Scream (2022)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Scream (1996).
Scream
No Brasil
  • Pânico 5
  • Pânico
Em Portugal Gritos 5
 Estados Unidos
2022 •  cor •  114 min 
Direção Matt Bettinelli-Olpin
Tyler Gillett
Produção James Vanderbilt
Paul Neinstein
Chad Villella
William Sherak
Roteiro James Vanderbilt
Guy Busick
Elenco Neve Campbell
David Arquette
Courteney Cox
Marley Shelton
Melissa Barrera
Jenna Ortega
Mikey Madison
Mason Gooding
Jasmin Savoy
Jack Quaid
Dylan Minnette
Gênero terror
Música Brian Tyler
Cinematografia Brett Jutkiewicz
Companhia(s) produtora(s) Spyglass Media Group
Radio Silence Productions
Project X Entertainment
Outerbanks Entertainment
Distribuição Paramount Pictures
Lançamento
  • Brasil 13 de janeiro de 2022[1]
  • Estados Unidos 14 de janeiro de 2022
  • Portugal 20 de janeiro de 2022[2]
Idioma inglês
Orçamento US$ 24 milhões[3]
Receita US$ 139,4 milhões [4]
Cronologia
Scream 4
Scream 6

Scream (bra: Pânico[1] ou Pânico 5[5]; prt: Gritos 5[6]), também conhecido como Scream 5,[1] é um filme americano de 2022, do subgênero slasher, dirigido por Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett.[7] Trata-se da quinta parte da série cinematográfica Scream e é uma sequência direta do filme de 2011, sendo o primeiro filme da franquia a não ser dirigido por Wes Craven (ao qual o filme é dedicado). Scream 5 é estrelado pelos veteranos da franquia Neve Campbell, David Arquette, Courteney Cox e os recém-chegados Melissa Barrera, Jenna Ortega, Jack Quaid, Mason Gooding, Jasmin Savoy Brown, Dylan Minnette, Mikey Madison, Sonia Ben Ammar e Kyle Gallner,[8][9] com Marley Shelton, Skeet Ulrich, Heather Matarazzo e Roger L. Jackson reprisando seus papéis anteriores. Neste filme, um novo assassino veste a máscara Ghostface e começa a atacar um grupo de adolescentes para ressuscitar segredos do passado mortal da cidade.

Embora as quinta e sexta partes da franquia Scream tenham sido discutidas após o lançamento de Scream 4 em 2011, Wes Craven, o escritor Kevin Williamson e o produtor executivo Harvey Weinstein tiveram dúvidas sobre a probabilidade de realização desses filmes após o desempenho de bilheteria menos do que o esperado do quarto filme. Uma série de televisão, Scream, foi, então, produzida e exibida na MTV entre 2015 e 2016 ao longo de duas temporadas, com a terceira temporada exibida no VH1 em julho de 2019. Após as acusações de abuso sexual contra Harvey Weinstein em 2017 e o fechamento da The Weinstein Company, os direitos da franquia foram adquiridos pelo Spyglass Media Group em novembro de 2019, que confirmou que um novo filme seria feito. No ano seguinte, Williamson, que estava retornando como produtor executivo, confirmou que o filme não seria um reboot, e Bettinelli-Olpin e Gillett foram contratados para dirigir-lo em março de 2020. No final do mesmo mês, foi confirmado que Campbell e Arquette haviam se juntado ao filme, e Cox e os novos membros do elenco se juntaram no decorrer dos meses. Depois que a produção havia sido adiada devido à pandemia de COVID-19, as filmagens ocorreram de setembro a novembro de 2020 na Carolina do Norte. Para evitar vazamentos de histórias, várias versões do roteiro foram produzidas e várias cenas adicionais foram filmadas.

