de Ghostface para perseguir e atormentar suas vítimas. Em todos o filmes Sidney recebe apoio da repórter Gale Weathers (Courteney Cox) e do vice-xerife Dewey Riley (David Arquette), além do filmes-geek Randy Meeks (Jamie Kennedy; até o terceiro filme). A adaptação para a televisão da série de filmes foi lançada pela MTV em 30 de junho de 2015.

O roteiro original de Kevin Williamson foi comprado pela Miramax e desenvolvido sob o rótulo Dimension Films por Bob e Harvey Weinstein, que recrutaram Wes Craven para dirigir, que por sua vez recrutou o compositor Marco Beltrami para trilha sonora instrumental do filme. Essa equipe esteve envolvida em cada filme da série, embora Kevin Williamson tenha sido obrigado a assumir um papel menor para Scream 3, onde escreveu apenas um breve resumo do enredo devido aos seus compromissos com outros projetos, com Ehren Kruger substituindo-o como roteirista.

A violência presente na série resultou em conflitos com a Motion Picture Association of America e meios de comunicação relativos a censura, o que terminou com a redução da violência e do splatter em Scream 3, quando o Massacre de Columbine trouxe foco maior sobre a influência da mídia na sociedade. Scream tornou-se diferenciado de outras produções usando atores famosos, que na época eram raros em filmes de terror, mas graças ao sucesso da série foi se tornando mais comum.

A série recebeu críticas positivas e significativas dos críticos, Scream foi elogiado por revitalizar o gênero de terror no final dos anos 90 pela combinação de um filme tradicional slasher com humor, consciência do clichê de filmes de terror e um enredo inteligente. A série de filmes continua sendo a de maior bilheteria no mundo em seu gênero.[1] A série de filmes já ganhou vários prêmios, incluindo o Prêmio Saturno de Melhor Atriz em cinema (Neve Campbell; 1996) e o MTV Movie Awards de Melhor Filme (Scream; 1997) e Melhor Atuação Feminina (Neve Campbell; 1998).

Filmes[editar | editar código-fonte]

Filmes Diretor Escritor(es) Produtor(es)
Scream (1996) Wes Craven Kevin Williamson Cathy Konrad e Cary Woods
Scream 2 (1997) Cathy Konrad, Wes Craven e Marianne Maddalena
Scream 3 (2000) Ehren Kruger Cathy Konrad, Kevin Williamson e Marianne Maddalena
Scream 4 (2011) Kevin Williamson Iya Labunka, Kevin Williamson e Wes Craven

Scream (1996)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Scream (filme)

Um serial killer, fanático por filmes de terror, vem assustando cada vez mais uma pequena e pacata cidade do interior da Califórnia em 1996 ao assassinar brutalmente os jovens da cidade. Primeiro, ele telefona para alguém fazendo perguntas sobre filmes de terror. Se a vítima errar a resposta, ele depois invade a casa dela e a esfaqueia.

O problema é que ninguém sabe quem pode ser o assassino, já que ele usa uma máscara de fantasma (Ghostface) e um facão para abrir suas vítimas de cima a baixo. Em uma das tentativas do assassino, este falha ao tentar matar a jovem Sidney Prescott, que sobrevive por muita sorte.

A partir daí, o assassino passa a ficar obcecado por Sidney e passa a tentar matá-la constantemente. A mãe de Sidney havia sido assassinada um ano antes, da mesma forma que os amigos de Sidney estão sendo assassinados agora. Talvez até haja uma ligação do assassino da mãe de Sidney com o atual assassino...

Scream 2 (1997)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Scream 2

Dois anos depois das mortes em Woodsboro, o filme "Apunhalada" que se baseia nestas mortes que lá ocorreram, é lançado por todo o país e chega até a faculdade de Windsor, onde um casal da universidade é assassinado no cinema. Este é o lugar onde Sidney Prescott se refugiou para esquecer seu passado. O filme faz surgir um novo assassino e, mais uma vez, Sidney é o alvo principal.

Scream 2 continua mostrando a história de Sidney Prescott, que para esquecer o massacre que sobreviveu em Woodsboro, mudou-se para a pacata Windsor e tornou-se uma universitária cursando teatro no Windsor College. Além de continuar sua amizade com Randy, que a deseja em segredo ela agora é amiga de Hallie, sua colega de quarto e de Mickey, que faz parte da sua turma. Além disso têm também um novo namorado, Derek, um simpático estudante de medicina. Tudo vai bem, até que Maureen Evans e seu namorado Phil Steven morrem esfaqueados em um cinema, quando o filme "Facada" estava sendo exibido. Dewey ao saber da notícia, sai de Woodsboro e vai para Windsor ajudar Sidney e os policiais da comunidade pegarem o assassino, enquanto a repórter Gale Weathers está no auge da fama com seu livro "Os Assassinos de Woodsboro". O novo psicopata começa a matar brutalmente os alunos do Windsor College, aterrorizando Sidney que percebe que todo o banho de sangue em Woodsboro está se repetindo novamente.

Scream 3 (2000)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Scream 3

Em Hollywood, Los Angeles, a continuação dos filmes "A Punhalada", está sendo gravada. "Stab - Return To Woodsboro" está sendo gravado por atores e atrizes importantes do cinema. Mas algo começa a dar errado, quando surge um assassino e começa a matar os atores, na mesma sequência que eles morrem no filme, e ainda por cima, deixa a foto de Maureen Prescott, mãe de Sidney Prescott, quando era mais jovem, sobre os corpos das vítimas.

Sidney, após ter perdido seu amigo Randy, a amiga Hallie e o namorado Derek no massacre que houve no Windsor College três anos antes, está traumatizada, e vivendo em uma casa de campo, no interior da Califórnia. O assassino agora liga para ela, e a obriga sair de seu esconderijo, para que vá até Hollywood acertar as contas com ele, pois se ela não for, mais celebridades continuarão morrendo, inclusive seus únicos amigos que restaram, Gale e Dewey. Sidney se vê obrigada a ir para Los Angeles enfrentar seu passado, e descobrir muitas coisas sobre sua mãe.

Scream 4 (2011)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Scream 4

Para promover seu livro "Saindo da escuridão", Sidney Prescott agora uma famosa escritora, faz uma turnê por todo o continente norte americano. Em sua última parada, ela passa pela pequena cidadezinha de Woodsboro, sua cidade natal onde perdeu os amigos e a mãe assassinados. Sidney chega à cidade justo na semana em que os assassinatos fazem aniversário, e logo ao chegar é recepcionada com a notícia de que duas garotas foram mortas. O assassino desta vez ameaça Sidney, mas primeiro quer sua família, sua tia Kate e sua prima de 17 anos, Jill Roberts. Os amigos de Jill começam a ser assassinados, e Sidney sente-se mal pois todos os moradores de Woodsboro agora a julgam, dizendo que os assassinatos recomeçaram por culpa dela. Agora, ela precisa lutar para salvar sua prima e seus amigos do novo assassino.

Adaptação para televisão[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Scream (série de televisão)

Personagens[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de personagens de Scream

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]