Patrick Dempsey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Patrick Dempsey
Patrick em Paris, 2016
Nome completo Patrick Galen Dempsey
Nascimento 13 de janeiro de 1966 (54 anos)
Lewiston, Maine
 Estados Unidos
Nacionalidade norte-americano
Ocupação ator
Atividade 1985-presente
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Elenco em Série Dramática
2007 - Grey's Anatomy

Patrick Galen Dempsey (Lewiston, 13 de Janeiro de 1966) é um ator norte-americano.[1]

Começou a carreira em filmes adolescentes da década de 1980, como Can't Buy me Love, que fez bastante sucesso, e depois ficou conhecido pelo papel do neurocirurgião Derek Shepherd da série de televisão Grey's Anatomy criada por Shonda Rhimes e estrelando ao lado da protagonista Ellen Pompeo (Dr. Meredith Grey) , além de estrelar filmes de sucesso como Enchanted e Made of Honor. Recebeu uma indicação ao Emmy em 2001, por seu papel na série Once and Again.

Também é conhecido no mundo automobilístico, por ser piloto semiprofissional e participar de diversas competições com equipe própria de turismo, entre elas a tradicional 24 Horas de Le Mans.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Sua primeira aparição foi na produção teatral Torch Song Trilogy, seguida de outras peças como On Golden Pond Brighton Beach Memoirs e The Subject Was Roses. Com o filme Can't Buy Me Love, Patrick Dempsey atuou ao lado de Amanda Peterson e se tornou um ídolo teen.

Com o início de uma nova década, Patrick foi lentamente deixado de lado, mas seu carisma e a lembrança de seus filmes não permitiu que ele assim ficasse por muito tempo, em Will and Grace interpretou Matt, um dos amores de Will. No cinema, Dempsey atuou ao lado de Reese Witherspoon, em Sweet Home Alabama, com Kevin Kline em The Emperor's Club, com Hilary Swank em Freedom Writers, além de ter feito uma participação de destaque em Scream 3.

Apesar de sua carreira ter sofrido um declínio após o fim dos anos 80, ele voltou à posição de astro, além de ter se tornado um dos homens mais desejados de Hollywood com seu trabalho como o Dr. Derek Shepherd em Grey's Anatomy, e filmes como Enchanted, Made of Honor, Valentine's Day, Transformers: Dark of the Moon e Lucky 7.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

O ator foi casado com Rocky Parker, 27 anos mais velha, entre 1987 e 1994.

Em Julho de 1999 casou-se com Jill Fink e tiveram três filhos, os gêmeos Darby e Sullivan, e a menina Talula.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Patrick Dempsey