Scream 5 foi lançado nos Estados Unidos em 14 de janeiro de 2022 pela Paramount Pictures;[10] no Brasil, sua estreia ocorrera no dia anterior.[11] O filme recebeu avaliações positivas da crítica, com elogios direcionados ao enredo, à atmosfera, às atuações e por honrar o legado de Craven e permanecer um meta-comentário sobre filmes de terror, com alguns críticos chamando-o de "a melhor das sequências de Scream".[12][13][14][15]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Em 2021, após 25 anos do primeiro massacre em Woodsboro cometido por Billy Loomis e Stu Macher, Tara Carpenter recebe um telefonema do Ghostface enquanto ela está sozinha em sua casa. O assassino hackeia o número de Amber Freeman, melhor amiga de Tara, e também o sistema da casa enquanto desafia Tara a responder perguntas envolvendo filmes de terror. Quando a jovem erra a última questão, Ghostface a ataca e a esfaqueia brutalmente sete vezes, quebrando sua perna no processo.

Em Modesto (Califórnia), Samantha "Sam" Carpenter descobre que Tara sobreviveu ao ataque através do amigo em comum Wes Hicks, onde ela decide retornar à cidade com seu namorado Richie Kirsch. Wes, os irmãos gêmeos e sobrinhos do falecido Randy Meeks, Chad e Mindy Meeks-Martin, a namorada de Chad, Liv McKenzie, e Amber conversam sobre a tentativa de assassinato de Tara. Amber suspeita de Chad ao perceber manchas roxas em seu braço, e ele diz que foram por causa do treino de futebol. Samantha e Richie vão ao hospital cuidar de Tara, encontrando Amber, Wes, Mindy e Chad. À noite, um caso amoroso não resolvido de Liv, Vince Schneider, é esfaqueado fatalmente pelo Ghostface após uma discussão de bar com os amigos de Tara. Enquanto isso, Sam toma seus medicamentos para conter suas alucinações envolvendo Billy Loomis antes de ser atacada pelo assassino e escapar ilesa.

Richie e Amber começam a suspeitar um do outro, enquanto Sam troca provocações com a xerife Judy Hicks. É revelado que Sam é filha de Billy e que decidiu se afastar de sua família por precaução de não se tornar uma potencial assassina. Isso magoa Tara e ela manda a irmã ir embora. Richie e Sam vão encontrar o recluso Dewey Riley vivendo em um trailer após sua separação com Gale Weathers, agora uma apresentadora de TV. Ele situa o casal sobre as regras dos filmes para sobreviverem, mas recusa ajudá-los. Dewey acaba mudando de ideia e após avisar Sidney Prescott e Gale dos ataques, participa de uma reunião na casa de Martha Meeks com os amigos de Tara, onde ele diz que todos são potenciais suspeitos. Descobre-se que os três ataques até agora foram contra pessoas relacionadas aos assassinos originais, já que Vince era sobrinho de Stu Macher. Mindy afirma que o novo assassino está fazendo um Reboot (ficção) da franquia após o fracasso de Stab 8, chamado de Stab (2021). Eles deduzem que o assassino é provavelmente um fã de Stab que está usando Tara e seus amigos como a nova geração e usando a conexão de Sam com Billy como uma maneira de tecer os personagens ligados, Sidney, Dewey e Gale, na história. Sam fica com raiva quando é acusada de ser a assassina e foge. Enquanto dirige, ela tem outra alucinação de Billy e evita por pouco um acidente de carro fatal.

