Saltar para o conteúdo

Omar Epps

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Omar Epps
Omar Epps
Omar Epps
Nome completo Omar Hashim Epps
Nascimento 20 de julho de 1973 (51 anos)
Nova York
 Estados Unidos
Cônjuge Keisha Spivey

Omar Hashim Epps (Nova York, 20 de julho de 1973) é um ator e músico estadunidense, conhecido por interpretar o Dr. Eric Foreman na série de televisão House, M.D. Também participou de diversos filmes, como Juice, Higher Learning, Love & Basketball, In Too Deep e The Wood). Teve um pequeno papel no filme Scream 2 e um personagem regular (Dr. Dennis Gant) na série Plantão Médico.

Epps nasceu no Brooklyn, filho de mãe solteira, que era diretora de escola, e viveu em vários bairros, enquanto crescia (Bedford-Stuyvesant, Nova York e East Flatbush). Antes de se tornar ator, ele pertencia a um grupo de rap chamado Wolfpak que ele formou junto com seu irmão em 1991. Ele começou a escrever roteiros aos dez anos de idade e frequentou a Fiorello H. LaGuardia High School of Music & Art and Performing Arts. Epps e o ator Marlon Wayans são amigos de infância.

Epps tem uma filha, Aiyanna Yasmine fruto de um relacionamento anterior. Ele se casou com Keisha Spivey do grupo R&B, Total em 2006. Eles vivem na Califórnia com a filha K'marie, que nasceu em julho de 2004 e o filho Amir, nascido em 25 de dezembro de 2007.

No início de sua carreira, Epps foi mais frequentemente expresso em papéis de jovens perturbados e/ou atletas. Ele fez sua estreia com o filme Juice, atuando ao lado da lenda do rap, Tupac Shakur com direção do cineasta Ernest Dickerson. O filme remonta a violenta e trágica história de quatro jovens que crescem no Harlem.

No ano seguinte, ele co-estrelou com em Major League II (br: Um Time Muito Louco), assumindo o papel de Willie Mays Hayes, já que Wesley Snipes não pôde reprisar o personagem. Seu próximo filme foi Higher Learning (br: Duro Aprendizado) de John Singleton, um olhar para a política e as tensões raciais da vida escolar.

Epps teve um papel recorrente na série ER por vários episódios retratando o Dr. Dennis Gant, um agitado cirurgião interno. Após o seu trabalho em ER, Epps participou da sequência do blockbuster, Scream 2 (br: Pânico 2), como Phil Stevens, que vai ao cinema acompanhado por uma mulher, desempenhada por Jada Pinkett, e que acaba vítima do psicopata do filme. Também em 1997 Epps estrelou First Time Felon, um filme produzido por ele mesmo. Em 1999 foi lançado The Mod Squad (br: Mod Squad – O Filme).

Em seguida veio o filme The Wood (br: Noivo em Pânico), que conta a história de um noivo (Taye Diggs) que duas horas antes da cerimônia de seu casamento, começa a se questionar, se está fazendo a coisa certa. Seus amigos, Epps como Mike e Richard T. Jones como Slim, tentam ajudá-lo nisso. O filme recebeu um empurrão da MTV Films, o que assegurou um público jovem considerável. Também em 1999 Epps foi escalado para o filme In Too Deep (br: Sem Limites), com Stanley Tucci e LL Cool J, no qual interpreta o detetive Jeff Cole, que trabalha disfarçado para prender um perigoso gangster.

No ano 2000, Epps estrelou o filme Love & Basketball (br: Além dos Limites), com Alfre Woodard e Sanaa Lathan, interpretando Quincy, esperança da NBA que tem um relacionamento tempestuoso com a estrela igualmente habilidosa do basquete feminino, Monica (Sanaa Lathan). O ator atuou como coadjuvante em uma série de papéis em filmes, incluindo Dracula 2000 (br: Drácula 2000), Big Trouble (br: Grande Problema) e Conviction; por esse filme foi indicado ao prêmio de Ator Marcante pela NAACP Image Award. Em 2004, fez o papel do boxeador Luther Shaw, que cai nas graças de Jackie Kallen (Meg Ryan) uma empresária que cresceu no mundo do boxe profissional e está disposta a tornar Luther um boxeador de sucesso, no filme Against the Ropes (br: Contra Tudo e Contra Todos). Ainda em 2004, Epps dublou um personagem do videogame Def Jam Fight for NY.

Também em 2004 Epps retornou à televisão no drama médico House M.D., como o Dr. Eric Foreman. O papel rendeu-lhe um NAACP Image Award em 2007 e 2008 como Ator Coadjuvante Marcante em Série de Drama. Recentemente, Epps abriu sua própria companhia, chamada BRNYC Records.

Atualmente faz o papel de Martin Bellamy, um dos principais atores da série Resurrection da ABC.

Omar Epps
Ano Título Papel
1992 Juice Quincy 'Q' Powell
1993 Daybreak Hunter
The Program Darnell Jefferson
1994 Major League II Willie Mays Hayes
1995 Higher Learning Malik Williams
1996 Deadly Voyage Kingsley Ofusu
Don't Be a Menace to South Central While Drinking Your Juice in the Hood Malik
ER (1996 - 1997) Dr. Dennis Gant
1997 First Time Felon Greg Yance
Scream 2 Phil Stevens
1998 Blossoms and Veils Thee
1999 In Too Deep Jeff Cole—J Reid
The Wood Mike
The Mod Squad Linc Hayes
Breakfast of Champions Wayne Hoobler
2000 Brother Denny
Love & Basketball Quincy 'Q' McCall
Wes Craven Presents: Dracula 2000 Marcus
2001 Perfume J. B.
2002 Big Trouble Seitz
Conviction Carl Upchurch
2004 House, M.D. (2004 - 2012) Dr. Eric Foreman
Against the Ropes Luther Shaw
Alfie Marlon
2009 A Day in the Life O
2014 Resurrection (série de televisão) J Martin "Marty" Bellamy
2016 Shooter Isaac Johnson

Prêmios e Indicações

[editar | editar código-fonte]
Ano Resultado Premiação Indicação Título
1997 Venceu Monte-Carlo TV Festival Melhor Ator Viagem da Morte
2000 Indicado Teen Choice Awards Love & Basketball|Além dos Limites
Indicado Melhor Química
2001 Black Reel Awards Melhor Ator
NAACP Image Award Ator Marcante em um Filme
MTV Movie Awards Melhor Performance Masculina
2003 NAACP Image Award Ator Marcante em Filme para TV ou Mini-Série Conviction
2005 Ator Coadjuvante Marcante em Série de Drama House M.D.
2006 Ator Marcante em Série de Drama
2007 Venceu Ator Coadjuvante Marcante em Série de Drama
2008
2009 Indicado Screen Actors Guild Awards Performance Marcante em Conjunto em Série de Drama
NAACP Image Award Ator Marcante em Série de Drama

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]