Simca do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Simca do Brasil
Tipo Privada
Indústria Automotiva
Fundação 5 de maio de 1958
Encerramento 1966 comprada pela Chrysler,
marca extinta em favor da Dodge em 1969
Sede São Bernardo do Campo, SP, BR
Pessoas-chave Henri Théodore Pigozzi, fundador da Simca, Paulo Macedo Gontijo, gerente geral na fundação, Jacques Jean Pasteur, gerente geral do processo fabril, Sebastião Dayrell da Lima, primeiro presidente da companhia.
Produtos Simca Chambord, Simca Alvorada, Simca Profissional, Simca Présidence, Simca Jangada, Simca Regente, Simca Esplanada, Simca GTX

A Simca do Brasil foi uma subsidiária brasileira da Simca francesa, fundada em 5 de maio de 1958 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Todavia, por motivos operacionais e logísticos (proximidade dos fornecedores de autopeças e do maior mercado consumidor do país etc), a empresa decidiu fechar o escritório mineiro e concentrar suas atividades em São Paulo, onde construiu a sua fábrica de automóveis em São Bernardo do Campo - SP.

O modelo básico produzido pela empresa a partir de 1959, foi o Simca Chambord, inspirado no Simca Vedette Chambord francês. O primeiro Chambord a sair da linha de produção foi oficialmente entregue ao presidente Juscelino Kubitschek no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.

No auge da produção (1964-1965), a empresa chegou a ter 2.300 funcionários. Em 1965, começaram a circular boatos que a Chrysler americana, proprietária da Simca francesa iria assumir o comando da filial brasileira, o que acabou ocorrendo no segundo semestre de 1966. Durante alguns meses, a marca Simca foi mantida, mas, a partir de agosto de 1967, a Simca do Brasil deixou de existir e assim, nascia a Chrysler do Brasil.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.