Na casa dos Hicks, a xerife Judy está pedindo o jantar por telefone e ouve um barulho na sala. Ela pega uma faca e vasculha a casa, revelando que é apenas seu filho Wes. Judy sai para pegar o jantar e Wes entra no chuveiro para tomar banho. Enquanto dirige, ela recebe uma ligação do assassino que revela estar observando Wes no banheiro. Judy volta para casa com o carro em alta velocidade, tentando rastrear a ligação. Ela corre em direção até a porta de sua casa para salvar Wes, no entanto, Ghostface aparece e a esfaqueia várias vezes, matando-a. Lá dentro, Wes sai do chuveiro e começa a se preparar para o jantar. Ele ouve a porta da frente se abrir, mas quando a verifica, encontra-a entreaberta. Wes fecha a porta, mas depois quando se vira Ghostface se lança sobre ele. Wes tenta lutar contra o assassino, no entanto, Ghostface leva a melhor e o esfaqueia na garganta, matando-o também. Após Gale regressar à Woodsboro buscando informações sobre as novas mortes e reencontrar Dewey, Sam retorna desesperada com Dewey e Richie ao hospital para impedir o assassinato de Tara. O assassino ataca Richie e usa seu telefone para se comunicar com Sam enquanto persegue Tara. Eles conseguem salvá-la, mas Dewey é estripado pelo Ghostface e morre.

Sidney também regressa à cidade, consola a amiga Gale e as duas lamentam a morte de Dewey. Tara e Sam se reconciliam e decidem partir de Woodsboro com Richie. Elas são confrontadas por Gale e Sidney onde esta última implanta um rastreador secreto no carro de Richie. Quando Tara percebe que perdeu seu inalador, eles decidem buscar um substituto na casa de Amber, que está realizando uma festa em homenagem ao Wes. Amber vai sozinha até o porão buscar cerveja, quando é surpreendida por Mindy, que a repreende dizendo que ela não deve andar sozinha tendo um assassino perigoso à solta. Amber diz que também não se deve seguir ninguém até um porão escuro. Mindy então revela ser a assassina, porém desmente logo em seguida e pede para Amber tomar mais cuidado. Na festa, Chad suspeita que Liv é a assassina. A garota sai chateada e Chad vai atrás dela fora da casa, onde ele acaba sendo esfaqueado várias vezes pelo assassino segundos antes da chegada de Sam, Tara e Richie na casa de Amber, se revelando a antiga residência de Stu. O trio entra e Amber cancela a festa. Liv volta à sala e Mindy fica desconfiada, pois Chad saiu a procura dela e ainda não voltou. As duas discutem, e Liv ameaça Mindy antes de sair mais uma vez. Quando todos se separam para realizar tarefas diferentes na casa, Mindy é apunhalada no ombro pelo assassino que foge após Sam intervir. Uma discussão ocorre para saber quem é o assassino, até que Amber se revela e atira fatalmente na cabeça de Liv.

No porão, Sam e Richie estão escondidos e Richie revela que acha que Tara pode ser a outra assassina. Sam perde a confiança em Richie e o deixa no porão sozinho. Sidney e Gale chegam na casa através do rastreamento no carro de Richie. Elas não compram a encenação de vítima de Amber que atira contra Gale antes de fugir. Com Gale deixada para trás, Sidney entra sozinha na casa. Sam encontra Tara amarrada em um armário no andar de cima, mas hesita em desamarrá-la. Sidney conversa com o assassino por celular antes de encontrar Richie escondido em um quarto, o ferindo acidentalmente no processo. Ghostface ataca Sidney e ambos caem do parapeito do segundo andar, onde Sam alcança a arma para matar o assassino. Ela é impedida por Richie, se revelando o segundo Ghostface ao esfaqueá-la no estômago. Amber e Richie levam Sam, Sidney e Gale para a cozinha e revelam que a dupla é fã fanática da franquia de Stab. Indignados com o fracasso de Stab (2021), eles planejam realizar uma nova onda de assassinatos para que Hollywood possa criar uma sequência desses eventos com Sam sendo a culpada em busca de justiça pelo seu pai.

