Scream 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Scream 2
Gritos 2 (PT)
Pânico 2 (BR)
 Estados Unidos
1997 •  cor •  120 min 
Direção Wes Craven
Produção Cathy Konrad
Wes Craven
Marianne Maddalena
Roteiro Kevin Williamson
Gênero Suspense
Idioma Inglês
Orçamento US$ 24.000.000
Receita US$ 172.363.301
Cronologia
Scream
(1996)
Scream 3
(2000)
Página no IMDb (em inglês)

Timothy Olyphant ... Mickey AlteriScream 2 (Pânico 2 no Brasil e Gritos 2 em Portugal) é um filme norte-americano do gênero suspense do ano de 1997. Foi dirigido por Wes Craven e estrelado por David Arquette, Neve Campbell, Courteney Cox , Sarah Michelle Gellar , Elise Neal , Jamie Kennedy , Jerry O'Connell , Liev Schreiber e Jada Pinkett . A trama do filme ocorre um ano após o filme inicial. As filmagens aconteceram no campus da Agnes Scott College em Decatur, Georgia.

Trata-se do segundo filme da franquia de grande sucesso Scream que surgiu em 1996, sendo sucedido por Scream 3 em 2000 e depois em 2011 por Scream 4

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Dois anos depois das mortes em Woodsboro, o filme Apunhalada que se baseia nestas mortes que lá ocorreram, é lançado por todo o país em seguida surge uma nova onda de crimes, com muito mais violência. Este é o lugar onde Sidney Prescott se refugiou para esquecer seu passado. O filme faz surgir um novo assassino e, mais uma vez, Sidney continua sendo o alvo principal.

Scream 2 continua mostrando a história de Sidney Prescott, que para esquecer o massacre que sobreviveu em Woodsboro, mudou-se para a pacata Windsor e tornou-se uma universitária cursando teatro no Windsor College. Além de continuar sua amizade com Randy, que a deseja em segredo ela agora é amiga de Hallie, sua colega de quarto e de Mickey, que faz parte da sua turma. Além disso têm também um novo namorado, Derek, um simpático estudante de medicina. Tudo vai bem, até que Maureen Evans e seu namorado Phil Steven morrem esfaqueados em um cinema, quando o filme "Facada" estava sendo exibido. Dewey ao saber da notícia, sai de Woodsboro e vai para Windsor ajudar Sidney e os policiais da comunidade pegarem o assassino, enquanto a repórter Gale Weathers está no auge da fama com seu livro "Os Assassinos de Woodsboro". O novo psicopata começa a matar brutalmente os alunos do Windsor College, aterrorizando Sidney que percebe que todo o banho de sangue em Woodsboro está se repetindo novamente.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

"Scream 2" arrecadou um total de 172 363 000 dólares (101 363 301 nos EUA e cerca de 71 000 000 em outros países) tornando-se o 7° filme de terror da história a ultrapassar a barreira dos 170 milhões de dólares em bilheteria. Antes dele, somente Jaws 2, Drácula de Bram Stoker, Entrevista com o Vampiro, O Exorcista, Tubarão e o primeiro "Scream" conseguiram essa façanha.

"Scream 2" foi o filme de terror mais visto em 1997/1998 a nível global.

Crítica[editar | editar código-fonte]

O jornal Washington Post, o The New York Times, o Chicago Sun-Times, entre outros, classificam "Scream 2" com notas entre 70 e 75 (numa escala de 0 a 100), já a revista Variety e a Entertainment Weekly dão 80 e 91, respetivamente (numa escala de 0 a 100).

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

A atriz Neve Campbell ganhou o prêmio de melhor atriz no MTV Movie Awards por sua atuação e o prêmio de "atriz favorita em filme de terror" no Blockbuster Entertainment Award. Seus colegas de elenco, David Arquette e Jamie Kennedy também foram premiados com os prêmios de "melhor ator" e "melhor ator coadjuvante", repetivamente, na categoria horror. Na mesma premiação, Courteney Cox concorreu ao lado de Campbell.[carece de fontes?]Jada Pinkett Smith também foi indicada na categoria "melhor atriz coadjuvante em filme de terror". Ao todo, foram 5 prêmios ganhos e 8 nomeações em 6 eventos/festivais.[carece de fontes?]

Classificação etária[editar | editar código-fonte]

  • "Scream 2" recebeu classificação R nos Estados Unidos, ou seja, menores de idade somente acompanhados. De acordo com a MPAA os critérios para a classificação foram: linguagem vulgar e forte violência sanguínea.
  • "Scream 2" também recebeu classificação máxima na Alemanha, Coréia do Sul, Inglaterra e Hungria.
  • O Brasil foi o país onde "Scream 2" recebeu a classificação mais baixa nos cinemas: 14 anos.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Scream 2: Music from the Dimension Motion Picture
Trilha sonora
Lançamento Estados Unidos 18 de Novembro de 1997
Gênero(s) Rock alternativo
Idioma(s) Inglês
Formato(s) CD
Gravadora(s) Festival Mushroom Records; Warner Bros. Records; Warner Bros. Music Entertainment
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

A trilha sonora do filme foi lançada em 1997 pela gravadora Warner e foi composta por Marco Beltrami. A música "Cassandra Aria" presente no filme foi escrita por Danny Elfman.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  1. "Scream" - Master P, Silkk The Shocker - 3:30
  2. "Suburban Life" - Kottonmouth Kings - 3:34
  3. "Rivers" - Sugar Ray - 2:50
  4. "She's Always in My Hair" - D'Angelo - 6:19
  5. "Help Myself" - Dave Matthews Band - 4:31
  6. "She Said" - Collective Soul - 4:51
  7. "Right Place, Wrong Time" - Jon Spencer - 3:16
  8. "Dear Lover" - Foo Fighters - 4:33
  9. "Eyes of Sand" - Tonic - 4:16
  10. "The Swing" - Everclear - 2:59
  11. "I Think I Love You" - Less Than Jake - 2:03
  12. "Your Lucky Day in Hell" - Eels - 4:26
  13. "Red Right Hand" - Nick Cave and the Bad Seeds, DJ Spooky - 8:23
  14. "One More Chance" - Kelly - 4:13
  15. "The Race" - Ear2000 - 2:19
  16. "Cried" - Hanson - 3:34

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]