Aston Martin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aston Martin Lagonda Limited
Aston Martin Logo pt.png
Tipo Empresa privada
Indústria Automobilística
Fundação 1913
Sede Gaydon, Warwickshire
 Reino Unido
Pessoas-chave Lionel Martin Fundador
David Richards Dono
Ulrich Bez CEO
Website oficial Aston Martin Website

Aston Martin, oficialmente Aston Martin Lagonda Limited, é uma fabricante britânica de carros esportivos de luxo com sede em Gaydon, Warwickshire. O nome da empresa é derivado do nome de um dos fundadores da empresa, Lionel Martin, e uma referência a montanha de Aston Hill, perto de Aston Clinton, Buckinghamshire.

De 1994 até 2007 Aston Martin fazia parte da Ford Motor Company, tornando-se parte da empresa Premier Automotive Group, em 2000. Em 12 de março de 2007, foi comprada por £ 479.000.000 por uma empresa de joint venture, liderada por David Richards e co-propriedade de Investimento Dar e investimento Adeem do Kuwait e do empresário britânico John Sinders. A montadora Ford manteve-se na disputa para tentar fazer da Aston Martin sua subsidiária, chegando a oferecer aproximadamente 4925 milhões dólares.

Modelos atuais[editar | editar código-fonte]

Lagonda[editar | editar código-fonte]

Lagonda é uma marca britânica que pertence à Aston Martin. Em 2008 a imprensa especializada noticiou que a Aston apresentará um sedan conceitual na edição de 2009 do Salão de Genebra[1] marcando o renascimento da Lagonda, que voltará a produzir sedans de luxo para competir com Bentley, Rolls Royce, Mercedes-Benz Classe S e BMW Série 7[2].

DBX Concept[editar | editar código-fonte]

A Aston Martin mostrou no Salão do Automóvel de Genebra o concept DBX. Este modelo presta preciosas indicações sobre como será o futuro SUV/Crossover da Aston Martin, modelo que surgirá em breve na gama de modelos da marca e que fará parte da renovação de produto da Aston Martin. [3]

Barco[editar | editar código-fonte]

Em 2017, a marca apresentou a primeira embarcação, o Aston Martin AM37 no certame Yachts Miami Beach.

O AM37 é uma embarcação luxuosa esportiva, com 37 pés (11,28 metros) de comprimento, e pode transportar um máximo de oito pessoas. O convés deslizante pode isolar completamente o cockpit com o toque de um botão, enquanto o vidro dianteiro é feito numa peça única de vidro esculpido, com dupla curvatura. Uma cobertura com ativação eletro-hidráculica, construída em fibra de vidro, tapa o motor quando está ancorado. Uma plataforma extensível na traseira convida à natação, e o interior está decorado a couro.

Em termos de mecânica, o Aston Martin AM37 pode ser equipado com três motores diferentes. A versão base tem à escolha motores duplos Mercury Diesel com 370 cv cada, ou dois Mercury a gasolina com 430 cv. Ambos oferecem uma velocidade máxima de 45 nós (83,5 km/h). A versão AM37S tem dois motores Mercury de 520 cv, para uma velocidade de 50 nós (92,5 km/h).[4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.