Dodge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dodge
Dodge logo.svg
Indústria Automobilística
Fundação 1914
Fundador(es) John e Horace Dodge
Locais Mundo inteiro
Produtos Automóveis

Dodge é uma marca de automóveis e veículos comerciais pertencente ao Grupo Chrysler que por sua vez pertence ao grupo FIAT.

História[editar | editar código-fonte]

Dodge Viper, um dos esportivos mais famosos da marca

A Dodge tem uma longa história, no início de 1900, os irmãos John Francis Dodge e Horace Elgin Dodge decidiram construir um automóvel diferente. Começaram com a produção de peças e, em 1914, desenvolveram sua indústria automobilística. Nos anos 1920 os irmãos faleceram, e em 1928 a Dodge Brothers passou a integrar a Chrysler Corporation.

O carneiro montanhês foi adicionado em 1932 aos automóveis Dodge como ornamento do capô, simbolizando estilo agressivo, força e robustez.

Em 1934, a Chrysler precisava aumentar as vendas do DeSoto, sua marca existente entre Plymouth e Dodge. Com isto, melhorou o acabamento do modelo e lançou na marca a nova carroceria Airflow, que era a mais cara da Chrysler. Com isto, a Dodge deixaria de ser a marca de luxo abaixo dos modelos Chrysler. Na década de 50, a Chrysler decide que a Dodge enfrente de vez sua grande rival, a Pontiac. Com isto, nasceriam novos modelos, como o Dodge Royal, focado no melhor custo e na esportividade. Fato que ficaria notório na era dos Muscle Cars, com o Charger e o Pontiac GTO Judge sendo os maiores expoentes - e eternos rivais - do gênero.

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Modelos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.