Simca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Simca foi um construtor de automóvel francês, criado em 1925. A marca foi abandonada em 1980, em proveito de Talbot. Faz hoje parte do património do grupo PSA Peugeot Citroen.

Simca é a abreviatura de Société Industrielle Mécanique et Carrosserie Automobile que começou por ser uma filial da Fiat e veio a ser o terceiro fabricante francês. Os primeiros Simca eram modelos Fiat construídos sob licença na França.

O Simca Aronde foi o primeiro modelo de desenho próprio, uma berlina familiar de quatro lugares que era rival do Reanult Dauphine.

Produziu-se depois o Simca 1000, um carro robusto e económico para todos os tipos de família que era rival do Renault 8. Foi com um Simca 1000 que se bateu o recorde de circulação em duas rodas.

A marca manteve o desenho e produção de automóveis até que a PSA (Peugeot-Citroën) comprou os ativos e decidiu acabar com a Simca e ressuscitar a marca Talbot.

Até 1981 vários modelos Simca foram vendidos como Talbot-Simca mas nesse ano o nome Simca desapareceu. Em 1987 a Talbot também desapareceu e com ela os modelos que a Simca tinha produzido.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

[1] Club Simca France História (em francês)

Artigo sobre a Simca nas corridas brasileiras, em automobilismobrasileiro.com

[2]Simca 1000 rallye de légende (em francês)


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.