Amber vai buscar Tara para finalizá-la, mas Sam já havia soltado a irmã antes. Tara confronta Amber, enquanto Sidney e Sam desarmam Richie. Após Tara ser nocauteada, Gale e Sidney lutam contra Amber, onde a assassina é incendiada ao cair no fogão após três tiros. Richie luta contra Sam, onde com ajuda de suas alucinações do seu pai, ela o mata com múltiplas facadas e disparos. Amber surge queimada para tentar matar Sam, Sidney e Gale, mas é baleada na cabeça por Tara. Os irmãos Meeks-Martin e Tara são levados ao hospital com Sam como acompanhante. Sam agradece pela ajuda de Sidney e Gale antes de acompanhar Tara. Gale revela que não irá fazer um livro sobre o novo massacre e que prefere homenagear Dewey Riley invés disso, encerrando o filme.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Enquanto Richie está assistindo a um vídeo do YouTube sobre Stab 8, uma miniatura ao lado mostra a fotografia de Hayden Panettiere como Kirby Reed, personagem de Scream 4, referindo-se a ela como "Woodsboro Survivor" ("sobrevivente de Woodsboro").[16]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos e no Canadá, era esperado que Scream 5 arrecadasse pelo menos vinte milhões de dólares em 3.661 cinemas em seu fim de semana de estreia (de quatro dias), que inclui o feriado do Dia de Martin Luther King. A Variety previa, nesse período, uma arrecadação de pelo menos 25 milhões a 30 milhões, e até 35 milhões de dólares, com base no positivo marketing de boca a boca,[17] enquanto a Comscore também projetou que durante o fim de semana de estreia o filme arrecadaria 35–30 milhões de dólares.[18]

O filme angariou 13,3 milhões de dólares em seu primeiro dia, incluindo 3,5 milhões das prévias do dia anterior.[19] Ele estreou com 30 milhões (e 33,8 milhões ao longo dos quatro dias), tornando-se o primeiro filme a superar Spider-Man: No Way Home nas bilheterias.[20] Os homens representaram 53% do público durante a estreia, com aqueles na faixa etária de 18 a 34 anos representando 67% das vendas de ingressos, e aqueles acima de 25 anos compreendendo 58%. A divisão étnica do público mostrou que 46% eram caucasianos, 33% hispânicos ou latinos, 11% afro-americanos e 5% asiáticos ou outras etnias.[19] O filme apresentou uma baixa de 58,7% em seu segundo fim de semana para 12,2 milhões de dólares, terminando em segundo lugar atrás de No Way Home.[21] Em seu terceiro fim de semana, arrecadou 7,2 milhões de dólares.[22]

Até 1.º de fevereiro de 2022 , Scream havia arrecadado 63,3 milhões nos Estados Unidos e Canadá, e 44,1 milhões em outros territórios, totalizando 107,4 milhões de dólares em todo o mundo.[23][24]

Crítica[editar | editar código-fonte]

No site agregador de avaliações Rotten Tomatoes, 77% de 115 avaliações são positivas, com uma classificação média de 6,50/10. O consenso crítico do site diz: "O quinto [filme da série] Scream encontra a franquia trabalhando mais do que nunca para manter sua metalinguagem em vantagem - e frequentemente [conseguindo] com surpreendentemente sucesso".[25] No Metacritic, que usa uma média ponderada, o filme uma pontuação de 60 em 100 com base em 37 críticos, indicando "críticas mistas ou médias".[26]

Futuro[editar | editar código-fonte]

No dia 3 de fevereiro de 2022, um sexto filme foi oficialmente aprovado, com Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett retornando na direção, e James Vanderbilt e Guy Busick, no roteiro. Vanderbilt, Paul Neinstein e William Sherak estarão na produção. Kevin Williamson, roteirista do filme original, será o produtor executivo. A produção está programada para começar no verão do mesmo ano.[27]

