American Le Mans Series
A American Le Mans Series (ALMS) foi uma competição automobilística com provas nos Estados Unidos e no Canadá que se realizou entre 1999 e 2013. Era constituída por uma série de corridas de longa e média duração, e criada no espírito das 24 Horas de Le Mans.
Em 2014 a ALMS fundiu-se com a Grand-Am Rolex Sports Car Series (outra competição similar) originando a United SportsCar Championship (USCC).[1]
História
[editar | editar código-fonte]A categoria foi criada por empresário americano Don Panoz e sua primeira temporada foi em 1999.[2] Panoz criou uma parceria com a Automobile Club de l'Ouest (ACO), os oraganizadores das 24 Horas de Le Mans, para começar uma corrida de 10 horas no espírito da Le Mans, intitulado Petit Le Mans. A primeira Petit Le Mans foi feita em 1998 como parte da International Motor Sports Association, na qual Panoz foi um investidor. Para 1999, a série mudou seu nome para o American Le Mans Series, e aprovou as regras da ACO.
A parceria com o ACO permite que equipes da ALMS ganhem inscrições automáticas nas 24 Horas de Le Mans. Esta foi uma prática que começou com o discurso inaugural Petit Le Mans, uma prática que continua hoje, onde as equipes que terminam em primeiro e segundo lugares em cada categoria ganham entradas para o próximo ano de 24 Horas. A corrida em Adelaide da ALMS, em 2000 também recebeu cadastros automáticos[3]. Os convites são alargados aos campeões da série que começa em 2003, para a corrida de 2004[4]. O ACO tem dado uma grande consideração as equipes que estão competindo em corridas da ALMS. e muitas equipes da ALMS conseguiram sucesso nas 24 Horas.
A categoria começou com oito corridas em 1999, começando com o 12 Horas de Sebring, e terminando no Las Vegas Motor Speedway. O título ficou com a Panoz MotorSports na categoria LMP, com a Dodge Viper Team Oreca na GTS, e com a Prototype Technology Group na GT. O calendário foi expandido para 12 corridas em 2000, incluindo duas provas na Europa e uma na Austrália. Nos anos seguintes, a etapas européias foram retiradas do calendário, com a criação da European Le Mans, e mais tarde o Le Mans Series. A categoria também começou a afastar-se das provas em ovais, road courses e superspeedwas, como Charlotte Motor Speedway, Las Vegas, e Texas Motor Speedway. Ultimamente, a categoria tem disputado em provas de ruas temporários, muitas em conjunto com a Indy Racing League. A categoria correu em Laguna Seca, Mosport, Road Atlanta e Sebring, em todos os anos de sua existência.
A ALMS foi a primeira categoriade corridas automobilísticas na América do Norte a ser reconhecido pelo United States Environmental Protection Agency (EPA), pela United States Department of Energy (DOE), e pela Society of Automotive Engineers (SAE), a ser reconhecido como um "Green Racing Series". E está prevista a realização de uma nova categoria implementadas em conjunto corridas dedicado ao ambiente explorando a primeira Green Challenge durante a Petit Le Mans de 2008 e iria continuar pelo menos até toda a temporada 2009.[5]
Visão geral
[editar | editar código-fonte]A American Le Mans Series utiliza essencialmente as mesmas regras que as 24 Horas de Le Mans. Tal como acontece com as 24 Horas, os carros são divididos em quatro classes. Objetivo-construído corrida com carros fechados defensas competir nas classe Protótipo (LMP1 e LMP2) e automóveis esportivos modificados competindo na classe Grand Touring (GT1 e GT2, anteriormente GTS e GT). Cada carro é pilotado por vários pilotos (dois ou três dependendo da duração da corrida) e todos os carros de cada categoria disputam simultaneamente.
As equipes campeãs e vice-campeãs em cada classe, no final da temporada receberá automaticamente um convite para o próximo ano das 24 Horas de Le Mans. Além disso, equipes corsarias (equipes que não são suportados pelos fabricantes) disputam na Copa IMSA, bem como prêmios especiais para cada corrida. Atualmente, existem equipes fábrica em todas as quatro classes: Audi na LMP1, Porsche, Mazda, e Acura na LMP2, Chevrolet na GT1, e Aston Martin, Panoz, Ferrari, e Porsche na GT2. Outras fabricantes incluindo Ford e Dodge. BMW, Cadillac, e Chrysler competiram anteriormente.
Green Challenge
[editar | editar código-fonte]Em janeiro, a American Le Mans Series anunciou que realizará a sua primeira competição da "Green Challenge" durante a Petit Le Mans no Road Atlanta em outubro, à frente do desafio, sendo implementado em todas as corridas da ALMS em 2009. Em conjunto com a United States Environmental Protection Agency (EPA), a United States Department of Energy (DOE), e a Society of Automotive Engineers[6], a categoria tenha desvendado o regras e regulamentações da "Green Challenge"[7]. Duas classes correram com veículos com baixas emissões de CO2 ou motores verdes incluindo o GT1 Chevrolet Corvette C6.R com o E85 etanol celulósico com motor 7.0 litro V8 e o LMP1 Audi R10 TDI com o 5.5 litro turbodiesel V12.
Lista de campeões
[editar | editar código-fonte]Nota: Pilotos campeões podem não ter necessariamente corrido para a mesma equipe que venceu o campeonato de equipes.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
- ↑ http://www.autoweek.com/article/20130314/ALMS/130319903
- ↑ Perez, A.J. (30 de Agosto de 2007). "nofollow" «Le Mans series showcases prototype race cars». USA Today. Consultado em 5 de Dezembro de 2008
- ↑ «Motorsport.com: News channel». Consultado em 5 de dezembro de 2008. Arquivado do original em 6 de junho de 2011
- ↑ «Motorsport.com: News channel». Consultado em 5 de dezembro de 2008. Arquivado do original em 6 de junho de 2011
- ↑ «ALMS Official Website: Green Challenge Rules and Regulations Set». ALMS. 24 de Junho de 2008. Consultado em 5 de Dezembro de 2008
- ↑ SAE International
- ↑ ALMS unveils Green Challenge - AutoWeek Magazine
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- «Site oficial da American Le Mans» (em inglês)
- «Site oficial da International Motor Sports Association» (em inglês)
- «Site oficial da ACO» (em inglês)