Fiat Idea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fiat Idea
Visão Geral
Produção 20042016
Fabricante Fiat, grupo Fiat Chrysler Automobiles
Modelo
Classe Minivan
Designer Centro Ricerche Fiat e Giorgetto Giugiaro
Ficha técnica
Motor 1.4 8V Fire / 1.6 16V E.Torq / 1.8 16V E.Torq
Transmissão Manual de 5 marchas ou Dualogic Automatizada de 5 marchas
Modelos relacionados Fiat Punto
Fiat Idea Adventure
Chevrolet Meriva
Nissan Livina
Honda Fit
Kia Soul
Citroën C3 Picasso
Volkswagen Fox
Dimensões
Comprimento 3.930 mm
Entre-eixos 2.511 mm
Largura 1.698 mm
Altura 1.691 mm
Peso 1.230 kg
Consumo 11,7 km/l

Fiat Idea é um automóvel da categoria MonoCab ou minivan[1] fabricado pela Fiat. Foi lançado em 2004 e apresentou diversas variantes em seus modelos durante sua produção.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Enquanto na Europa a plataforma do Idea é baseada na do Fiat Punto, da mesma forma que o Chevrolet Meriva se baseia no Chevrolet Corsa, a do Idea brasileiro é uma plataforma desenvolvida pela fiat de Betim, cujo investimento da 1ª versão foi de aproximadamente 500 milhões de reais feitos pela montadora para fabricar o carro no Brasil.

Características[editar | editar código-fonte]

Uma das grandes inovações do Idea foi a utilização de vidros laminados nas portas, e um sensor de estacionamento, e o teto solar "Skydome" (opcional) que cobre 70% da capota. Na reestilização feita em Julho de 2010, o carro ganhou lanternas de LED nos farois e retrovisores. É um dos primeiros carros nacionais a oferecer esta tecnologia, pois na verdade o Chevrolet Vectra foi um dos primeiros em sua reestilização feita entre 2009 e 2010 os modelos "Elite" (como item de série) e o "Elegance" e "Expression" (como opcional).

Como pretendia conquistar 30% do total de vendas, a empresa italiana apostou no desenvolvimento do Idea no Brasil, com um projeto que consumiu aproximadamente 36 meses.

Eleito pela revista Autoesporte o Carro do Ano de 2006.

O design foi desenvolvido no Brasil pelo Centro Stilo Fiat para América Latina, e agora dá ao modelo linhas mais parecidas com o restante da gama da Fiat no Brasil.

Comercialização[editar | editar código-fonte]

O Fiat Idea é comercializado nas seguintes versões: Attractive 1.4 8V, Essence 1.6 16V, Essence Dualogic 1.6 16V, Sporting 1.8 16V e Sporting Dualogic 1.6 16V. E ainda conta com sua variante aventureira urbana, o Fiat Idea Adventure.

Idea Adventure[editar | editar código-fonte]

Fiat Idea Adventure
Visão Geral
Produção 2006 - 2016
Fabricante Fiat
Modelo
Classe Off-Road Light
Aventureiro Urbano
Carroceria Minivan 5 portas
Designer Giorgetto Giugiaro versão Adventure feita pelo centro de design da Fiat do Brasil
Ficha técnica
Motor 1.8 16V E.Torq
Transmissão 5 Marchas manual ou 5 marchas automatizada
Modelos relacionados Fiat Idea
Fiat Punto
Ford EcoSport
Citroën Aircross
Renault Duster
Volkswagen CrossFox
Dimensões
Comprimento 4.142 mm
Entre-eixos 2.511 mm
Largura 1.713 mm
Altura 1.814 mm
Peso 1.305 Kg

Fiat Idea Adventure é um automóvel fabricado pela Fiat, sendo é a variante off-road do Fiat Idea. Ela foi baseada no conceito europeu Fiat Idea 5terre lançado pela Fiat no Salão de Genebra de 2004. Lançado no Brasil em 2006, em versão única com motor 1.8 8V, o modelo foi bem aceito pelo público.

Fiat Idea Adventure

Em 2008, o Idea Adventure, recebeu a o bloqueio do diferencial sobre tração dianteira 4x2, o Locker. Permite a cada roda do veículo descrever percursos e rotações diferentes em uma curva. Quando uma das rodas perde a aderência, o acionamento do Locker promove o bloqueio eletromecânico do diferencial, fazendo com que as rodas dianteiras girem juntas à mesma velocidade, movendo o veículo com o apoio da roda com atrito. Comparativamente, no diferencial comum, ocorre o inverso: há a transferência de toda a velocidade para a roda sem aderência, impedindo o movimento do veículo. A ativação do sistema é feita manualmente, por meio de botão no console, e a sua desativação é automática. Para acionar o sistema o motorista tem de parar o carro e pisar no pedal de freio. Depois da superação do obstáculo, o Locker é desativado quando o veículo atingir 20 km/h).

Já em 2009, o modelo, recebeu a opção de câmbio automatizado, o Dualogic. Uma caixa de câmbio tradicional onde o comando manual foi substituído por um conjunto controlado por uma central eletrônica. É ela quem comanda a troca das marchas automaticamente, além de atuar como embreagem do mesmo modo. O motorista pode optar em dirigir o carro no automático ou no manual, o que é bem mais interessante. O proprietário pode escolher, ainda, em trocar as marchas como os pilotos da Fórmula 1, através das alavancas de seleção das marchas tipo borboleta, localizadas atrás do volante.

Em 2010, toda a gama Idea, recebeu uma reestilização. O Idea Adventure também foi reestilizado e recebeu um novo conjunto mecânico, o E.TorQ 1.8 16V e o sistema Locker passou a ser opcional. Atualmente é comercializado nas versões: 1.8 16V e Dualogic 1.8 16V.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

uauiiziiiaazsos

Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.