Simca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Simca
Tipo Privada
Indústria Automotiva
Fundação 1934
Encerramento 1970 incorporada pela Chrysler,

1979 pela PSA Peugeot Citroën

Locais Nanterre, França
Pessoas-chave Henri Théodore Pigozzi (fundador)
Produtos automóveis
Um modelo Simca 1000 (1961-1978), muito significativo para a marca.

A Simca, na verdade uma contração de Société Industrielle Mécanique et Carrosserie Automobile, foi uma construtora de automóveis franco-italiana, formalmente criada pela Fiat na França em 1934.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O objetivo da Fiat era de construir seus veículos na França sem as taxas de importação, primeiro sob a marca Simca-Fiat, entre 1935 e 1938, e posteriormente sob apenas Simca, a partir de 1939.

A Simca veio a se tornar o terceiro maior fabricante de automóveis francês. O Simca Aronde foi o primeiro modelo de desenho próprio, uma berlina familiar de quatro lugares que era rival do Renault Dauphine. Produziu-se depois o Simca 1000, um carro robusto e económico para todos os tipos de família que era rival do Renault 8. Foi com um Simca 1000 que se bateu o recorde de circulação em duas rodas.

Após a morte de Henri Théodore Pigozzi a empresa foi gradualmente incorporada pela Chrysler, até que em 1970 tornou-se uma de suas subsidiárias e a marca Simca passou a lhe pertencer. A marca desapareceria em 1980, quando as operações européias da Chrysler foram vendidas ao grupo PSA Peugeot Citroën, que a substituiu em favor da Talbot. No entanto, ainda hoje a marca Simca faz parte do patrimônio do grupo PSA Peugeot Citroën.

Até 1981 vários modelos Simca foram vendidos como Talbot-Simca mas nesse ano o nome Simca desapareceu. Em 1987 a Talbot também desapareceu e com ela os modelos que a Simca havia produzido.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Simca


Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.