Referências

  1. a b c «Pânico». Filme B. Consultado em 6 de abril de 2021 
  2. «Gritos». SAPO Mag. Consultado em 26 de fevereiro de 2022 
  3. Rubin, Rebecca (12 de janeiro de 2022). «Will 'Scream' End 'Spider-Man: No Way Home's' Mighty Box Office Reign?». Variety (em inglês). Consultado em 26 de janeiro de 2022 
  4. «Scream (2022)». Box Office Mojo (em inglês). Consultado em 26 de fevereiro de 2022 
  5. «Pânico 5», AdoroCinema, consultado em 12 de janeiro de 2021 
  6. «Mais "Gritos" no cinema: ator dos filmes anteriores vai regressar». SAPO Mag. 19 de maio de 2020. Consultado em 12 de janeiro de 2021 
  7. Nicolaos Garófalo (28 de agosto de 2020). «Paramount adia estreia de Snake Eyes para 2021 e marca novo Pânico para 2022». Omelete. Consultado em 11 de janeiro de 2021 
  8. Shepherd, Jack (11 de setembro de 2020). «Scream 5 cast adds original star Neve Cambell and numerous newcomers». Total Film (em inglês). Consultado em 12 de janeiro de 2021 
  9. Keslassy, Elsa (17 de setembro de 2020). «Sonia Ammar Joins Cast of 'Scream 5,' Set to Start Shooting Later This Month (EXCLUSIVE)». Variety (em inglês). Consultado em 12 de janeiro de 2021 
  10. Bankhurst, Adam (11 de janeiro de 2022). «Scream 5 (2022) Release Date, Cast and What we Know». IGN (em inglês). Consultado em 14 de janeiro de 2022 
  11. «Pânico: Saiba onde assistir aos filmes da famosa franquia de terror». O POVO. 13 de janeiro de 2022. Consultado em 14 de janeiro de 2022 
  12. «Pânico 5: veja onde assistir todos os filmes da franquia». Tecmundo.com.br. Consultado em 14 de janeiro de 2022 
  13. «Scream Review». IGN Middle East (em inglês). 12 de janeiro de 2022. Consultado em 14 de janeiro de 2022 
  14. «The New Scream Knows What You're Expecting and Surprises You Anyway». Gizmodo (em inglês). Consultado em 14 de janeiro de 2022 
  15. «Scream First Reviews: A Bloody, Funny Thrill Ride That Honors Wes Craven's Legacy» (em inglês). Consultado em 16 de janeiro de 2022 
  16. «Is Kirby In Scream 2022? Did She Survive Scream 4?». ScreenRant (em inglês). 14 de janeiro de 2022. Consultado em 4 de fevereiro de 2022 
  17. Rubin, Rebecca (12 de janeiro de 2022). «Will 'Scream' End 'Spider-Man: No Way Home's' Mighty Box Office Reign?». Variety (em inglês). Consultado em 14 de janeiro de 2022 
  18. Vallese, Zach (13 de janeiro de 2022). «'Scream' looks to draw in young horror fans and jumpstart 2022 box office». CNBC (em inglês). Consultado em 14 de janeiro de 2022 
  19. a b D'Alessandro, Anthony (16 de janeiro de 2022). «'Scream' Hitting Loud Pitch With $36M 4-Day, 'Spider-Man: No Way Home' Surging Past 'Black Panther' – Sunday AM Update». Deadline (em inglês). Consultado em 3 de fevereiro de 2022 
  20. «Domestic 2022 Weekend 2». Box Office Mojo. Consultado em 3 de fevereiro de 2022 
  21. «Domestic 2022 Weekend 3». Box Office Mojo. Consultado em 3 de fevereiro de 2022 
  22. «Domestic 2022 Weekend 4». Box Office Mojo. Consultado em 3 de fevereiro de 2022 
  23. «Scream». Box Office Mojo. Consultado em 3 de fevereiro de 2022 
  24. «Scream (2022) - Financial Information». The Numbers. Consultado em 3 de fevereiro de 2022 
  25. Scream (em inglês), consultado em 14 de janeiro de 2022 
  26. Scream, consultado em 14 de janeiro de 2022 
  27. Couch, Aaron (3 de fevereiro de 2022). «'Scream' Sequel a Go From Spyglass and Paramount». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 4 de fevereiro de 2022